Dois fortes tremores de terra atingem a província de Ishikawa.
Tóquio - Na tarde de sexta-feira, 5 de maio, um terremoto (magnitude 6.5) atingiu a província de Ishikawa. Logo depois, um segundo terremoto sacudiu a mesma região, durante o período da noite. Até o momento, uma pessoa morreu e 12 ficaram feridas.
www.nikkeyon.blogspot.com
O primeiro terremoto ocorreu às 14h42, segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA). O epicentro do tremor foi na ponta da Península de Noto, sacudindo principalmente as cidades de Noto e Suzu. Esse foi o maior abalo sísmico entre uma série de terremotos já atingidos na região de Noto, desde dezembro de 2020.
Nenhum alerta de tsunami foi emitido. Entretanto, uma mudança, de aproximadamente 10 centímetros, foi detectada no nível do mar na província de Ishikawa, disse a JMA.
Segundo as autoridades locais, um homem caiu de uma escada na cidade de Suzu, incidente que o levou a morte. Dois prédios desabaram na mesma cidade, podendo haver pessoas presas por baixo dos escombros. Templos, casas, muros e lojas tiveram alguns danos. Deslizamento de terra nas encostas de Ishikawa também foi registrado pela JMA.
Por volta das 21h58 do mesmo dia, um outro terremoto (magnitude 5.8) atingiu novamente a província de Ishikawa. Não há relatos de mortos, feridos ou novos danos, até o momento que terminei este post.
Toshihiro Shimoyama, funcionário da JMA, pediu cuidado para a população: "Por favor, fique em alerta para um novo terremoto. Nos próximos 2 ou 3 dias, um abalo de intensidade alta, superior a magnitude 6, pode atingir a península de Noto de novo. Atividades sísmicas intermitentes têm ocorrido na área por mais de dois anos. Espera-se que os tremores continuem, então permaneça vigilantes".
Fontes: NHK News / Japan Today.
Nenhum comentário:
Postar um comentário