sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Início das viagens de verão.

Viajantes lotam as estações de trem no Japão, mas o movimento é abaixo dos níveis pré-pandemia.


Tóquio - Nesta quinta-feira, 11 de agosto, o número de pessoas nas estações de trem do país atingiu o maior pico de movimento da semana. Esta começando o período de férias do Obon no Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Viajantes lotam as estações de trem no Japão, mas o movimento é abaixo dos níveis pré-pandemia.
Famílias embarcando no trem-bala Tokaido Shinkansen, na estação de Tóquio, para as férias do Obon 2022. Foto: The Mainichi.

Embora não haja restrições de viagens neste verão, relacionadas à pandemia do coronavírus, muitas pessoas estão decidindo em não sair de casa neste período do Obon. O motivo é o aumento dos números diários de infecções por coronavírus no país.

De acordo com a Central Japan Railways Co. (JR Central), a taxa de ocupação máxima de assentos não reservados nos trens-bala, saindo de Tóquio antes das 10h30, foi de 110% para o Shinkansen Nozomi #1. Já os assentos reservados, em muitos trens-bala da linha Tokaido Shinkansen, estavam bastante cheios pela manhã desta quinta-feira. O que se viu na estação JR de Tóquio foi muitas famílias animadas para as férias do Obon.

Na estação de Tóquio, Makoto Sakai (49 anos), morador da província de Saitama, disse para a reportagem que estava viajando para a província de Shiga, depois de três anos sem rever sua família. 

"Estávamos evitando visitar minha cidade natal por causa da pandemia da COVID-19. Embora os casos de infecções ainda estejam altos no Japão, agora já sabemos mais sobre essa doença e a minha família  está toda vacinada", disse Sakai.

"Estou ansiosa para jogar cartas com minha avó", disse a filha de 8 anos de Sakai, toda animada com a viagem.

De acordo com a companhia Japan Railways, o número de trens-bala com assentos convencionais reservados, entre 10 e 17 de agosto, aumentou 2,69 vezes em relação ao mesmo período de 2021. Durante o ano passado, o governo tinha decretado o estado de emergência em seis das 47 províncias do Japão, por causa da pandemia da COVID-19. 

Comparando com os dados de 4 anos atrás, bem antes da pandemia começar, o número total de trens-bala para o Obon 2018 foi 40% superior ao número de trens-bala de 2022. Isso mostra que muitas pessoas ainda não estão confiantes em realizar viagens pelo Japão,  com receio de contrair o vírus do coronavírus (mesmo estando vacinadas).


Fonte: The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário