terça-feira, 2 de agosto de 2022

Tensão entre EUA e China.

Autoridades chinesas advertem consequências graves, para os EUA, sobre uma possível visita de Nancy Pelosi em Taiwan.


Pequim - Nesta segunda-feira, 1 de agosto, a China alertou as autoridades norte-americanas sobre sérias medidas se a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, visitar Taiwan.

www.nikkeyon.blogspot.com
Autoridades chinesas advertem consequências graves, para os EUA, sobre uma possível visita de Nancy Pelosi em Taiwan.
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, alertou o governo americano sobre consequências sérias de uma possível visita da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, em Taiwan. Foto: NHK News.

Em um comunicado feito no domingo, Pelosi informou que estará em uma delegação, com cinco membros do congresso americano, para uma visita na região Indo-Pacífico. A visita política pela Ásia inclui visitas em Cingapura, Malásia, Coréia do Sul e Japão.

Houve relatos da mídia de que Pelosi também visitaria Taiwan. No entanto, a declaração da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA não mencionou Taiwan. A possibilidade de uma visita ao pequeno país tornou-se foco de atenção da China.

Em uma coletiva de imprensa desta segunda-feira, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, observou o status de Pelosi na linha de sucessão à presidência dos EUA, depois da vice-presidente norte-americana.

Zhao disse que o status de Pelosi pode tornar um assunto altamente delicado sobre sua possível visita a Taiwan. Para a China, tal visita poderá levar as relações diplomáticas, com os americanos, a um impacto politicamente notório.

De acordo com o porta-voz chinês, China poderá tomar fortes contramedidas, caso Pelosi visite Taiwan.

"Queremos dizer aos Estados Unidos, mais uma vez, que a China está de prontidão. O Exército de Libertação do Povo Chinês nunca ficará de braços cruzados", disse Zhao.

O presidente da China, Xi Jinping, e o presidente dos EUA, Joe Biden, conversaram por telefone na quinta-feira passada. Durante a conversa, Xi disse a Biden: "Aqueles que brincam com fogo perecerão com isso". Observadores políticos interpretaram a fala de Xi como uma aparente referência à política dos EUA em relação a Taiwan.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário