terça-feira, 31 de outubro de 2023

Concorrência acirrada.

Montadoras japonesas enfrentam dificuldades na China, à medida que as vendas globais de veículos aumentam.


Tóquio - Sete montadoras de automóveis do Japão, das oito principais marcas japonesas, relataram  aumento nas vendas globais, no primeiro semestre do ano fiscal. A maioria das fabricantes japonesas tiveram dificuldades na China, maior mercado consumidor do mundo.

www.nikkeyon.blogspot.com
Montadoras japonesas enfrentam dificuldades na China, à medida que as vendas globais de veículos aumentam.
Entre abril e setembro deste ano, a Toyota Motors teve aumento na venda de seus veículos na China. Já suas compatriotas, Honda Motors e Nissan Motors, tiveram queda expressiva em suas vendas no mercado chinês, durante o mesmo período. Foto: NHK News.

Segundo a Toyota Motors, a empresa vendeu 5,17 milhões de veículos novos em todo o mundo, no período de abril a setembro, à medida que a escassez de semicondutores diminuía. Isso representa um aumento de 9% em relação ao ano anterior. Um recorde semestral em vendas de veículos para a empresa.

Só na China, as vendas da Toyota aumentaram em 0,3% (um aumento de 1 milhão de unidades), durante o período de seis meses. Entretanto, outras cinco montadoras japonesas de veículos, que operam no mercado chinês, relataram queda nas vendas.

No caso da Honda Motors, as vendas de seus veículos caíram 12% na China, vendendo 611 mil unidades entre abril e setembro. Já a Nissan Motors, suas vendas despencaram 20% no território chinês, comercializando apenas 385 mil unidades no mesmo período da Honda e Toyota.

Os fabricantes japoneses de automóveis estão revendo suas estratégias para o mercado consumidor na China. A forte concorrência das marcas chinesas de automóveis estão deixando os japoneses para trás. As fabricantes chinesas estão entrando com tudo no mercado de veículos elétricos, havendo muita procura pelos consumidores da China. 

Já o portfólio de grande parte das montadoras japonesas na China é, em geral, composto por veículos a combustão e híbridos. Isso explica os péssimos resultados das marcas japonesas no mercado chinês de automóveis.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Não é um local para Halloween.

Segurança é reforçada para evitar o Halloween em Shibuya.


Tóquio - No sábado, 28 de outubro, a polícia reforçou a vigilância no vibrante distrito de Shibuya. A intenção das autoridades locais é evitar, ao máximo, as aglomerações de foliões fantasiados que, tradicionalmente, se encontram na região para festejar o Halloween.

www.nikkeyon.blogspot.com
Segurança é reforçada para evitar o Halloween em Shibuya.
Policiais controlam o tráfego no famoso cruzamento de Shibuya, em Tóquio, na noite de sábado. Foto: Kyodo News.

Este ano, o prefeito de Shibuya, Ken Hasebe, está alertando os foliões para que fiquem longe do distrito, citando preocupações de segurança. Nos anos anteriores, grande multidões de pessoas se aglomeravam na região para festejar o Dia das Bruxas, deixando os moradores locais de cabelo em pé.

Na noite de sábado, policiais especiais, apelidados de "policiais DJ", foram mobilizados para orientar os pedestres de Shibuya, dando instruções por auto-falantes, tanto em japonês como em inglês.

Na tentativa de evitar que jovens e visitantes estrangeiros se envolvam em vandalismo e embriaguez, o distrito de Shibuya pediu às lojas locais (de lojas de conveniências a supermercados) que suspendessem a venda de bebidas alcoólicas, durante a temporada de Halloween.

Até a estátua de Hachiko, o famoso cão leal que inspirou um filme sobre sua história, foi isolada para evitar vandalismo. Muitos turistas ficaram decepcionados com o "emparedamento" de Hachiko.

Hidekazu Joda, de 35 anos, que veio de Saitama para Tóquio fantasiado de prisioneiro para o Halloween, disse decepcionado: "É uma pena que as pessoas ficam com má impressão do Halloween, devido à falta de etiqueta de alguns desordeiros".

Uma mulher de 25 anos, que tentou ver a estátua de Hachiko junto com um amigo, disse: "O distrito de Shibuya deveria ter tomado medidas com mais consideração pelos turistas".


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 29 de outubro de 2023

"Compra sem pagar".

Loja de conveniência sem o "caixa" é inaugurado em Yokohama.


Tóquio - Clientes que não têm muita paciência em ficar em filas do caixa, ou não gostam de digitalizar suas compras na loja de conveniência, agora existe uma nova opção high tech.

www.nikkeyon.blogspot.com
Loja de conveniência sem o "caixa" é inaugurado em Yokohama.
A Catch & Go é a primeira loja de conveniência do Japão onde o cliente, simplesmente, sai do estabelecimento sem pagar pelos produtos escolhidos. A cobrança é feita por meio de um aplicativo da loja para smartphones. Foto: Takeshi Suezaki.

A loja Catch & Go foi inaugurado perto da estação de Yokohama, no dia 27 de outubro. Nessa loja, os clientes podem pegar os itens nas prateleiras e sair do local sem efetuar o pagamento. A cobrança dos itens é feita automaticamente, por meio de um aplicativo para smartphones.

 Esta é a primeira loja do gênero para o público geral. Anteriormente, esse tipo de loja de conveniência só estava disponível para funcionários de algumas empresas.

A rede de supermercados Daiei Inc. e a empresa de tecnologia da informação NTT Data Corp. se juntaram no projeto e criaram a "Catch & Go" ( Pega e Vai, na tradução livre).

Como funciona: primeiramente, a pessoa precisa ter instalado um aplicativo da "Catch & Go" em seu smartphone. Para entrar na loja de conveniência, o cliente tem que abrir o aplicativo com um código QR na tela de seu aparelho. Em seguida, ele deve escanear o código no sensor do portão da loja, que será aberta automaticamente. Dentro do estabelecimento, há 35 câmeras de vídeo e sensores de peso instalados nas prateleiras dos produtos. O sistema detecta e reconhece tudo o que o cliente pega das prateleiras, desde caixas de "obentô" a pacotes de salgadinhos. O pagamento das mercadorias escolhidas pelos clientes é feita automaticamente na saída da loja, por meio de cartões de crédito vinculados aos seus smartphones. O cliente simplesmente pega o produto e sai da loja, sem precisar pagar por meio de dinheiro físico ou cartões. Tudo fica registrado no aplicativo do smartphone do cliente.

O "kombini" Catch & Go está localizado no novo supermercado Aeon Food Style Yokohama Nishiguchi. Uma equipe de funcionários do supermercado é responsável por reabastecer os produtos comprados na loja automatizada. Todos os itens da loja de conveniência podem ser comprados pelos mesmos preços do supermercado.

O Catch & Go fica aberto das 7h às 23h, mesmo horário de funcionamento do supermercado. A loja pode acomodar até 12 pessoas, dentro do estabelecimento, por vez.

As empresas Daiei e NTT Data informaram que os clientes podem efetuar suas compras em até 10 segundos no "kombini" high tech. Eles têm a esperança de atrair clientes que odeiam esperar nas filas do caixa, durante o horário de pico. Espera-se que a nova loja atenda 1.000 clientes por dia.


Fonte: The Asahi Shimbun.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 28 de outubro de 2023

Índice de Preços ao Consumidor no Japão.

Inflação na cidade de Tóquio aumenta para 2,7% em outubro.


Tóquio - Os últimos números da inflação em Tóquio foram divulgados nesta sexta-feira, 27 de outubro. Os dados divulgados mostram sinais de maior pressão sobre os preços dos produtos. A alta da taxa de inflação, em outubro, acelerou pela primeira vez após quatro meses de queda.

www.nikkeyon.blogspot.com
Inflação na cidade de Tóquio aumenta para 2,7% em outubro.
O índice de preços ao consumidor em Tóquio apresentou aumento de 2,7%, em termos anuais, no m~es de outubro. Foi a primeira aceleração da inflação após quatro meses de queda. Foto: NHK News.

O Ministério da Administração Interna afirmou que o índice de preços ao consumidor, para os 23 bairros centrais de Tóquio, aumentou 2,7%  em termos anuais. Houve um aumento de 0,2 ponto em relação ao mês anterior (setembro 2023).

O índice exclui os preços voláteis dos alimentos frescos, que variam com base do clima.

Os consumidores, da região de Tóquio, continuam a enfrentar preços mais elevados nos supermercados. O custo dos alimentos disparou para 7,3% em outubro.

Por outro lado, a conta da eletricidade caiu 18,6% este mês. A conta de gás também teve queda, retraindo para 14,2% o valor do metro cúbico. Entretanto, a margem de declínio dessas fontes de energia foi menor, em comparação com os números de setembro. A causa dessa menor queda foi provocada pelos novos subsídios do governo japonês, para as contas de serviços públicos, que foram reduzidos pela metade.

Os números da capital japonesa são vistos como um indicador-chave da inflação do país. A próxima atualização do índice da inflação de Tóquio será divulgada no dia 24 de novembro.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Falta gente para trabalhar.

Aeroporto de Narita enfrenta grave escassez de mão de obra.


Tóquio - O número de lojas e funcionários no aeroporto de Narita, na província de Chiba, sofreu uma grande crise durante o período da pandemia da COVID-19 no Japão: muitos estabelecimentos comerciais fechados e trabalhadores sem emprego. 

Agora, com o fim da pandemia e o ressurgimento dos turistas no Japão, o aeroporto está enfrentando problemas com a falta de mão de obra.

www.nikkeyon.blogspot.com
Aeroporto de Narita enfrenta grave escassez de mão de obra.
Aeroporto de Narita, na província de Chiba, enfrenta uma grave escassez de trabalhadores, após o fim da pandemia da COVID-19. Foto: NHK News.

De acordo com uma pesquisa realizada pela operadora do aeroporto em fevereiro deste ano,  o local havia 619 lojas (incluindo restaurantes e outros negócios). Comparando o ano atual com o ano de 2017, o aeroporto teve um declínio de 8% de lojas, onde o comércio no local não se recuperou totalmente após a crise da COVID-19. 

Em relação a mão de obra, o número de trabalhadores teve uma queda de 7.000 pessoas. A redução da mão de obra representa uma tremenda dor de cabeça para a operadora que contrata o pessoal, pois o trânsito de passageiros no aeroporto de Narita só aumenta a cada dia que passa.

Atualmente, o número de trabalhadores no aeroporto é de 36.315 pessoas. Houve uma redução de aproximadamente 7.000 trabalhadores no local, representando uma queda de 16% em comparação com os dados de 2017.

Para agravar o problema, o aeroporto de Narita terá uma terceira pista para pousos e decolagens de aviões, que será concluída dentro de 6 anos. Isso significa que o número de passageiros no aeroporto só aumentará no futuro.

A operadora calcula que o aeroporto precisa de, aproximadamente, 7.000 trabalhadores, para atender todas as empresas instaladas atualmente no local.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Mudança de sexo é assunto polêmico.

Exigir que a pessoa faça cirurgia de mudança de sexo, para ser registrada com um novo gênero, é inconstitucional no Japão.


Tóquio - Numa decisão histórica, o Supremo Tribunal do Japão decidiu nesta quarta-feira, 25 de outubro, a inconstitucionalidade de exigir que as pessoas sejam submetidas a cirurgia, de remoção de suas funções reprodutivas, para a mudança de sexo. Isso acontece quando uma pessoa deseja mudar legalmente seu gênero no Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Exigir que a pessoa faça cirurgia de mudança de sexo, para ser registrada com um novo gênero, é inconstitucional no Japão.
O Supremo Tribunal do Japão decidiu na quarta-feira, 25 de outubro, a inconstitucionalidade de exigir que a pessoa faça cirurgia de mudança de sexo, para que ela altere legalmente seu gênero conforme a atual lei japonesa. Foto: NHK News.

O caso veio à tona quando um cidadão japonês pediu, a um Tribunal da Família, a mudança documental de seu gênero, sem a exigência da cirurgia. Ele alega que a lei atual viola seus direitos humanos e a Constituição do Japão. Essa pessoa, que quer mudar o gênero em seu registro, é um homem de nascença e que agora se identifica como mulher.

Após a análise do pedido, tanto o Tribunal da Família, como o Tribunal Superior, rejeitaram o caso dessa pessoa. Entretanto, a Grande Bancada do Supremo Tribunal de Justiça informou que a exigência do fato viola a Constituição do país. A Bancada ordenou que o Tribunal Superior julgasse novamente o caso.

De acordo com a atual lei japonesa, o gênero de uma pessoa, em documentos oficiais, só pode ser alterado se certas condições forem atendidas: o indivíduo não deve ter mais as funções reprodutivas com as quais nasceu. Isso efetivamente exige que a pessoa seja submetida a uma cirurgia de mudança de sexo.

Esta é a décima segunda vez, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, que uma disposição legal é considerada inconstitucional. A Dieta será forçada a rever a lei.

Uma organização internacional, pesquisadora de comunidades LGBTQ, afirma que o Japão é um dos 18 países que exigem a cirurgia para a mudança legal do gênero. Essa exigência é contestada pela Organização Mundial de Saúde.

Segundo a reportagem da NHK, pelo menos 17 países (incluindo a Argentina e a Dinamarca) permitem que as pessoas transexuais identifiquem o seu gênero legalmente.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Animais selvagens na cidade.

Ursos estão invadindo as áreas urbanas do Japão em busca de comida.

Tóquio - Autoridades da província de Toyama informaram recentemente que os ursos estão sendo avistados, com mais frequência, nas áreas urbanas do que nas florestas e montanhas do Japão, seu habitat natural.

www.nikkeyon.blogspot.com
Ursos estão invadindo as áreas urbanas do Japão em busca de comida.
Ursos estão invadindo as áreas urbanas, das províncias de Toyama e Akita, em busca de comida. Este ano, o número de aparições de ursos nas cidades aumentou drasticamente. Foto: NHK News.

A província de Toyama recebeu 165 relatos de surgimento de ursos entre os dias 1 e 23 de outubro deste ano. Esse número é sete vezes maior que o total de relatos do ano passado, durante o mesmo mês de outubro.

Entre janeiro e outubro deste ano (até o dia 23 de outubro) , cinco pessoas foram atacadas por ursos na província de Toyama. Uma idosa de 79 anos morreu após ser atacada por um urso no quintal de sua casa.

As autoridades japonesas classificam os relatos de aparecimento de ursos em três categorias: habitat normal do animal; próximo das área urbanas e dentro da área urbana.

Até segunda-feira, 74% dos casos, dos 360 relatórios de aparecimento de ursos, eram sobre o aparecimento desses animais dentro da área urbana.

Especialistas em vida selvagem dizem que os ursos estão, cada vez mais, saindo de seus habitat naturais e vindo para dentro das cidades. Este ano , está havendo uma escassez de alimentos, como nozes de faia. Os ursos expandiram seu alcance para a cidade, se mantendo próximos dos rios japoneses. As pessoas de Toyama devem tomar cuidados, e estar cientes de que os ursos podem aparecer em qualquer lugar.

Na província de Akita, uma mulher e um homem, ambos com 70 anos, foram atacados e feridos por ursos nesta terça-feira, 24 de outubro. Segundo as autoridades de Akita, o número de pessoas feridas em ataques de ursos atingiu um recorde de 55 casos, este ano.

O Ministério do Meio Ambiente do Japão afirmou que 109 pessoas, em todo o país, foram feridas por ursos, entre abril e setembro deste ano. O número de vítimas em setembro foi um assustador recorde para o país.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 24 de outubro de 2023

Montadora com a produção parada.

A Toyota poderá retomar a produção na quinta-feira, após problemas com um dos fornecedores.


Nagoya - A Toyota Motors anunciou nesta segunda-feira, 23 de outubro, que está planejando retomar totalmente as operações na próxima quinta-feira, 26 de outubro. A montadora está com a produção de veículos paralisada, após um fornecedor de peças sofrer um grave incidente na semana passada.

www.nikkeyon.blogspot.com
A Toyota poderá retomar a produção na quinta-feira, após problemas com um dos fornecedores.
Foto da fábrica de peças danificada por uma explosão, no dia 16 de outubro. Desde a semana passada que a montadora Toyota está com as operações paralisadas, em 13 linhas de produção de veículos. A retomada parcial da produção começará nesta terça-feira, 24 de outubro. Foto: NHK News.

A empresa teve de suspender as operações de 13 linhas de produção, em oito fábricas de produção de veículos. Uma das empresas parceiras da Toyota, a Chuo Spring, sofreu uma explosão em suas instalações no dia 16 de outubro. Dois trabalhadores ficaram feridos no incidente.

À medida que a Chuo Spring restaurou a produção e o envio de lotes de peças para as montadoras, a Toyota planeja reiniciar na terça-feira, 24 de outubro, as operações de 7 linhas de produção em 5 fábricas. 

A retomada total da produção de veículos da Toyota será realizada na quinta-feira, conforme os planos da montadora.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Gaza precisa de mais ajuda.

Durante a Cúpula da Paz, o Japão apela por mais ajuda para os residentes de Gaza.


Cairo - A Ministra das Relações Exteriores do Japão, Yoko Kamikawa, apelou por mais esforços internacionais para combater o agravamento da situação humanitária na Faixa de Gaza. Ela e  representantes de aproximadamente 30 países (incluindo territórios e organizações internacionais) estão participando da Cúpula da Paz do Cairo, no Egito.

www.nikkeyon.blogspot.com
Durante a Cúpula da Paz, o Japão apela por mais ajuda para os residentes de Gaza.
Durante a Cúpula da Paz no Cairo, o governo do Japão pediu mais ajuda internacional para os residentes da Faixa de Gaza. Foto: NHK News.

Na conferência, Kamikawa disse que a prioridade agora é minimizar a deterioração das condições do povo em Gaza. O objetivo final, dos participantes da cúpula, é entregar os suprimentos necessários em Gaza, o mais rápido possível. Além disso, é necessário evacuar os estrangeiros, que estão na Faixa de Gaza, para o Egito.

O governo japonês já anunciou planos de ajuda humanitária de emergência, no valor de 10 milhões de dólares para os residentes de Gaza. O Japão também está considerando mais assistência à região, conforme o necessário.

Aos participantes da cúpula, Kamikawa pediu força e sabedoria dos presentes, para garantir a segurança das pessoas em Gaza e aliviar a situação de conflito o mais rápido possível. É preciso trazer paz e estabilidade sustentáveis na Faixa de Gaza.

A ministra também observou que o Japão mantém seu apoio inabalável para "uma solução entre os dois Estados". No caso, Kamikawa quis dizer que um Estado independente da Palestina seja estabelecida, e coexista, de forma pacífica e segura com Israel.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 22 de outubro de 2023

Da guerra para casa.

Vindo de Israel, avião da Força de Autodefesa chega ao Japão com 83 pessoas evacuadas.


Tóquio - Na manhã deste sábado, 21 de outubro, um avião da Força de Autodefesa Japonesa (FDS) aterrissou no aeroporto de Haneda, em Tóquio, trazendo 60 cidadãos japoneses e 18 cidadãos sul-coreanos (bem como seus familiares).

www.nikkeyon.blogspot.com
Vindo de Israel, avião da Força de Autodefesa chega ao Japão com 83 pessoas evacuadas.
Avião da Força de Autodefesa do Japão aterrissou esta manhã de sábado, 21 de outubro, no aeroporto de Haneda (Tóquio), com 83 pessoas evacuadas de Israel, fugindo do conflito armado na região. Foto: NHK News.

Uma japonesa de 47 anos deixou sua casa em Israel e trouxe consigo seus quatro filhos para o Japão. Ela disse ao repórter que se sentia estressada com o conflito, entre Israel e o Hamas, que decidiu voltar. Sua família vivia em meio aos sons de mísseis caindo e de aviões de combate sobrevoando a cidade que viviam.

A mulher comentou que só permaneceu em Israel porque seu marido é israelense. Depois de conversar com o marido, ela retornou ao Japão com os filhos. A família concluiu que esta poderia ser a última chance para eles partirem, antes que a situação da região se tornasse realmente perigosa.

Na semana passada, um avião militar sul-coreano transportou 51 cidadãos japoneses, juntamente com sul-coreanos e cingapurianos. Além disso, um outro avião fretado vindo de Tel Aviv, organizado pelo governo do Japão, também trouxe para casa outros oito cidadãos japoneses.

O Ministério das Relações Exteriores do Japão afirmou que aproximadamente 800 cidadãos japoneses ainda estão em Israel e nos territórios palestinos.

O Ministério da Defesa do Japão informou que duas aeronaves da FDS estão de prontidão em países próximos, caso mais cidadãos japoneses precisem ser evacuados das regiões dos conflitos armados.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 21 de outubro de 2023

Pagamento dos atrasados e indenização.

Hoteleiros do Japão processam "Booking.com" por dinheiro não recebido.


Tóquio - Um total de 11 propriedades hoteleiras do Japão, incluindo pousadas, estão processando o serviço de reservas "Booking.com" na justiça. O motivo, alegado pelos hoteleiros, foi o não recebimento das taxas de acomodações pelo site de reservas.

www.nikkeyon.blogspot.com
Hoteleiros do Japão processam "Booking.com" por dinheiro não recebido.
Hoteleiros do Japão processam a empresa "Booking.com" pelo não recebimento das taxas de acomodações. Foto: NHK News.  

Os hoteleiros pedem, na justiça japonesa, o recebimento integral das taxas de acomodações e uma indenização de 36 milhões de ienes, ou cerca de US$ 240 mil. O processo está sendo feito contra a matriz da empresa, com sede na Holanda, e contra a filial japonesa.

Alguns proprietários de hotéis alegaram prejuízos, dizendo que não conseguiram pagar os salários de seus funcionários. Com a falta de dinheiro em caixa, alguns hoteleiros precisaram vender a própria propriedade.

Um advogado dos demandantes afirmou que mais de 50 outros, proprietários de pousadas, também não receberam o dinheiro de suas partes, aumentando o calote para milhões de dólares.

A filial japonesa da "Booking.com" afirmou, para imprensa, que ainda não recebeu nenhuma reclamação legal.

A "Booking.com" explicou, em um comunicado, que a renovação de seu sistema de pagamentos causou transtornos para alguns parceiros (hotéis e pousadas). A empresa reconheceu esse problema e pediu desculpas pelo atraso nos pagamentos.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Cadê o taxista?

Honda e GM pretendem lançar serviço de táxis sem motorista no Japão.


Tóquio - As montadoras de veículos Honda Motors (Japão) e General Motors (Estados Unidos) estão se unindo para lançar um serviço de táxi autônomo em Tóquio. As empresas planejam iniciar o serviço em 2026.

www.nikkeyon.blogspot.com
Honda e GM pretendem lançar serviço de táxis sem motorista no Japão.
As montadoras Honda e General Motors pretendem lançar juntas um serviço de táxi autônomo em Tóquio em 2026. Foto: NHK News. 

Uma outra empresa, a subsidiária da GM chamada "Cruise", também está envolvida no projeto. As três empresas querem criar uma joint venture no primeiro semestre do próximo ano.

Inicialmente, o serviço será introduzido no centro de Tóquio. Depois da fase inicial, outras áreas de Tóquio serão beneficiadas com os táxis autônomos.

As empresas envolvidas informaram que os táxis não ficaram restritos a rotas fixas. O trajeto será livre, para qualquer estrada até o destino escolhido pelo passageiro.

O serviço autônomo começará com algumas dezenas de táxis. No futuro, a frota será aumentada para cerca de 500 veículos autônomos. 

O veículo, que será utilizado para o serviço autônomo, estará sendo exibido pela primeira vez em Tóquio, durante a feira automotiva do Japan Mobility Show. A feira está marcada para começar no final deste mês.

A Honda Motors informou que o carro autônomo usará "tecnologia sem motorista" de nível 4. Esse é o nível mais baixo da autonomia total de direção. Segundo informações da montadora japonesa, o nível 4 permite uma direção automatizada, sem um motorista ao volante sob certas condições.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Capacitação de mulheres do Afeganistão.

JICA e as Nações Unidas lançam novo projeto para as mulheres afegãs.


Tóquio - A Agência de de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e as Nações Unidas lançaram um projeto, de dois anos, para impulsionar as atividades econômicas das mulheres do Afeganistão. O acordo foi assinado na terça-feira, 17 de outubro.

www.nikkeyon.blogspot.com
JICA e as Nações Unidas lançam novo projeto para as mulheres afegãs.
Um novo projeto para as mulheres afegãs foi assinado por representantes da JICA e das Nações Unidas na terça-feira, 17 de outubro. Foto: NHK News.

O governo do Japão está comprometendo até 10 milhões de dólares para esse novo projeto. Cerca de 1.400 mulheres empresárias e 140 pequenas empresas (lideradas por mulheres em 7 províncias afegãs) serão beneficiadas com o projeto. Será oferecido formação e equipamentos para todas as participantes.

O chefe do escritório da JICA no Afeganistão, Amada Kiyoshi, disse que o projeto ajudará a capacitar as mulheres do país.

"Espero sinceramente que este projeto forneça apoio psicológico às mulheres que enfrentam dificuldades no dia a dia. Queremos continuar enviando a mensagem de que nunca esqueceremos as mulheres afegãs", declarou Kiyoshi.

O projeto permitirá que as mulheres afegãs tenham aulas de marketing, contabilidade e outras habilidades empresariais. Além disso, também será fornecido equipamentos, como máquinas de costura e utensílios de cozinha. Espera-se que o programa crie empregos para 2.800 pessoas no Afeganistão.

Entretanto, os esforços ocorrem num momento em que o governo do Talibã tem reprimido os direitos das mulheres no Afeganistão. O grupo Islâmico retomou o poder do país em 2021. 


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Ajuda ao povo de Gaza.

Japão dará US$ 10 milhões de assistência humanitária aos residentes de Gaza.


Tóquio - O governo japonês anunciou na terça-feira, 17 de outubro, que os residentes da Faixa de Gaza receberão ajuda humanitária emergencial do Japão, no valor de 10 milhões de dólares. Nos últimos dias, os conflitos armados agravaram as condições do povo dessa pequena região.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão dará US$ 10 milhões de assistência humanitária aos residentes de Gaza.
Yoko Kamikawa, ministra japonesa das Relações Exteriores, informou que os residentes da Faixa de Gaza receberão ajuda humanitária emergencial do Japão, no valor de US$ 10 milhões. Foto: NHK News.

A ministra japonesa das Relações Exteriores, Yoko Kamikawa, informou que o Japão continuará os esforços diplomáticos na região do conflito, entre a Faixa de Gaza e Israel. A ajuda japonesa procura dar aos residentes de Gaza o acesso a suprimentos de socorro, incluindo alimentos e água, bem como o acesso a tratamentos médicos para os feridos.

Kamikawa acrescentou que a ajuda japonesa será fornecida através de organizações internacionais.

De acordo com a ministra, entre terça-feira e domingo (de 17 a 23 de outubro), Tsukasa Uemura (o enviado especial para a paz no Oriente Médio) visitará o Egito, a Jordânia e o Catar para reuniões com autoridades governamentais. Uemura discutirá, com as autoridades desses países, formas de acalmar o conflito entre Israel e o grupo militante Hamas.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 17 de outubro de 2023

Rússia contra o Japão.

Governo russo proíbe importações de frutos do mar do Japão no país.


Tóquio - Depois da Rússia anunciar a proibição nas importações de produtos pesqueiros do Japão, no dia 16 de outubro, o governo japonês apresentou um protesto ao governo russo.

www.nikkeyon.blogspot.com
Governo russo proíbe importações de frutos do mar do Japão no país.
Rússia proíbe a importação de frutos do mar do Japão a partir desta segunda-feira, 16 de outubro. O governo russo segue o mesmo caminho da China, que proibiu a entrada dos pescados japoneses em agosto deste ano. Foto: NHK News.

O Chefe do Departamento de Desarmamento, Não Proliferação e Ciência do Ministério das Relações Exteriores do Japão, Katsuro Kitagawa, reuniu-se com o Chefe Interino da Embaixada Rússia imediatamente na segunda-feira.

Kitagawa informou que o Japão respondeu de boa fé aos pedidos da Rússia: explicações e o fornecimento de dados relacionados à liberação no mar da água tratada da usina nuclear de Fukushima.

"É injusto que a Rússia reforce suas restrições sobre as importações de frutos do mar do Japão, onde suas decisões não se baseia em evidências científicas. É extremamente lamentável", disse Kitagawa.

Assim como a Rússia, a China já tinha suspendido as importações de frutos do mar do Japão no final de agosto deste ano. O governo chinês também é contra a liberação da água tratada da usina de Fukushima no oceano.

As autoridades sanitárias e de quarentena da Rússia anunciaram que as restrições entraram em vigor a partir desta segunda-feira (16 de outubro). Se as informações necessárias sobre a segurança dos frutos do mar do Japão forem enviadas pelos reguladores russos, a Rússia poderá suspender a proibição das importações após a análise dos documentos.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Sul-coreanos e japoneses chegam à Coréia.

Avião sul-coreano traz japoneses evacuados, em voo de Israel para Coréia do Sul.


Seul - Na noite de sábado, 14 de outubro, uma aeronave militar sul-coreana cumpriu uma importante missão ao voltar de Tel Aviv: trazer os refugiados sul-coreanos para a Coréia do Sul. Nos últimos 7 dias, os conflitos armados entre israelenses e o Hamas têm se intensificado, criando um clima de violência e destruição generalizado em Israel e Faixa de Gaza.

www.nikkeyon.blogspot.com
Avião sul-coreano traz japoneses evacuados, em voo de Israel para Coréia do Sul.
Avião militar sul-coreano foi a Israel e trouxe para Coréia do Sul seus cidadãos, mais alguns japoneses e cingapurianos, em um voo de evacuados que saiu do aeroporto de Tel Aviv. Todos passam bem. Foto: NHK News. 

A Coréia do Sul enviou um avião militar para a cidade de Tel Aviv, com o intuito de trazer para casa seus cidadãos que desejavam fugir dos combates entre o exército israelense e o grupo militante palestino Hamas. 

Entre os mais de 200 evacuados de Israel, 163 sul-coreanos estavam no voo. Nos outros assentos vagos do avião, 51 japoneses e 6 cingapurianos puderam embarcar na missão.

A aeronave sul-coreana decolou do aeroporto de Tel-Aviv no sábado e chegou na Coréia do Sul no mesmo dia, por volta das 11 horas da noite (horário local). O voo precisou fazer uma escala no Sri Lanka.

Ao desembarcar do avião, na pista de pouso, alguns evacuados sul coreanos pareciam felizes ao serem recebidos por suas famílias.

No caso dos evacuados japoneses, eles foram escoltados por funcionários da embaixada japonesa da Coréia do Sul, com a finalidade de cumprir as formalidades da imigração sul-coreana.

Em uma entrevista, uma mulher japonesa disse que ficou aliviada ao sair de Israel. Ela vivia na cidade de Ashdod, no sul de Israel e relativamente próximo da fronteira com a Faixa de Gaza.

"Eu lembro de ter ouvido explosões antes do voo decolar em Tel Aviv. Os evacuados aplaudiram quando o avião pousou na base militar da Coréia do Sul", disse a japonesa.

O governo da Coréia do Sul informou à imprensa que parte da missão, no caso o transporte de cidadãos não sul-coreanos, foi proposto ao governo do Japão como uma ajuda humanitária ao país vizinho.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 15 de outubro de 2023

Japoneses no meio do conflito.

Aviões militares do Japão partem rumo a África, para ajudar na evacuação de japoneses que estão em Israel.


Tóquio - Neste sábado, 14 de outubro, aviões da Força Aérea de Autodefesa do Japão (JSDF) deixaram o país pela manhã, para ajudar os cidadãos japoneses que estão saindo de Israel por causa da guerra.

www.nikkeyon.blogspot. com
Aviões militares do Japão partem rumo a África, para ajudar na evacuação de japoneses que estão em Israel.
O avião da JSDF partiu do Japão, rumo para Djibouti, com a missão de resgatar cidadãos japoneses que estão saindo de Israel, por causa da guerra. Foto: NHK News. 

As aeronaves japonesas estão viajando para Djibouti, país localizado no nordeste da África. Os militares da missão estarão de prontidão no país africano à espera de um voo fretado, proveniente de Israel, com cidadãos japoneses. O avião fretado estava programado para sair da cidade israelense de Tel Aviv no sábado, de acordo com o horário local.

Na manhã de sábado no Japão, um avião de reabastecimento aéreo e transporte (KC-767) decolou da base aérea da cidade de Komaki, província de Aichi, com os militares japoneses a bordo.

Separadamente, outros dois aviões japoneses de transporte (C-2) partiram da Base Aérea de Miho, província de Tottori, pela manhã de sábado também.

A JSDF mobilizou cerca de 420 militares para a missão de resgate.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 14 de outubro de 2023

Mais trabalhadores estrangeiros.

Número de residentes estrangeiros no Japão atinge mais de 3 milhões de pessoas.


Tóquio - O governo japonês informou nesta sexta-feira, 13 de outubro, que o número de estrangeiros no país atingiu um recorde superior à 3,2 milhões de pessoas em 2023.

www.nikkeyon.blogspot.com
Número de residentes estrangeiros no Japão atinge mais de 3 milhões de pessoas.
Número de residentes estrangeiros no Japão atinge mais de 3 milhões de trabalhadores, de acordo com a Agência de Serviços de Imigração. Foto: The Mainichi. 

Até o final de junho de 2023, havia 3.223.858 estrangeiros vivendo no Japão. Houve um aumento de 148.645 estrangeiros, em relação aos dados do final de dezembro de 2022. Os números são da Agência de Serviços de Imigração.

Por status residencial do visto, os residentes permanentes é o maior grupo, com 880.178 estrangeiros. Houve um aumento de 1,9% de estrangeiros, comparando os dados recentes com os dados de dezembro de 2022.

Por tipo de visto de trabalho, os estagiários técnicos totalizaram 358.159 pessoas (aumento de 10,2%). No caso de engenheiros, especialistas em humanidade e serviços internacionais (incluindo professores de língua estrangeira), o número total foi de 346.116 estrangeiros (aumento de 10,9%, em comparação com os dados do ano passado).

O número de trabalhadores qualificados especificados totalizou 173.101 estrangeiros, um aumento de 32,2%.

Por nacionalidade, a China tem o maior número de cidadãos chineses vivendo no Japão. Em segundo lugar vem o Vietnã e em terceiro lugar está a Coréia do Sul.

Cerca de 79.000 estrangeiros estavam vivendo no Japão ilegalmente, até 1ª de julho de 2023, após deixar o prazo de validade de seus visto expirar. Essas informações são baseadas nos registros da imigração do Japão.


Fonte: Kyodo News.

  
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Discursos e saias.

Prefeito pede desculpas após comentário inapropriado.


Fukuoka - Na quarta-feira, 11 de outubro, o prefeito de uma cidade em Kyushu precisou pedir desculpas diante da imprensa local, depois dele fazer um discurso machista em uma festa.

www.nikkeyon.blogspot.com
Prefeito pede desculpas após comentário inapropriado.
O prefeito de Nakama, província de Fukuoka, criou uma polêmica em uma festa, após afirmar que "discursos e saias devem ser bem curtos o quanto possível". Foto: NHK News.

O prefeito da cidade de Nakama, Kenji Fukuda, foi orador convidado em uma festa de um time profissional independente de beisebol. Durante seu discurso no evento, ocorrido na terça-feira, ele fez o seguinte comentário polêmico: "Discursos e saias de mulheres devem ser bem curtos o quanto possível".

No dia seguinte, Fukuda foi obrigado a reunir os repórteres e lamentou profundamente o fato de ter ofendido, com seu comentário, as pessoas que estavam na festa. "Algumas pessoas presentes ficaram ofendidas com o que eu disse. Lamento profundamente e terei mais cuidado com as minhas palavras de agora em diante", disse o prefeito de Nakama.

Fukuda explicou que estava apenas querendo quebrar o gelo na festa, tentando ser mais informal. Mas agora ele percebeu que deveria ter mais cuidado com o que diz, sendo uma autoridade local.

Oriundo do do show business (indústria do entretenimento), Fukuda foi eleito como prefeito pela primeira vez em 2017. Em 2021, ele conseguiu ser reeleito para seu segundo mandato, na prefeitura de Nakama.


Fontes: NHK News / The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Combatendo a febre do feno.

Japão toma medidas para reduzir os níveis de pólen no país.


Tóquio - O governo do Japão informou para a imprensa, esta semana, que compilou um conjunto de medidas para reduzir o problema da febre do feno, conhecido como kafunsho. O objetivo é diminuir a dispersão de pólen pela metade, reduzindo as florestas de cedro, ao longo de 30 anos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão toma medidas para reduzir os níveis de pólen no país.
Governo do Japão compilou uma série de medidas para combater a febre do feno, ou kafunsho, no país. Foto: NHK News.

As alergias ao pólen tornaram-se um problema de saúde social no Japão. O país tem cerca de 70% de florestas em seu território. O plano é eliminar cerca de 20% das árvores de cedros nos próximos 10 anos.

Os ministros japoneses concordaram que os cedros serão cortados e substituídos por espécies de árvores que produzem menos pólen. Até março do próximo ano, autoridades do governo irão designar áreas, onde o corte e a substituição dos cedros.

O governo japonês planeja fornecer dados, mais detalhados, sobre as florestas de cedro. A intenção é prever antecipadamente níveis mais precisos da dispersão de pólen no ar. Além disso, o uso de supercomputadores, e de tecnologia de inteligência artificial (IA), irão ajudar o governo na obtenção de informações mais precisas sobre a época do pólen no país.

Até o final deste mês, o governo quer incluir um orçamento relacionado a essas medidas, em seu pacote econômico no combate ao pólen.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Onda de roubos na área rural.

Em Ibaraki, ruralistas sofrem com roubos de arroz recém-colhido.


Mito - Nos primeiros 10 dias de outubro, aproximadamente 1.590 kg de arroz recém-colhido foram roubados em duas propriedades rurais na província de Ibaraki.

www.nikkeyon.blogspot.com
Em Ibaraki, ruralistas sofrem com roubos de arroz recém-colhido.
Arrozal da cidade de Chikusei, província de Ibaraki. Nos 10 primeiros dias do mês de outubro, ladrões levaram um total de 1.590 kg de arroz de duas propriedades rurais em Chikusei. A polícia de Ibaraki está investigando o caso. Foto: Wikimedia Commons. 

Segundo a polícia, na noite do dia 1ª de outubro, 660 kg de arroz (no valor de 143 mil ienes) foram roubados em um depósito de uma fazenda na cidade de Chikusei, província de Ibaraki.

Sete dias depois, um segundo roubo ocorreu em outra fazenda de arroz, também na cidade de Chikusei. Nesse roubo, foi levado 930 kg (no valor de 210 mil ienes).

Uma onda de roubos de furtas e arroz tem atormentado os produtores rurais, em diversas províncias japonesas nos últimos anos. A polícia tem pedido aos produtores que instalem câmeras de segurança em armazéns, estufas e outras instalações rurais.


Fonte: Japan Today.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.