segunda-feira, 31 de julho de 2023

Tufão nª 6 se aproximando.

Tempestade tropical Khanun se move para o sudoeste do Japão.


Tóquio - Uma forte tempestade tropical está se aproximando ao sul do Japão, com previsão de chegar às regiões de Okinawa e Amami entre segunda-feira e terça-feira.

www.nikkeyon.blogspot.com
Tempestade tropical Khanun se move para o sudoeste do Japão.
Tempestade tropical Khanun, ou tufão nª 6, pode chegar à região de Okinawa e Amami nesta segunda-feira, 31 de julho. A Agência Meteorológica do Japão pede para que a população local fique preparada com a aproximação do tufão. Foto: NHK News.

A Agência Meteorológica do Japão informou que o tufão Khanun estava seguindo em direção norte, com uma velocidade de 20 km/h, medida às 18 horas deste domingo (30 de julho).

A tempestade foi registrada com uma pressão atmosférica central de 980 hectopascais, ventos de até 108 km/h em seu centro e rajadas de ventos de até 144 km/h.

Ventos de até 90 km/h são esperados nas ilhas de Okinawa nesta segunda-feira. Já na região de Amami, a velocidade dos ventos pode chegar até 82,8 km/h no mesmo dia.

Até a noite de segunda-feira, a previsão é de até 100 milímetros de chuva nas regiões de Okinawa  e Amami.

As autoridades locais estão alertando os moradores dessas regiões sobre as fortes rajadas de vento e o mar revolto que podem ocorrer durante a tempestade. Também pode acontecer deslizamentos de terra, enchentes, transbordamento de rios e aumento do nível do mar.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 30 de julho de 2023

Retorno do Festival de Sumida.

Principal festival de fogos de artifício de Tóquio é retomado este ano, após um hiato de 4 anos.


Tóquio - Um dos festivais mais famosos da capital japonesa voltou a brilhar na noite deste sábado, 29 de julho. Após 4 anos de restrições sociais, por causa da pandemia da COVID-19 no país, o céu sobre o rio Sumida voltou a ficar exuberantemente iluminado, com a exibição de 20.000 fogos de artifícios.

www.nikkeyon.blogspot.com
Principal festival de fogos de artifício de Tóquio é retomado este ano, após um hiato de 4 anos.
Festival de Fogos de Artifícios do Rio Sumida foi realizado neste sábado, 29 de julho, após um hiato de 4 anos. Desde 2020 que o festival vinha sendo cancelado, devido as restrições sociais causados pela pandemia do coronavírus no Japão. Foto: Kyodo News.

O Festival de Fogos de Artifício do Rio Sumida sempre foi realizado todos os anos, desde 1978. Mas a partir de 2020, o festival foi temporariamente suspenso, em meio à disseminação do coronavírus no Japão e no mundo. Em maio deste ano, após o governo japonês rebaixar o status legal da COVID-19 para uma gripe sazonal, os festivais públicos voltaram a fazer parte do calendário turístico de Tóquio e de outras cidades japonesas.

Cerca de 1,04 milhão de pessoas compareceram ao festival noturno, de acordo com os organizadores do evento. As autoridades locais estavam vigilantes contra uma exagerada aglomeração de pessoas e possíveis acidentes, devido ao longo período que a população ficou sem um entretenimento público e a expectativa do retorno de uma grande festa em Tóquio. 

Ao contrário de outros festivais de fogos de artifício, onde o público se reúne em espaços abertos para apreciar o espetáculo, o Festival de Sumida é assistido pelas pessoas durante seus passeios pelas ruas e pontes próximas do local. O maior problema é que a vista dos fogos fica obstruída pelos prédios altos de Tóquio e, também, não há áreas espaçosas para as pessoas se reunirem para o festival.

Além de Sumida, outro festival de fogos de artifícios da capital foi retomado na semana passada: o conhecido Festival de Adachi, sobre o rio Arakawa. Após 4 anos de ausência, o festival voltou com força total, atraindo um recorde de 740.000 pessoas em 22 de julho.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 29 de julho de 2023

Trabalhador ganhará mais?

Governo propõe aumentar o salário mínimo médio do Japão.


Tóquio - Nesta sexta-feira, 28 de julho, o painel do governo japonês propôs um aumento no salário mínimo, médio por hora no país, para entrar em vigor este ano. A intenção é deixar o salário mínimo acima de 1.000 ienes/hora pela primeira vez na história.

www.nikkeyon.blogspot.com
Governo propõe aumentar o salário mínimo médio do Japão.
No quadro acima, comparação do atual salário mínimo (por hora) do Japão com os salários mínimos de outros países. Foto: NHK News.

Os membros do painel do Ministério do Trabalho, junto com os representantes dos sindicatos e da administração corporativa, vêm discutindo o aumento do salário mínimo por causa do encarecimento do custo de vida da população do Japão.

O valor do salário mínimo, por hora, é definido por cada província japonesa, baseado nas recomendações do governo. Atualmente, a média salarial é de 961 ienes por hora trabalhada, ou equivalente a US$ 6,90/hora.

Durante a reunião, o painel recomendou que o salário mínimo tivesse um aumento de 41 ienes (cerca de US$ 0,29) sobre o valor atual. Portanto, na nova média nacional, o salário mínimo passaria a valer 1.002 ienes/hora. Este é o maior aumento já proposto pelo governo japonês.

Segundo os membros do painel, é importante manter e expandir a tendência por salários mais altos, devido ao encarecimento do custo de vida no Japão. Com o aumento, mais dinheiro entraria nos bolsos dos trabalhadores de meio período, contratados e temporários. Observa-se que o foco do aumento é em pessoas com salários baixos.

Além disso, o painel acrescentou que a melhoria das condições de trabalho, para trabalhadores de baixa renda, pode contribuir para o desenvolvimento de uma economia sólida do Japão.

O governo japonês está estabelecendo uma meta para atingir um salário de 1.000 ienes/hora até o final de 2023.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 28 de julho de 2023

Verão extremamente quente.

Altas temperaturas são registradas em todo o Japão nesta quinta-feira.


Tóquio - Durante a manhã e a tarde do dia 27 de julho, o Japão registrou temperaturas extremamente elevadas em todo seu território. Por causa disso, o governo tem pedido à população que tome várias medidas para evitar a exaustão por calor.

www.nikkeyon.blogspot.com
Altas temperaturas são registradas em todo o Japão nesta quinta-feira.
O Japão registrou altas temperaturas em todo o país nesta quinta-feira, 27 de julho. O governo tem alertado a população para que tome várias medidas contra a exaustão por calor. Foto: Reuters.

A Agência Meteorológica do Japão informou, esta semana, que um sistema de alta pressão está causando a elevação das temperaturas, de oeste ao norte do país.

Na província de Osaka, a cidade de Hirakata registrou máxima de 39,8 graus Celsius nesta quinta-feira. Em Tochigi, a cidade de Sano marcou a máxima de 39,4 graus Celsius. Em Saitama, a cidade de Hatoyama chegou a atingir máxima de 39,3 graus Celsius. No centro de Tóquio, a temperatura máxima foi de 36,9 graus Celsius.

Alertas de exaustão por calor foram emitidos para 35 províncias. O Japão tem um total de 47 províncias em seu território.

Desde o início do mês de julho, o número de pessoas levadas aos hospitais aumentou muito até esta semana, com sintomas de exaustão por calor. Algumas pessoas chegaram a morrer por causa do forte calor que anda fazendo no Japão.

A previsão é que o calor extremo continue forte até a  próxima semana. A população deve se proteger, mantendo baixo a temperatura ambiente da casa e do local de trabalho, se possível. É aconselhado tomar bastante líquidos em intervalos curtos também. Quem pratica atividades ao ar livre, deve-se descansar regularmente para evitar insolação. 


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 27 de julho de 2023

Vitória das japonesas na Nova Zelândia.

Japão vence a Costa Rica, garantindo sua vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo.


Dunedin - Nesta quarta-feira, 26 de julho, o Japão garantiu sua vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo Feminina, derrotando a Costa Rica por 2 a 0. O jogo foi no estádio Forsyth Barr, em Dunedin, Nova Zelândia.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão vence a Costa Rica, garantindo sua vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo.
Hikaru Naomoto (direita) comemora o primeiro gol do Japão com Moeka Minami. A partida foi contra a Costa Rica, onde o Japão saiu vitorioso por 2 a 0. O próximo jogo das japonesas será contra as espanholas, na próxima segunda-feira, 31 de julho. Espanha e Japão já estão classificados para as oitavas de final da Copa do Mundo Feminina. Foto: Kyodo News.

Essa é a segunda vitória consecutiva das japonesas no Grupo C. O primeiro gol do time do Japão saiu aos 25 minutos do primeiro tempo, feito pela jogadora Hikaru Naomoto. Dois minutos depois, a jogadora Aoba Fujino fez o segundo gol do Japão. Após os dois gols no primeiro tempo, as japonesas procuraram jogar mais na defesa a partir de então, mantendo o placar inalterado até o final da partida. 

"Jogamos sem complacência e sem baixar a guarda. Nossa defesa permaneceu focada, com todos cientes de fazer jogadas rápidas, evitando perda de bolas em campo. Com o time avançando para a outra etapa da Copa, acredito que a nossa força é utilizar as jogadoras em várias posições diferentes em campo", disse o técnico Futoshi Ikeda, feliz por ver gols diferentes no primeiro tempo.

No mesmo Grupo C, a rival Espanha também garantiu sua classificação para as oitavas de final, ao derrotar a Zâmbia por 5 a 0. No total, a Zâmbia tem duas derrotas (perdendo contra Japão e Espanha) e a Costa Rica também, perdendo dois jogos para os mesmos times. Sem chances de seguir para outra etapa, Zâmbia e Costa Rica se enfrentaram na segunda-feira, 31 de julho, no último jogo do grupo.

Com a Espanha liderando o Grupo C, no saldo de gols, as japonesas tentarão vencer as espanholas na próxima segunda-feira, às 16:00 (horário da Nova Zelândia) no Sky Stadium, na cidade de Wellington. O Japão quer encerrar essa primeira etapa, da Copa do Mundo, classificada em primeiro lugar do Grupo C.

No dia 24 de julho, o Brasil venceu o Panamá, por 4 a 0, em um jogo do Grupo F. A próxima partida do Brasil será no sábado, 29 de julho, jogando contra o time da França no Suncorp Stadium, na cidade de Brisbane, Austrália. O jogo será às 20:00 (fuso horário da Austrália).


Fontes: Kyodo News / Google.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 26 de julho de 2023

Fraudes no seguro automotivo.

Presidente da BigMotor renuncia seu cargo, após um escândalo vir à tona.


Tóquio - Nesta terça-feira, 25 de julho, o presidente da BigMotor, Hiroyuki Kaneshige, anunciou para imprensa que deixará o cargo, como forma de assumir a responsabilidade das fraudes do seguro que a empresa está envolvida. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Presidente da BigMotor renuncia seu cargo, após um escândalo vir à tona.
Hiroyuki Kaneshige anunciou nesta terça-feira, 26 de julho, sua renúncia como presidente da BigMotor. A empresa é especializada na compra e venda de carros usados no Japão. Recentemente, a BigMotor está envolvida no maior escândalo de fraudes de seguros automotivos do país. 

A BigMotor é uma empresa especializada na compra e venda de carros usados no Japão, com várias filiais espalhadas pelo país. Nas últimas semanas, a empresa vem sendo acusada, pela justiça, de realizar serviços de reparos desnecessários em automóveis, reivindicando a cobertura do seguro veicular de forma fraudulenta.

Kaneshige disse o seguinte na coletiva de imprensa: "Causamos problemas e preocupações aos nossos clientes, seguradoras, parceiros de negócios e outras partes interessadas. Eu gostaria de me desculpar sinceramente a todos eles".

O filho do presidente, o vice-presidente Koichi Kaneshige, também está deixando o cargo da BigMotor. Ambos dizem, pai e filho, que eles não terão mais nenhum envolvimento na administração da empresa.

O presidente comunicou que a questão das fraudes, no seguro dos carros, se limitava apenas a divisão de trabalhos de pintura e funilaria. Os outros gerentes da empresa não tinham conhecimento das fraudes. Kaneshige disse que ele ficou surpreso quando descobriu a fraude, pois nem ele sabia sobre isso.

Três grandes seguradoras de veículos do país afirmaram que buscarão indenizações, por causa das fraudes nos seguros. O Ministério dos Transportes, Infraestrutura e Turismo do Japão planeja realizar audiências com os executivos da Big Motor, para apurar se a empresa violou alguma lei japonesa.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 25 de julho de 2023

Monitorando a China.

Japão torna mais rígido os controles de exportação de equipamentos que fabricam chips.


Tóquio - A partir do dia 23 de julho, o governo japonês iniciou um controle mais rígido nas exportações de equipamentos que produzem semicondutores. O embarque de equipamentos para a China passarão por regulamentações mais rígidas.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão torna mais rígido os controles de exportação de equipamentos que fabricam chips.
Os Estados Unidos pediram ao Japão para que o país reforçasse seus controles de exportação, principalmente no envio de equipamentos que fabricam semicondutores. A competição por tecnologia avançada tem se acirrado entre americanos e chineses. Foto: Reuters.

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão já havia listado 23 itens que estariam sujeitos às novas regras. Isso inclui máquinas de litografia, responsáveis por imprimir semicondutores para computadores e até equipamentos de guerra. Esses tipos de maquinário têm a produção liderada por empresas japonesas.

Os regulamentos do Japão não afetarão itens enviados para 42 destinos, de uma lista de aprovados, como Estados Unidos, Coréia do Sul e Taiwan. O ministério japonês reconhece que os países "aprovados" têm arranjos adequados de controle de exportação. Entretanto, itens enviados à China, e a outros destinos "não aprovados", enfrentarão triagens mais rigorosas na hora de obter equipamentos "made in Japan".

A medida ocorre após os Estados Unidos terem pedido ao Japão e à Holanda que reforçassem seus controles de exportação. Esses dois países têm uma participação, significativa, no mercado global de equipamentos que fabricam chips. A competição por tecnologia avançada tem se acirrado entre americanos e chineses.

No caso da China, ela já anunciou que irá impor seus próprios controles de exportação para metais raros, como o gálio e o germânio, a partir de 1ª de agosto.

O governo do Japão informou que, no momento, não vê a movimentação da China como uma medida retaliatória. Contudo, o país planeja observar a nova medida que será implementada lá, para entender a intenção dos chineses e avaliar os possíveis impactos futuros.


Fontes: NHK News / Google.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 24 de julho de 2023

Desespero no trem em Osaka.

Homem causa confusão dentro de um trem, ferindo algumas pessoas com golpes de facas.


Osaka - Neste domingo, 23 de julho, um homem esfaqueou três pessoas dentro de um trem rápido para o aeroporto de Kansai, na província de Osaka. Ninguém morreu no incidente, mas o crime provocou atraso na linha.

www.nikkeyon.blogspot.com
Homem causa confusão dentro de um trem, ferindo algumas pessoas com golpes de facas.
Policiais de Osaka montaram uma barreira na estação Rinku-Town, em Izumisano. No local ocorreu a prisão de um homem de 37 anos, que esfaqueou três pessoas dentro de um trem da West Japan Railway Company. Foto: Kyodo News.

A polícia prendeu Kazuya Shimizu, 37 anos, por tentativa de homicídio. O homem estava na posse de três facas no momento de sua prisão.

Shimizu disse à polícia que ele discutiu, dentro do trem, com um jovem de 23 anos. Durante a briga, o jovem foi esfaqueado por Shimizu, ferindo seu pescoço e sua têmpora.

O incidente ocorreu por volta das 10h25. Shimizu foi preso pela polícia na estação Rinku-Town, em Izumisano. As autoridades policiais informaram que Shimizu admitiu a acusação pelo crime.

Além do jovem, mais duas pessoas ficaram feridas no incidente. Um passageiro e o condutor do trem sofreram cortes nas mãos, tentando conter Shimizu durante a briga.

Cerca de 150 pessoas estavam dentro do trem, no momento da confusão. O incidente afetou o transporte de 8.000 pessoas, aproximadamente. Os serviços da linha foram temporariamente suspensos, segundo a operadora West Japan Railway Company.

Um homem de 58 anos, passageiro do trem onde o incidente ocorreu, disse que viu dois passageiros estrangeiros correndo em pânico. Eles gritavam em japonês, alertando que alguém havia sido esfaqueado no trem.

Um vídeo do incidente foi postado no Twitter por alguém que testemunhou toda confusão no trem. Pelas cenas do vídeo, um policial apontava um revólver para um homem, que estava usando uma máscara facial e segurava facas em suas mãos. O suspeito fazia gestos ameaçadores para vários policiais que o cercavam no trem, antes de ocorrer sua prisão.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 23 de julho de 2023

Copa do Mundo Feminina da FIFA.

O Japão goleia o time da Zâmbia, em seu jogo de estréia na Nova Zelândia.


Hamilton - Na estréia do Japão no mundial da Copa Feminina 2023, ocorrido neste sábado, a jogadora Hinata Miyazawa foi a grande destaque do time japonês, marcando dois gols durante o jogo contra a Zâmbia. O país nipônico venceu o país africano por 5 a 0, durante sua estréia do grupo C no estádio FMG Stadium Waikato, na cidade de Hamilton.

www.nikkeyon.blogspot.com
O Japão goleia o time da Zâmbia, em seu jogo de estréia na Nova Zelândia.
A atacante Riko Ueki (centro) comemora após marcar um gol de pênalti. O Japão venceu a Zâmbia por 5 a 0, em sua estréia na Copa do Mundo Feminina 2023, na Nova Zelândia. Foto: AFP.

Sendo o 11ª do ranking da FIFA, o time feminino do Japão abriu o placar do jogo aos 43 minutos do primeiro tempo, com um gol de Miyazawa. A partir do segundo tempo, as jogadoras Mina Tanaka, Jun Endo, Riko Ueki e Miyazawa (novamente) fizeram mais 4 gols, deixando a estreante Zâmbia totalmente perdida em jogo. A Zâmbia é a 77ª do ranking mundial da FIFA.

Fazendo sua nona participação consecutiva na Copa Feminina, e campeão do torneio em 2011, o Japão enfrentará a Costa Rica na quarta-feira, 26 de julho. No dia 31 de julho, as japonesas enfrentarão o time da Espanha, que venceu o time da Costa Rica, por 3 a 0, na última sexta-feira.

O Brasil jogará na segunda-feira, 24 de julho, contra o Panamá no grupo F. A partida será às 20:00 (fuso horário da Nova Zelândia), no estádio Hindmash.


Fontes: The Mainichi / Google.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 22 de julho de 2023

Ladrões de frutas atacam de novo.

Propriedade rural é invadida e vários pêssegos são roubados em Fukushima.


Fukushima - A polícia informou nesta sexta-feira, 21 de julho, que cerca de 2.000 pêssegos foram roubados de um pomar na cidade de Date, província de Fukushima.

www.nikkeyon.blogspot.com
Propriedade rural é invadida e vários pêssegos são roubados em Fukushima.
Ladrões roubaram cerca de 2.000 pêssegos (da variedade Akatsuki) de um produtor rural da cidade de Date, em Fukushima. Nos últimos anos, os roubos de frutas no Japão têm aumentado, fazendo que a polícia aumentasse o patrulhamento de áreas rurais. Foto: Momobud.

O proprietário do pomar de pêssegos, um senhor de 70 anos, disse à polícia que as frutas desapareceram do local entre o final do dia 19 e início do dia 20 de julho. 

Os pêssegos estavam prontos para serem colhidos quando o roubo aconteceu. Os ladrões (ou ladrão) colheram as frutas de 30 pessegueiros. A mercadoria roubada está avaliada em cerca de 650.000 ienes (US$ 4.630). A variedade de pêssego roubada é a conhecida "Akatsuki", conhecida por sua coloração rosa, sua fragrância distinta e alto nível de doçura.

Nos últimos anos, a polícia tem intensificado o patrulhamento em várias províncias japonesas, após uma série de roubos em pomares. A província de Fukushima é a segunda maior produtora de pêssegos do país, logo depois da província de Yamanashi. O mês de agosto é a alta temporada de pêssegos no Japão. 


Fontes: Japan Today / Momobud.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 21 de julho de 2023

Onda de calor insuportável.

Número de pessoas com insolação aumenta no Japão, devido ao  calor intenso.


Tóquio - A Agência de Defesa Civil do Japão afirmou nesta quinta-feira, 20 de julho, que o número semanal de pessoas levadas aos hospitais, com sintomas de insolação, dobrou de uma semana para outra no país. Fortes ondas de calor estão castigando a população do Japão neste mês de julho.

www.nikkeyon.blogspot.com
Número de pessoas com insolação aumenta no Japão, devido ao calor intenso.
Fortes ondas de calor durante o mês de Julho está provocando insolação em muitas pessoas no Japão. Os números de casos de insolação dobraram, de uma semana para outra, no país. Foto: NHK News.

De acordo com a agência, 8.189 pessoas foram levadas para os hospitais entre os dias 9 e 16 de julho. O número não apenas dobrou em relação à primeira semana de julho, mas também dobrou em relação ao mesmo período do ano passado.

Durante a semana passada, as temperaturas máximas diurnas chegaram a 39 graus Celsius em muitas áreas do Japão. Três pessoas morreram em decorrência do forte calor. 

Pessoas com 65 anos ou mais representam mais da metade das ocorrências de insolação no país. Dos 8.189 casos de insolação, 4.484 idosos precisaram de atendimento médico.

Por província, Tóquio registrou o maior número de casos de insolação do país, com 1.066 pessoas atendidas por equipes médicas. Esse número equivale a 4,6 vezes mais casos, em comparação com o número do mesmo período do ano passado.

Em relação ao local onde a pessoa se encontrava, 3.215 pessoas tiveram insolação em casa. Fora de casa, registrou-se 1.445 pessoas com insolação, andando pelas ruas das cidades durante o sol quente.

Para a próxima semana, a Agência de Meteorologia do Japão afirmou que as altas temperaturas devem continuar prejudicando a vida das pessoas, em muitas províncias japonesas. As autoridades governamentais pedem à população que use o ar-condicionado, mantenha o corpo hidratado e faça pausas durante o trabalho, caso as pessoas trabalhem ao ar livre ou em locais quentes.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 20 de julho de 2023

Ouro na natação artística.

Nadadora japonesa conquista seu segundo ouro no Mundial de Natação.


Fukuoka - Nesta quarta-feira, 19 de julho, a nadadora japonesa Yukiko Inui (32 anos) conquistou sua segunda medalha de ouro na natação artística, durante Mundial de Natação e Esportes Aquáticos na cidade de Fukuoka, província de mesmo nome.

www.nikkeyon.blogspot.com
Nadadora japonesa conquista seu segundo ouro no Mundial de Natação.
Nesta quarta-feira, a atleta japonesa Yukiko Inui leva sua segunda medalha de ouro no Mundial de Natação e Esportes Aquáticos 2023, realizado na cidade de Fukuoka. Foto: Kyodo News.

Inui terminou em primeiro lugar na rotina livre, solo não olímpica, ficando com o ouro. Nessa prova, a atleta totalizou 254,6062 pontos. Este é a segunda vez consecutiva que a nadadora leva a medalha de ouro. No sábado passado, ela venceu a rotina técnica solo não olímpica, prova realizada no Marine Messe Fukuoka. No ano passado, ela também repetiu o feito de levar duas medalhas de ouro no Mundial de Natação em Budapeste.

Até agora, o Japão já conquistou quatro medalhas de ouro na natação artística do mundial, em Fukuoka. Além de Yukiko Inui (com suas duas medalhas de ouro), as atletas Mashiro Yasunaga e Moe Higa ficaram com o ouro na rotina técnica de dueto. Já os irmãos Tomoka Sato e Yotaro Sato, eles levaram o ouro na rotina técnica de dueto misto não olímpico. Parabéns atletas! 


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 19 de julho de 2023

Viagem para o Oriente Médio.

Primeiro-ministro japonês visita os Emirados Árabes Unidos.


Dubai - O primeiro-ministro Fumio Kishida está no Oriente Médio desde o último fim de semana, passando pelos estados do Golfo Árabe para discutir assuntos sobre energia e comércio.

www.nikkeyon.blogspot.com
Primeiro-ministro japonês visita os Emirados Árabes Unidos.
O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, e o presidente do Emirados Árabes Unidos, Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, participam de uma recepção, para o líder japonês, em Qasr Al Watan em Abu Dhabi, em 17 de julho. Foto: Tribunal Presidencial dos Emirados via AP)

Na segunda-feira, 17 de julho, Kishida se encontrou com o xeque Mohammed bin Zayed Al-Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos. Em uma declaração conjunta, entre Kishida e o xeque, eles se comprometeram em melhorar a cooperação na questão climática, descarbonização e energia limpa. A declaração de ambos é devido a cúpula do clima COP28 da ONU, que será realizado este ano nos Emirados Árabes.

No último fim de semana, Kishida visitou a Arábia Saudita, onde se encontrou com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman. Os dois líderes lançaram a iniciativa conjunta de promover a energia limpa em seus países. Nesta terça-feira, Kishida está no Catar, país com grande reserva de gás natural.

O Japão é o quinto maior consumidor de petróleo do mundo, dependendo de importações do produto para atender cerca de 97% de sua demanda. Os japoneses importam mais de 75% do petróleo bruto da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos.

Até 2050, o Japão e os Emirados Árabes Unidos se comprometeram em atingir "emissões líquidas zero" de carbono na atmosfera. No caso da Arábia Saudita, os árabes pretendem atingir essa meta até 2060. Ainda não está claro como as duas nações do Golfo, que dependem de exportações massivas de petróleo, alcançarão essas metas para reduzir o aquecimento global.


Fonte: The Asahi Shimbun.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 18 de julho de 2023

Verão muito quente.

Calor intenso castiga a população do Japão.


Tóquio - Nesta segunda-feira, 17 de julho, um calor sufocante atingiu amplas áreas do Japão. Em algumas regiões, as temperaturas chegaram a ultrapassar os 38 graus.

www.nikkeyon.blogspot.com
Calor intenso castiga a população do Japão.
O Japão registrou altas temperaturas nesta segunda-feira, 17 de julho. Em algumas cidades, a temperatura chegou a ultrapassar os 38 graus Celsius. Foto: NHK News.

A Agência Meteorológica informou que, devido a um sistema de alta pressão cobrindo o Japão, o sol forte fez a temperatura subir, desde a região sul de Kyushu até a região nordeste de Tohoku.

Por volta das 14h de segunda-feira, algumas cidades japonesas registraram temperaturas elevadas: 38,8 graus Celsius na cidade de Koshu (província de Yamanashi); 38,4 graus Celsius na cidade de Tajimi (província de Gifu); 38 graus Celsius na cidade de Mino (província de Gifu).

Dos 914 pontos de monitoramento da Agência de Meteorologia do país, as temperaturas chegaram a 35 graus em 171 pontos, incluindo a região central de Tóquio.

Alertas de insolação foram emitidos em 30 províncias japonesas, e em algumas partes das províncias de Kagoshima e Okinawa.

Durante todo o dia, a população foi orientada a usar o ar-condicionado e manter-se hidratada, mesmo que não esteja sentindo sede. Além disso, passeios e atividades físicas deveriam ser evitadas com o calor intenso desta segunda, a menos que fosse absolutamente necessário.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Estrela japonesa do tênis.

Tenista Oda conquista o segundo título do Grand Slam em Wimbledon.


Londres - O japonês Tokito Oda, de apenas 17 anos, conquistou seu segundo título do Grand Slam neste domingo, 16 de julho, no Reino Unido. Ele derrotou o britânico Alfie Hewett por 6-4 e 6-2, na final do torneio de Wimbledon. Detalhe: a disputa foi em cadeira de rodas.

www.nikkeyon.blogspot.com
Tenista Oda conquista o segundo título do Grand Slam em Wimbledon.
O tenista japonês Tokito Oda levanta seu troféu de vencedor, após derrotar o britânico Alfie Hewett, na final masculina simples, de cadeira de rodas, do Torneio de Wimbledon (Londres), em 16 de julho. Foto: Kyodo News. 

Em uma revanche das finais do Aberto da Austrália e do Aberto da França deste ano, o tenista Oda se recuperou de uma desvantagem de 4 a 1 no primeiro set, e de 2 a 0 no segundo set no All England Club.

Oda converteu cinco de seus 10 break points, enquanto limitava seus erros não forçados a 13, em dois sets.

Em janeiro de 2023, o adversário Hewett venceu o Aberto da Austrália. No mês passado, durante o Torneio de Roland Garros (França), Oda conseguiu vencer a competição, tornando-se o mais jovem campeão da história do Grand Slam. Parabéns!


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 16 de julho de 2023

Tohoku em alerta.

Chuvas torrenciais atingem os moradores de Akita.


Akita - Fortes chuvas atingiram a província de Akita, região nordeste do Japão, neste sábado (15 de julho). A Agência Meteorológica está pedindo à população local que fique atenta às inundações e aos deslizamentos de terra.

www.nikkeyon.blogspot.com
Chuvas torrenciais atingem os moradores de Akita.
Veículos trafegam por ruas alagadas, em frente da estação JR da cidade de Akita. Chuvas torrenciais atingiram vários municípios da província de Akita neste sábado, 15 de julho. Foto: Kyodo News.

Uma frente de chuva sazonal ativa está provocando enchente e deslizamentos de terra em algumas localidades de Akita. Outras partes da região de Tohoku, principalmente próximas da costa do Mar do Japão, também registraram fortes chuvas neste sábado. 

A cidade de Akita registrou cerca de 48 milímetros de chuva num período de 15 horas (entre meia-noite até as 3 horas da tarde de sábado). Em outras áreas da província de Akita, a cidade de Happo foi atingida por 196 milímetros de precipitação, durante um período de 12 horas. Em outras cidades como Noshiro, Oga e Fujisato registraram, respectivamente: 153,5 mm; 210 mm e 187 mm de chuva (nas últimas 12 horas).

O volume de chuvas, nas quatro localidades de Akita mencionadas acima, foi o maior recorde de pluviosidade já registrado até hoje pela Agência Meteorológica do Japão. Em apenas 12 horas, as cidades de Happo e Oga foram atingidas por chuvas em níveis superiores à média do mês de julho.

Às 16h30 de sábado, um alerta de deslizamento de terra foi emitido para algumas regiões das províncias de Akita, Aomori e Iwate. Em algumas áreas, o tráfego foi interrompido por causa de terra, árvores e pedras obstruindo as estradas.

As nuvens de chuva permanecerão sobre a região de Tohoku até este domingo, 16 de julho, podendo provocar mais chuva intensa em vários municípios. Num período de 24 horas, até o meio-dia de domingo, a região norte de Tohoku poderá registrar 150 mm de chuva. Já a região sul, poderá marcar até 120 mm de chuva.

As autoridades locais estão pedindo às pessoas que fiquem em locais seguros durante as chuvas. Os riscos de desastres estão aumentando com o solo extremamente encharcado e o grande volume de água nos rios.


Fontes: NHK News / Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 15 de julho de 2023

Susto na base da JAXA.

Teste do foguete japonês resulta em forte explosão.


Akita - Nesta sexta-feira, 14 de julho, uma explosão ocorreu durante o teste do motor do foguete Epsilon S. Essa era a versão mais recente do foguete de combustível sólido do Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Teste do foguete japonês resulta em forte explosão.
Teste do motor do foguete Epsilon S acaba em explosão na base de testes da JAXA, em Noshiro, província de Akita. Ninguém se feriu no incidente. Foto: NHK News.

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) informou que a anormalidade na combustão do combustível ocorreu 57 segundos após a ignição. O teste do segundo estágio do foguete teve início às 9 horas da manhã (horário do Japão), em uma base de testes na cidade de Noshiro, província de Akita (Tohoku). A duração prevista do teste era de apenas 2 minutos.

Imagens das câmeras de televisão mostraram chamas e muita fumaça escura saindo do foguete. Uma forte explosão foi ouvida no local do acidente. Parte da instalação de testes foi destruída. Ninguém se feriu no incidente.

O Epsilon S era dos principais foguetes do Japão. O novo projeto de lançamento do foguete visa expandir a indústria japonesa de transporte espacial. O programa de lançamento do Epsilon S também visa a transferência de tecnologia para o setor privado, transformando-o em um sistema de transporte autônomo e sustentável.

A JAXA pretende lançar o primeiro foguete Epsilon S no próximo ano fiscal japonês, que terá início em abril de 2024.

O gerente de projetos da JAXA, Takayuki Imoto, comunicou que, devido à explosão, poderá haver um atraso no lançamento do primeiro foguete Epsilon S.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 14 de julho de 2023

Ajudando as crianças no Japão.

Associação lança seu programa de verão, para ajudar crianças de baixa renda.


Tóquio - Uma organização sem fins lucrativos, a Florence, está pedindo doações para ajudar crianças de famílias de baixa renda, durante as férias de verão no Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Associação lança seu programa de verão, para ajudar crianças de baixa renda.
A Florence, uma organização sem fins lucrativos no Japão, está pedindo doações para seus projetos com crianças carentes. doações podem ser feitas no seu site. Foto: NHK News.

De acordo com uma pesquisa, foi constatado que os problemas financeiros das famílias no Japão podem resultar em grandes lacunas de oportunidades para crianças, prejudicando novas experiências (fora da escola) do público infantil. A pesquisa aponta alguns exemplos, como a falta de esportes, aulas de músicas e viagens.

A Florence, uma organização com sede em Tóquio, informou que as diferenças, entre famílias sem problemas e com problemas financeiros, são mais visíveis durante as férias escolares (de verão) das crianças. Isso levou a ONG a oferecer programas especiais para crianças de 1.000 famílias em dificuldades financeiras, incluindo pais solteiros.

Fazendo parceria com oito empresas de diferentes áreas no Japão, a Florence oferece programas de aprendizado e atividades práticas para crianças carentes.

O CEO e fundador da Florence, Hiroki Komazaki, disse que a organização planeja ajudar crianças que gostariam de ir a algum lugar interessante durante suas férias de verão, bem como ajudar pais que desejam que seus filhos tenham novas experiências de aprendizado.

A ONG pretende arrecadar 10 milhões de ienes (cerca de 72 mil dólares) para o projeto com crianças. As pessoas podem ajudar fazendo suas inscrições no site da Florence e doando quantias em dinheiro, tanto como pessoa física ou pessoa jurídica no Japão.

Se você quiser ajudar, o link para o site é esse (em japonês): https://florence.or.jp/


Fonte: NHK News.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 13 de julho de 2023

Morre Ryuchell.

Personalidade da TV japonesa, Ryuchell é encontrado morto na agência que trabalhava.


Tóquio - Nesta quarta-feira, 12 de julho, morreu o artista da TV japonesa, e das mídias sociais, Ryuchell, aos 27 anos. Além da fama na televisão e nas redes sociais, ele também era modelo, cantor e ativista da comunidade LGBT.

www.nikkeyon.blogspot.com
Personalidade da TV japonesa, Ryuchell é encontrado morto na agência que trabalhava.
Peco (esquerda) e Ryuchell (direita), foto tirada na época em que eles ainda eram casados. No dia 12 de julho, Ryuchell foi encontrado morto por seu gerente, dentro da agência de talentos onde trabalhava. Ele estava com 27 anos e a polícia acredita que o artista cometeu suicídio. Foto: Sponichi. 

A polícia acredita que Ryuji Higa (seu nome verdadeiro) cometeu suicídio. Ele foi encontrado inconsciente por seu gerente, por volta das 17h35, no escritório de uma agência de talentos em Shibuya, Tóquio. 

Ryuchell nasceu em Ginowan, província de Okinawa, em 29 de setembro de 1995. Depois de terminar os estudos, ele mudou-se para Tóquio. Na metrópole, ele começou a trabalhar como modelo fotográfico e como atendente de uma loja de roupas usadas em Harajuku. 

O artista ficou famoso no Japão no início dos anos 2010, quando marcou presença regular em programas de variedades na TV e em eventos com temática LGBT. Ele foi uma das principais figuras influentes da subcultura da moda sem gêneros no Japão, devido a sua propensão para roupas andróginas e coloridas.

No início de sua carreira na televisão, Ryuchell fez parceria com a modelo, e também personalidade da mídia social no Japão, Peco. A dupla, Peco e Ryuchell, fez bastante sucesso nos programas de TV, com suas roupas coloridas e a sinergia alegre que os dois transmitiam no palco. E o que era apenas uma grande amizade, acabou se transformando em amor. 

Em 31 de dezembro de 2016, Ryuchell se casou com Peco, um acontecimento muito comentado, na época, pelos meios de comunicação. Em julho de 2018, nasceu o único filho do casal, chamado de Link. O nome do menino é em homenagem a Link Larkin, personagem do musical americano Hairspray.

Em 25 de agosto de 2022, Ryuchell anunciou, por meio de sua conta no Instagram, que ele não se identificava mais como homem, uma identidade que se tornou um fardo durante os anos de casamento com Peco. O artista afirmou que preferia ser considerado como um parceiro de vida e pai para Peco e seu filho, respectivamente. As agências de talentos, que Ryuchell e Peco trabalhavam, confirmaram que os dois se divorciaram, mas inicialmente eles negaram que estivessem vivendo separados.

Depois do divórcio, Ryuchell tornou-se um defensor assíduo da comunidade LGBT, fazendo várias aparições em talk shows japoneses para defender os direitos LGBT no Japão. Nos últimos meses de sua vida, Ryuchell começou a se apresentar como mulher, com cabelo comprido e roupas femininas. 

Segundo o Wikipédia, Ryuchell nunca declarou publicamente que ele e sua ex-esposa se identificavam como transgêneros.


Fontes: The Mainichi / Wikipédia.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 12 de julho de 2023

Novo encontro entre líderes.

Kishida marca encontro com Zelensky durante a cúpula da OTAN.


Tóquio - O primeiro-ministro Fumio Kishida está planejando uma reunião com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na Lituânia, entre 11 e 12 julho. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Kishida marca encontro com Zelensky durante a cúpula da OTAN.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, caminha com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, no Parque Memorial da Paz de Hiroshima, em 21 de maio. Foto: The Asahi Shimbun. 

Espera-se que Kishida transmita seu compromisso com Zelensky, de continuar apoiando a Ucrânia contra a invasão russa no país. Kishida partiu em viagem de quatro dias à Europa nesta terça-feira, 11 de julho.

Os dois líderes devem reafirmar a importância de manter, e fortalecer, a ordem internacional, com base no estado de direito. Eles também trocarão opiniões sobre uma futura conferência, sobre a restauração da economia ucraniana, que o Japão sediará no final deste ano.

Em março deste ano, Kishida e Zelensky realizaram a primeira cúpula juntos, quando o líder japonês fez uma visita surpresa e Kiev, na Ucrânia.

Dois meses depois, em maio, Zelensky fez uma aparição na cúpula do G7, realizada na cidade de Hiroshima, Japão.


Fontes: The Asahi Shimbun / NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 11 de julho de 2023

Destruição causada pelas chuvas.

Mortes e desaparecidos devido às fortes chuvas que atingem Kyushu.


Fukuoka - Por causa das fortes chuvas que estão castigando o oeste do Japão, três pessoas foram encontradas mortas nesta segunda-feira , 10 de julho. Outras estão desaparecidas com a destruição provocada pelos deslizamentos de terra na região de Kyushu.
 
www.nikkeyon.blogspot.com
Mortes e desaparecidos devido às fortes chuvas que atingem Kyushu.
Depois da forte chuva de segunda-feira, muitas pedras, lama, madeira e destruição ficaram espalhadas pelas ruas de Kurume, província de Fukuoka. Foto: Minako Yoshimoto.

A Agência Meteorológica do Japão emitiu um aviso especial, alertando sobre a "chuvarada" que atingia oito municípios nas províncias de Fukuoka e Oita, desde as 10 horas da manhã de segunda-feira. Grandes faixas de nuvens se formaram nas províncias de Fukuoka, Oita e Saga, aumentando o risco de fortes chuvas por um longo período.

Vários rios inundaram no norte de Kyushu, segundo o Ministério da Terra. A precipitação máxima por hora atingida na cidade de Kurume, província de Fukuoka, chegou ao recorde de 91,5 milímetros de chuva, entre 9 e 10 horas da manhã desta segunda-feira. 

Ainda em Kurume, equipes de ajuda estão tentando resgatar moradores de casas destruídas pelo deslizamento de terra. Uma mulher está desaparecida no meio dos escombros. Em outra parte da cidade, um homem foi encontrado morto no meio do arrozal.

"Estamos em uma situação completamente imprevisível", disse o governador de Fukuoka, Seitaro Hattori, durante uma reunião de emergência.

Um deslizamento de  terra na cidade de Soeda, província de Fukuoka, soterrou uma casa na madrugada de segunda-feira, matando uma idosa.

Na cidade de Karatsu, província de Saga, um deslizamento de terra atingiu duas casas, por volta das 6h20. Uma mulher foi resgatada nos escombros, mas ela acabou morrendo. Dois homens estão desaparecidos nesse local.

Em Hirokawa, província de Fukuoka, um homem de 70 anos foi encontrado morto dentro de um pequeno caminhão, no meio de um curso d'água. 

Oito municípios da província de Fukuoka emitiram alertas de evacuação (de nível mais alto de gravidade), cobrindo 415.000 residentes a partir das 11 horas da manhã de segunda-feira. O mesmo alerta de evacuação foi emitido para cerca de 12.500 residentes de Nakatsu, província de Oita.

Na manhã do mesmo dia, os serviços de trem-bala foram suspensos em certos trechos das linhas Sanyo e Kyushu Shinkansen.

Chuvas fortes também são esperadas nas regiões de Chugoku, Tokai e Hokuriku, já que as nuvens de chuva permanecem nesses locais até terça-feira, 11 de julho.


Fonte: The Asahi Shimbun.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.