quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Agora não pode entrar sem visto.

Rússia cancela visitas sem visto para ex-residentes japoneses que viveram nas ilhas Curilas.


Tóquio - Na última segunda-feira, a Rússia anunciou o fim dos acordos bilaterais que mantinha com o Japão por vários anos. Esses acordos permitiam que ex-residentes japoneses visitassem quatro ilhas controladas pelo governo russo, sem a necessidade de visto.

www.nikkeyon.blogspot.com
Rússia cancela visitas sem visto para ex-residentes japoneses que viveram nas ilhas Curilas.
O governo russo suspendeu a visita, sem necessidade de visto, de ex-moradores japoneses que viveram nas ilhas Curilas. Foto: NHK News.

A região controlada pela Rússia, que o Japão reivindica como sua, é chamada de "ilhas Curilas" ou "Território do Norte" (nome dado pelo Japão). Segundo o governo japonês, as ilhas foram ocupadas ilegalmente pelos russos, após o fim da Segunda Guerra Mundial.

O governo russo anunciou unilateralmente a rescisão dos acordos bilaterais, que mantinha com o Japão, no dia 5 de setembro. O Kremlin ordenou que seu Ministério das Relações Exteriores notificasse o governo japonês. Acredita-se que a medida russa foi tomada em retaliação as sanções, que o Japão implementou contra a Rússia, após sua invasão na Ucrânia.

Em 1991, Japão e Rússia assinaram um acordo bilateral, conhecido como programa de intercâmbio das quatro ilhas. Através desse documento, o governo russo permitiu visitas isentas de vistos para ex-residentes japoneses, promovendo o intercâmbio entre os antigos residentes e atuais residentes das ilhas Curilas.

No ano de 1999, um acordo adicional entre os dois países foi feito, permitindo que ex-moradores japoneses e suas famílias visitassem as ilhas Curilas, sem a necessidade de visto para todos membros. Durante esses 30 anos de acordos, cerca de 30.000 pessoas, entre japoneses e russos, participaram das trocas de experiências.

Em março deste ano, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia informou que o governo russo cancelaria as visitas sem vistos de japoneses nas ilhas. O ministério russo também disse que a Rússia suspenderia as negociações do tratado de paz com o Japão, em respostas às sanções japonesas.

As autoridades russas disseram que toda a responsabilidade, da retaliação da Rússia, era do próprio governo japonês. Desde o início da guerra na Ucrânia, o Japão tinha adotado uma postura anti-Rússia. Assim, o Japão simplesmente decidiu impor sanções contra a Rússia por causa da guerra, acompanhando as decisões dos outros países membros do G7. 


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário