Com o iene fraco, muitas pessoas têm que pensar bem como gastar dinheiro durante o feriado.
Tóquio - O Golden Week começou e muitas pessoas estão aproveitando para viajar no Japão ou ir ao exterior. Entretanto, se sua escolha foi "viajar para o exterior" pode-se preparar: o valor da moeda japonesa enfraqueceu muito nos últimos dias, chegando na faixa dos 160 ienes em relação ao dólar americano (29 de abril). Essa é a maior queda do iene nos últimos 34 anos.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Com a moeda japonesa fraca, muitas pessoas estão planejando mais para gastar dinheiro durante o feriado do Golden Week. Foto: NHK News. |
Um casal japonês decidiu viajar para o Havaí durante o Golden Week. Em uma conversa com o repórter, o casal disse que está sentindo na pele a tremenda dor de cabeça que a conversão das moedas, de iene para dólar, está provocando em suas férias.
"Às vezes, deixamos de tomar o café da manhã e tomamos apenas um brunch (um leve lanche antes do almoço), economizando dinheiro para comprar a janta. E, às vezes, nosso café da manhã se resume a comida instantânea que trouxemos do Japão. Se o preço fosse um pouco menor, nossa viagem seria muito mais fácil", disse a mulher que está no Havaí.
Um outro casal de japoneses, recém-casados, decidiram ficar e fazer turismo pelo Japão neste feriado prolongado. A mulher afirmou o seguinte: "Eu realmente quero viajar para o exterior, mas não está tão fácil fazer isso agora."
No aeroporto internacional de Narita, província de Chiba, um homem disse que está viajando este ano para a Coréia do Sul no Golden Week, deixando sua vontade de ir a Austrália para um outro ano. Sua mudança de destinos turísticos foi provocado pelo iene muito desvalorizado em relação ao dólar.
Do outro lado da moeda, muitos turistas estrangeiros têm motivos para comemorar sua estadia no Japão. Com a desvalorização do iene, frente ao dólar, os visitantes de fora estão aproveitando como nunca os atrativos dos pontos turísticos japoneses.
Na cidade histórica de Kawagoe, na província de Saitama, um turista estrangeiro disse à reportagem que a moeda japonesa mais fraca torna-se mais fácil para ele, e sua família, fazer compras e visitar muitos pontos turísticos no Japão.
Uma pesquisa realizada pela agência de viagens JTB afirmou que mais de 70% dos entrevistados por ela optaram por não fazer viagens com mais de um dia de passeio. Segundo a agência, muitas pessoas estão citando vários desafios econômicos este ano, em comparação com a situação do ano passado.
Fonte: NHK News.