Primeiro-ministro japonês visita os Emirados Árabes Unidos.
Dubai - O primeiro-ministro Fumio Kishida está no Oriente Médio desde o último fim de semana, passando pelos estados do Golfo Árabe para discutir assuntos sobre energia e comércio.
www.nikkeyon.blogspot.com
Na segunda-feira, 17 de julho, Kishida se encontrou com o xeque Mohammed bin Zayed Al-Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos. Em uma declaração conjunta, entre Kishida e o xeque, eles se comprometeram em melhorar a cooperação na questão climática, descarbonização e energia limpa. A declaração de ambos é devido a cúpula do clima COP28 da ONU, que será realizado este ano nos Emirados Árabes.
No último fim de semana, Kishida visitou a Arábia Saudita, onde se encontrou com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman. Os dois líderes lançaram a iniciativa conjunta de promover a energia limpa em seus países. Nesta terça-feira, Kishida está no Catar, país com grande reserva de gás natural.
O Japão é o quinto maior consumidor de petróleo do mundo, dependendo de importações do produto para atender cerca de 97% de sua demanda. Os japoneses importam mais de 75% do petróleo bruto da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos.
Até 2050, o Japão e os Emirados Árabes Unidos se comprometeram em atingir "emissões líquidas zero" de carbono na atmosfera. No caso da Arábia Saudita, os árabes pretendem atingir essa meta até 2060. Ainda não está claro como as duas nações do Golfo, que dependem de exportações massivas de petróleo, alcançarão essas metas para reduzir o aquecimento global.
Fonte: The Asahi Shimbun.
Nenhum comentário:
Postar um comentário