Cinco peruanos são presos por refino de drogas no Japão.
Tóquio - O Departamento de Polícia Metropolitana de Tóquio (MPD) anunciou nesta sexta-feira, 12 de maio, que um grupo de peruanos foi preso por ter um laboratório de refino de cocaína dentro de casa, em território japonês.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Sede do Departamento de Polícia Metropolitana (MPD), em Tóquio. Foto: The Mainichi. |
A divisão de narcóticos e armas de fogo do MPD prendeu cinco peruanos, moradores da cidade de Ritto, província de Shiga. Dois integrantes são considerados os principais "cabeças" do grupo: Johan Joe Cortijo Berru (48 anos) e Jorge Antonio Shimokawa Rodriguez (44 anos).
Os acusados foram presos por produzir cerca de 847 gramas de pó de cocaína, droga avaliada em aproximadamente 20 milhões de ienes (US$ 148.000). O caso ocorreu em 27 de outubro de 2022, mas a reportagem não diz se o grupo esteve foragido desde então. A polícia não divulgou se o grupo admitiu as acusações contra eles.
De acordo com o MPD, Johan Berru está envolvido com um cartel de drogas do México. Acredita-se que ele seja o principal líder do grupo peruano.
Na casa de Jorge Rodriguez havia um laboratório de refino de cocaína. No local, a polícia japonesa encontrou um moinho e produtos químicos para a produção de cocaína (ácido clorídrico e acetona).
Agora, os investigadores estão procurando os possíveis clientes do Japão, compradores da droga fabricada pelo grupo de peruanos.
Fonte: The Mainichi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário