terça-feira, 21 de março de 2023

Contendo a turbulência financeira mundial.

Principais bancos centrais concordam em aumentar a liquidez global por dólares.


Tóquio - Seis grandes bancos centrais do mundo (Federal Reserve dos EUA, Banco Central Europeu, Banco do Japão, Banco do Canadá, Banco da Inglaterra e Banco Nacional Suíço) anunciaram um movimento coordenado para injetar mais dólares no sistema financeiro mundial.

www.nikkeyon.blogspot.com
Principais bancos centrais concordam em aumentar a liquidez global por dólares.
A partir desta segunda-feira, 20 de março, os principais bancos centrais do mundo decidiram aumentar, conjuntamente, a liquidez global por dólares. A decisão foi tomada para conter a turbulência dos mercados financeiros de vários países. Foto: NHK News.

A decisão foi tomada após o colapso financeiro de dois bancos americanos (Silicon Valley Bank e Signature Bank) e uma operação de emergência para salvar o banco suíço Credit Suisse. No domingo, 19 de março, foi anunciado a compra do Credit Suisse Group pelo, também suíço e maior banco do país, o UBS Group.

Os bancos centrais envolvidos informaram que irão aumentar a frequência de inserção de dólares, mudando de semanal para movimentos diários. As operações diárias começaram nesta segunda-feira, 20 de março, e vai se estender até o final do mês de abril.

O objetivo dessa decisão é aumentar a eficácia das linhas de swap de liquidez em dólar e conter a turbulência mundial do mercado financeiro. Espera-se que a demanda pelo dólar americano aumente entre os investidores de todos os países.

Uma linha de swap de dólar é um acordo em que o Federal Reserve dos EUA (Banco Central Americano) fornece dólares a outros bancos centrais do mundo, em troca das moedas nacionais dessas instituições.

As instituições financeiras chamam as linhas de swap de "um importante suporte de liquidez para aliviar as tensões dos mercados globais de financiamento". E elas também ajudam "a mitigar os efeitos de tais tensões na oferta de crédito para famílias e empresas".

A primeira injeção conjunta de dólares, pelos principais bancos centrais do mundo, ocorreu em meio à crise financeira global de 2008. Em março de 2020, os bancos mundiais fizeram um movimento semelhante, quando a disseminação do coronavírus colocou os mercados financeiros no limite, apavorando os investidores.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário