Japão aprova plano para atuação de mais trabalhadores qualificados, do exterior, no país.
Tóquio - Recentemente, o gabinete de governo do Japão adotou um plano para a expansão dos campos de atuação de profissionais estrangeiros no país. A medida visa atrair mais pessoas qualificadas, do exterior para o Japão, em meio à intensa competição global por esses trabalhadores.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Estrangeiros aprendendo o serviço numa empresa japonesa. O Japão adotou um plano para atrair mais profissionais qualificados, do exterior para o Japão. Foto: NHK News. |
Durante uma reunião de gabinete na sexta-feira, 9 de junho, o primeiro-ministro Fumio Kishida enfatizou a necessidade de lidar com a grave escassez de mão de obra no país. Kishida enfatizou que o ambiente de trabalho estrangeiro precisa ser melhorado, para que o mundo possa ver o Japão como um lugar desejável para morar.
Há quatro anos, o Japão introduziu o visto com status de residência de categoria 2, para profissionais qualificados vindos do exterior. O titular desse status não tem muitas limitações para solicitar a extensão de sua estada no Japão. O profissional estrangeiro também pode trazer seu cônjuge e filhos para o país.
Atualmente, apenas profissionais estrangeiros de duas áreas, construção civil e construção naval, são elegíveis para a categoria 2. Entretanto, desde a introdução do visto com esse status, apenas 11 estrangeiros se qualificaram e foram aceitos para trabalhar no Japão.
Agora, o plano adotado, pelo gabinete de governo, eleva o campo de atuação de profissionais estrangeiros: de dois para onze áreas de trabalho. Algumas das áreas, incluídas no plano, são a agricultura e a fabricação de alimentos e bebidas.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário