Projeto quer permitir status de residente de longo prazo para descendentes de japoneses de quarta geração.
Tóquio - A NHK News divulgou, esta semana, que o governo do Japão está com um plano de revisão do sistema atual de visto, para descendentes de japoneses de quarta geração. A mudança permitiria que a quarta geração conseguisse obter o status de residente de longo prazo no Japão.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Estudantes de língua japonesa. Governo japonês quer revisar o status de residente para descentes de japoneses de quarta geração. Foto: Folha de São Paulo. |
Atualmente, descendentes de japoneses, de até terceira geração, conseguem obter o status de residentes de longa duração no Japão, seguindo as regras para obtenção do visto. Já os descendentes de quarta geração, o governo exige certas condições para o visto durante o processo.
Cinco anos atrás, o governo japonês lançou um sistema para que os descendentes de quarta geração, com idade entre 18 e 30 anos, pudessem permanecer no Japão por até 5 anos. Uma dessas condições é ter uma família anfitriã, ou um empregador, no Japão.
Naquela época, o governo esperava conceder o visto, com status de residência de longa duração, para até 4.000 pessoas por ano (descentes de quarta geração).
Entretanto, até dezembro de 2022, apenas 120 pessoas, de quarta geração, conseguiram obter o visto de longa permanência no Japão. Devido ao grau das exigências, muitas pessoas começaram a pedir a amenização das condições.
As revisões no projeto permitiriam que o descendente de quarta geração, com certificado de proficiência em japonês, mudasse seu status de residente de curta duração para longa duração, após sua estada de 5 anos no Japão.
O status de residente de longo prazo, para a quarta geração, permitiria efetivamente a residência permanente no Japão.
O governo japonês também está considerando um plano para aumentar o limite de idade para os candidatos de quarta geração, aumentando de 30 anos para 35 anos, no momento da entrada inicial no Japão. Mas isso dependerá da habilidade no idioma japonês do candidato.
De acordo com a notícia, funcionários do governo japonês estão se preparando para revisar o sistema atual até o final deste ano.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário