Japão concorda em estabelecer, com a Ucrânia, um sistema de apoio à reconstrução do país destruído pela guerra.
Tóquio - Na segunda-feira, 19 de junho, o Japão estabeleceu, com a Ucrânia, um sistema que apoiará o povo ucraniano na reconstrução de áreas severamente danificadas pela invasão russa.
www.nikkeyon..blogspot.com
Em uma cerimônia em Tóquio, o ministro japonês da reconstrução, Hiromichi Watanabe, e o vice-primeiro-ministro para a restauração da Ucrânia, Oleksandr Kubrakov, assinaram um memorando de entendimento entre os dois países, sobre a iniciativa de apoio à reconstrução.
Durante a cerimônia, Kubrakov expressou seu agradecimento pela ajuda de Tóquio, na reconstrução da Ucrânia, dizendo: "A experiência e o conhecimento do Japão são extremamente preciosos".
A pedido da Ucrânia, Tóquio pretende fornecer, à cidade de Kiev, conselhos e conhecimentos para serem usados na reconstrução de regiões ucranianas destruídas pela guerra. O Japão tem muita experiência adquirida com o grande terremoto de 2011, assim como a experiência com o grande tsunami que atingiu parte da região nordeste do país naquele ano.
Segundo o governo japonês, o Japão ajudará a Ucrânia na reconstrução de casas e escolas; restauração dos serviços de água e esgoto; e infraestrutura de transportes. Desde fevereiro de 2022 que o exército russo vem travando batalhas com o exército ucraniano, provocando destruição em várias regiões da Ucrânia.
Na tarde do mesmo dia, Kubrakov também se reuniu com o vice-chefe do gabinete do Japão, Seiji Kihara, para uma conversa no escritório do primeiro-ministro Fumio Kishida.
Kubrakov, que atua como ministro da infraestrutura da Ucrânia, estava visitando o Japão para participar de uma reunião do G7 com os ministros dos transportes. O encontro aconteceu na província japonesa de Mie e terminou no último domingo, 18 de junho.
Após a reunião, os ministros do G7 reafirmaram o compromisso de apoiar a restauração da infraestrutura de transporte sustentável na Ucrânia.
Através de um telefonema no início deste mês, o primeiro-ministro Fumio Kishida prometeu ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, que o Japão oferecerá US$ 5 milhões em ajuda para a Ucrânia, após o colapso da barragem de Nova Kakhovka. As inundações do rompimento da barragem causaram danos graves em uma grande área do sul da Ucrânia.
Fonte: Kyodo News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário