Arquiteto japonês está desenvolvendo habitações temporárias para ajudar a Turquia.
Tóquio - No mês de fevereiro, um terrível terremoto devastou as regiões da Turquia e Síria, causando um sério problema habitacional nas cidades afetadas. A população turca foi a mais afetada com a destruição de casas e edifícios residenciais, deixando muitas pessoas vivendo nas ruas em barracas improvisadas.
www.nikkeyon.blogspot.com
Pensando nesse problema, o experiente arquiteto japonês Shigeru Ban está desenvolvendo um trabalho com os estudantes da Shibaura Institute of Technology, em Tóquio. Eles estão criando alguns protótipos de habitações temporárias, usando tubos de papelão e painéis de madeira compensada. Os materiais utilizados na construção são facilmente encontrados na Turquia. As pequenas moradias podem ser facilmente montadas em qualquer região turca afetada pelo terremoto.
Após o desenvolvimento do projeto final, Ban quer começar a instalação das moradias temporárias no mês de maio, com a ajuda dos turcos que ele conhece por lá. Em 1999, o arquiteto japonês já esteve ajudando as pessoas da Turquia, quando um grande terremoto atingiu a região oeste do país.
Ban disse que projetou as moradias temporárias pensando no aprimoramento do isolamento (acústico e térmico) e na durabilidade. Sem saber quando a população vai reconstruir suas casas, o arquiteto deseja que as habitações, desenvolvidas pela equipe da Shibaura, sejam resistentes a longo prazo.
"Muitas pessoas perderam suas casas. Mesmo com os terremotos secundários ainda aterrorizando os turcos, a população sem casa deseja, o quanto antes, um lugar que possa dormir e ter privacidade. As moradias de papelão e madeira são seguras. Qualquer terremoto forte que as danifiquem, não machucarão as pessoas que estiverem dentro da habitação porque são feitas de materiais leves", explicou Ban.
Cerca de 230.000 edifícios foram fortemente danificados/destruídos pelos recentes terremotos na Turquia.
Reconhecido pelo seu trabalho no mundo todo, Shigeru Ban é chamado de "arquiteto do tubo de papelão em ação". Ele consegue desenvolver diferentes projetos de construção, utilizando materiais exclusivos. Além disso, ele é muito conhecido por seus esforços de socorro, ajudando pessoas de vários países em áreas atingidas por desastres naturais.
Em 2014, Ban ganhou o Prêmio Pritzker de Arquitetura, um dos maiores prêmios internacionais da área.
Fontes: NHK News / Wikipédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário