terça-feira, 13 de setembro de 2022

Cadê as lojas do aeroporto?

Aeroporto de Narita está com poucas lojas para atender os turistas que voltam ao Japão.


Tóquio - Agora que os controles de fronteiras do Japão estão sendo aliviados pelo governo, o número de pessoas que passa pelo aeroporto internacional de Narita está aumentando.

www.nikkeyon.blogspot.com
Aeroporto de Narita está com poucas lojas para atender os turistas que voltam ao Japão.
Os viajantes que chegam ao aeroporto internacional de Narita têm deparado com uma nova realidade em seus corredores: lojas fechadas durante a crise do coronavírus, e outras que fecharam recentemente, deixando o ambiente de comércio totalmente vazio. Foto: NHK News. 

Entretanto, os turistas do exterior têm se deparado com uma nova realidade assim que chegam ao Japão: algumas lojas (as duty free shops ou free shops) e restaurantes, que atuavam dentro do aeroporto de Narita, foram obrigadas a encerrar suas atividades comerciais por causa da crise do coronavírus.

A operadora de Narita, que administra o aeroporto, informou que tinha mais de 460 lojas em funcionamento, isso antes da pandemia começar. Durante a crise da COVID-19, quase 20% das lojas encerraram suas operações dentro do aeroporto. Recentemente, em 3 de setembro deste ano, aproximadamente 40% de outra parte dos lojistas também suspenderam suas operações comerciais no mesmo aeroporto.

Até 2019, cerca de 18 milhões de turistas estrangeiros, tanto de chegada como de partida, passavam pelo aeroporto de Narita todos os anos. Entre os anos 2020 e 2021, o número de turistas vindos do exterior foi muito baixo no Japão, devido ao controle rígido das fronteiras japonesas no combate ao coronavírus. A partir da semana passada, o governo japonês autorizou o novo limite diário de entrada de viajantes que entram no país: até 50.000 pessoas. 

Tatsuya Onodera, gerente de um restaurante de sushi dentro do aeroporto de Narita, disse que continua trabalhando para manter a loja aberta. No entanto, se o número de turistas estrangeiros continuar no limite de até 50.000 de pessoas por dia nos aeroportos japoneses, será muito difícil manter o negócio aberto por muito tempo.

Para continuar com o comércio funcionando, a operadora que administra o aeroporto de Narita vem oferecendo descontos no valor do aluguel para os lojistas. Muitas medidas de apoio têm sido usadas para tentar convencer os empresários a manterem, ou reabrirem, suas lojas dentro do aeroporto.


Fonte: NHK News.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário