segunda-feira, 22 de maio de 2023

Encerramento da cúpula em Hiroshima.

Primeiro-ministro do Japão apresenta o resultado da cúpula do G7.


Hiroshima - A cúpula do G7 foi encerrada neste domingo, 21 de maio, onde vários líderes mundiais estiveram presentes na cidade de Hiroshima, discutindo formas para alcançar a paz mundial. O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, finalizou a cúpula dando o balanço geral dos três dias do evento.

www.nikkeyon.blogspot.com
Primeiro-ministro do Japão apresenta o resultado da cúpula do G7.
A cúpula do G7 terminou neste domingo, 21 de maio, na cidade de Hiroshima. No encerramento, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, falou sobre o resultado dos três dias do evento. Foto: NHK News.

Kishida elogiou a importância da reunião, realizada em uma cidade onde sofreu o primeiro bombardeio atômico do mundo. 

"Reafirmamos que não há vencedores em uma guerra nuclear. Uma guerra nuclear nunca deve ser travada. Sinto um significado histórico nesta cúpula. Os líderes do G7 presenciaram a declaração de um sobrevivente da explosão atômica. Através do sobrevivente, ouviu-se o relato real do que aconteceu em Hiroshima. Refletindo sobre os horrores de uma devastação nuclear, nós esperamos que a paz seja retomada mundialmente", declarou Kishida.

O primeiro-ministro japonês enfatizou que qualquer tentativa de mudar o mundo, usando a força, não será tolerada. Ele afirmou que o G7 estará trabalhando para trazer uma paz justa e duradoura na Ucrânia, o mais rápido possível.

"Sinto que foi significativo a presença do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, no Japão. Durante a cúpula, uma solidariedade inabalável foi mostrada entre o G7 e a Ucrânia. Confirmou-se a importância de uma ordem internacional livre e aberta, baseada no estado de direito. Demonstramos fortemente, para o mundo, que renovamos nosso compromisso de proteger a Ucrânia", disse Kishida.

"À medida que a invasão da Rússia se arrasta, a economia global enfrenta sérios desafios: como inflação, escassez de alimentos e falta de energia. O G7 irá liderar os esforços para alcançar o crescimento sustentável. Além disso, iremos trabalhar com outras nações para aumentar a resiliência econômica e a segurança internacional, fortalecendo as cadeias de suprimentos e a infraestrutura", observou Kishida.

Os líderes do G7 disseram a Zelenskyy que eles fornecerão, à Ucrânia, toda a ajuda financeira e militar necessária. O presidente ucraniano expressou gratidão pelo apoio oferecido do G7.

Ainda no domingo, Zelenskyy se encontrou com o presidente dos EUA, Joe Biden. O presidente americano aproveitou a ocasião para anunciar um novo pacote de ajuda militar, como munição, artilharia e veículos blindados. O presidente ucraniano agradeceu Biden, dizendo que aprecia muito o apoio dos EUA. 


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário