quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Tempestade na região de Tohoku.

Fortes chuvas castigam a província de Yamagata.


Tóquio - Na noite desta quarta-feira, autoridades meteorológicas do Japão emitiram um alerta de evacuação para a região sul da província de Yamagata. Fortes chuvas têm castigado a região desde o período da tarde do dia 3 de agosto.

www.nikkeyon.blogspot.com
Fortes chuvas castigam a província de Yamagata.
Chuvas torrenciais têm castigado a região sul da província de Yamagata, no nordeste do Japão. Foto: NHK News. 

O alerta emitido, pela agência meteorológica, foi nível 5: o grau mais alto para desastres naturais do Japão.

Durante uma coletiva de imprensa, Ryuta Kurora, um funcionário da Agência Meteorológica do Japão, informou que chuvas, em quantidade sem precedentes, estão deixando algumas áreas da região sul de Yamagata em situação de extrema emergência. 

Como chove muito durante à noite, Kurora acredita que deslizamentos de terra e inundações em comunidades ribeirinhas podem ter acontecido.

Pessoas que não conseguiram evacuar para abrigos designados, devem garantir sua segurança em locais altos e longe de morros, onde não há risco de inundações e nem risco de deslizamento de terra.

Autoridades municipais estão alertando os moradores, das áreas de risco, que sigam imediatamente para os centros de evacuação mais próximos de suas residências.

As cidades, da região sul de Yamagata, mais afetadas pelas chuvas são: Yonezawa, Nan-yo, Nagai, Takahata, Kawanishi e Iide.

Mais de 100 milímetros de chuva por hora foram registrados em algumas partes da província de Yamagata.

A agência meteorológica do Japão informou que o ar quente e úmido está seguindo em direção à região de Tohoku, deixando a atmosfera extremamente instável. Mais chuvas podem ocorrer no nordeste do Japão  para esta quinta-feira.


Fonte: NHK News.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário