Montadoras japonesas enfrentam dificuldades na China, à medida que as vendas globais de veículos aumentam.
Tóquio - Sete montadoras de automóveis do Japão, das oito principais marcas japonesas, relataram aumento nas vendas globais, no primeiro semestre do ano fiscal. A maioria das fabricantes japonesas tiveram dificuldades na China, maior mercado consumidor do mundo.
www.nikkeyon.blogspot.com
Segundo a Toyota Motors, a empresa vendeu 5,17 milhões de veículos novos em todo o mundo, no período de abril a setembro, à medida que a escassez de semicondutores diminuía. Isso representa um aumento de 9% em relação ao ano anterior. Um recorde semestral em vendas de veículos para a empresa.
Só na China, as vendas da Toyota aumentaram em 0,3% (um aumento de 1 milhão de unidades), durante o período de seis meses. Entretanto, outras cinco montadoras japonesas de veículos, que operam no mercado chinês, relataram queda nas vendas.
No caso da Honda Motors, as vendas de seus veículos caíram 12% na China, vendendo 611 mil unidades entre abril e setembro. Já a Nissan Motors, suas vendas despencaram 20% no território chinês, comercializando apenas 385 mil unidades no mesmo período da Honda e Toyota.
Os fabricantes japoneses de automóveis estão revendo suas estratégias para o mercado consumidor na China. A forte concorrência das marcas chinesas de automóveis estão deixando os japoneses para trás. As fabricantes chinesas estão entrando com tudo no mercado de veículos elétricos, havendo muita procura pelos consumidores da China.
Já o portfólio de grande parte das montadoras japonesas na China é, em geral, composto por veículos a combustão e híbridos. Isso explica os péssimos resultados das marcas japonesas no mercado chinês de automóveis.
Fonte: NHK News.