quarta-feira, 24 de maio de 2023

Coréia do Sul preocupada com a radiação.

Especialistas sul-coreanos visitam a usina nuclear de Fukushima.


Tóquio - No domingo, 21 de maio, uma equipe de especialistas sul-coreanos chegou ao Japão, para a seguinte missão: inspecionar a usina nuclear de Fukushima Daiichi. Os especialistas da Coréia do Sul estão avaliando a segurança do plano do Japão, que é a liberação da água tratada da usina nuclear no Oceano Pacífico.

www.nikkeyon.blogspot.com
Especialistas sul-coreanos visitam a usina nuclear de Fukushima.
Uma equipe de especialistas da Coréia do Sul visita a usina nuclear de Fukushima Daiichi, para avaliar a segurança da água tratada e estocada no local. Foto: NHK News.

A delegação é composta por 30 membros aproximadamente. Também está incluído altos funcionários da Comissão de Segurança e Proteção Nuclear da Coréia do Sul e especialistas em meio ambiente marinho.

De acordo com a agenda, a equipe irá inspecionar o local do armazenamento, da água tratada da usina, na terça e quarta-feira (23 e 24 de maio). Nos mesmos dias, eles verificarão os resultados das análises de laboratório e a construção das instalações para a liberação da água tratada no oceano.

A operadora da usina de Fukushima, a Tokyo Electric Power Company (TEPCO), está se preparando para começar a liberar água tratada, por volta de julho ou agosto deste ano.

A água tratada da usina de Fukushima será diluída primeiramente com água não-contaminada, reduzindo os níveis de trítio radioativo para cerca de 1/7. A equipe japonesa, que trata a água da usina antes de lançá-la no oceano, segue os padrões de segurança da  Organização Mundial da Saúde para água potável.

Os especialistas sul-coreanos só conseguiram a autorização do governo japonês, após um acordo ser feito em uma reunião de cúpula entre os dois países, realizado no dia 7 de maio. Os sul-coreanos ficarão no Japão até sexta-feira, 26 de maio.

Na segunda-feira, 22 de maio, funcionários japoneses de governo (do Ministério da Economia, Comércio e Indústria e do Ministério das Relações Exteriores) e funcionários da própria TEPCO, informaram a equipe sul-coreana sobre o andamento do plano de liberação da água tratada da usina no oceano.

O governo do Japão pretende obter o entendimento do governo da Coréia do Sul, dissipando qualquer preocupação (sobre a radiação na água) por meio da visita da delegação sul-coreana em Fukushima. Além disso, o Japão, com a visita dos especialistas sul-coreanos, quer uma avaliação positiva de segurança pela Agência Internacional de Energia Atômica.

O governo da Coréia do Sul informou que o objetivo da visita em Fukushima Daiichi é verificar meticulosamente os efeitos da liberação da água usina no oceano. As autoridades sul-coreanas estão preocupadas com uma possível contaminação radioativa, na água e nos produtos marinhos da Coréia do Sul, e estudam a implementação de medidas necessárias em caso de poluição nuclear.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário