Presidente da Ucrânia chega ao Japão para participar da cúpula do G7.
Hiroshima - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, chegou a Hiroshima na tarde deste sábado, 20 de maio, para participar da reunião de cúpula do G7. Esta é sua primeira viagem à Ásia, desde que a invasão da Rússia na Ucrânia começou, em fevereiro de 2022.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, chegou a Hiroshima na tarde deste sábado, 20 de maio. Zelenskyy é convidado especial da cúpula do G7 no Japão. Foto: NHK News. |
O governo do Japão informou que Zelenskyy se reunirá com os líderes do G7 (Japão, Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Canadá e Itália), em duas sessões no domingo, 21 de maio. No primeiro encontro, os líderes estarão conversando diretamente sobre a guerra na Ucrânia. Na segunda sessão, será discutido a paz e a estabilidade global, incluindo líderes não pertencentes do G7. Além do presidente da Ucrânia, estarão presentes os líderes da Índia, Brasil, Coréia do Sul e Indonésia.
Depois de chegar ao Japão, Zelenskyy postou uma mensagem nas redes sociais dizendo: "Japão, G7. Reuniões importantes com parceiros e amigos da Ucrânia. Segurança e cooperação aprimorada para nossa vitória. A paz ficará mais próxima a partir de hoje".
Além de se encontrar com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, Zelenskyy também se encontrará com o presidente dos EUA, Joe Biden, segundo as informações do governo da Ucrânia.
Domingo será o dia mais importante da cúpula. Todos os líderes convidados, e outros representantes, estarão reunidos com os chefes de estados do G7.
"Estou muito feliz em receber as pessoas de países parceiros e das organizações internacionais em Hiroshima. Nesta reunião de cúpula, quero discutir as formas como poderemos resolver, junto com outros líderes, as crises complexas que o mundo enfrenta", disse Kishida.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário