segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Muita chuva e ventos fortes.

Tufão Nanmadol move-se para o norte do Japão, depois de atingir a província de Kagoshima.


Tóquio - Na noite deste domingo, 18 de setembro, o tufão Nanmadol atingiu a região sul da província de Kagoshima. Há um risco crescente de desastres em grande escala na região de Kyushu. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Tufão Nanmadol move-se para o norte do Japão, depois de atingir a província de Kagoshima.
Tufão Nanmadol atinge a província de Kagoshima neste domingo, 18 de setembro. A AMJ alertou a população local para ficar em alerta máximo, devido aos ventos fortes e a grande quantidade de chuva na região. Foto: NHK News.

A população de Kyushu deve ficar em alerta máximo, entre os dias 18 e 19. Ventos fortes, grandes ondas do mar e tempestade foram alertados um dia antes para a província de Kagoshima, pela Agência Meteorológica do Japão (AMJ).

Na tarde de domingo, autoridades locais da província de Miyazaki emitiram alertas de emergência para chuvas fortes na região. A população de Miyazaki foi aconselhada a se refugiar em áreas mais altas ou se proteger em edifícios resistentes a inundação e ventos fortes.

Alguns estragos foram registrados em Kyushu. Outdoors e placas de sinalização foram derrubados pelo tufão. Na cidade de Kagoshima, um grande guindaste de construção foi danificado com a força dos ventos. A velocidade dos ventos chegou a atingir 155 km/h nessa região.

Desde sábado, mais de 500 milímetros de chuva caíram na cidade de Misato, em Miyazaki. Essa grande quantidade de chuva é mais do que a média para todo o mês de setembro na província.

O tufão também provocou apagões em partes da região de Kyushu, deixando mais de 140.000 residências sem energia elétrica.

As principais operadoras de telefonia móvel do Japão, KDDI e Softbank, informaram que a tempestade está causando interrupções na rede, em algumas partes das províncias de Kagoshima e Miyazaki.

O transporte público está sofrendo grandes interrupções. Os voos dos aeroportos e os serviços de shinkansen estão amplamente suspensos na segunda-feira (em todo o país). Na estação de trem de Hiroshima, muitas pessoas fizeram fila para comprar passagens de trem (viagens com antecedência), antes que os serviços ferroviários fossem suspensos.

Autoridades de Kyushu alertaram os moradores para tomar cuidado com rios, deslizamentos de terra e inundações em áreas baixas. Ordens de evacuação foram emitidos para uma grande quantidade de pessoas, pedindo para a população se abrigar, com antecedência, em locais seguros.

Cerca de 1.962.000 pessoas foram obrigadas a evacuar em cidades como Kagoshima, Miyazaki e Amakusa.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário