Mortes e desaparecidos devido às fortes chuvas que atingem Kyushu.
Fukuoka - Por causa das fortes chuvas que estão castigando o oeste do Japão, três pessoas foram encontradas mortas nesta segunda-feira , 10 de julho. Outras estão desaparecidas com a destruição provocada pelos deslizamentos de terra na região de Kyushu.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Depois da forte chuva de segunda-feira, muitas pedras, lama, madeira e destruição ficaram espalhadas pelas ruas de Kurume, província de Fukuoka. Foto: Minako Yoshimoto. |
A Agência Meteorológica do Japão emitiu um aviso especial, alertando sobre a "chuvarada" que atingia oito municípios nas províncias de Fukuoka e Oita, desde as 10 horas da manhã de segunda-feira. Grandes faixas de nuvens se formaram nas províncias de Fukuoka, Oita e Saga, aumentando o risco de fortes chuvas por um longo período.
Vários rios inundaram no norte de Kyushu, segundo o Ministério da Terra. A precipitação máxima por hora atingida na cidade de Kurume, província de Fukuoka, chegou ao recorde de 91,5 milímetros de chuva, entre 9 e 10 horas da manhã desta segunda-feira.
Ainda em Kurume, equipes de ajuda estão tentando resgatar moradores de casas destruídas pelo deslizamento de terra. Uma mulher está desaparecida no meio dos escombros. Em outra parte da cidade, um homem foi encontrado morto no meio do arrozal.
"Estamos em uma situação completamente imprevisível", disse o governador de Fukuoka, Seitaro Hattori, durante uma reunião de emergência.
Um deslizamento de terra na cidade de Soeda, província de Fukuoka, soterrou uma casa na madrugada de segunda-feira, matando uma idosa.
Na cidade de Karatsu, província de Saga, um deslizamento de terra atingiu duas casas, por volta das 6h20. Uma mulher foi resgatada nos escombros, mas ela acabou morrendo. Dois homens estão desaparecidos nesse local.
Em Hirokawa, província de Fukuoka, um homem de 70 anos foi encontrado morto dentro de um pequeno caminhão, no meio de um curso d'água.
Oito municípios da província de Fukuoka emitiram alertas de evacuação (de nível mais alto de gravidade), cobrindo 415.000 residentes a partir das 11 horas da manhã de segunda-feira. O mesmo alerta de evacuação foi emitido para cerca de 12.500 residentes de Nakatsu, província de Oita.
Na manhã do mesmo dia, os serviços de trem-bala foram suspensos em certos trechos das linhas Sanyo e Kyushu Shinkansen.
Chuvas fortes também são esperadas nas regiões de Chugoku, Tokai e Hokuriku, já que as nuvens de chuva permanecem nesses locais até terça-feira, 11 de julho.
Fonte: The Asahi Shimbun.
Nenhum comentário:
Postar um comentário