Koji Yakusho ganha o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes 2023.
Cannes - No sábado, 27 de maio, o japonês Koji Yakusho foi laureado com o prêmio de melhor ator no Festival Internacional de Cinema de Cannes, por seu papel no filme "Perfect Days" (Dias Perfeitos), do diretor Wim Wenders.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
O japonês Koji Yakusho posa para fotos com o prêmio de melhor ator do Festival de Cannes, pela atuação no filme "Perfect Days", de Wim Wenders. Foto: Kyodo News. |
Yakusho, de 67 anos, tornou-se o segundo ator japonês a ganhar o prêmio de Cannes. Em 2004, o primeiro ator japonês a ser premiado em Cannes foi Yuya Yagira, com apenas 14 anos, por sua atuação em "Nobody Knows" (Ninguém Pode Saber).
Em "Perfect Days", Yakusho interpreta Hirayama, um homem simples que leva a vida limpando banheiros em Tóquio. Fora do trabalho, o personagem passa o tempo ouvindo músicas e lendo livros. Através de alguns encontros inesperados, a história vai revelando, aos poucos, o passado do protagonista do filme.
Durante a cerimônia de premiação de sábado, Yakusho agradeceu a Wenders, e outros que trabalharam no filme, por fazer de Hirayama um personagem fascinante.
Koji Yakusho, nascido em Nagasaki, alcançou a fama internacional em 1996, ao interpretar um homem de negócios que aprende dança de salão, em "Shaw We Dance?" (Dança Comigo?). Ele já atuou em filme hollywoodianos, como em "Memórias de uma Gueixa", dirigido por Rob Marshal (2005), e em "Babel", do diretor Alejandro Gonzalez Inarritu (2006).
Além de Yakusho, um outro japonês também foi premiado, no mesmo dia, em Cannes. Yuji Sakamoto levou o prêmio de melhor roteiro por "Monster", filme dirigido por Hirokazu Koreeda.
O prêmio máximo do Festival de Cannes, a Palma de Ouro, foi para o filme francês "Anatomy of a Fall" (Anatomia de uma Queda), dirigido por Justine Triet.
Fontes: The Mainichi / NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário