Mulher é presa ao dizer, na rede social, que iria lançar gás sarin numa estação de trem no Japão.
Chiba - No domingo, 30 de abril, uma mulher foi presa pela polícia de Chiba, por escrever uma ameaça de ataque no Twitter. Ela informou, aos usuários do microblog, que iria espalhar gás sarin numa estação de trem.
www.nikkeyon.blogspot.com
Miyuki Yamamoto, de 25 anos, foi presa na cidade de Funabashi, província de Chiba, por suspeita de obstrução fraudulenta de negócios. A mulher teria admitido, para a polícia, as acusações contra ela.
Por volta das 11h25 do dia 30 de abril, Yamamoto postou um tweet no microblog com a seguinte mensagem ameaçadora: "Hoje, exatamente às 13 horas, vou espalhar gás sarin dentro da estação de trem de Funabashi. Eu sou Shoko Asahara da era Reiwa".
Para quem não está lembrado, Shoko Asahara foi o fundador do culto apocalíptico AUM Shinrikyo. O líder e alguns membros da seita foram os responsáveis pelo ataque do metrô de Tóquio, com gás sarin, em 20 de março de 1995. O ataque deixou 13 pessoas mortas (uma morte depois de 14 anos do ataque) e feriu 5.500 pessoas, em vários graus de intoxicação pelo gás venenoso. Em julho de 2018, Asahara e outros 12 cultistas de AUM foram executados por enforcamento pela justiça japonesa, depois de um longo processo para achar todos os envolvidos do ataque.
De acordo com a delegacia de Funabashi (e outras fontes), dezenas de denúncias foram recebidas pela polícia, depois que várias pessoas leram uma mensagem ameaçadora no Twitter. Os policiais verificaram a área ao redor da estação de trem, mas não encontraram nada suspeito. Assim que foi encontrada, Yamamoto também foi acusada de obstruir as operações da delegacia de polícia de Funabashi, forçando vários policiais a permanecerem vigilantes na região do suposto ataque.
Segundo a reportagem, Miyuki Yamamoto foi uma candidata política malsucedida para a assembléia da cidade de Chiba, na eleição suplementar para o Parlamento do Japão, ocorrido no dia 23 de abril.
A polícia continua investigando o caso, verificando se o fracasso nas eleições tem alguma relação para a mensagem ameaçadora de Yamamoto na rede social.
Fontes: The Mainichi / Wikipédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário