Funeral de Estado do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe é realizado com pompa e protestos.
Tóquio - Nesta terça-feira, 27 de setembro, o falecido ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, foi homenageado com muita pompa durante seu funeral de estado, realizado no centro de Tóquio.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Cerimônia do funeral de estado para o falecido ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, realizado nesta terça-feira em Tóquio. Foto: NHK News. |
Vários chefes de estados, de diferentes países, estiveram presentes na cerimônia. Do lado de fora, milhares de pessoas protestaram contra a homenagem para Shinzo Abe.
O funeral de estado começou com a viúva do ex-primeiro-ministro, Akie Abe, levando a urna com as cinzas de seu marido na entrada do ginásio Budokan de Tóquio. Nesse momento, a Força de Autodefesa do Japão homenageou o ex-premiê com uma salva de 19 tiros.
Membros da família imperial e legisladores de todo o Japão se reuniram na cerimônia para as últimas homenagens. Durante um vídeo de memórias, a voz de Shinzo Abe ecoou por toda a arena, com o falecido político dizendo os pontos fortes de sua nação e suas esperanças para o futuro.
O atual primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, expressou suas condolências, dizendo: "Shinzo Abe trabalhou mais do que qualquer outra pessoa, para construir e manter a paz no Japão e do mundo todo. Ele também lutou para manter a ordem internacional que valorizasse a liberdade, a democracia, os direitos humanos e o Estado de direito".
Em seguida, o ex-primeiro-ministro Yoshihide Suga fez um discurso emocionado a Shinzo Abe: "Você estava determinado a fazer do Japão um país que pudesse contribuir para o mundo. Você estava sempre comprometido com seus ideais e sempre tomando muitas decisões todos os dias. Apesar de tantas coisas em seu dia a dia, você sempre procurava manter um sorriso em seu rosto". Suga e Abe trabalharam juntos por muitos anos e eram muito amigos.
Depois dos discursos, centenas de autoridades estrangeiras prestaram suas homenagens com flores, colocadas sobre o altar do funeral.
A segurança foi extremamente reforçada ao redor do ginásio Budokan, assim como para todos os convidados VIPs do funeral.
Do lado oposto, o funeral de estado também atraiu muitos protestos no Japão. Em Tóquio, uma grande manifestação começou no período da tarde, a cerca de 3 km de distância do local da cerimônia. Organizadores do protesto disseram que cerca de 15.000 pessoas participaram do movimento, incluindo legisladores de partidos da oposição.
Muitos participantes do protesto disseram que o funeral de estado foi decidido sem uma justificativa adequada. O governo deveria ter explicado melhor as razões da realização da cerimônia para o povo do Japão. Outros consideraram inapropriado pagar todo o custo do evento com o dinheiro público.
Em uma pesquisa da NHK, mais da metade dos entrevistados não aprovou a realização do funeral de estado. Em relação à explicação do governo, 72% dos entrevistados consideraram as respostas dos governantes insuficientes para a realização da cerimônia.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário