Temporada de escalada do Monte Fuji se aproxima, com advertências das autoridades locais.
Kofu - O período de escalada do Monte Fuji está chegando! Para esta temporada, os governos locais estão preocupados com a segurança dos aventureiros, principalmente com as escaladas sem descanso nas trilhas da região do Fuji san.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Alpinistas dão as boas-vindas ao nascer do sol no cume do Monte Fuji em 1 de julho de 2022. Foto: Kyodo News. |
Neste ano, a temporada de escalada do Monte Fuji está programada para ocorrer entre 1ª de julho e 10 de setembro. Após o longo período de restrições por causa da pandemia, este será o primeiro ano livre de regras rígidas relacionada com a COVID-19. A maioria das cabanas, que fica a caminho do cume do Fuji-san, já está com as reservas esgotadas.
Com a temporada cheia de aventureiros na região do monte, as autoridades estão preocupadas com os alpinistas que não conseguiram reservar suas acomodações para descanso. O medo é que a muitas pessoas tentem varar a noite escalando o Fuji san, colocando suas vidas em perigo.
No início do mês de maio, início do agendamento das reservas, o telefone de uma pousada na montanha ficou tocando sem parar. Muitos turistas já estavam reservando suas acomodações para a escalada no verão. Na internet, o servidor da website da pousada acabou travando, devido ao tráfego intenso de usuários tentando fazer suas reservas.
Para evitar qualquer problema com a COVID-19, as pousadas estão reduzindo o limite de pessoas no estabelecimento, ficando entre 60% e 70% da capacidade de hóspedes.
Outro fator que está fazendo as pessoas a se aventurarem no Monte Fuji em 2023: a comemoração do 10ª aniversário do registro do Fuji san como Patrimônio da Humanidade da UNESCO.
Todos esses fatores citados estão provocando a seguinte preocupação entre as autoridades locais: turistas querendo escalar o Monte Fuji com muita pressa e sem descanso, o que eles chamam o problema de "bullet climbing". Com a intenção de ver o nascer do sol no cume do vulcão, muitas pessoas não se preocupam com a doença da altitude (falta de oxigênio no organismo), hipotermia, desgastes físicos, sono e possíveis escorregões (ou graves acidentes nas pedras) durante a dura caminhada nas trilhas.
Tentando evitar tais incidentes, a província de Yamanashi decidiu encurtar as horas noturnas da estrada com pedágio da linha Fuji Subaru. Esse trecho conecta a 5ª estação da entrada de Yoshida e o sopé do monte, durante a temporada de escalada.
Outros municípios de Yamanashi, próximos do Monte Fuji, enviaram um pedido ao governo provincial para limitar o número de alpinistas durante essa temporada. No entanto, parece improvável que isso seja aceito, pois a posição do governo de Yamanashi é a seguinte: "nós não podemos impor restrições".
Osamu Nakamura, chefe de um grupo de proprietários de cabanas no Monte Fuji, comentou sobre a questão: "Estou feliz que tantas pessoas queiram escalar o Fuji san. Mas se um acidente acontecer, será uma perda total. Queremos que as pessoas se divirtam dentro do razoável".
A polícia da província de Yamanashi enfatizou que, escalar o Monte Fuji, não deve ser visto simplesmente como uma extensão do turismo. É preciso que as pessoas se preparem com cuidado para essa aventura.
Fonte: Kyodo News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário