A rainha do Reino Unido, monarca mais longeva da história do país, morre aos 96 anos.
Londres - A rainha Elizabeth II, monarca que ficou por 70 anos no trono britânico, faleceu nesta quinta-feira, 8 de setembro, aos 96 anos. Por sua decisão, ela permaneceu seus últimos dias de vida em sua propriedade na Escócia, no castelo de Balmoral. Esse era o seu lugar favorito por onde passava suas férias de verão.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Rainha Elizabeth II faleceu nesta quinta-feira, 8 de setembro, aos 96 anos de idade. Foto: Getty Images. |
Quando ficaram sabendo da piora da saúde de Elizabeth II, os membros da família real britânica correram para estar ao lado da rainha, em seus últimos momentos de vida.
O filho mais velho da monarca, o príncipe Charles (73 anos), fez uma declaração pública após a morte de sua mãe: "Um momento de maior tristeza para mim e de todos os membros de minha família. Sei que sua perda será profundamente sentida em todo o Reino Unido, e por inúmeras pessoas ao redor do mundo".
A nova primeira-ministra britânica, Liz Truss, nomeada para o cargo apenas dois dias antes da morte da rainha, declarou que Elizabeth II era a rocha em que a Grã-Bretanha moderna foi construída quando o país estava devastado pela guerra.
Após as notícias sobre a morte de Elizabeth II serem veiculadas pela imprensa, multidões se reuniram do lado de fora do Palácio de Buckingham. Algumas pessoas começaram a chorar, quando autoridades da realeza levaram um aviso nos portões do palácio, confirmando o falecimento da monarca.
Desde o dia 6 de fevereiro de 1952, até o dia de sua morte, que Elizabeth II permaneceu no poder do Reino Unido. Ela viu seu país ser reconstruído após a Segunda Guerra Mundial. No seu reinado, ela conheceu os 15 primeiros-ministros britânicos que passaram pelo parlamento britânico, de Winston Churchill a Liz Truss. Antes de ser rainha, aos 21 anos, ela prometeu ao povo britânico e da Commomwealth (comunidade britânica de nações ou ex-colônias) que toda a sua vida, sendo longa ou curta, seria dedicada ao serviço para seu povo. Foi uma promessa que a rainha manteve por mais de sete décadas.
Durante os 70 anos de seu reinado, Elizabeth II permaneceu firmemente no controle da monarquia britânica (e no centro das atenções do público) quando a Grã-Bretanha celebrou o Jubileu de Platina da monarca, em junho deste ano. Nesse mesmo mês, a rainha Elizabeth se tornou a segunda monarca do mundo com o reinado mais longo da história. Ela só perde para o rei francês Luís XIV, do século 17, que assumiu o trono aos 4 anos de idade.
Nos últimos meses, a rainha teve poucas aparições públicas. A idade avançada e a fragilidade de sua saúde reduziram seus compromissos como monarca. Em abril de 2021, a realeza precisou de uma bengala para acompanhar o funeral de seu marido Philip, morto aos 99 anos.
E assim, Elizabeth Alexandra Mary Windsor, filha do rei George VI (1895-1952), rainha do Reino Unido aos 25 anos de idade em 1952, deixa 4 filhos (príncipe Charles, princesa Anne, príncipe Andrew e príncipe Edward). Além dos filhos, ela também deixa 8 netos e 12 bisnetos.
Com a morte da rainha, o príncipe Charles se torna o rei do Reino Unido, com o título de rei Charles III, ou Carlos III. A atual esposa de Charles, Camilla (duquesa da Cornualha), será conhecida como a Rainha Consorte.
Fontes: The Mainichi / Wikipédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário