sexta-feira, 30 de junho de 2023

Estão estocando sal de cozinha!

Sul-coreanos estão comprando e estocando sal, antes que a água da usina nuclear de Fukushima seja despejada no mar.


Seul - Desde que o governo japonês decidiu que liberará a água estocada d usina nuclear de Fukushima no mar, os países vizinhos ao Japão ficaram seriamente preocupados com a decisão. Na Coréia do Sul, as pessoas estão desesperadas comprando e estocando sal de cozinha, com medo que no futuro o produto marinho fique contaminado com a radiação.

www.nikkeyon.blogspot.com
Sul-coreanos estão comprando e estocando sal, antes que a água da usina nuclear de Fukushima seja despejada no mar.
Lee Young-min, e seus filhos, posam para fotos, ao lado dos estoques de sal comprados por ela. A liberação da água tratada no mar, da usina nuclear de Fukushima, aumentou a preocupação dos países vizinhos, em relação ao Japão, com o temor de contaminação radioativa na alimentação. Foto: Reuters.

A liberação da água tratada, que fica estocada em enormes tanques da usina nuclear de Fukushima, é esperada em breve, mas nenhuma data foi definida pelo governo japonês.

"Recentemente, eu consegui comprar 5 kg de sal. Eu nunca tinha comprado tanto sal antes, mas senti que precisava fazer alguma coisa para proteger minha família", disse Lee Young-min (38 anos), dona de casa e mãe de dois filhos.

"Como mãe criando dois filhos, não posso simplesmente sentar e não fazer nada. Quero alimentá-los com segurança", disse Lee.

O desespero, para estocar sal de cozinha em casa, contribuiu para um aumento de quase 27% no preço do produto na Coréia do Sul, entre abril e junho de 2023. Além disso, o governo sul-coreano afirma que o clima, e a menor produção de sal, também foram responsáveis para o encarecimento do produto no país.

Para normalizar o preço e evitar a falta do produto no mercado, o governo sul-coreano está liberando cerca de 50 toneladas métricas de sal por dia em seus estoques. "O sal está com um desconto de 20%, em relação ao preço de mercado. O desconto está garantido até 11 de julho", disse o vice-ministro das Pescas da Coréia do Sul, Song Sang-keun, na última quarta-feira.

As autoridade pesqueiras da Coréia do Sul informaram que ficaram atentos nas fazendas de sal do país, caso seja detectado radioatividade no produto. Para garantir mais segurança, os frutos do mar da província de Fukushima foram proibidos de serem comercializados no país sul-coreano.

Outro país vizinho, a China, também criticou o plano do Japão de liberar a água tratada de Fukushima no mar. O governo chinês acusa o governo japonês de falta de transparência. A China também disse que a atitude japonesa é uma ameaça ao ambiente marinho e à saúde das pessoas em todo o mundo.

O secretário-chefe do gabinete de governo japonês, Hirokazu Matsuno, disse na semana passada que o Japão estava vendo uma compreensão mundial crescente sobre o assunto (da liberação da água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar). Entretanto, isso não está sendo visto, de forma aparente, nos supermercados de Seul nesta semana.

"Vim comprar sal, mas não sobrou nenhum. Na última vez que vim aqui, também não consegui encontrar o produto", reclamou Kim Myung-ok (73 anos), ao lado das prateleiras de sal vazias no supermercado.

"A liberação da água de Fukushima no mar é preocupante. Estou velha e já vivi o suficiente, mas me preocupo com as crianças", disse Kim.


Fonte: Reuters.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Agência meteorológica do Japão alerta.

Fortes chuvas podem atingir várias regiões do Japão nesta quinta-feira.


Tóquio - Autoridades meteorológicas alertaram a população nesta quarta-feira, 28 de junho, sobre a possibilidade de fortes chuvas localizadas pelo Japão, nas próximas 12 horas.

www.nikkeyon.blogspot.com
Fortes chuvas podem atingir várias regiões do Japão nesta quinta-feira.
A agência meteorológica do Japão alerta a população sobre a possibilidade de fortes chuvas localizadas, entre as regiões oeste e nordeste do país. Foto: NHK News.

Uma massa de ar frio está sobre as regiões oeste e nordeste do país. As condições atmosféricas devem continuar instáveis até quinta-feira, 29 de junho.

Por volta das 16h desta quarta-feira, a cidade de Kamiichi, província de Toyama, chegou a cair cerca de 101 milímetros de chuva, durante um período de 1 hora. A linha Tateyama, uma ferrovia local da província, suspendeu parcialmente as operações dos trens, por causa da chuva e de um deslizamento de encosta.

A Chubu Electric Power Grid, companhia de eletricidade da região central do Japão,  informou que cerca de 2.050 residências ficaram sem energia elétrica, em dois municípios da província de Mie. A causa do blackout foi provocado por um raio.

Nas províncias de Saitama, Ibaraki e Gifu, houve relatos de tempestade de granizo. Já nas províncias de Toyama e Yamagata, os riscos de deslizamento de terra aumentou, devido às chuvas acumuladas nessas regiões.

Até esta quinta-feira, o clima está sujeito a mudanças repentinas em todo Japão. A população deve ficar em alerta para o risco de inundações, fortes correntezas em rios, relâmpagos, rajadas de vento e tempestade de granizo em suas áreas. 

A agência meteorológica está pedindo às pessoas que fiquem atentas às atualizações das condições do clima do Japão, mesmo que não esteja chovendo na região onde vivem.  


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 28 de junho de 2023

Confissão de Ichikawa.

Astro do kabuki admite ter ajudado no suicídio dos pais.


Tóquio - A polícia de Tóquio informou, esta semana, que o ator Ennosuke Ichikawa (47 anos) admitiu as suspeitas contra ele, sobre o suicídio de seus pais.

www.nikkeyon.blogspot.com
Astro do kabuki admite ter ajudado no suicídio dos pais.
Nesta semana, o ator Ennosuke Ichikawa confessou a polícia que ele ajudou no suicídio de seus pais. Ele foi preso nesta terça-feira, 27 de junho. Foto: NHK News.

De acordo com a investigação, o astro do kabuki confessou que ele e seus pais decidiram tirar suas próprias vidas juntos, devido a uma reportagem de uma revista semanal. Naqueles dias, a revista tinha publicado o envolvimento de Ennosuke em um escândalo.

O ator Ennosuke Ichikawa, cujo verdadeiro nome é Takahiko Kinoshi, foi preso pela polícia na terça-feira, 27 de junho. Ele é acusado de ajudar no suicídio seus pais, dando-lhes grandes quantidades de remédio para dormir.

No dia 18 de maio, Ichikawa, seu pai (76 anos) e sua mãe (75 anos) foram encontrados desacordados, em casa, pelo empresário da família.  O pai de Ennosuke, Danshiro Ichikawa, também era um ator de kabuki.

O ator e seus pais foram levados a um hospital da capital. A mãe foi confirmada morta pelos médicos. Já o pai, ele ainda chegou com vida no atendimento médico, mas acabou morrendo logo depois. No caso de Ennosuke, ele foi tratado pelos médicos e recebeu alta médica no dia seguinte.

A autópsia dos corpos do casal constatou morte por overdose de drogas psicotrópicas, ocorrido entre os dias 17 e 18 de maio. A mesma droga foi detectada nos exames médicos de Ennosuke, feitos no mesmo hospital.

Os três tomaram os remédios depois que a família conversou sobre morrer juntos. Tudo ocorreu por causa do envolvimento de Ennosuke em um escândalo publicado em uma revista japonesa. 

Segundo a reportagem, Ennosuke se envolveu em incidentes de assédio sexual e de poder, contra atores e os funcionários do teatro de kabuki. Por vergonha, os três decidiram se suicidar para honrar nome da família? Talvez sim...

O crítico de teatro, Iwao Kamimura, disse aos repórteres que a ausência de Ennosuke, no kabuki, teve um grande impacto nas artes. Entre os astros de sua geração, Ennosuke Ichikawa é um importante ator que atrai um grande público ao teatro. 

Kamimura também informou que o incidente pode afetar, temporariamente, as vendas de ingresso e a popularidade do kabuki no Japão.


Fontes: NHK News / Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 27 de junho de 2023

Aumenta a atividade vulcânica.

Kagoshima eleva o alerta, de erupção vulcânica, em uma ilha da província.


Fukuoka - Na segunda-feira, 26 de junho, as autoridades meteorológicas elevaram o alerta de erupção vulcânica para a ilha Kuchinoerabujima. A região vem sofrendo uma onda de terremotos vulcânicos nos últimos dias.

www.nikkeyon.blogspot.com
Kagoshima eleva o alerta, de erupção vulcânica, em uma ilha da província.
Ilha Kuchinoerabujima, na província de Kagoshima. A região vem sofrendo uma onda de terremotos vulcânicos nos últimos dias. Foto: Asahi Shimbun.

 A sede regional de Fukuoka (da agência meteorológica do Japão) elevou o alerta do nível 1 para o nível 2 (ninguém pode entrar na região ao redor da cratera).

A atividade vulcânica tem aumentado na ilha, com 100 terremotos vulcânicos centrados no Monte Shindake nos últimos 10 dias (desde 17 de junho).

Um alerta foi emitido para que o público da região, com a probabilidade de cinzas se espalharem ao redor da cratera do Monte Shindake, num raio de até 1 km.

Também foi exigido que as pessoas fiquem vigilantes com os fluxos piroclásticos do vulcão, cerca de 2 km a oeste da cratera.

Em 2015, uma erupção explosiva ocorreu em Kuchinoerabujima, forçando a evacuação temporária de todo povoado da ilha. 


Fonte: The Asahi Shimbun.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 26 de junho de 2023

Pânico no trem de Tóquio.

Passageiro, com uma faca, gera confusão dentro de um trem da linha Yamanote.


Tóquio - Neste domingo, 25 de junho, vários passageiros foram evacuadas de um trem às pressas, depois que um homem foi flagrado carregando uma faca. O incidente ocorreu no centro de Tóquio. Três pessoas ficaram feridas.

www.nikkeyon.blogspot.com
Passageiro, com uma faca, gera confusão dentro de um trem da linha Yamanote.
Passageiro, carregando uma faca, gerou pânico entre os passageiros que estavam em um vagão de trem da linha Yamanote, próximo da estação Shinjuku. No momento da evacuação, três pessoas se feriram. No final, tudo foi um mal-entendido. Foto: NHK News.

Por volta das 16h, a polícia de Tóquio recebeu uma chamada de emergência, informando que uma pessoa, com uma faca, estava dentro de um vagão de trem na linha Yamanote, estação Shinjuku. O homem da faca, que acredita-se ser estrangeiro, foi detido e encaminhado a uma delegacia.

De acordo com a polícia, o homem disse que é cozinheiro e, no momento do incidente, estava voltando do trabalho para casa. O cozinheiro estava usando apenas uma toalha para cobrir a faca durante o transporte. No momento em que o homem cochilou no trem, a faca simplesmente escapou de suas mãos e caiu no chão do vagão. Ao ver a faca, os passageiros entraram em pânico.

Um dos passageiros do vagão apertou o botão de emergência, pouco antes do trem chegar à estação de Shinjuku, segundo a East Japan Railway.

No momento do desespero para evacuar o vagão do trem, três pessoas caíram no chão e ficaram feridas, informou o corpo de bombeiros.

Por causa do incidente, os trens da linha Yamanote ficaram parados por cerca de 20 minutos. 


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 25 de junho de 2023

Ouro para o balé japonês.

Bailarinos japoneses ganham medalhas de ouro em competição nos EUA.


Jackson - Na sexta-feira, 23 de junho, dois japoneses ficaram em primeiro lugar na Competição Internacional de Balé dos EUA, evento realizado na cidade americana de Jackson, estado do Mississippi.

www.nikkeyon.blogspot.com
Bailarinos japoneses ganham medalhas de ouro em competição nos EUA.
Sayako Toku (direita) e Ryo Sasaki (esquerda) posam para uma foto, após eles ganharem medalha de ouro no concurso internacional de balé nos EUA. Foto: Kyodo News.

A bailarina Sayako Toku (21 anos, de Kobe) venceu na divisão feminina sênior. O outro competidor, o bailarino Ryo Sasaki (24 anos, de Osaka), venceu na divisão masculina sênior da competição.

Os dois bailarinos também ganharam o prêmio de melhor casal sênior, participando em dupla na competição. A USA International Ballet Competition (USAIBC) é uma das três maiores competições de balé do mundo, junto com a competição de Varna (na Bulgária), e a competição internacional de Moscou (na Rússia).

"Ganhar ouro foi uma surpresa. Estou muito grata às pessoas que me apoiaram", disse Toku após o anúncio dos vencedores.

O bailarino Sasaki também expressou sua alegria, dizendo: "Não posso acreditar nisso. Estou sem palavras".

A competição nos EUA foi realizada a partir de 10 de junho, com a participação de, aproximadamente, 100 dançarinos de 16 países.

O evento é realizado uma vez a cada quatro anos. No entanto, houve um ano que a competição foi adiada, devido aos impactos da pandemia do coronavírus no mundo.

Em 2018, um competidor japonês, Hyuma Kiyosawa, conquistou a medalha de prata da USAIBC, na categoria masculino júnior.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 24 de junho de 2023

Entrar na Tokyo Disney ficará mais caro.

Taxas de admissão dos parques temáticos da Disney, em Tóquio, ultrapassarão o valor dos 10.000 ienes.


Tóquio - Nesta sexta-feira, 23 de junho, a operadora da Tokyo Disneyland e Tokyo Disney Sea informou que aumentará as taxas de admissão desses parques a partir de outubro de 2023.

www.nikkeyon.blogspot.com
Taxas de admissão dos parques temáticos da Disney, em Tóquio, ultrapassarão o valor dos 10.000 ienes.
A partir de outubro de 2023, os parques temáticos da Disney em Tóquio terão reajustes nos valores das entradas, variando de 7.900 ienes, para 10.900 ienes (ingressos para adultos). Foto: Tokyo Disney Resort.

Pela primeira vez, o preço do bilhete (de um dia) ultrapassará os 10.000 ienes (US$ 70). Esse valor se refere à entrada em dias de pico.

Atualmente, as entradas (de um dia para os parques temáticos) têm valores que variam em quatro faixas de preços: de 7.900 ienes a 9.400 ienes. Esses valores são para adultos com 18 anos ou mais. Além disso, o preço depende do dia que a pessoa planeja visitar os parques e se há menores de idade acompanhando adultos.

Com o aumento, a operadora Oriental Land explicou que introduzirá novos preços variáveis, em seis níveis diferentes de valores para adultos: começando em 7.900 ienes e indo até 10.900 ienes.

A entrada para os visitantes com faixa de idade entre 12 e 17 anos, durante os dias mais movimentados, terá preço fixado em 9.000 ienes (aumento de 1.200 ienes). Entradas para crianças, com idade entre 4 anos e 11 anos, não terão reajustes nos preços, mantendo o atual valor de 5.600 ienes.

A Oriental Land implementou a tabela de preços variáveis, nos 2 parques da Disney, em março de 2021. A introdução dessa tabela é um esforço da operadora da Disney no Japão, para tentar reduzir o congestionamento de pessoas nos parques em dias de pico.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 23 de junho de 2023

Subindo o Fuji san.

Temporada de escalada do Monte Fuji se aproxima, com advertências das autoridades locais.


Kofu - O período de escalada do Monte Fuji está chegando! Para esta temporada, os governos locais estão preocupados com a segurança dos aventureiros, principalmente com as escaladas sem descanso nas trilhas da região do Fuji san.

www.nikkeyon.blogspot.com
Temporada de escalada do Monte Fuji se aproxima, com advertências das autoridades locais.
Alpinistas dão as boas-vindas ao nascer do sol no cume do Monte Fuji em 1 de julho de 2022. Foto: Kyodo News.

Neste ano, a temporada de escalada do Monte Fuji está programada para ocorrer entre 1ª de julho e 10 de setembro. Após o longo período de restrições por causa da pandemia, este será o primeiro ano livre de regras rígidas relacionada com a COVID-19. A maioria das cabanas, que fica a caminho do cume do Fuji-san, já está com as reservas esgotadas.

Com a temporada cheia de aventureiros na região do monte, as autoridades estão preocupadas com os alpinistas que não conseguiram reservar suas acomodações para descanso. O medo é que a muitas pessoas tentem varar a noite escalando o Fuji san, colocando suas vidas em perigo.

No início do mês de maio, início do agendamento das reservas, o telefone de uma pousada na montanha ficou tocando sem parar. Muitos turistas já estavam reservando suas acomodações para a escalada no verão. Na internet, o servidor da website da pousada acabou travando, devido ao tráfego intenso de usuários tentando fazer suas reservas.

Para evitar qualquer problema com a COVID-19, as pousadas estão reduzindo o limite de pessoas no estabelecimento, ficando entre 60% e 70%  da capacidade de hóspedes.

Outro fator que está fazendo as pessoas a se aventurarem no Monte Fuji em 2023: a comemoração do 10ª aniversário do registro do Fuji san como Patrimônio da Humanidade da UNESCO. 

Todos esses fatores citados estão provocando a seguinte preocupação entre as autoridades locais: turistas querendo escalar o Monte Fuji com muita pressa e sem descanso, o que eles chamam o problema de "bullet climbing". Com a intenção de ver o nascer do sol no cume do vulcão, muitas pessoas não se preocupam com a doença da altitude (falta de oxigênio no organismo), hipotermia, desgastes físicos, sono e possíveis escorregões (ou graves acidentes nas pedras) durante a dura caminhada nas trilhas. 

Tentando evitar tais incidentes, a província de Yamanashi decidiu encurtar as horas noturnas da estrada com pedágio da linha Fuji Subaru. Esse trecho conecta a 5ª estação da entrada de Yoshida e o sopé do monte, durante a temporada de escalada.

Outros municípios de Yamanashi, próximos do Monte Fuji, enviaram um pedido ao governo provincial para limitar o número de alpinistas durante essa temporada. No entanto, parece improvável que isso seja aceito, pois a posição do governo de Yamanashi  é a seguinte: "nós não podemos impor restrições".

Osamu Nakamura, chefe de um grupo de proprietários de cabanas no Monte Fuji, comentou sobre a questão: "Estou feliz que tantas pessoas queiram escalar o Fuji san. Mas se um acidente acontecer, será uma perda total. Queremos que as pessoas se divirtam dentro do razoável".

A polícia da província de Yamanashi enfatizou que, escalar o Monte Fuji, não deve ser visto simplesmente como uma extensão do turismo. É preciso que as pessoas se preparem com cuidado para  essa aventura.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Ghosn vs. Nissan.

Carlos Ghosn processa a montadora Nissan em 1 bilhão de dólares.


Beirute - De acordo com a Reuters, Carlos Ghosn entrou com um processo na justiça libanesa contra a Nissan, acusando a empresa japonesa, e mais alguns indivíduos, por prejudicarem suas finanças e reputação. A audiência está marcada para 18 de setembro deste ano.

www.nikkeyon.blogspot.com
Carlos Ghosn processa a montadora Nissan em 1 bilhão de dólares.
Carlos Ghosn caminha para o Tribunal Distrital de Tóquio, na época que estava detido no Japão. Quase quatro anos após sua fuga, Ghosn deu entrada em um processo contra a montadora Nissan, pedindo 1 bilhão de dólares em danos financeiros e morais, em um tribunal de justiça libanesa. Foto: The Mainichi. 

Carlos Ghosn está processando a Nissan em mais de um bilhão de dólares.

Em 2019, Ghosn se encontrava preso no Japão, mas ele esperava seu julgamento em liberdade sob fiança até então. Ele era acusado de má conduta financeira dentro da montadora Nissan, incluindo a falta de declarações de suas remunerações para o fisco japonês. 

No final de 2019, o ex-presidente da Nissan conseguiu fugir do Japão, seguindo viagem para o Líbano em um jato particular. 

Em 2020, a Nissan decidiu entrar com um processo no Japão contra  Ghosn, pedindo uma indenização de mais de 70 milhões de dólares.

O Japão e o Líbano não contam com tratado de extradição, que permitiria que foragidos da justiça de um país fossem transferidos para o país onde cometeram o crime. O governo libanês afirma que Ghosn entrou no país com documentos legítimos, onde sua permanência no Líbano não representa problemas legais. 

A justiça japonesa já pediu para Ghosn voltar ao Japão e assumir pelos seus erros. Entretanto, Ghosn sempre afirmou na mídia que a Nissan o tirou à força da presidência da empresa, através de acusações infundadas que se caracterizaram numa conspiração contra ele. 

Nikkey ON! pergunta: quem está certo e quem está errado nessa história toda?


Fonte: NHK News.

   
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 21 de junho de 2023

Parceria entre montadora e startup.

Suzuki e SkyDrive irão produzir veículos voadores em conjunto, a partir de 2024.


Tóquio - Nesta terça-feira, 20 de junho, a empresa Suzuki Motor Corp. informou que assinou uma parceria com a startup japonesa SkyDrive Inc., para a produção de veículos voadores.

www.nikkeyon.blogspot.com
Suzuki e SkyDrive irão produzir veículos voadores em conjunto, a partir de 2024.
Projeto, em computador, feito pela SkyDrive: veículo voador para 3 pessoas que será fabricada em conjunto com a montadora Suzuki. Foto: Kyodo News.

Veículos voadores são um tipo de aeronave, com capacidade de decolar e pousar verticalmente através da utilização de vários rotores. Esses veículos são uma espécie de drones para o transporte de um número limitado de pessoas. Alguns modelos são produzidos para o uso em terra também.

A SkyDrive abrirá uma subsidiária de produção com sua parceira, montando veículos voadores dentro de fábricas do grupo Suzuki, na província de Shizuoka.

O anúncio da parceria ocorre um dia depois que a SkyDrive, uma das principais startups de veículos voadores do Japão, revelou um plano para mudar o design de seu projeto, durante a feira internacional do Paris Airshow. A empresa pretende criar um veículo voador que possa transportar 3 pessoas, em vez de 2 pessoas em seu projeto anterior.

O novo design do veículo, que tem um comprimento total de 13 metros e uma altura de 3 metros, ampliará o alcance máximo de voo para aproximadamente 15 km, em vez dos atuais 10 km.

A Suzuki e a SkyDrive já tinham anunciado uma parceria na área de veículos voadores em março de 2022, mas os detalhes da colaboração entre as duas empresas estão sendo discutidos ainda.

Em setembro de 2022, a montadora Suzuki informou que ela tinha adquirido uma participação não revelada do empreendimento.

Criado por ex-engenheiros da Toyota Motor Corp. em 2018, a SkyDrive pretende mostrar e utilizar seus veículos voadores durante a Expo 2025 Osaka (Exposição Mundial que visa na contribuição do desenvolvimento sustentável dos países participantes).

Os veículos voadores são um dos segmentos de mobilidade que mais crescem no Japão. Empresas japonesas, como a Toyota e a Japan Airlines, estão entrando no mercado por meio de startups com capacidade de desenvolvimento.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 20 de junho de 2023

Ajudando a reconstruir a Ucrânia.

Japão concorda em estabelecer, com a Ucrânia, um sistema de apoio à reconstrução do país destruído pela guerra.


Tóquio - Na segunda-feira, 19 de junho, o Japão estabeleceu, com a Ucrânia, um sistema que apoiará o povo ucraniano na reconstrução de áreas severamente danificadas pela invasão russa.

www.nikkeyon..blogspot.com
Japão concorda em estabelecer, com a Ucrânia, um sistema de apoio à reconstrução do país destruído pela guerra.
Ministro da reconstrução, Hiromichi Watanabe, e o vice-primeiro-ministro para a restauração da Ucrânia, Oleksandr Kubrakov, posam para fotos após assinarem um memorando de entendimento e apoio para a reconstrução da Ucrânia. Foto: Kyodo News.

Em uma cerimônia em Tóquio, o ministro japonês da reconstrução, Hiromichi Watanabe, e o vice-primeiro-ministro para a restauração da Ucrânia, Oleksandr Kubrakov, assinaram um memorando de entendimento entre os dois países, sobre a iniciativa de apoio à reconstrução.

Durante a cerimônia, Kubrakov expressou seu agradecimento pela ajuda de Tóquio, na reconstrução da Ucrânia, dizendo: "A experiência e o conhecimento do Japão são extremamente preciosos".

A pedido da Ucrânia, Tóquio pretende fornecer, à cidade de Kiev, conselhos e conhecimentos para serem usados na reconstrução de regiões ucranianas destruídas pela guerra. O Japão tem muita experiência adquirida com o grande terremoto de 2011, assim como a experiência com o grande tsunami que atingiu parte da região nordeste do país naquele ano.

Segundo o governo japonês, o Japão ajudará a Ucrânia na reconstrução de casas e escolas; restauração dos serviços de água e esgoto; e infraestrutura de transportes. Desde fevereiro de 2022 que o exército russo vem travando batalhas com o exército ucraniano, provocando destruição em várias regiões da Ucrânia.

Na tarde do mesmo dia, Kubrakov também se reuniu com o vice-chefe do gabinete do Japão, Seiji Kihara, para uma conversa no escritório do primeiro-ministro Fumio Kishida.

Kubrakov, que atua como ministro da infraestrutura da Ucrânia, estava visitando o Japão para participar de uma reunião do G7 com os ministros dos transportes. O encontro aconteceu na província japonesa de Mie e terminou no último domingo, 18 de junho.

Após a reunião, os ministros do G7 reafirmaram o compromisso de apoiar a restauração da infraestrutura de transporte sustentável na Ucrânia.

Através de um telefonema no início deste mês, o primeiro-ministro Fumio Kishida prometeu ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, que o Japão oferecerá US$ 5 milhões em ajuda para a Ucrânia, após o colapso da barragem de Nova Kakhovka. As inundações do rompimento da barragem causaram danos graves em uma grande área do sul da Ucrânia.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Autoridades meteorológicas alertam.

Risco de insolação nas pessoas aumenta no Japão, à medida que as temperaturas se mantêm elevadas.


Tóquio - Autoridades meteorológicas estão pedindo às pessoas que permaneçam cautelosas com os casos de insolação no Japão. Para esta segunda-feira, 19 de junho, o clima poderá continuar quente em quase todo país.

www.nikkeyon.blogspot.com
Risco de insolação nas pessoas aumenta no Japão, à medida que as temperaturas se mantêm elevadas.
Neste domingo, 18 de junho, algumas cidades japonesas marcaram temperaturas acima de 30 graus Celsius. Autoridades meteorológicas pedem à população muita atenção com os casos de insolação no país. Foto: NHK News.

Neste domingo, um sistema de alta pressão trouxe muito sol entre a região de Chugoku (oeste do Japão) e a região de Tohoku (nordeste do Japão).

Com o tempo ensolarado na maior parte das províncias, o clima acabou ficando muito abafado e quente. Durante o dia, as temperaturas ultrapassaram os 30 graus em muitos locais. Na cidade de Maebashi (Gunma), a temperatura máxima chegou a 35,5 graus Celsius. Na cidade de Kumagaya (Saitama), os termômetros marcaram 34,5 graus Celsius. Em Tóquio, a temperatura chegou a 31,1 graus Celsius na região central da capital.

O clima quente deve predominar em quase todo país nesta segunda-feira. Nas regiões oeste e Tokai, as temperaturas poderão chegar a 30 graus Celsius em algumas cidades.

Especialistas em saúde estão pedindo à população muita cautela com o calor intenso,  pois um número crescente de pessoas está sendo hospitalizada com suspeita de insolação. 

O uso do ar-condicionado é aconselhado para manter a temperatura ambiente abaixo de 28 graus Celsius. Além disso, é importante beber muita água para manter o corpo hidratado no calor, mesmo que a pessoa não sinta sede. Também é aconselhado que as pessoas façam pausas regulares durante o trabalho.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 18 de junho de 2023

Viagem oficial ao exterior.

Imperador e Imperatriz do Japão chegam à Indonésia.


Tóquio - O imperador do Japão, Naruhito, e a imperatriz Masako chegaram à Indonésia neste sábado, 17 de junho, para uma visita oficial de sete dias ao país. Esta é a primeira viagem internacional de "boas relações entre países" do casal imperial, desde que Naruhito ascendeu ao trono em 2019.

www.nikkeyon.blogspot.com
Imperador e Imperatriz do Japão chegam à Indonésia.
O imperador japonês Naruhito e a imperatriz Masako chegam à Indonésia neste sábado, 17 de junho. O casal imperial fará uma visita oficial de 7 dias no país. Foto: NHK News.

O avião, com Naruhito e Masako, pousou no Aeroporto Internacional Soekarno-Hatta (perto da capital Jakarta), por volta das 16h de sábado (horário local).

Na segunda-feira, o casal imperial deve se encontrar com o presidente indonésio Joko Widodo e sua esposa. Os dois casais irão participar de um almoço no mesmo dia.

Na terça-feira, Naruhito e Masako irão ao cemitério de Kalibata para depositar flores. O local é dedicado aos heróis nacionais que lutaram pela independência do país. Além disso, soldados japoneses também estão enterrados nesse mesmo cemitério, na qual se juntaram aos indonésios na luta pela independência.

O imperador Naruhito também irá fazer uma viagem de dois dias a Yogyakarta, no centro de Java. Ele fará uma visita as ruínas do templo de Borobudur, considerado um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Antes de cada compromisso, a comitiva imperial tomará uma decisão sobre a presença da Imperatriz Masako, com base de seu estado de saúde. A imperatriz japonesa tem histórico de depressão e estresse mental.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 17 de junho de 2023

Para fãs (ou não) de Harry Potter.

Novo parque temático de Harry Potter é inaugurado no Japão.


Tóquio - Nesta sexta-feira, 16 de junho, o maior parque temático coberto do mundo, sobre as aventuras de Harry Potter, foi inaugurado em Tóquio. A nova atração turística dá as boas-vindas aos fãs do jovem bruxo e de seus amigos, criando grandes expectativas de que o parque será um sucesso comercial na capital.

www.nikkeyon.blogspot.com
Novo parque temático de Harry Potter é inaugurado no Japão.
Cerimônia de inauguração do parque temático de Harry Potter, em Tóquio, realizada nesta sexta-feira, 16 de junho. A abertura contou com a presença de celebridades e autoridades de governo. Foto: Kyodo News.

A Warner Bros. Studio Tour Tokyo (The Making of Harry Potter) apresenta um mundo de fantasia da famosa série, inserindo os expectadores nos ambientes da história e, principalmente, por dentro da escola de magia Hogwarts. Tóquio tem o privilégio de inaugurar o segundo parque temático de Harry Potter. O primeiro parque fica na Grã-Bretanha, onde atraiu mais de 17 milhões de visitantes desde a sua criação, em 2012.

Uma cerimônia de abertura foi realizada com Tom Felton, famoso ator britânico que interpretou "Draco Malfoy" (o rival de Harry Potter) no cinema. Vários outros convidados também estiveram na cerimônia, lançando "um feitiço inaugural", junto com crianças fantasiadas de pequenos bruxos.

Entre os visitantes do primeiro dia, a escriturária Ayaka Murayama (26 anos) foi a caráter na inauguração do parque: vestida com uma túnica igual do filme.  Além disso, ela carregava uma varinha mágica e mais um dos livros de Harry Potter em suas mãos (da autora britânica JK Rowling), na qual os filmes são baseados.

"Sou uma grande fã de Harry Potter, desde quando eu estudava no primário. Estou emocionada por estar morando próximo da região do parque. Agora poderei experimentar, de perto, esse mundo de magia", disse Murayama.

Além das atrações, como os brinquedos e as atividades da escola Hogwarts, os visitantes poderão também experimentar as comidas típicas da Grã-Bretanha (nos restaurantes e cafés do parque): como peixe empanado com batatas fritas e rosbife; além de bebidas inspiradas nos livros e filmes da saga Harry Potter.

A entrada do parque, operado pela Warner Bros. Studios Japan LLC, é feita através de uma reserva, com ingressos que custam 6.300 ienes (US$ 45) para maiores de 18 anos. Para adolescentes entre 12 e 17 anos, o ingresso custa 5.200 ienes. Para crianças entre 4 e 11 anos, a entrada fica por 3.800 ienes.

O parque temático de Harry Potter fica em Nerima Ward, em Tóquio. A atração foi construída em um terreno de 30.000 metros quadrados. Antigamente, o mesmo local funcionava um parque de diversões (o Toshimaen) que encerrou suas atividades em agosto de 2020, após quase 100 anos de operação na capital.  


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 16 de junho de 2023

Em resposta à Coréia do Sul.

Coréia do Norte dispara 2 mísseis balísticos na noite desta quinta-feira.


Tóquio - A Coréia do Norte lançou dois mísseis balísticos de curto alcance na noite de quinta-feira, 15 de junho, em direção ao Mar do Japão. Após o lançamento, os projéteis acabaram caindo no mar, na costa leste da Península Coreana, segundo as informações do governo japonês e dos militares sul-coreanos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Coréia do Norte dispara 2 mísseis balísticos na noite desta quinta-feira.
Ministro da Defesa do Japão, Yasukazu Hamada, chega ao gabinete do primeiro-ministro em Tóquio, após o lançamento dos mísseis norte-coreanos em 15 de junho. Foto: Kyodo News.

O lançamento ocorreu depois da Coréia do Norte alertar, no início do dia 15, que tomaria algumas medidas em resposta aos exercícios militares na Coréia do Sul, perto da fronteira dos dois países. Os exercícios militares foram conduzidos pela Coréia do Sul, junto com os militares dos Estados Unidos, entre 25 de maio e 15 de junho.

O Ministério de Defesa do Japão informou que os mísseis caíram dentro da zona econômica exclusiva do território japonês.

O Estado-Maior da Coréia do Sul disse que os projéteis foram disparados na área de Sunan, em Pyongyang, entre os horários das 19h25 e e 19h37.

O premiê japonês, Fumio Kishida, disse aos repórteres que não houve relatos de danos causados pelos mísseis, como embarcações ou aeronaves sendo atingidas. Ele também disse que o Japão apresentou um protesto à Coréia do Norte, sobre o lançamento dos mísseis.

Autoridades de Tóquio e Seul informaram que eles continuarão em alerta com os movimentos da Coréia do Norte. No final de maio, os norte-coreanos tentaram lançar um foguete no espaço, para colocar o primeiro satélite do país em órbita. No entanto, a missão acabou fracassando, com o foguete caindo no mar por problemas técnicos.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 15 de junho de 2023

Morte à queima roupa em Gifu.

Recruta provoca um tiroteio no campo de tiros das Forças de Autodefesa do Japão.


Gifu - Nesta quarta-feira, 14 de junho, um recruta das Forças de Autodefesa do Japão (GSDF) causou uma chacina em um campo de tiros, durante o horário de treinamento com armas de fogo. Duas pessoas morreram e uma ficou ferida no tiroteio.

www.nikkeyon.blogspot.com
Recruta provoca um tiroteio no campo de tiros das Forças de Autodefesa do Japão.
Na manhã desta quarta-feira, um jovem recruta provocou a morte de duas pessoas e deixou uma ferida, durante um treinamento com armas de fogo das Forças de Autodefesa do Japão, em Gifu. Foto: NHK News.

O recruta, um homem de apenas 18 anos, foi preso no local do incidente, por volta das 9h10. Durante a manhã de quarta-feira, ele participava de um treinamento junto com outros recrutas, no campo de tiros da GSDF na cidade de Gifu, província de mesmo nome. Segundo a polícia, o jovem admitiu ter atirado nas vítimas com um rifle. Os motivos do crime ainda são desconhecidos.

Dois homens morreram no local do crime, sendo um instrutor de tiros de 52 anos e um outro de 25 anos. Um terceiro membro da GSDF, de 25 anos, ficou ferido no tiroteio, sendo levado a um hospital próximo.

"Tais coisas nunca deveriam acontecer, em uma organização que lida com armas de fogo", disse o general Yasunori Morishita, chefe de gabinete do GSDF que concedeu uma coletiva de imprensa no Ministério da Defesa, em Tóquio.

Após o incidente em Gifu, o GSDF suspendeu imediatamente todos os exercícios de tiro e explosões no Japão. De acordo com Morishita, ele quis garantir a segurança de suas tropas com a suspensão dos treinos pelo país. O general disse que o GSDF estabelecerá um painel investigativo, evitando a recorrência de tal incidente.

O jovem recruta, que cometeu o crime, tinha ingressado no GSDF em abril deste ano. Ele pertencia ao mesmo regimento das três vitimas encarregadas do treinamento.

A sessão de treinamento envolvia aproximadamente 120 funcionários, incluindo cerca de 70 recrutas. O objetivo dos treinos era melhorar as habilidades dos recrutas com o uso do fuzil automático. Segundo o GSDF, era o quinto e último exercício do recruta preso.

"Peço minhas sinceras desculpas por causar preocupação ao povo japonês", disse o Ministro da Defesa, Yasukazu Hamada.

De acordo com o Ministério da Defesa, os novos recrutas do GSDF começam a trabalhar como funcionários regulares, com mandatos fixos de um ano e quatro meses, após um período de treinamento educacional de três meses de duração.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Aumento de impostos para defesa nacional.

Japão considera adiar o aumento de impostos para 2025 (ou mais para frente).


Tóquio - Segundo uma fonte do partido governista do Japão, os legisladores do atual governo estão pensando em adiar o aumento de impostos do país, que estava sendo definido para entrar em vigor no curto prazo. Se fosse aprovado agora, o aumento de impostos garantiria o financiamento dos gastos extras com a defesa nacional.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão considera adiar o aumento de impostos para 2025 (ou mais para frente).
O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, fala em uma coletiva de imprensa em Tóquio, no dia 13 de junho de 2023. Foto: Kyodo News.

Em dezembro do ano passado, o governo de coalizão tinha concordado em aumentar os principais impostos do país, cobrindo o maior orçamento com a defesa nacional do Japão. Entretanto, uma forte oposição, entre os legisladores, atrasou a decisão final da implementação dessa medida.

O plano tributário estava seguindo a decisão do primeiro-ministro, Fumio Kishida, em aumentar os impostos do país. Inicialmente previstos para até 2027, os gastos com defesa nacional seriam o dobro dos gastos atuais, indo para 2% do produto interno bruto do Japão. Durante os embates, os legisladores se opuseram no aumento dos impostos no curto prazo, com receio de prejudicar a frágil economia do país. O Japão ainda tenta se recuperar economicamente do período em que ficou parado, entre 2020 e 2022, durante a pior fase da pandemia do coronavírus. Ainda existe outros problemas, como uma guerra no exterior (Rússia e Ucrânia) e o aumento do custo de vida no Japão.

A administração do primeiro-ministro informou que os aumentos de impostos começarão "em um momento apropriado": talvez em 2024 ou depois disso.

A estrutura política de longo prazo do governo, com lançamento previsto para o final desta semana, incluirá a permissão do adiamento do aumento de impostos para até 2025, ou até mais tarde, segundo uma fonte de notícias.

O atraso na decisão demonstra os desafios de Kishida. Ele tenta lidar com as prioridades conflitantes de restaurar as finanças públicas do Japão e, ao mesmo tempo, tem que lidar com os riscos geopolíticos da China e da imprevisível Coréia do Norte.

O Japão está lutando na obtenção de fontes de financiamento, para gastos planejados com a defesa nacional nos próximos 5 anos, algo em torno de 43 trilhões de ienes (US$ 309 bilhões). Isso pode complicar ainda mais os objetivos de Kishida, como o equilíbrio do orçamento público para até o ano fiscal de 2025 (o equilíbrio do orçamento público excluí novas vendas de títulos públicos e serviço da dívida).


Fonte: The Asahi Shimbun.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 13 de junho de 2023

Caixa surpresa provoca alerta.

Objeto misterioso é enviado ao Tribunal de Nara e causa a evacuação do prédio.


Nara - Na manhã desta segunda-feira, 12 de junho, uma estranha encomenda foi deixada no Tribunal Distrital de Nara, província de mesmo nome, provocando a desconfiança da guarda local. Funcionários e visitantes precisaram evacuar o prédio público às pressas, com o temor de haver uma bomba prestes a explodir.

www.nikkeyon.blogspot.com
Objeto misterioso é enviado ao Tribunal de Nara e causa a evacuação do prédio.
Pessoas que estavam no Tribunal Distrital de Nara, na manhã desta segunda-feira, precisaram ser evacuadas do prédio às pressas. Os guardas do local ficaram desconfiados de uma caixa de papelão, enviada misteriosamente ao local. Havia o temor da caixa conter explosivos. Foto: NHK News.

A polícia informou que a encomenda, quando foi recebida por volta das 11h15, passou por uma vistoria pelos guardas do local. A misteriosa caixa é de papelão, com 33 cm de comprimento, 28 cm de largura e 26 cm de altura. Quando a caixa era verificada por um detector de metais, o aparelho acabou disparando um alarme. Com medo de haver uma bomba dentro da caixa, os guardas alertaram e obrigaram as pessoas a evacuarem todo o prédio do tribunal. 

Uma equipe especializada, em manuseio de explosivos, foi enviada ao local. O objeto foi retirado, para fora do prédio, com o máximo de cuidado possível. A polícia ainda está investigando o que há dentro da caixa de papelão.

Com a retirada das pessoas do local, o tribunal acabou cancelando o primeiro dia do julgamento de Tetsuya Yamagami. O réu é o atirador que matou o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, durante um discurso eleitoral em julho de 2022.

Funcionários da corte, promotores e advogados eram esperados para participar da primeira audiência de Yamagami. A presença do réu estava programado para o período da tarde, mas as autoridades de Nara nem o trouxeram para o local da audiência depois do incidente.

Nikkey ON!: Será que alguém tinha a intenção de se vingar do réu Tetsuya Yamagami? É o que veremos durante a semana, pois ainda ninguém sabe o que há dentro da caixa.


Fontes: Kyodo News / NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 12 de junho de 2023

Consumo de energia elétrica no verão.

Governo pede que a população economize eletricidade durante o verão japonês.


Tóquio - Este ano, o governo japonês está pedindo às pessoas e indústrias, em torno de Tóquio, que economizem energia elétrica durante os meses de julho e agosto. O objetivo é garantir um fornecimento de eletricidade estável nessa região, época de pico de consumo de energia. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Governo pede que a população economize eletricidade durante o verão japonês.
Mulheres se protegem do sol e tentam se refrescar, com seus ventiladores portáteis, no distrito de Asakusa, em Tóquio. No ano passado, houve uma onda de calor em pleno mês de junho. Foto: Reuters.

Não foi divulgado nenhuma meta numérica para a redução do consumo, segundo a reportagem.

Neste verão, está previsto que o mercado de energia elétrica do país esteja menos "apertado" em relação ao verão de 2022, em grande parte das regiões do Japão. O governo japonês pediu economia de eletricidade em todo o país, de acordo com a previsão (feita em maio) do ministério da indústria.

Durante os dois meses mais quentes do verão japonês, onde a energia elétrica é fornecida pela Tokyo Electric Power Company Holdings, o ministério da indústria decidiu estabelecer uma economia de eletricidade "dentro de uma faixa razoável". A taxa de reserva de energia é estimada em menos de 5%, perto do mínimo de 3%, que garante um abastecimento estável.

A taxa de reserva esperada, no caso de uma onda forte de calor na região de Tóquio, é de 3,1% para julho e 4,8% para agosto. Em outros lugares do Japão, a taxa de reserva fica acima de 5% para ambos os meses, segundo o ministério da indústria.

No caso da taxa de capacidade de reserva ficar abaixo dos 3% em alguma região de Tóquio, ou do Japão, os riscos de falta de eletricidade e apagões são altos.

No ano passado, as temperaturas mais altas do verão japonês atingiram grande parte do leste do país, durante uma semana de junho. Isso levou o governo a pedir à população que reduzisse, o máximo possível, o consumo de eletricidade.

O governo japonês não implementou nenhuma medida especial para junho. Entretanto, as operações dos geradores de energia e a demanda de eletricidade neste mês (junho) estão sendo monitoradas em todo o Japão, informou um funcionário do Ministério da Economia, Comércio e Indústria.


Fonte: Reuters.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.