quinta-feira, 1 de junho de 2023

Foguete caiu no mar.

Coréia do Norte fracassa ao tentar lançar um satélite no espaço.


Tóquio - Na manhã desta quarta-feira, 31 de maio, o Japão entrou alerta vermelho, ao descobrir que a Coréia do Norte estava lançando um foguete em direção à região sul do país.

www.nikkeyon.blogspot.com
Coréia do Norte fracassa ao tentar lançar um satélite no espaço.
Uma televisão, na estação de trem de Seul, mostra imagens do lançamento do foguete na Coréia do Norte, durante a transmissão das notícias na Coréia do Sul. Foto: AP Photo.

A Coréia do Norte afirmou que o disparo do foguete ocorreu na quarta-feira, em sua Estação de Lançamento de Satélites  (Sohae), em Tongchang-ri. Durante o percurso no ar, o foguete sofreu uma avaria em seu segundo estágio, provocando sua queda no Mar Amarelo. 

Os norte-coreanos planejam lançar um segundo foguete, com o objetivo de colocar um satélite em órbita o mais rápido possível. As autoridades da Coréia do Norte já haviam avisado sobre a implantação de um satélite orbital de reconhecimento militar. Eles tinham afirmado que pretendiam lançar o primeiro satélite a qualquer momento, entre 31 de maio e 11 de junho deste ano.

Após perceber o lançamento do foguete norte-coreano, o governo japonês emitiu alertas de emergência, através do J-Alert (às 6h30 da manhã), para a população da província de Okinawa. Os alertas foram retirados alguns minutos depois, às 7h04. O aviso solicitava aos residentes para se protegerem, procurando abrigos no interior de edifícios ou em locais com subsolo. 

O secretário chefe do gabinete japonês, Hirokazu Matsuno, informou aos repórteres que as ações da Coréia do Norte é uma ameça a paz e a segurança do Japão, incluindo também a comunidade internacional. 

Matsuno acrescentou que o lançamento de outros foguetes norte-coreanos, como os mísseis balísticos, é uma violação das resoluções relevantes do Conselho de Segurança da ONU. O Japão já apresentou um forte protesto contra os mísseis, condenando explicitamente a Coréia do Norte.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário