sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Sete dias desaparecida.

Boné da menina desaparecida é encontrado dentro de um rio em Matsudo.


Chiba - A polícia da província de Chiba anunciou na quarta-feira, 28 de setembro, que o boné de uma estudante desaparecida foi encontrado no rio Edo, próximo da cidade de Matsudo.

www.nikkeyon.blogspot.com
Boné da menina desaparecida é encontrado dentro de um rio em Matsudo.
Foto e dados da menina Saya Minami, 7 anos, que desapareceu misteriosamente na cidade de Matsudo, província de Chiba. Já faz 7 dias que a polícia tenta localizá-la na região de seu desaparecimento. Foto: FNN. 

Saya Minami (7 anos) está desaparecida desde a manhã do dia 23 de setembro. Nesse dia, ela tinha saído de casa sozinha, andando em seu patinete. Segundo sua mãe, elas tinham combinado de se encontrar no parque, que fica na frente da casa onde moram, para brincar juntas. Mas, quando a mãe de Saya saiu de casa, ela não conseguiu encontrar sua filha em nenhum lugar do bairro.

No dia de seu desaparecimento, Saya estava vestindo uma calça azul e uma camiseta rosa. Ela tem 115 cm de altura e os seus cabelos são curtos. O seu patinete foi encontrado abandonado em um parque na cidade de Nagareyama, província de Chiba.

Até terça-feira, a polícia tinha encontrado os sapatos e meias da menina ao longo do leito do rio Edo. O boné foi descoberto por um funcionário do departamento de água de Matsudo, no dia 28. O homem fazia a troca de uma cerca de retenção de óleo do rio, quando viu o objeto preso na tela. A nova descoberta estava cerca de 1 km de distância do local onde os sapatos e as meias foram encontrados.

Mergulhadores da polícia de Chiba tentaram encontrar mais pistas da menina, próximo da área onde o boné foi descoberto. Nesse local, há um duto por onde a água é puxada e levada para uma estação de tratamento. No entanto, examinando o local, nenhuma nova pista foi encontrada até agora. 

A polícia tem vasculhado várias regiões, entre as cidades de Matsudo e Nagareyama, para achar mais pistas do paradeiro da menina, inclusive, estendendo suas buscas até a vazante do rio Edo.


Fontes: The Mainichi / FNN.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Um remédio para Alzheimer.

Novo medicamento para demência, da Eisai, mostra resultados positivos nos testes finais.


Tóquio - A farmacêutica japonesa Eisai informou, nesta quarta-feira, que o seu novo remédio, contra a progressão da doença de Alzheimer, obteve resultados finais positivos em ensaios clínicos globais.

www.nikkeyon.blogspot.com
Novo medicamento para demência, da Eisai, mostra resultados positivos nos testes finais.
Novo medicamento para o tratamento da doença de Alzheimer, chamado "lecanemab", obteve resultados positivos nos testes da farmacêutica japonesa Eisai. Foto: NHK News.

A fabricante acrescentou que pretende entrar com o pedido de aprovação do medicamento nos seguintes lugares: Estados Unidos, Japão e Europa. Pode ser que a aprovação aconteça em 2023.

Em conjunto com a farmacêutica norte-americana Biogen, a Eisai já vinha desenvolvendo, a algum tempo, o novo medicamento de combate ao Alzheimer, chamado "lecanemab". 

A Eisai iniciou os testes clínicos em março de 2019 no Japão, Estados Unidos e Europa.  Cerca de 1.800 pessoas participaram dos testes clínicos. Os participantes, com Alzheimer, eram pessoas com comprometimento cognitivo leve (pré-estágio da doença), e com estágio inicial da doença.

Uma parte dos participantes recebeu a droga "lecanemab", e a outra o placebo, sendo uma dose a cada duas semanas (em cada grupo).  Os médicos avaliaram como as funções cognitivas e funcionais dos participantes mudaram, conforme o medicamento era aplicado no organismo.

Durante os primeiros 18 meses dos testes, o declínio cognitivo e funcional foi reduzido em 27% no grupo que recebeu a droga, isso comparado com o outro grupo que só recebeu o placebo.

De acordo com a Eisai, a nova droga elimina um tipo de proteína chamada beta-amiloide, considerado a causadora da doença de Alzheimer. Essa proteína se acumula dentro do cérebro com o passar do tempo e destrói as células nervosas. A função da droga é se conectar ao beta-amiloide, evitando a morte das células nervosas e retardando a progressão da doença.

"Esperamos que isso traga um impacto positivo na sociedade, aliviando a progressão da doença nos pacientes e o pesado fardo dos cuidadores", disse o CEO da Eisai, Haruo Naito, em uma coletiva de imprensa em Tóquio. 

Com os resultados detalhados dos testes clínicos, a farmacêutica Eisai planeja relatar sua descoberta em uma conferência acadêmica sobre demência, agendada para novembro deste ano nos Estados Unidos.


Fontes: NHK News / The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

O polêmico funeral de Abe.

Funeral de Estado do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe é realizado com pompa e protestos.


Tóquio - Nesta terça-feira, 27 de setembro, o falecido ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, foi homenageado com muita pompa durante seu funeral de estado, realizado no centro de Tóquio. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Funeral de Estado do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe é realizado com pompa e protestos.
Cerimônia do funeral de estado para o falecido ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, realizado nesta terça-feira em Tóquio. Foto: NHK News.

Vários chefes de estados, de diferentes países, estiveram presentes na cerimônia. Do lado de fora, milhares de pessoas protestaram contra a homenagem para Shinzo Abe.

O funeral de estado começou com a viúva do ex-primeiro-ministro, Akie Abe, levando a urna com as cinzas de seu marido na entrada do ginásio Budokan de Tóquio. Nesse momento, a Força de Autodefesa do Japão homenageou o ex-premiê com uma salva de 19 tiros.

Membros da família imperial e legisladores de todo o Japão se reuniram na cerimônia para as últimas homenagens. Durante um vídeo de memórias, a  voz de Shinzo Abe ecoou por toda a arena, com o falecido político dizendo os pontos fortes de sua nação e suas esperanças para o futuro.

O atual primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, expressou suas condolências, dizendo: "Shinzo Abe trabalhou mais do que qualquer outra pessoa, para construir e manter a paz no Japão e do mundo todo. Ele também lutou para manter a ordem internacional que valorizasse a liberdade, a democracia, os direitos humanos e o Estado de direito".

Em seguida, o ex-primeiro-ministro Yoshihide Suga fez um discurso emocionado a Shinzo Abe: "Você estava determinado a fazer do Japão um país que pudesse contribuir para o mundo. Você estava sempre comprometido com seus ideais e sempre tomando muitas decisões todos os dias. Apesar de tantas coisas em seu dia a dia, você sempre procurava manter um sorriso em seu rosto". Suga e Abe trabalharam juntos por muitos anos e eram muito amigos.

Depois dos discursos, centenas de autoridades estrangeiras prestaram suas homenagens com flores, colocadas sobre o altar do funeral.

A segurança foi extremamente reforçada ao redor do ginásio Budokan, assim como para todos os convidados VIPs do funeral.

Do lado oposto, o funeral de estado também atraiu muitos protestos no Japão. Em Tóquio, uma grande manifestação começou no período da tarde, a cerca de 3 km de distância do local da cerimônia. Organizadores do protesto disseram que cerca de 15.000 pessoas participaram do movimento, incluindo legisladores de partidos da oposição.

Muitos participantes do protesto disseram que o funeral de estado foi decidido sem uma justificativa adequada. O governo deveria ter explicado melhor as razões da realização da cerimônia para o povo do Japão. Outros consideraram inapropriado pagar todo o custo do evento com o dinheiro público.

Em uma pesquisa da NHK, mais da metade dos entrevistados não aprovou a realização do funeral de estado. Em relação à explicação do governo, 72% dos entrevistados consideraram as respostas dos governantes insuficientes para a realização da cerimônia.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Japão e Estados Unidos.

O primeiro-ministro Kishida se encontra com a vice-presidente dos EUA.


Tóquio - Nesta segunda-feira, 26 de setembro, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, conversou com a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, durante uma reunião em Tóquio. Ela está no Japão para participar do funeral de estado do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, que ocorrerá nesta terça-feira.

www.nikkeyon.blogspot.com
O primeiro-ministro Kishida se encontra com a vice-presidente dos EUA.
O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, se encontra com a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, em uma reunião em Tóquio. Foto: NHK News.

A reunião foi realizada na State Guest House, no centro de Tóquio. Kishida disse a Harris que a missão de seu governo é reforçar ainda mais os laços bilaterais com os Estados Unidos.

O primeiro-ministro japonês enfatizou a vice-presidente americana a continuar o trabalho em conjunto, para a realização de uma política livre e aberta entre os países do Indo-Pacífico, conforme era o desejo de Shinzo Abe.

Harris afirmou que a liderança de Shinzo Abe fortaleceu a relação entre norte-americanos e japoneses. Ela também disse: "A aliança entre Japão e Estados Unidos é a pedra angular do que acreditamos ser parte integrante da paz, estabilidade e prosperidade na região Indo-Pacífico".

Kamala Harris foi uma dos quase 40 dignatários estrangeiros que Kishida deve se encontrar até quarta-feira, enquanto todos estarão participando do funeral de estado de Abe.

Além de Harris, Kishida também se encontrou na segunda-feira com o presidente do Vietnã, Nguyen Xuan Phuc e outras nove autoridades internacionais.

Na terça-feira, as principais reuniões de Kishida serão com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e com primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese. Já na quarta-feira, o primeiro-ministro japonês se encontrará com o primeiro-ministro da Coréia do Sul, Han Duck-soo, o primeiro-ministro do Camboja, Hun Sen, e outros políticos estrangeiros.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Ex-imperador faz outra cirurgia.

Akihito passa por cirurgia no olho direito.


Tóquio - A Agência da Casa Imperial do Japão informou, neste domingo, que o imperador emérito, Akihito (88 anos), foi submetido a uma cirurgia de catarata e glaucoma no olho direito. O procedimento cirúrgico foi realizado com sucesso.

www.nikkeyon.blogspot.com
Akihito passa por cirurgia no olho direito.
O ex-imperador Akihito deixa o hospital da Universidade de Tóquio com sua esposa, a ex-imperatriz Michiko, depois de passar por uma cirurgia ocular no dia 25 de setembro. Foto: Kyodo News.

Na segunda-feira, 19 de setembro, o ex-imperador também foi submetido a uma cirurgia de catarata, mas o procedimento foi feito no olho esquerdo. 

Após exames oftalmológicos, o médico decidiu operar os olhos de Akihito, quando percebeu-se que o ex-monarca tinha dificuldades de ler letras pequenas. O glaucoma no olho direito já estava sendo tratado com colírio específico para a doença. 

Levado por um carro oficial da Casa Imperial, o ex-imperador estava de óculos escuros quando entrou no hospital da Universidade de Tóquio, por volta das 9h30 da manhã de domingo. Sua esposa, a ex-imperatriz Michiko, chegou ao hospital mais tarde, para acompanhá-lo após a cirurgia.

Quando o casal deixou o hospital, pouco antes do meio-dia, o ex-imperador foi visto usando um tapão no olho direito. 

Com a idade avançada e a saúde em declínio, o imperador emérito Akihito renunciou o trono do crisântemo em 30 de abril de 2019. Seu filho mais velho, Naruhito, sucedeu o império de seu pai no dia seguinte.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 25 de setembro de 2022

Produção de automóveis encerrada.

Toyota encerra a produção de veículos na Rússia.


Tóquio - A Toyota Motors se tornou a primeira montadora de veículos a encerrar sua produção na Rússia. O anúncio do fechamento da fábrica foi feito na sexta-feira, 23 de setembro.

www.nikkeyon.blogspot.com
Toyota encerra a produção de veículos na Rússia.
Toyota Motors decide encerrar sua produção de automóveis na Rússia. A decisão saiu na sexta-feira, 23 de setembro. Foto: NHK News.

As operações da empresa, na cidade São Petersburgo, foram suspensas em março deste ano. Com o início da guerra na Ucrânia, a Toyota precisou parar a produção devido à falta de componentes em sua cadeia de suprimentos. A força de trabalho russa ficou retida durante esse tempo, caso viesse reiniciar a produção.

Agora, a empresa irá prestar assistência a cerca de 2.000 funcionários. Os representantes russos da Toyota informaram que não pretende vender novos produtos automotivos no país. Entretanto, os representantes continuarão fornecendo serviço pós-venda aos clientes da marca.

A montadora da Toyota em São Petersburgo produzia cerca de 80.000 automóveis por ano.

As outras montadoras japonesas na Rússia (como a Nissan, Mazda e Mitsubishi) continuam com a produção de veículos suspensas também, mas ainda não decidiram o que irão fazer em breve.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notíciais sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 24 de setembro de 2022

Tufão nª 15 provoca muita chuva.

Tempestade Talas chega ao Japão, trazendo muita chuva ao longo da costa do Pacífico.


Tóquio - A Agência Meteorológica do Japão (AMJ) informou às 9h da manhã desta sexta-feira, 23 de setembro, que a tempestade tropical Talas estava a 300 km de distância da província de Kochi.

www.nikkeyon.blogspot.com
Tempestade Talas chega ao Japão, trazendo muita chuva ao longo da costa do Pacífico.
Tufão nª 15, ou tempestade Talas, chega ao longo da costa japonesa do Pacífico na noite de sexta-feira, 23 de setembro, trazendo muita chuva para este fim de semana. Foto: NHK News.

Durante o dia, o tufão se movia com ventos de até 65 km/h perto de seu centro e com fortes rajadas de ar, chegando a 90 km/h.

A tempestade Talas se movia no sentido norte, a uma velocidade de 20 km/h. No início da noite de sexta-feira, já chovia muito em muitas províncias japonesas ao longo da costa do Pacífico. 

Chove forte, com raios e trovões, nas regiões de Tokai (Achi, Shizuoka, Mie, etc), Kinki (Osaka, Shiga, etc) e Kanto-Koshin (Tóquio, Saitama, etc). Pode chover mais de 50 milímetros por hora em algumas províncias próximas do mar.

A quantidade de chuva prevista no período de 24 horas, entre sexta-feira e sábado, é cerca de 200 milímetros nas regiões de Kinki e Tokai, e até 120 milímetros na região de Kanto-Koshin.

Ventos fortes vão se intensificar, principalmente, na costa do Pacífico, no oeste e leste do território japonês. Fortes ondas do mar são prováveis em algumas áreas litorâneas.

Autoridades da AMJ estão pedindo às pessoas que estejam em alerta, no caso de deslizamentos de terra, alagamento de rios, inundações de ruas e estradas. Raios, rajadas de vento e tornados podem ocorrer durante a passagem do tufão.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Controlando a moeda japonesa.

Intervenção no mercado de câmbio contém o enfraquecimento do iene. 


Tóquio - O governo e o Banco do Japão (BOJ) intervieram no mercado de câmbio, nesta quinta-feira, para sustentar o valor do iene. No mesmo dia, a moeda japonesa chegou a atingir sua maior desvalorização, em 24 anos, frente ao dólar.

www.nikkeyon.blogspot.com
Intervenção no mercado de câmbio contém o enfraquecimento do iene.
Com a intervenção do governo e do Banco do Japão, nesta quinta-feira, a moeda japonesa deixou de enfraquecer em relação ao dólar, sendo contada abaixo dos 145 ienes/dólar. Foto: NHK News.

A ação rápida do BOJ fez com que o iene valorizasse 3 ienes, chegando a valer 142 ienes cada dólar no mercado de câmbio.

Masato Kanda, vice-ministro das Finanças para Assuntos Internacionais, é responsável pela política cambial do Japão. Ele reconheceu a necessidade de intervir na venda de dólares e na compra de ienes, dizendo aos repórteres: "Tomamos medidas decisivas".

Esta foi a primeira intervenção cambial do Japão, em quase 11 anos da última ação para controlar o mercado. 

A moeda japonesa iniciou a quinta-feira (dia 22/09) valendo 145 ienes por dólar. Até o dia anterior, o BOJ ainda continuava insistindo em sua política de flexibilização monetária, deixando o valor do iene flutuar no mercado cambial.

A situação do iene piorou ainda mais depois que o Federal Reserve dos Estados Unidos anunciou, na última quarta-feira, um novo aumento da taxa de juros americana. Mesmo sabendo que os EUA poderia aumentar sua taxa de juros, o Banco do Japão já estava estudando em manter a flexibilização monetária do país nipônico.

Entretanto, com a moeda japonesa ultrapassando os 145 ienes/dólar, o governo e o BOJ expressaram preocupação de que o enfraquecimento do iene pudesse prejudicar a economia japonesa.

Em 14 de setembro, o banco central do Japão realizou uma verificação das taxas de câmbio com os bancos comerciais. A análise do mercado cambial foi vista como um precursor de uma intervenção para valorizar o iene.


Fonte: The Asahi Shimbun.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Corpo em chamas.

Homem ateia fogo em si mesmo, como sinal de protesto contra o funeral de Shinzo Abe.


Tóquio - Nesta quarta-feira, 21 de setembro, um idoso ateou fogo em seu próprio corpo, na região central de Tóquio. Por muita sorte, o homem conseguiu sobreviver ao seu ato de protesto.

www.nikkeyon.blogspot.com
Homem ateia fogo em si mesmo, como sinal de protesto contra o funeral de Shinzo Abe.
Peritos da polícia trabalham no local de um incidente no bairro de Chiyoda, em Tóquio. No local, um homem ateou fogo em seu próprio corpo, protestando contra o funeral de estado de Shinzo Abe. Foto: Emi Iwata.

Por volta das 6h50 da manhã, a polícia metropolitana foi informada, por testemunhas, que um homem estava com o corpo pegando fogo, em uma rua perto do escritório do atual primeiro-ministro japonês. O local do incidente fica no bairro de Chiyoda, em Tóquio.

A polícia informou que o senhor, com idade por volta dos 70 anos, cometeu essa loucura como forma de protestar contra o funeral de estado do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe. O funeral está marcado para a próxima semana. O idoso teria dito à polícia que se encharcou de óleo combustível, antes de se incendiar.

Com várias queimaduras pelo corpo, o homem foi levado a um hospital da capital. Ele permanece consciente e em condição estável de saúde, segundo os médicos. 

O corpo de bombeiros de Tóquio informou que um policial, que tentava apagar o fogo, sofreu uma queimadura no braço direito.

No local do incidente, o homem deixou uma carta manuscrita que dizia o seguinte: "Como indivíduo, me oponho veementemente ao funeral de Abe".

Os que se opõem, ao funeral de estado, dizem que o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe não merece tal cerimônia, financiada pelos contribuintes do Japão.  Muitas pessoas citam os escândalos que marcaram o governo Abe, e as políticas de segurança que dividiram opiniões do povo no país.

O funeral de estado de Shinzo Abe está marcado para o dia 27 de setembro, no Nippon Budokan Hall, em Tóquio.


Fontes: NHK News / The Asahi Shimbun.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Queria jogar uma bomba.

Universitário é preso por portar material explosivo, próximo da embaixada americana em Tóquio.


Tóquio - Um estudante de 26 anos foi preso na terça-feira, 20 de setembro, sob a acusação de violar a lei de controle de explosivos no Japão. No mês passado, ele foi pego com uma pequena quantidade de pólvora caseira, enquanto caminhava próximo da embaixada dos EUA em Tóquio.

www.nikkeyon.blogspot.com
Universitário é preso por portar material explosivo, próximo da embaixada americana em Tóquio.
Embaixada dos EUA em Tóquio. Um universitário japonês queria jogar uma bomba no local. Foto: Wikipédia.

O acusado é Shogo Koyama, um universitário da cidade de Suita, província de Osaka. Ele teria dito, durante o interrogatório da polícia, o seguinte: "Queria jogar os explosivos perto da embaixada dos Estados Unidos. Eu aprendi a fazer o explosivo na internet".

Segundo a investigação, Koyama colocou cerca de 160 gramas de pólvora em um copo embrulhado com um pano. Ele carregou o material explosivo dentro do bolso de sua roupa, enquanto caminhava pela rua da embaixada americana por volta das 21h, no dia 8 de agosto. Como a área é vigiada o tempo todo pela polícia japonesa, o universitário acabou sendo parado por um policial de plantão que notou algo de suspeito em sua atitude.

O departamento de segurança pública de Tóquio acredita que Koyama agiu como um "lobo solitário", não havendo um outro indivíduo, ou grupo suspeito, envolvido no caso. A polícia está investigando os motivos de sua ação e como ele arranjou a pólvora para fazer o explosivo.

Os investigadores do caso vasculharam a casa de Koyama e apreendeu alguns materiais. Acredita-se que a apreensão da polícia pode ser os ingredientes necessários para fazer explosivos caseiros.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 20 de setembro de 2022

Intervenção cirúrgica no ex-imperador.

Imperador Emérito do Japão passa por uma cirurgia no olho.


Tóquio - O ex-imperador do Japão, Akihito (88 anos), passou por uma cirurgia de catarata em um hospital da capital japonesa, nesta segunda-feira.

www.nikkeyon.blogspot.com
Imperador Emérito do Japão passa por uma cirurgia no olho.
O imperador emérito do Japão, Akihito, passou por uma cirurgia de catarata no olho esquerdo, nesta segunda-feira, dia 19. Foto: NHK News.

Akihito chegou ao hospital da Universidade de Tóquio pela manhã, pouco depois das 9h30. Sua esposa, a imperatriz emérita Michiko, chegou depois e se encontrou com seu marido dentro do hospital.

A Agência da Casa Imperial comunicou, para imprensa, que o imperador emérito precisava fazer cirurgia oftalmológica em ambos os olhos. Os médicos disseram que a perda da transparência do cristalino dos olhos progrediu bastante e que, no momento, só faria a cirurgia do olho esquerdo. Após a cirurgia, Akihito foi para casa com sua esposa antes do meio-dia.

Além da catarata nos dois olhos, o imperador emérito também sofre de glaucoma no olho direito. Ele deve passar por cirurgia de catarata e glaucoma no próximo domingo, 25 de setembro.

Em julho deste ano, o ex-imperador foi diagnosticado com insuficiência cardíaca. A Agência da Casa Imperial informou que Akihito mantém sua rotina diária, não havendo qualquer mudança particular em sua vida após o diagnóstico médico.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Muita chuva e ventos fortes.

Tufão Nanmadol move-se para o norte do Japão, depois de atingir a província de Kagoshima.


Tóquio - Na noite deste domingo, 18 de setembro, o tufão Nanmadol atingiu a região sul da província de Kagoshima. Há um risco crescente de desastres em grande escala na região de Kyushu. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Tufão Nanmadol move-se para o norte do Japão, depois de atingir a província de Kagoshima.
Tufão Nanmadol atinge a província de Kagoshima neste domingo, 18 de setembro. A AMJ alertou a população local para ficar em alerta máximo, devido aos ventos fortes e a grande quantidade de chuva na região. Foto: NHK News.

A população de Kyushu deve ficar em alerta máximo, entre os dias 18 e 19. Ventos fortes, grandes ondas do mar e tempestade foram alertados um dia antes para a província de Kagoshima, pela Agência Meteorológica do Japão (AMJ).

Na tarde de domingo, autoridades locais da província de Miyazaki emitiram alertas de emergência para chuvas fortes na região. A população de Miyazaki foi aconselhada a se refugiar em áreas mais altas ou se proteger em edifícios resistentes a inundação e ventos fortes.

Alguns estragos foram registrados em Kyushu. Outdoors e placas de sinalização foram derrubados pelo tufão. Na cidade de Kagoshima, um grande guindaste de construção foi danificado com a força dos ventos. A velocidade dos ventos chegou a atingir 155 km/h nessa região.

Desde sábado, mais de 500 milímetros de chuva caíram na cidade de Misato, em Miyazaki. Essa grande quantidade de chuva é mais do que a média para todo o mês de setembro na província.

O tufão também provocou apagões em partes da região de Kyushu, deixando mais de 140.000 residências sem energia elétrica.

As principais operadoras de telefonia móvel do Japão, KDDI e Softbank, informaram que a tempestade está causando interrupções na rede, em algumas partes das províncias de Kagoshima e Miyazaki.

O transporte público está sofrendo grandes interrupções. Os voos dos aeroportos e os serviços de shinkansen estão amplamente suspensos na segunda-feira (em todo o país). Na estação de trem de Hiroshima, muitas pessoas fizeram fila para comprar passagens de trem (viagens com antecedência), antes que os serviços ferroviários fossem suspensos.

Autoridades de Kyushu alertaram os moradores para tomar cuidado com rios, deslizamentos de terra e inundações em áreas baixas. Ordens de evacuação foram emitidos para uma grande quantidade de pessoas, pedindo para a população se abrigar, com antecedência, em locais seguros.

Cerca de 1.962.000 pessoas foram obrigadas a evacuar em cidades como Kagoshima, Miyazaki e Amakusa.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 18 de setembro de 2022

Viajaram para o funeral da rainha.

Casal imperial do Japão faz sua primeira viagem internacional para a Grã-Bretanha.


Tóquio - Neste sábado, 17 de setembro, o imperador Naruhito e a imperatriz Masako seguiram viagem para o funeral de estado da rainha Elizabeth II, na Grã-Bretanha.

www.nikkeyon.blogspot.com
Casal imperial do Japão faz sua primeira viagem internacional para a Grã-Bretanha.
O imperador Naruhito e a imperatriz Masako viajaram, neste sábado, para o funeral de estado da rainha Elizabeth II, na Grã-Bretanha. Foto: NHK News.

O avião com o casal imperial decolou do aeroporto internacional de Haneda, em Tóquio, pouco depois das 11h20 da manhã (horário do Japão).

O casal deixou o Palácio Imperial no início do dia. A princesa Aiko, filha do imperador e da imperatriz, se despediu dos pais antes deles entrarem no veículo imperial, rumo ao aeroporto.

No aeroporto de Haneda, o casal imperial foi recebido pelo príncipe herdeiro Akishino (irmão de Naruhito) e pela sua esposa, a princesa Kiko. Além da família imperial, o presidente da Câmara Alta, Hidehisa Otsuji, e a embaixadora britânica do Japão, Julia Longbottom, também estavam presentes no aeroporto para as despedidas formais da viagem internacional de Naruhito e Masako.

O voo do casal imperial seguiu viagem até o aeroporto de Stansted, localizado na região de Londres. A chegada do avião estava programado para a tarde do mesmo dia (no fuso horário do Reino Unido).

O funeral de estado da rainha Elizabeth II acontecerá na Abadia de Westminster, no centro de Londres, na segunda-feira do dia 19. O casal imperial do Japão participará da programação fúnebre e só deixará a Grã-Bretanha no final do dia. O imperador e da imperatriz irão chegar ao Japão na terça-feira, dia 20. 

Esta é a primeira viagem internacional do casal imperial, desde que Naruhito ascendeu ao trono imperial em 2019. É também a primeira viagem ao exterior da imperatriz Masako desde 2015, quando ela e seu marido, ambos herdeiros do trono imperial, visitaram Tonga, no Pacífico Sul.

Durante a ausência do imperador no Japão, o príncipe herdeiro Akishino servirá como agente temporário para conduzir assuntos de estado, informou a Casa Imperial.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 17 de setembro de 2022

Queria intoxicar os estudantes?

Professora é presa por misturar alvejante na merenda escolar.


Saitama - Nesta sexta-feira, 16 de setembro, uma docente foi presa pela polícia por colocar água sanitária dentro do caldeirão de caril da merenda escolar. A refeição seria servida para os estudantes de uma escola da cidade de Fujimi, província de Saitama.

www.nikkeyon.blogspot.com
Professora é presa por misturar alvejante na merenda escolar.
Escola primária Mizutani-Higashi, localizada na cidade de Fujimi, província de Saitama. A polícia foi chamada nessa escola porque uma professora colocou alvejante no caldeirão de caril da merenda escolar. A professora acabou sendo presa pela polícia. Foto: Google Maps.

A polícia de Higashi-Iruma prendeu Ayana Hanzawa (24 anos), uma professora da escola primária Mizutani-Higashi, por obstrução forçada de negócios. 

No dia 15 de setembro, entre 11h15 e 12h20, Hanzawa foi até o corredor do terceiro andar da escola e, quando viu o kit da merenda escolar pronta para ser servida na classe dos estudantes, ela disfarçadamente despejou alvejante dentro do caldeirão de caril (o famoso karê do Japão). 

Para que Hanzawa não fosse notada, ela forçou outros professores a verificar a segurança dos alunos antes de servir o almoço nas salas de aula. A atitude de Hanzawa deixou todo mundo distraído naquele momento e ninguém percebeu o que ela fez na comida. 

No entanto, quando os estudantes começaram a servir o almoço na sala de aula, todo mundo notou um cheiro estranho, no momento que o caldeirão de caril foi destampado. Por causa do odor, ninguém comeu o caril daquele caldeirão, evitando uma possível intoxicação alimentar muito séria entre os alunos.

Diante do grave incidente, a escola chamou a polícia. Durante o interrogatório com vários professores, Hanzawa acabou confessando o seu envolvimento no caso. "Comprei o alvejante numa farmácia e joguei o líquido dentro do caldeirão de caril", disse ela.

Ao explicar para a polícia o motivo que a levou a fazer essa coisa absurda, ela disse o seguinte: "Lamento que este ano eu não estou no comando de uma turma de alunos, com quem trabalhei como professora titular no último ano letivo (até março deste ano). Por causa disso, decidi adicionar alvejante no caril dessa classe".

A polícia informou que continuará investigando o caso da professora, para saber mais detalhes desse estranho incidente.


Fontes: The Mainichi / NHK News.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Balança comercial negativa.

Déficit comercial do Japão bate recorde no mês de agosto.


Tóquio - Devido ao aumento dos preços do petróleo bruto e à desvalorização da moeda japonesa (Iene), o Japão acabou registrando um déficit comercial recorde em agosto de 2022. Os custos das importações são os maiores vilões da balança comercial do país.

www.nikkeyon.blogspot.com
Déficit comercial do Japão bate recorde no mês de agosto.
O Japão registrou um déficit comercial recorde em agosto deste ano. Foi um déficit de 2,82 trilhões de ienes (US$ 20 bilhões). Foto: NHK News.

O Ministério das Finanças do Japão informou que o déficit do país, em agosto, atingiu o valor de 2,82 trilhões de ienes, cerca de US$ 20 bilhões.

O déficit de agosto é o valor mais alto já registrado no Japão, isso comparado com dados desde o ano de 1979. No final da década de 70, os dados de importação e exportação tornaram-se acessíveis no país. É o décimo terceiro mês consecutivo que a balança comercial japonesa se mantém no vermelho.

As importações japonesas aumentaram quase 50% em relação ao mesmo período do ano passado. O valor total de importações, no mês de agosto, atingiu um recorde de US$ 76 bilhões.

Uma das principais causas do enorme déficit japonês foi a importação do petróleo bruto, que quase dobrou no mês passado. Além disso, a importação de gás natural liquefeito aumentou cerca de 2,4 vezes em valor, durante o mesmo período de agosto.

Do outro lado da balança, as exportações japonesas aumentaram aproximadamente 22%, chegando a um valor total de US$ 56,3 bilhões.  O destaque do período foi o aumento das exportações de carros, diesel e equipamentos de produção de semicondutores. Entretanto, o crescimento das exportações não superou o grande volume de importações para o país, criando um saldo negativo de bilhões de dólares.

Os preços das commodities (de origem mineral e agropecuário) continuam muito altos no mercado internacional. Um outro exemplo é o preço dos grãos, que encareceu muito em todo mundo, após a invasão russa na Ucrânia (quarto maior exportador de grãos do mundo que está com o seu comércio internacional travado pela guerra). 


Fontes: NHK News / Wikipédia.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Tufão nª 14 a caminho.

Tempestade tropical Nanmadol poderá provocar muita chuva durante o feriado prolongado no Japão.


Tóquio - A Agência Meteorológica do Japão (AMJ) informou que a tempestade tropical Nanmadol se formou perto das ilhas Ogasawara, no meio do Oceano Pacífico, na tarde desta quarta-feira, 14 de setembro. A tempestade está se movendo lentamente  no sentido norte-nordeste, podendo chegar às ilhas de Okinawa e à região de Amami, província de Kagoshima, no próximo fim de semana.

www.nikkeyon.blogspot.com
Tempestade tropical Nanmadol poderá provocar muita chuva durante o feriado prolongado no Japão.
Tufão nª 14, chamado Nanmadol, poderá chegar às ilhas de Okinawa e à região de Amami (província de Kagoshima) nesta sexta-feira ou sábado, 16 de setembro, trazendo ventos fortes e muita chuva. Foto: NHK News.

Segundo informações da AMJ, a tempestade tinha uma pressão atmosférica central de 994 hectopascais. Os ventos chegaram a atingir 72 km/h e as rajadas de vento tinham uma velocidade de até 108 km/h. 

A medida que Nanmadol se move para o lado oeste do oceano, aumentando de tamanho durante seu deslocamento, a tempestade irá mudar seu curso para o sentido norte. Talvez, a região de Daitojima, na província de Okinawa, e a região de Amami, na província de Kagoshima, já sentirão os efeitos do tufão nesta sexta-feira, 16 de setembro.

Entre domingo e segunda-feira, durante o feriado prolongado, Nanmadol continuará seguindo para o norte do Japão, passando respectivamente pelas regiões de Kyushu, Chugoku, Shikoku, Kansai, Tokai e Kanto.

Na sexta-feira, a chuva pode se intensificar, principalmente, na região de Kyushu. Outros lugares próximos do Oceano Pacífico, como as regiões de Chugoku e Shikoku, também poderão ter ocorrências de pancadas de chuva no mesmo dia, mas bem antes da chegada do tufão nessas áreas mencionadas.

Para este fim de semana, a AMJ está pedindo para que a população fique atenta às últimas informações sobre a previsão do tempo no Japão.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Prevenção contra atos terroristas.

Para os preparativos do funeral de Shinzo Abe, o aeroporto de Haneda tem sua segurança reforçada.


Tóquio - No final do mês de setembro, várias autoridades internacionais virão ao Japão para o funeral de estado do ex-primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe. Como o aeroporto de Haneda é uma das principais portas de entrada do país para pessoas vindas do exterior, o local teve a segurança reforçada nesta terça-feira, por polícias e funcionários do terminal. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Para os preparativos do funeral de Shinzo Abe, o aeroporto de Haneda tem sua segurança reforçada.
Nesta terça-feira, o aeroporto de Haneda teve sua segurança reforçada por policiais e funcionários do terminal, com o intuito de evitar qualquer ato terrorista durante o funeral de estado de Shinzo Abe, marcado para o dia 27 de setembro. Foto: NHK News.

A partir da segunda quinzena do mês, muitos dignitários estrangeiros deverão comparecer ao funeral de Abe, marcado para o dia 27 de setembro, no Nippon Budokan, em Tóquio. Para quem não se lembra, Shinzo Abe foi assassinado no dia 8 de julho, enquanto fazia um discurso de campanha eleitoral na cidade de Kyoto. Agora, o governo japonês pretende fazer as últimas homenagens ao ex-primeiro-ministro mais longevo do país.

O Japão gastará cerca de 1,65 bilhão de ienes (cerca de US$ 12 milhões) para a realização desse funeral. A oposição tem criticado duramente o enorme gasto com segurança e hospedagem para 6.000 convidados, diminuindo os índices de aprovação do governo do atual primeiro-ministro, Fumio Kishida. 

Cerca de 60 profissionais, incluindo policiais e funcionários do terminal internacional de Haneda, realizaram uma patrulha conjunta pelo aeroporto.

Em busca de itens suspeitos, como explosivos, a polícia utilizou cães farejadores para revistar armários e lixeiras do aeroporto. Os oficiais também distribuíram folhetos aos passageiros, pedindo a cooperação deles na luta contra o terrorismo.

Além de reforçar a segurança do aeroporto de Haneda, o Departamento de Polícia Metropolitana de Tóquio também irá enviar mais oficiais para as principais estações de trem e locais públicos da capital.

Um oficial sênior da polícia informou que a segurança, de muitos dignatários estrangeiros, é uma missão muito importante para o funeral de Shinzo Abe. A polícia de Tóquio fará todo o possível para cumprir o seu dever, em cooperação com outros seguranças que participarão da operação.


Fontes: NHK News / CNN Brasil.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 13 de setembro de 2022

Cadê as lojas do aeroporto?

Aeroporto de Narita está com poucas lojas para atender os turistas que voltam ao Japão.


Tóquio - Agora que os controles de fronteiras do Japão estão sendo aliviados pelo governo, o número de pessoas que passa pelo aeroporto internacional de Narita está aumentando.

www.nikkeyon.blogspot.com
Aeroporto de Narita está com poucas lojas para atender os turistas que voltam ao Japão.
Os viajantes que chegam ao aeroporto internacional de Narita têm deparado com uma nova realidade em seus corredores: lojas fechadas durante a crise do coronavírus, e outras que fecharam recentemente, deixando o ambiente de comércio totalmente vazio. Foto: NHK News. 

Entretanto, os turistas do exterior têm se deparado com uma nova realidade assim que chegam ao Japão: algumas lojas (as duty free shops ou free shops) e restaurantes, que atuavam dentro do aeroporto de Narita, foram obrigadas a encerrar suas atividades comerciais por causa da crise do coronavírus.

A operadora de Narita, que administra o aeroporto, informou que tinha mais de 460 lojas em funcionamento, isso antes da pandemia começar. Durante a crise da COVID-19, quase 20% das lojas encerraram suas operações dentro do aeroporto. Recentemente, em 3 de setembro deste ano, aproximadamente 40% de outra parte dos lojistas também suspenderam suas operações comerciais no mesmo aeroporto.

Até 2019, cerca de 18 milhões de turistas estrangeiros, tanto de chegada como de partida, passavam pelo aeroporto de Narita todos os anos. Entre os anos 2020 e 2021, o número de turistas vindos do exterior foi muito baixo no Japão, devido ao controle rígido das fronteiras japonesas no combate ao coronavírus. A partir da semana passada, o governo japonês autorizou o novo limite diário de entrada de viajantes que entram no país: até 50.000 pessoas. 

Tatsuya Onodera, gerente de um restaurante de sushi dentro do aeroporto de Narita, disse que continua trabalhando para manter a loja aberta. No entanto, se o número de turistas estrangeiros continuar no limite de até 50.000 de pessoas por dia nos aeroportos japoneses, será muito difícil manter o negócio aberto por muito tempo.

Para continuar com o comércio funcionando, a operadora que administra o aeroporto de Narita vem oferecendo descontos no valor do aluguel para os lojistas. Muitas medidas de apoio têm sido usadas para tentar convencer os empresários a manterem, ou reabrirem, suas lojas dentro do aeroporto.


Fonte: NHK News.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Misterioso crime sem solução.

Polícia estende o período de recompensa por informações de um assassinato, ocorrido há 26 anos.


Tóquio - A Agência Nacional de Polícia do Japão estendeu, para mais um ano, o período de recompensa por informações que ajudem a resolver um assassinato ocorrido na década de 90.

www.nikkeyon.blogspot.com
Polícia estende o período de recompensa por informações de um assassinato, ocorrido há 26 anos.
Foto do local do crime incendiado (esquerda), foto da vítima Junko Kobayashi (direita, superior) e desenho do provável assassino de Junko (direita, inferior). Depois de 26 anos do crime, a polícia ainda não tem nenhuma pista do principal suspeito do assassinato de Junko. Foto: Departamento de Polícia Metropolitana de Tóquio.

Junko Kobayashi (com 21 anos na época) era uma estudante da universidade de Sophia quando foi morta a facadas dentro de sua casa, na região de Katsushika Ward (Tóquio), em 9 de setembro de 1996. Além de matar a vítima, o assassino botou fogo na casa de Junko e desapareceu sem deixar pistas. 

Desde então, a polícia já interrogou mais de 75.000 pessoas e seguiu mais de 1.100 pistas do crime. Entretanto, a justiça japonesa não solucionou o crime até hoje e nunca conseguiu identificar um suspeito, ou suspeitos, do assassinato.

Segundo a polícia, a única pista é que, por volta das 15h55 do dia do crime, uma testemunha viu um homem, vestido com um casaco de chuva de cor ocre, olhando fixamento para a fachada da casa de Junko, durante um momento de chuva.

Além disso, vestígios de sangue do tipo A foram encontrados na cena do crime pela polícia. As autoridades acreditam que o sangue é do assassino, que pode ter se machucado em uma possível luta com a vítima assassinada.

A polícia do Japão está oferecendo uma recompensa de 3 milhões de ienes (cerca de US$ 21.000) por informações que levem o assassino à prisão. Já a família de Junko está oferecendo mais 5 milhões de ienes (cerca de US$ 35.000) para a solução desse crime sem solução.

Quem tiver informações que ajudem a resolver o mistério, entrar em contato com a delegacia de Kameari pelos telefones: 03-3607-0110 ou 03-3607-9051.


Fonte: Japan Today.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 11 de setembro de 2022

Tufão nª 12 a caminho.

Tempestade Muifa poderá atingir a região sul de Okinawa neste domingo.


Tóquio - A Agência Meteorológica do Japão (AMJ) informou neste sábado, 10 de setembro, que o tufão Muifa pode chegar na região sul de Okinawa neste domingo, 11 de setembro. A primeira região a ser atingida pela tempestade, as ilhas Sakishima, pode ser surpreendida com ventos fortes e mar agitado.

www.nikkeyon.blogspot.com
Tempestade Muifa poderá atingir a região sul de Okinawa neste domingo.
Tufão nª 12, Muifa, se aproxima das ilhas ao sul de Okinawa neste domingo, 11 de setembro, trazendo ventos fortes e mar agitado. Foto: NHK News.

As autoridades japonesas estão pedindo à população de Okinawa que antecipe os preparativos para o tufão. O impacto da tempestade sobre as ilhas okinawanas pode ser muito forte.

De acordo com a AMJ, o tufão Muifa estava se movendo no sentido noroeste, sobre as águas da região sul de Okinawa. Ao meio-dia de sábado, a velocidade de deslocamento de Muifa era de 20 km/h.

Segundo informações meteorológicas, Muifa se deslocava com uma pressão atmosférica central de 975 hectopascais. A velocidade dos ventos era de aproximadamente 126 km/h e as rajadas de vento atingiam cerca de 180 km/h.

O tufão deve continuar se desenvolvendo no sentido norte, até se aproximar de outras ilhas de Okinawa entre domingo e quarta-feira.

Além das ilhas Sakishima, a região das ilhas Yaeyama pode ter ventos de 108~144 km/h e rajadas de vento de 144~216 km/h. Esses ventos são fortes o suficiente para derrubar árvores e postes de eletricidade.

O mar da região das ilhas Yaeyama pode ficar extremamente agitado na segunda-feira, 12 de setembro. As ondas do mar podem atingir até nove metros de altura. 

A velocidade do tufão Muifa pode começar a desacelerar na segunda-feira, informou a AMJ.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.