Personalidade da TV japonesa, Ryuchell é encontrado morto na agência que trabalhava.
Tóquio - Nesta quarta-feira, 12 de julho, morreu o artista da TV japonesa, e das mídias sociais, Ryuchell, aos 27 anos. Além da fama na televisão e nas redes sociais, ele também era modelo, cantor e ativista da comunidade LGBT.
www.nikkeyon.blogspot.com
 |
Peco (esquerda) e Ryuchell (direita), foto tirada na época em que eles ainda eram casados. No dia 12 de julho, Ryuchell foi encontrado morto por seu gerente, dentro da agência de talentos onde trabalhava. Ele estava com 27 anos e a polícia acredita que o artista cometeu suicídio. Foto: Sponichi. |
A polícia acredita que Ryuji Higa (seu nome verdadeiro) cometeu suicídio. Ele foi encontrado inconsciente por seu gerente, por volta das 17h35, no escritório de uma agência de talentos em Shibuya, Tóquio.
Ryuchell nasceu em Ginowan, província de Okinawa, em 29 de setembro de 1995. Depois de terminar os estudos, ele mudou-se para Tóquio. Na metrópole, ele começou a trabalhar como modelo fotográfico e como atendente de uma loja de roupas usadas em Harajuku.
O artista ficou famoso no Japão no início dos anos 2010, quando marcou presença regular em programas de variedades na TV e em eventos com temática LGBT. Ele foi uma das principais figuras influentes da subcultura da moda sem gêneros no Japão, devido a sua propensão para roupas andróginas e coloridas.
No início de sua carreira na televisão, Ryuchell fez parceria com a modelo, e também personalidade da mídia social no Japão, Peco. A dupla, Peco e Ryuchell, fez bastante sucesso nos programas de TV, com suas roupas coloridas e a sinergia alegre que os dois transmitiam no palco. E o que era apenas uma grande amizade, acabou se transformando em amor.
Em 31 de dezembro de 2016, Ryuchell se casou com Peco, um acontecimento muito comentado, na época, pelos meios de comunicação. Em julho de 2018, nasceu o único filho do casal, chamado de Link. O nome do menino é em homenagem a Link Larkin, personagem do musical americano Hairspray.
Em 25 de agosto de 2022, Ryuchell anunciou, por meio de sua conta no Instagram, que ele não se identificava mais como homem, uma identidade que se tornou um fardo durante os anos de casamento com Peco. O artista afirmou que preferia ser considerado como um parceiro de vida e pai para Peco e seu filho, respectivamente. As agências de talentos, que Ryuchell e Peco trabalhavam, confirmaram que os dois se divorciaram, mas inicialmente eles negaram que estivessem vivendo separados.
Depois do divórcio, Ryuchell tornou-se um defensor assíduo da comunidade LGBT, fazendo várias aparições em talk shows japoneses para defender os direitos LGBT no Japão. Nos últimos meses de sua vida, Ryuchell começou a se apresentar como mulher, com cabelo comprido e roupas femininas.
Segundo o Wikipédia, Ryuchell nunca declarou publicamente que ele e sua ex-esposa se identificavam como transgêneros.
Fontes: The Mainichi / Wikipédia.