domingo, 4 de junho de 2023

Após a passagem do Mawar.

Uma pessoa morre, e três estão desaparecidas, após fortes chuvas atingirem o Japão.


Tóquio - Autoridades japonesas informaram neste sábado, 3 de junho, que um homem morreu e três pessoas estão desaparecidas, após chuvas torrenciais atingirem amplas áreas do Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Uma pessoa morre, e três estão desaparecidas, após fortes chuvas atingirem o Japão.
No sábado, 3 de junho, um helicóptero da Kyodo News registrou as ruas inundadas pelas águas das chuvas. Essa enchente ocorreu na cidade de Toyokawa, província de Aichi. Foto: Kyodo News.  

Tempestades foram se desenvolvendo sucessivamente entre sexta-feira e sábado de manhã, nas províncias das regiões oeste e centro do Japão. Fortes chuvas causaram diversos estragos nas regiões de Kinki, Tokai e Kanto-Koshin. As severas condições climáticas foram causadas pelo ar quente e úmido, trazidos pelo tufão Mawar.

Em Toyohashi, província de Aichi, o aumento do nível das águas dos rios levou alguns municípios a emitirem alertas de inundações, pedindo a evacuação de residentes dos locais atingidos pelas águas. Depois da tempestade passar pela cidade, um homem de 61 anos foi encontrado morto dentro de seu carro. Segundo a polícia, o carro da vítima fatal foi encontrado quase que totalmente submerso pelas águas da enchente.

Em Hamamatsu, província de Shizuoka, uma casa foi destruída por um deslizamento de terra. O morador da residência está desaparecido.

Na província de Wakayama, duas pessoas desapareceram durante a passagem das fortes chuvas. Equipes de buscas foram acionadas para encontrar uma pessoa que foi arrastada pelas águas, perto de um rio, e uma outra que desapareceu em uma estrada inundada pela enchente.

De acordo com a polícia, e da imprensa japonesa, muitas pessoas se feriram durante a passagem da tempestade pelo país. Quase 2 milhões de pessoas foram aconselhadas a evacuarem suas residências temporariamente nas províncias de Gifu, Shizuoka, Aichi e Mie.

Em parte da cidade de Hamamatsu, os agentes meteorológicos registraram 497,5 milímetros de chuva, entre sexta-feira e sábado. Na cidade de Toba, província de Mie, foi registrado 490,5 mm de chuva. Na cidade de Toyohashi, o pluviômetro chegou a marcar 419 mm de chuva.

Na região de Kanto, a cidade de Funabashi (província de Chiba) chegou a registrar 47,5 mm de água, em uma hora de chuva. A região de Nerima Ward (dentro de Tóquio) registrou cerca de 45 mm de chuva, só na manhã de sábado. 

A Central Japan Railway Co. retomou os serviços do trem-bala, entre Tóquio e Osaka, por volta do meio-dia de sábado. Os serviços de trens dessas regiões ficaram suspensos por toda sexta-feira, por causa das fortes chuvas.

A empresa JR disponibilizou os vagões de trens para os passageiros, retidos pela paralisação dos trens-balas, passarem a noite de sexta-feira, nas estações de Tóquio, Nagoya e Shin-Osaka. Cerca de 5.300 passageiros precisaram passar a noite abrigados nos vagões.

"Cerca de 80% dos assentos dos trens estavam ocupados pelos passageiros durante a noite. Não consegui dormi bem", disse Kaku Kengo (46 anos), da província de Okayama, depois de passar a noite em um vagão do trem-bala na estação de Tóquio.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário