domingo, 16 de julho de 2023

Tohoku em alerta.

Chuvas torrenciais atingem os moradores de Akita.


Akita - Fortes chuvas atingiram a província de Akita, região nordeste do Japão, neste sábado (15 de julho). A Agência Meteorológica está pedindo à população local que fique atenta às inundações e aos deslizamentos de terra.

www.nikkeyon.blogspot.com
Chuvas torrenciais atingem os moradores de Akita.
Veículos trafegam por ruas alagadas, em frente da estação JR da cidade de Akita. Chuvas torrenciais atingiram vários municípios da província de Akita neste sábado, 15 de julho. Foto: Kyodo News.

Uma frente de chuva sazonal ativa está provocando enchente e deslizamentos de terra em algumas localidades de Akita. Outras partes da região de Tohoku, principalmente próximas da costa do Mar do Japão, também registraram fortes chuvas neste sábado. 

A cidade de Akita registrou cerca de 48 milímetros de chuva num período de 15 horas (entre meia-noite até as 3 horas da tarde de sábado). Em outras áreas da província de Akita, a cidade de Happo foi atingida por 196 milímetros de precipitação, durante um período de 12 horas. Em outras cidades como Noshiro, Oga e Fujisato registraram, respectivamente: 153,5 mm; 210 mm e 187 mm de chuva (nas últimas 12 horas).

O volume de chuvas, nas quatro localidades de Akita mencionadas acima, foi o maior recorde de pluviosidade já registrado até hoje pela Agência Meteorológica do Japão. Em apenas 12 horas, as cidades de Happo e Oga foram atingidas por chuvas em níveis superiores à média do mês de julho.

Às 16h30 de sábado, um alerta de deslizamento de terra foi emitido para algumas regiões das províncias de Akita, Aomori e Iwate. Em algumas áreas, o tráfego foi interrompido por causa de terra, árvores e pedras obstruindo as estradas.

As nuvens de chuva permanecerão sobre a região de Tohoku até este domingo, 16 de julho, podendo provocar mais chuva intensa em vários municípios. Num período de 24 horas, até o meio-dia de domingo, a região norte de Tohoku poderá registrar 150 mm de chuva. Já a região sul, poderá marcar até 120 mm de chuva.

As autoridades locais estão pedindo às pessoas que fiquem em locais seguros durante as chuvas. Os riscos de desastres estão aumentando com o solo extremamente encharcado e o grande volume de água nos rios.


Fontes: NHK News / Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário