Cidade de Hokkaido bate o recorde, criando o maior croquete de batatas do mundo.
Sapporo - A pequena cidade de Assabu, localizada no sul da ilha de Hokkaido, realizou no final do mês de julho (dia 23) um famoso festival local, onde os voluntários preparam um enorme croquete de batatas com carne.
www.nikkeyon.blogspot.com
Este ano, os organizadores do festival decidiram estabelecer um recorde: criar o maior croquete do mundo, para ser registrado no Guinness World Record.
Antes de falar sobre o croquete do festival, preciso dizer que a pequena Assabu é muito conhecida na região de Hokkaido, como uma grande produtora de um tipo de batata chamado "May Queen". Esse tipo de tubérculo corresponde ao principal produto agrícola da cidade, onde a produção é vendida para todo o Japão. Inclusive, a batata "May Queen" serviu de inspiração para a criação do mascote do município.
Agora, voltando ao croquete! Bom, para criar a obra-prima do festival, os moradores locais utilizaram 600 quilos de batatas (a "May Queen" é claro), 50 quilos de carne moída, 200 ovos e outros ingredientes.
Os voluntários levaram cerca de uma hora para criar a massa em forma de disco, com diâmetro de 2,5 metros e 279 quilos de peso. A pesada massa foi colocada sobre uma tela de ferro toda perfurada e içada no ar por um guindaste, com o intuito de colocar o croquete crú na gigante panela de óleo quente. Durante a fritura do croquete, 1.100 litros de óleo de cozinha foram utilizados no processo.
Depois de frito, o enorme croquete foi cortado em vários pedaços e servido para mais de 1.300 espectadores do festival.
O croquete de 279 quilos de Assabu quebrou o recorde anterior estabelecido na Holanda, destronando o croquete holandês de 225,8 quilos. A façanha dos moradores de Assabu garantiu o certificado do "Guinness World Records", com o título de maior croquete de batatas já feito no mundo.
"Estou muito feliz que a famosa batata de nossa cidade também teve um papel importante na conquista do título de número um do mundo", disse uma dona de casa de 67 anos que esteve no festival com sua família.
Fontes: The Asahi Shimbun / Wikipédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário