terça-feira, 30 de abril de 2024

Uns rindo, outros chorando.

Com o iene fraco, muitas pessoas têm que pensar bem como gastar dinheiro durante o feriado.


Tóquio - O Golden Week começou e muitas pessoas estão aproveitando para viajar no Japão ou ir ao exterior. Entretanto, se sua escolha foi "viajar para o exterior" pode-se preparar: o valor da moeda japonesa enfraqueceu muito nos últimos dias, chegando na faixa dos 160 ienes em relação ao dólar americano (29 de abril). Essa é a maior queda do iene nos últimos 34 anos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Com o iene fraco, muitas pessoas têm que pensar bem como gastar dinheiro durante o feriado.
Com a moeda japonesa fraca, muitas pessoas estão planejando mais para gastar dinheiro durante o feriado do Golden Week. Foto: NHK News.

Um casal japonês decidiu viajar para o Havaí durante o Golden Week. Em uma conversa com o repórter, o casal disse que está sentindo na pele a tremenda dor de cabeça que a conversão das moedas, de iene para dólar, está provocando em suas férias.

"Às vezes, deixamos de tomar o café da manhã e tomamos apenas um brunch (um leve lanche antes do almoço), economizando dinheiro para comprar a janta. E, às vezes, nosso café da manhã se resume a comida instantânea que trouxemos do Japão. Se o preço fosse um pouco menor, nossa viagem seria muito mais fácil", disse a mulher que está no Havaí.

Um outro casal de japoneses, recém-casados, decidiram ficar e fazer turismo pelo Japão neste feriado prolongado. A mulher afirmou o seguinte: "Eu realmente quero viajar para o exterior, mas não está tão fácil fazer isso agora."

No aeroporto internacional de Narita, província de Chiba, um homem disse que está viajando este ano para a Coréia do Sul no Golden Week, deixando sua vontade de ir a Austrália para um outro ano. Sua mudança de destinos turísticos foi provocado pelo iene muito desvalorizado em relação ao dólar.

Do outro lado da moeda, muitos turistas estrangeiros têm motivos para comemorar sua estadia no Japão. Com a desvalorização do iene, frente ao dólar, os visitantes de fora estão aproveitando como nunca os atrativos dos pontos turísticos japoneses.

Na cidade histórica de Kawagoe, na província de Saitama, um turista estrangeiro disse à reportagem que a moeda japonesa mais fraca torna-se mais fácil para ele, e sua família, fazer compras e visitar muitos pontos turísticos no Japão. 

Uma pesquisa realizada pela agência de viagens JTB afirmou que mais de 70% dos entrevistados por ela optaram por não fazer viagens com mais de um dia de passeio. Segundo a agência, muitas pessoas estão citando vários desafios econômicos este ano, em comparação com a situação do ano passado.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Não tire fotos aqui!

Cidade bloqueará a vista do Monte Fuji por causa dos turistas.


Kofu - Nunca alguém imaginou que a beleza da vista do Monte Fuji poderia provocar tantos problemas em uma cidade. Na semana passada, autoridades municipais de Yamanashi informaram que irão construir uma enorme barreira para bloquear a visão do vulcão, evitando que turistas mal-educados tirem fotos em um determinado local.

www.nikkeyon.blogspot.com
Cidade bloqueará a vista do Monte Fuji por causa dos turistas.
Autoridades da cidade de Fujikawaguchiko, província de Yamanashi, tomaram uma decisão radical: bloquear a visão do Monte Fuji, por trás da loja de conveniência Lawson. A atitude visa reduzir a quantidade de turistas mal-educados que ficam na frente da loja tirando fotos, desrespeitando a sinalização e o sossego dos moradores do bairro. Foto: AFP.

A construção da rede negra (medindo 2,5 metros de altura, por 20 metros de comprimento) começará esta semana. O local onde a rede será colocada fica na cidade de Fujikawaguchiko, na província de Yamanashi.

"É lamentável que tenhamos que fazer isso. Alguns turistas não conseguem respeitar as regras da cidade, deixando lixo para trás e ignorando as regras de trânsito", disse um funcionário da prefeitura da cidade.

Por ter uma elevada altura, os turistas conseguem fotografar o Monte Fuji em vários pontos da cidade turística de Fujikawaguchiko. No entanto, existe um local específico da cidade onde as pessoas querem, a todo custo, tirar fotos do vulcão: de frente à loja de conveniência Lawson, onde o Fuji-san aparece atrás do estabelecimento comercial.

Devido a essa justaposição visual, o funcionário municipal afirmou: "Se espalhou nas redes sociais a reputação de que esse local é muito japonês, tornando-o um local popular para fotos. A maioria dos turistas estrangeiros está superlotando um trecho da calçada, próximo do Lawson."

Depois que os sinais de trânsito e os avisos de segurança se tornaram inúteis para conter os turistas, a cidade decidiu usar uma enorme rede negra na loja de conveniência como último recurso.

A medida também visa proteger uma clínica odontológica próxima do Lawson. Às vezes, pessoas desconhecidas estacionam seus carros no estacionamento da clínica sem uma permissão. Além disso, alguns turistas afoitos já foram vistos subindo no telhado da clínica, com o intuito de tirar a foto perfeita do vulcão.

Autoridades da cidade de Fujikawaguchiko disseram que não gostariam de chegar a esse ponto. O plano atual é manter a tela na loja de conveniência até que a situação melhore.

Esta é a mais recente ação direta contra o turismo excessivo no Japão. Algumas semanas atrás, a cidade de Kyoto também tomou providências contra turistas mal-educados, proibindo que visitantes circulem pelas vielas do distrito das Gueixas.

Neste ano, em 2024, um número recorde de turistas estrangeiros está viajando por todo o Japão. O número de visitantes mensais ultrapassou três milhões de pessoas, pela primeira vez, em março.


Fonte: AFP.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 28 de abril de 2024

Começou o Golden Week.

Aeroporto de Kansai fica lotado de pessoas para as viagens do feriado prolongado.


Osaka - Neste sábado, 27 de abril, o Aeroporto Internacional de Kansai, na província de Osaka, registrou um número elevado de passageiros com viagens para o exterior, durante o início do Golden Week no Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Aeroporto de Kansai fica lotado de pessoas para as viagens do feriado prolongado.
O Aeroporto Internacional de Kansai, na província de Osaka, registrou um movimento grande de pessoas neste sábado, com viagens para exterior durante o feriado do Golden Week no Japão. Foto: NHK News.

A operadora do aeroporto informou que mais de 680 mil pessoas estão embarcando para o exterior.  Elas estão viajando a partir dos primeiros dias do feriado prolongado e com planos de retorno ao Japão para até o dia 6 de maio.

A média diária de passageiros é 60% superior à média registrada no ano passado. Entretanto, a média deste ano continua 19% inferior ao registrado em 2019, antes da pandemia do coronavírus se espalhar pelo mundo.

A grande movimentação começou bem cedo no aeroporto, deixando o saguão de embarque internacional lotado de pessoas puxando suas bagagens.

Um homem de 30 anos, da província de Kagawa, disse à reportagem que estava viajando para Guam (pequena ilha do Oceano Pacífico e território americano) com sua família. Ele afirmou que já fazia 6 meses que sua família estava planejando essa viagem internacional e que todos estavam super ansiosos com a partida. Devido à desvalorização do iene, o homem ficou com dúvidas sobre os gastos em dólares com restaurantes e compras em Guam. Eles estão planejando passar a maior parte do tempo nas praias, para não gastar dinheiro.

Uma mulher de 60 anos, residente da província de Osaka, disse à reportagem que estava viajando para Tailândia com uma amiga. Ela afirmou que as atuais despesas de viagem aumentaram significativamente, comparando com as despesas do tempo pré-pandemia. Ela também disse que vai fazer com que a amiga não gaste muito dinheiro, ao mesmo tempo que elas aproveitam a culinária local e as praias.

O aeroporto espera que a agitação de retorno do feriado atinja o pico nos dias 5 e 6 de maio.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 27 de abril de 2024

Processo contra Meta no Japão.

Vítimas de anúncios falsos, em mídias sociais, processam a Meta por danos.


Tóquio - Quatro vítimas de golpes estão processando a unidade japonesa da Meta por danos. Elas afirmam que a operadora do Facebook e do Instagram não conseguiu verificar a autenticidade dos anúncios de suas redes sociais.

www.nikkeyon.blogspot.com
Vítimas de anúncios falsos, em mídias sociais, processam a Meta por danos.
Quatro pessoas estão processando a unidade japonesa da Meta por danos financeiros. Elas foram enganadas por anúncios falsos de investimentos postados nas redes sociais da empresa. Foto: NHK News.

As vítimas, que têm entre 40 e 60 anos, entraram com uma ação no Tribunal Distrital de Kobe na quinta-feira, 25 de abril.

De acordo com o processo, os quatro demandantes perderam dinheiro depois que foram atraídos por anúncios de investimentos falsos, postados nas redes sociais da Meta. Os anúncios fakes usavam como garoto propaganda o empresário Yusaku Maezawa  e outros investidores famosos.

"A Meta é obrigada a examinar o conteúdo de seus anúncios nas redes sociais, evitando danos inesperados aos usuários da plataforma", afirmaram as vítimas, alegando negligência da empresa.

Os advogados dos demandantes informaram que o processo é o primeiro caso no Japão, tentando responsabilizar um operador de plataforma de redes sociais por tais fraudes. As vítimas querem um total de 23 milhões de ienes, cerca de 148 mil dólares, em compensações da unidade japonesa da Meta, o Facebook Japan.

O processo surge num momento em que os casos de fraudes, onde se usa imagens não-autorizadas de celebridades, vêm aumentando em anúncios nas redes sociais.

O advogado-chefe do caso, Yasumichi Kokufu, disse aos repórteres que o grupo lesado espera deixar claro que é inadmissível permitir que tais anúncios fakes permaneçam online na internet.

Kokufu também disse que as vítimas reclamam a necessidade de regulamentações governamentais mais rígidas para prevenir a ação de estelionatários nas redes. 


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Estados Unidos versus TikTok.

TikTok promete desafiar nova lei que poderá banir o aplicativo nos Estados Unidos.


Washington - O presidente-executivo do TikTok informou esta semana que a empresa desafiará a legislação sancionada pelo presidente dos EUA, Joe Biden. O governo norte-americano quer proibir o popular aplicativo chinês no país.

www.nikkeyon.blogspot.com
TikTok promete desafiar nova lei que poderá banir o aplicativo nos Estados Unidos.
O CEO do TikTok, Shou Zi Chew, postou um vídeo no aplicativo chinês esta semana, prometendo desafiar a nova lei que poderá proibir sua rede social nos EUA. De acordo com o projeto de lei, a empresa ByteDance tem um prazo de 270 dias para vender o TikTok, caso contrário o aplicativo será banido no território norte-americano. O governo dos EUA teme que o TikTok seja usado "espião" pelo governo da China. Foto: NHK News.

O Senado dos EUA aprovou o projeto por votação bipartidária na terça-feira, 23 de abril. O presidente Biden assinou o projeto no dia seguinte, quarta-feira. De acordo com o projeto, o TikTok será banido no território norte-americano se a operadora chinesa, a ByteDance, não vender a empresa num prazo de 270 dias. Biden poderá prorrogar o prazo por até 90 dias, para que a venda seja efetuada antes do bloqueio.

O CEO do TikTok, Shou Zi Chew, fez uma postagem de vídeo no aplicativo afirmando o seguinte: "Não se engane, essa é uma proibição para o TikTok e uma proibição para você e sua voz. Estamos confiantes de que continuaremos a lutar por seus direitos nos tribunais. Os fatos e a Constituição estão do nosso lado. Esperamos prevalece-los novamente."

De acordo com dados da empresa, o TikTok tem cerca de 170 milhões de usuários nos EUA.

Nos últimos tempos, o governo norte-americano tem se preocupado cada vez mais sobre os riscos à segurança que o TikTok pode trazer para o ocidente. Acredita-se que o governo chinês possa explorar o aplicativo para obter informações sigilosas. Entretanto, muitas pessoas se opõem contra a proibição, argumentando que isso violaria os direitos à liberdade de expressão.

Nikkey ON!: Isso está parecendo mais uma briga entre YouTube (aplicativo americano de vídeos) e TikTok (aplicativo chinês de vídeos). O YouTube está disponível em mais de 100 países, suporta 80 idiomas e tem mais de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente (dados de 2020). Já o TikTok, o aplicativo chinês está disponível em 150 países, suporta 75 idiomas e tem 1 bilhão de usuários ativos mensalmente (dados de 2022). E também tem o Instagram (outro aplicativo americano de vídeos e fotos) na jogada. É uma guerra de redes sociais para ver quem domina o mundo.


Fontes: NHK News / Wikipédia.

  
Nikkey ON! Blog de notícias do Japão e do Mundo.

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Viajar para outros lugares do universo.

Astronauta japonês incentiva crianças que desejam conhecer o espaço.


Houston - Em uma coletiva de imprensa online, o astronauta japonês, Satoshi Furukawa, conversou com exclusividade para os repórteres do Japão e incentivou as crianças que sonham em conhecer o espaço sideral.

www.nikkeyon.blogspot.com
Astronauta japonês incentiva crianças que desejam conhecer o espaço.
O astronauta japonês Satoshi Furukawa deu uma coletiva de imprensa online, contando suas experiências no espaço e na Estação Espacial Internacional. Ele também incentivou as crianças que desejam se tornar astronautas no futuro, estudando aquilo que gostam e trabalhando duro para atingir os objetivos. Foto: NHK News.

Furukawa passou cerca de seis meses orbitando no espaço, permanecendo na Estação Espacial Internacional. Ele retornou a Terra no dia 12 de março.

O astronauta japonês conduziu vários experimentos no espaço, como a regeneração de água para futuras sondas na Lua e em Marte.

A entrevista online foi realizada nesta quarta-feira (horário local do Japão), 24 de abril. Furukawa conversou com a mídia japonesa no Johnson Space Center da NASA, na cidade de Houston, Estados Unidos. Ele está nesse local para reabilitar seu corpo da viagem espacial, voltando a se adaptar à vida na Terra aos poucos.

Em relação à sua condição física, o astronauta disse que conseguiu minimizar a perda de massa muscular e óssea, pois ele utilizou um bom aparelho de exercícios durante sua vida no espaço. Ele disse que a coluna e as articulações do quadril perderam mais flexibilidade do que ele esperava. Isso fez ele perceber que envelhecemos mais rápido quando estamos no espaço.

Para os aspirantes a astronautas, Furukawa incentivou as crianças a encontrar algo de que gostem, a estudar para atingir esse objetivo e a trabalhar duro, com uma mesma visão daquelas pessoas que desejam se tornar daqui alguns anos.

Sobre seus planos futuros, Furukawa informou que espera contribuir para o progresso da tecnologia espacial (tripulada do Japão) e transmitir suas experiências no espaço para outras pessoas. Ele afirmou que ainda não tem nada de concreto em mente, depois de sua vida como astronauta terminar.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Japonesa bonitinha, mas ordinária.

Mulher pega 9 anos de cadeia por praticar estelionato sentimental e vender um manual de como enganar homens.


Nagoya - Na última segunda-feira, 22 de abril, uma japonesa de 25 anos foi condenada a 9 anos de prisão, pelo Tribunal Distrital de Nagoya, por enganar 3 homens em um aplicativo de namoro e vender um manual sobre como roubar dinheiro de homens.

www.nikkeyon.blogspot.com
Mulher pega 9 anos de cadeia por praticar estelionato sentimental e vender um manual de como enganar homens.
O Tribunal Distrital de Nagoya, província de Aichi, condenou a japonesa Mai Watanabe, conhecida nas redes sociais como "Itadaki Joshi Riri-chan", a 9 anos de prisão e uma multa de 8 milhões de ienes por estelionato sentimental, sonegação de impostos, venda de material ilícito e esconder dinheiro. Foto: ANN News.

O tribunal também multou a mulher, chamada Mai Watanabe, em 8 milhões de ienes. Watanabe é conhecida, nas redes sociais, pelo apelido "Itadaki Joshi Riri-chan" ou literalmente "Sugar Baby Riri".

No início do julgamento, os promotores buscavam uma sentença de 13 anos de prisão para a mulher, mais uma multa de 12 milhões de ienes.

"O crime é muito insidioso, utilizando palavras doces para fazer vítimas se apaixonarem dentro de um aplicativo de namoro", disse o juiz presidente Yoichi Omura. Ele acrescentou que o manual de Watanabe "encorajou outras mulheres a praticarem crimes semelhantes".

De acordo com a acusação, Watanabe enganou um homem de 50 anos, contando uma história de que precisava de dinheiro para pagar uma dívida. Ela desembolsou da vítima cerca de 117 milhões de ienes, entre março de 2021 e agosto de 2023.

Em outro caso, Watanabe contou a dois outros homens uma história semelhante (ou mentira semelhante), desembolsando deles um total de aproximadamente 38 milhões de ienes, entre abril e agosto de 2023.

Além de praticar golpes contra os três homens, o tribunal também condenou Watanabe por vender seu "manual de golpes sentimentais" para um outra mulher. E tem mais: foi condenada por sonegação de impostos e esconder cerca de 40 milhões de ienes provenientes dos golpes.

Nikkey ON!: Mas que menina danadinha essa Riri-chan! Faz carinha de bonequinha inocente, mas na verdade é uma cobra criada.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 23 de abril de 2024

Ajudando os animais de Ishikawa.

Evento para ajudar os donos de pets, afetados pelo terremoto, é realizado na Península de Noto.


Suzu - No domingo, 21 de abril, muitas pessoas foram com seus animais de estimação para um encontro até o parque público da cidade de Suzu, província de Ishikawa. O evento teve como objetivo ajudar os donos de animais, de forma gratuita, com produtos para pets. Muitos ainda continuam passando por dificuldades após o grande terremoto do dia 1ª de janeiro.

www.nikkeyon.blogspot.com
Evento para ajudar os donos de pets, afetados pelo terremoto, é realizado na Península de Noto.
No último domingo, 21 de abril, a cidade de Suzu promoveu um evento para ajudar os donos de animais de estimação, oferecendo produtos para pets gratuitamente. Muitas pessoas da Península de Noto ainda continuam vivendo de forma improvisada, após o terremoto de 1 de janeiro. Foto: NHK News.

No local, as pessoas receberam suprimentos de socorro, como alimentos e fraldas para animais de estimação. Os voluntários também serviram comida para os animais, deixando os donos de pets muito felizes.

Os cães puderam correr livremente em um espaço do parque, enquanto seus donos interagiam com outras pessoas.

Um homem, morador de uma cidade próxima de Suzu, disse que recebeu vários itens para pets, incluindo comida para cachorro. Ele acrescentou que ficou muito grato pela ajuda, pois os produtos para animais de estimação ainda são escassos nas lojas locais.

Os organizadores do evento afirmaram que mais de 150 pessoas estão vivendo em seus carros ou casas danificadas, juntamente com seus pets, na cidade de Suzu. Os dados são baseados em consultas fornecidas por autoridades locais.

Para junho, os organizadores estão planejando realizar um segundo evento, distribuindo novamente produtos para animais de estimação. A partir daí, eles também pretendem se encontrar com os donos de pets semanalmente, aos domingos no parque.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 22 de abril de 2024

Treinamento militar acaba em acidente.

Dois helicópteros militares do Japão caem no oceano, deixando 7 pessoas desaparecidas.


Tóquio - Na manhã deste domingo, 21 de abril, o Ministério de Defesa do Japão informou que dois helicópteros da Força de Autodefesa Marítima (MSDF) sofreram um acidente aéreo em alto-mar. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Dois helicópteros militares do Japão caem no oceano, deixando 7 pessoas desaparecidas.
Dois helicópteros SH-60K da Força de Autodefesa Marítima do Japão sofreram um acidente, vindo a cair no Oceano Pacífico, perto das ilhas de Izu. Sete pessoas estão desaparecidas e uma morreu. Ainda não se sabe o que provocou o acidente. Foto: NHK News.

O acidente ocorreu na noite de sábado, durante um treinamento noturno perto das ilhas Izu, no Oceano Pacífico.

Os dois helicópteros caíram nas águas do oceano. As autoridades informaram que cada aeronave tinha quatro pessoas a bordo. Não se sabe ainda o que provocou o acidente. Sete pessoas estão desaparecidas e um ocupante, de um dos helicópteros, foi resgatado já sem vida.

O Ministro da Defesa do Japão, Minoru Kihara, disse aos repórteres que partes das aeronaves do acidente foram vistas boiando nas águas do oceano.

As Forças de Autodefesa estiveram patrulhando a região do acidente durante todo domingo, em busca de algum sinal das sete pessoas desaparecidas. Dois gravadores de voo foram recuperados, juntamento com alguns destroços.

Funcionários do Ministério da Defesa afirmaram que a comunicação com um dos helicópteros foi perdida na ilha de Torishima, por volta das 22h38. Um minuto depois, um sinal de emergência foi emitido desta aeronave.

Vinte cinco minutos depois do primeiro desaparecimento, a comunicação com o outro helicóptero também foi perdida na mesma área, por volta das 23h04.

Os helicópteros envolvidos no acidente correspondem aos modelos SH-60K, sendo operados e mantidos, principalmente, em navios destróieres. As duas aeronaves acidentadas realizavam um treinamento noturno em busca de submarinos.

A MSDF comunicou que não havia outras aeronaves, e nem embarcações, em águas próximas. Além disso, o envolvimento de outro país, nesse incidente aéreo de sábado, é improvável.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 21 de abril de 2024

Midori sakura.

Raras flores de cerejeiras, na cor verde, atraem turistas em Nara.


Nara - Muita gente sabe que as flores de cerejeiras são consideradas um símbolo icônico do Japão, sendo um dos espetáculos da natureza mais aguardados na primavera japonesa. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Raras flores de cerejeiras, na cor verde, atraem turistas em Nara.
Rara espécie de flor de cerejeira, na cor verde, floresce no jardim do Santuário Kasugataisha, na cidade de Nara, Japão. Foto: NHK News.

Entretanto, pouca gente sabe da existência de uma variedade rara de flor de cerejeira, na cor verde claro, que existe em poucos lugares no território nipônico.

Essa variedade verde de sakura é chamada, em japonês, de "Gyoiko-zakura". Na cidade de Nara, província de mesmo nome, existe três pés de cerejeiras verdes plantadas no terreno do Santuário Kasugataisha.

A denominação dessa espécie de cerejeira vem do nome das roupas verdes usadas pelos aristocratas japoneses durante o período Heian, divisão histórica do Japão que vai de 794 a 1185.

O responsável pela manutenção dos jardins do santuário explicou que as flores verdes da "Gyoiko-zakura" irão, gradualmente, ficar mais rosadas ao longo de uma semana.

Uma visitante de 70 anos disse à reportagem que já tinha visto essa espécie de sakura antes. Agora, ela decidiu voltar a ver as cerejeiras verdes junto com uma amiga.

Já um outro visitante de 70 anos descreveu a cor do "Gyoiko-zakura" como uma flor muito incomum, mas algo realmente nobre de se ver.


Fontes: NHK News / Wikipédia.


* Veja abaixo o vídeo do "sakura verde" e aprecie a beleza dessa rara espécie de flor de cerejeira.
** Se o vídeo não abrir na página do blog, clique no link abaixo: 





Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 20 de abril de 2024

Contribuição para o mundo da animação.

Studio Ghibli receberá a Palma de Ouro Honorária no Festival de Cannes.


Cannes - O Studio Ghibli, famosa produtora japonesa de desenhos animados, terá o privilégio de receber a Palma de Ouro Honorária, por sua contribuição artística, durante o Festival Internacional de Cinema de Cannes 2024, que acontecerá em maio na França.

www.nikkeyon.blogspot.com
Studio Ghibli receberá a Palma de Ouro Honorária no Festival de Cannes.
Os organizadores do Festival de Cinema de Cannes anunciou na quarta-feira, 17 de abril, que a famosa produtora japonesa de filmes de animação, Studio Ghibli, receberá este ano a Palma de Ouro Honorária, por sua contribuição artística que influenciou o mundo todo. Na foto acima, um dos fundadores do estúdio e diretor de animação Hayao Miyazaki. Foto: NHK News.

O anúncio foi feito na quarta-feira, 17 de abril, através dos organizadores do Festival de Cannes. Esse evento é considerado um dos três maiores festivais de cinema do mundo.

A Palma de Ouro Honorária é geralmente concedida a indivíduos, como diretores de cinema e atores, por suas grandes contribuições ao cinema internacional. Esta é a primeira vez que Cannes entrega o prêmio a um grupo de pessoas.

Os organizadores do festival elogiaram as conquistas do Studio Ghibli, fundado pelos diretores de filmes de animação Hayao Miyazaki e Isao Takahata (já falecido). A produtora japonesa é conhecida internacionalmente pelos seus filmes, vencedores do Oscar de melhor animação de longa metragem, "A Viagem de Chihiro" e "O Menino e a Garça".

"O estúdio japonês é personificado por dois excelentes contadores de histórias, Miyazaki e Takahata,  e uma série de personagens cult. Tudo isso lançou um novo frescor, para o cinema de animação, nas últimas quatro décadas", disseram os organizadores do Festival de Cannes.

O produtor do Studio Ghibli, Toshio Suzuki, disse que está realmente honrado em receber o prêmio. "Embora Miyazaki e eu tenhamos envelhecido consideravelmente, tenho certeza de que o Studio Ghibli continuará a enfrentar novos desafios, liderados pela equipe que dará continuidade ao espírito da empresa", informou Suzuki.

O 77ª Festival de Cinema de Cannes será realizado entre os dias 14 e 25 de maio de 2024, na cidade de Cannes, França.


Fontes: NHK News / CNN Brasil.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Terremoto na região oeste do Japão.

Região de Shikoku é atingida por um forte tremor de terra, assustando a população na noite de quarta-feira.


Matsuyama - Um grande terremoto de magnitude 6.6 abalou o oeste do Japão na quarta-feira, 17 de abril. Apesar da grande intensidade do tremor, nenhum tsunami foi desencadeado na região afetada.

www.nikkeyon.blogspot.com
Região de Shikoku é atingida por um forte tremor de terra, assustando a população na noite de quarta-feira.
Na noite de quarta-feira, 17 de abril, um forte terremoto atingiu a ilha de Shikoku, oeste do Japão. Embora nada grave tenha acontecido, o governo local pede que a população tenha cautela, pois mais tremores poderão atingir a região. Foto: NHK News.

O tremor ocorreu de noite, por volta das 23h14. O abalo foi mais forte nas províncias de Ehime e Kochi, que ficam na ilha de Shikoku. As autoridades da agência de meteorologia informaram que o terremoto atingiu a intensidade "6-" (na escala sísmica japonesa de 0 a 7). Esse foi o terremoto mais forte a atingir essa área, desde que o sistema de escala atual foi introduzido em 1996.

Na manhã de quinta-feira, os moradores locais começaram a contabilizar os prejuízos provocados pelo tremor. Pedaços de telhas e paredes estavam espalhados por uma rua comercial na cidade de Uwajima, na província de Ehime.

Em alguns outros lugares, rompimento de tubulações de água encanada e queda de postes de iluminação também foram vistos nas regiões de Ehime e Kochi. Também houve relatos de detritos bloqueando algumas estradas da ilha de Shikoku.

Queda de árvores, e rochas caídas nos trilhos, forçaram a empresa ferroviária JR Shikoku a suspender alguns serviços de trem nesta quinta-feira.

Autoridades locais informaram que algumas pessoas sofreram ferimentos leves durante o terremoto, como quedas ou atingidas por objetos. Os que precisaram de atendimento médico, foram tratadas em hospitais da região.

As usinas nucleares da região se mantiveram estáveis durante e após o abalo sísmico. Nenhum problema foi relatado na central nuclear de Ikata, na província de Ehime, e nem na central de Sendai, na província de Kagoshima. Segundo os responsáveis pelas usinas, os níveis de radiação permaneceram estáveis o tempo todo em ambas centrais nucleares.

O tremor de quarta-feira  foi centrado no Canal de Bungo, que faz parte do Nankai Trough. Isso fez reacender as preocupações sobre um potencial mega-terremoto no Japão, que pode ocorrer a qualquer momento. Felizmente, o tremor da região de  Shikoku não tem relação com um mega-terremoto, de acordo com os especialistas.

O professor do Instituto de Pesquisa de Terremotos da Universidade de Tóquio, Kenji Satake, explicou que a provável causa desse tremor de terra foi diferente de outros que ocorreram na falha de Nankai Trough. Satake acredita que o abalo sísmico veio da Placa do Mar das Filipinas, que está afundando ligeiramente.

As autoridades locais pedem cautela para a população. É provável que mais terremotos atinjam a região na próxima semana.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Os desafios da reestruturação.

Toshiba poderá cortar milhares de empregos no Japão.


Tóquio - O conglomerado multinacional japonês Toshiba Corporation pretende cortar cerca de 4..000 trabalhadores no Japão. Isso corresponde a cerca de 6% de sua força de trabalho no país.

www.nikkeyon.blogspot.com
Toshiba poderá cortar milhares de empregos no Japão.
O conglomerado Toshiba poderá cortar cerca de 4.000 trabalhadores no Japão, para elaborar um novo plano de negócios em sua reestruturação empresarial. Foto: The Asahi Shimbun.

A Toshiba está em processo de reestruturação, desde que aceitou a oferta de compra de um fundo de investimento, chamado Japan Industrial Partners, em dezembro de 2023. Desde então, a empresa saiu das bolsas de valores do Japão.

Fontes familiarizadas com o assunto informaram que a Toshiba está querendo reduzir sua força de trabalho, enquanto elabora um novo plano de negócios a ser divulgado no próximo mês (maio de 2024).

A empresa deverá oferecer plano de aposentadoria voluntária para o atual quadro de pessoal, entre outras medidas, para reduzir seu número de trabalhadores. Os detalhes do plano serão negociados por meio do sindicato do Japão.

Os custos relacionados com a saída da Toshiba totalizam cerca de 2 trilhões de ienes, cerca de 13 bilhões de dólares. A redução planejada da folha de pagamento faz parte do esforço para diminuir, substancialmente, seus custos fixos e melhorar as finanças da empresa.

A Toshiba Corporation enfrenta o desafio de dinamizar o seu negócio, através da venda de unidades deficitárias e empresas do grupo. Além disso, também é necessário apresentar uma estratégia de crescimento para seus principais negócios de infra-estrutura e energia.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 17 de abril de 2024

A bateria não estava visível.

Cadeirante é impedida de embarcar em um voo no aeroporto de Okinawa.


Naha - No início de abril, uma usuária de uma cadeira de rodas elétrica foi impedida de embarcar em um voo em Okinawa. A companhia aérea impediu a cadeirante de seguir viagem, pois os funcionários da empresa não conseguiram visualizar a bateria do aparelho.

www.nikkeyon.blogspot.com
Cadeirante é impedida de embarcar em um voo no aeroporto de Okinawa.
No dia 5 de abril, uma cadeirante foi impedida de embarcar em um voo da Peach Aviation, de Naha rumo a Taiwan, pois a bateria de sua cadeira de rodas não estava visível para os fiscais da companhia. Alguns dias depois, a empresa foi notificada pelo Ministério dos Transportes e pediu desculpas à passageira lesada. Foto: NHK News.

O incidente ocorreu no aeroporto de Naha, província de Okinawa, em 5 de abril. A companhia aérea Peach Aviation recusou-se a transportar a cadeira de rodas elétrica em um voo internacional de Naha para Taiwan.

A passageira notificou a companhia aérea com antecedência, especificando o modelo de cadeira de rodas e o tipo de bateria que é usado. Entretanto, quando a Peach Avation verificou a cadeira de rodas da passageira, não foi possível identificar a bateria porque ela estava escondida atrás de uma tampa de proteção. A visualização e identificação da bateria fazem parte das regras internas da companhia.

O caso levou o Ministério dos Transportes do Japão a notificar as companhias aéreas na segunda-feira, 15 de abril,  afirmando que tais inspeções visuais não são necessariamente exigidas. Segundo o Ministério, as normas da lei da aviação permitem aos passageiros declarar as especificações das baterias, através de documentos ou apresentações orais.

A Peach Aviation disse que pediu desculpas à passageira lesada. A empresa pagou a cadeirante por um voo alternativo, viajando em outra companhia aérea.

O ministro dos transportes, Tetsuo Saito, informou na terça-feira, 16 de abril, que o ministério verificará se a Peach Aviation deu considerações razoáveis às pessoas com deficiência. O Ministério emitirá orientações à empresa, se necessário.

De acordo com a Peach Aviation, a empresa irá considerar sua resposta com base na notificação do ministério.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 16 de abril de 2024

Corredor de neve nas montanhas.

Rota, nos Alpes do Japão, reabre para os turistas apreciarem os paredões de neve.


Nagano - Nesta segunda-feira, 15 de abril, a Rota Alpina Tateyama Kurobe foi reaberta com uma cerimônia solene, depois de ficar fechada durante o inverno rigoroso da região.

www.nikkeyon.blogspot.com
Rota, nos Alpes do Japão, reabre para os turistas apreciarem os paredões de neve.
A Rota Alpina Tateyama Kurobe, localizado entre as províncias de Toyama e Nagano, foi reaberto para o público nesta segunda-feira, 15 de abril. Muitos turistas não perderam tempo e vieram conferir os paredões de neve que impressionam pela beleza do lugar. Foto: NHK News.

Muitos turistas compareceram no dia da reabertura, ansiosos para visitar o espetacular corredor de neve nos Alpes do Norte do Japão. O corredor de neve fica numa estrada montanhosa que se estende por 37 quilômetros. A rota conecta a cidade de Tateyama, província de Toyama, com a cidade de Omachi, província de Nagano. O lugar também possui teleféricos para os turistas.

A cerimônia de reabertura aconteceu próximo do Terminal Murodo, a uma altitude de 2.450 metros. A última vez que veículos passaram por essa rota foi há mais de quatro meses. Quando chega o inverno, a estrada é interditada pelas autoridades locais, por causa das nevascas e o acumulo de neve nas montanhas.

Um turista de Cingapura disse entusiasmado: "Este lugar é muito, muito especial. É único e diferente de tudo que já vimos no Japão. Recomendamos que todos venham visitar esta rota: todos os amigos e familiares. Aqui é ótimo! É algo que todos deveriam ver."

O operador da Rota Tateyama Kurobe Kanko explicou que o forte terremoto que atingiu a Península de Noto, no dia 1 de janeiro, não danificou a estrada alpina. A região fica próxima da província de Ishikawa, profundamente danificada pelo tremor de terra e tsunami.

As autoridades responsáveis pelo turismo da região estão animados com a chegada de mais turistas. Os subsídios, que promovem o turismo na região atingida pelo terremoto, estão ajudando a dissipar as preocupações da economia local.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 15 de abril de 2024

População jovem em declínio.

População do Japão cai pelo 13ª ano consecutivo.


Tóquio - O Ministério da Administração Interna do Japão informou na semana passada que a população total do país, incluindo os residentes estrangeiros, diminuiu no ano de 2023. Este é o décimo terceiro ano consecutivo de queda.

www.nikkeyon.blogspot.com
População do Japão cai pelo 13ª ano consecutivo.
População total do Japão registra seu décimo terceiro ano de queda, sendo estimada em 124.352.000 pessoas em 2023. Foto: NHK News.

Até 1ª de outubro de 2023, a população total do Japão foi estimada em 124.352.000 de pessoas. Esse número representa um declínio de 595 mil pessoas, ou 0,48%, em relação ao total da população de 2022. Tanto a quantidade, quanto o percentual de queda, foram maiores que os dados registrados no ano anterior.

Excluindo os residentes estrangeiros, a população japonesa situou-se em 121.193.000 pessoas. É uma queda de 837.000 pessoas, ou 0,69%, em relação ao ano de 2022.

O número de idosos com 65 anos ou mais foi de 36.227.000 pessoas. Isso representa um recorde de 29,1% da população total do Japão, sendo um aumento de 0,1% em relação ao ano de 2022.

O número de idosos com 75 anos (ou mais) também aumentou mais de 710 mil pessoas. Com esse aumento, o total de idosos nessa faixa etária ultrapassou os 20 milhões pela primeira vez, representando um recorde de 16,1% da população total.

Do outro lado, o número de crianças/adolescentes (com menos de 15 anos) foi de 14.173.000 pessoas. Isso representa 11,4% da população total. Esse número representou um recorde de baixa da população infanto juvenil.

A população em idade ativa, entre 15 e 64 anos, foi de 73.952.000 pessoas, registrando uma queda de 256.000 pessoas em relação ao ano de 2022. Entretanto, o percentual da faixa etária subiu para 59,5%  do total, um aumento de 0,1% em relação ao ano anterior.

Entre as 47 províncias japonesas, Tóquio foi a única província que registrou aumento na população. O número subiu 0,34%, marcando um aumento por dois anos consecutivos.

A porcentagem de declínio populacional foi mais alta na província de Akita, seguida pelas províncias de Aomori, Iwate e Yamagata (consecutivamente). Todas essas províncias estão na região nordeste do Japão, em Tohoku.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 14 de abril de 2024

Pagar as compras usando os dedos.

Autenticação das veias dos dedos das mãos oferece uma nova forma de pagamento no Japão.


Tóquio - Os clientes de um supermercado japonês estão usando um novo tipo de tecnologia de identificação que facilita o pagamento das compras. Esse sistema é chamado de autenticação das veias dos dedos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Autenticação das veias dos dedos das mãos oferece uma nova forma de pagamento no Japão.
Um supermercado da província de Saitama começou a utilizar um novo sistema de pagamento: autenticação das veias dos dedos das mãos. A nova tecnologia promete facilitar a vida dos clientes, sem comprometer a segurança das informações das pessoas. Foto: NHK News.

Introduzido em um estabelecimento comercial na província de Saitama, o sistema examina os padrões das veias dos dedos das pessoas. Ao contrário das impressões digitais, esses padrões são invisíveis a olho nu. O desenvolvedor da empresa Hitachi disse que esse novo recurso é mais seguro do que a validação biométrica existente.

As pessoas devem registrar as "informações das veias" antecipadamente, fazendo o escaneamento dos dedos. Os dados das veias dos dedos estarão associados com os dados do cartão de crédito da pessoa. Na hora de efetuar o pagamento das compras, os clientes devem colocar a mão sobre um leitor do caixa para a cobrança sair automaticamente.

O operador do sistema afirmou que a digitalização dos dedos permite um processo mais rápido e tranquilo de ser usados nos caixas das lojas. A facilidade também ajuda os varejistas a reduzir os custos e lidar com a escassez de mão de obra no Japão.

Uma mulher afirmou que era muito mais rápido usar o novo sistema do que manusear um cartão de crédito. A cliente acrescentou que a nova forma de pagamento é mais conveniente pois sempre carrega muitas coisas. Por ser mãe, ela geralmente faz compras junto com suas crianças pequenas.

O ponto comercial, com o novo sistema, é operado por uma empresa do grupo Tobu Railway. O representante do grupo afirmou que poderá introduzir a autenticação das veias dos dedos em seus outros negócios, como hotéis e ferrovias.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 13 de abril de 2024

O Quarteto da Primavera.

Paisagem multicolorida atrai visitantes até a província de Toyama.


Toyama - As cores da primavera chegaram nas regiões mais frias do Japão. No interior de uma pequena cidade, turistas estão se aglomerando em um lugar pitoresco, onde flores de cerejeiras, tulipas e flores de canola florescem em um cenário cheio de montanhas.

www.nikkeyon.blogspot.com
Paisagem multicolorida atrai visitantes até a província de Toyama.
Paisagem multicolorida da cidade de Asahi, província de Toyama. Sakura, tulipas, flor de canola e o branco das montanhas formam um cenário único. O lugar é muito visitado pelos turistas durante a época da floração dos pés de cerejeiras. Foto: NHK News.

O lugar multicolorido fica na cidade de Asahi, província de Toyama. A paisagem que encanta os turistas é chamado pelos japoneses de "Quarteto da Primavera".

Cerca de 280 pés de cerejeiras estão alinhados em um trecho de 1,2 km ao longo do rio Funagawa. Na primavera, os campos próximos das cerejeiras ficam repletos de 600 mil tulipas de 22 variedades de cores, bem como as flores de canola complementam a linda paisagem do lugar.

Na quinta-feira, 11 de abril, vários turistas (incluindo visitantes estrangeiros) se reuniram no local para apreciar a combinação das flores cor de rosa, vermelhas, amarelas e mais o branco da neve no alto das montanhas de Toyama.

As pessoas se encantaram com a caminhada pelo túnel de cerejeiras em flor, tirando fotos de várias flores e das montanhas cobertas pela neve.

Um visitante disse que esta paisagem também é muito conhecida em Hong Kong. Ele também disse que o cenário é incrível e vale a pena ver de perto.

Um turista holandês disse que seu país é muito conhecido pelos campos de tulipas. Entretanto, ele afirmou que aqui, além de tulipas, as pessoas também podem ver montanhas e flores de cerejeiras. A combinação das cores torna a paisagem muito bonita.

Os organizadores do evento "Quarteto da Primavera" estão prevendo que os visitantes poderão observar a floração dos pés de cerejeiras, no seu ápice, até este fim de semana (13 e 14 de abril).


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de noticias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Muitos turistas em Nagano.

Número de visitantes estrangeiros no Castelo de Matsumoto atinge recorde no ano fiscal 2023-2024.


Nagano - O Castelo de Matsumoto é considerado um dos pontos turísticos mais icônicos do Japão, devido a sua beleza e à bela natureza que rodeia a atração. No ano fiscal japonês de 2023-2024, o município calcula que o castelo atraiu um número recorde de turistas estrangeiros.

www.nikkeyon.blogspot.com
Número de visitantes estrangeiros no Castelo de Matsumoto atinge recorde no ano fiscal 2023-2024.
Segundo as autoridades do município de Matsumoto, um número recorde de turistas estrangeiros foi atingido durante o ano fiscal de 2023-2024, para visitar o famoso Castelo de Matsumoto. Cerca de 160 mil estrangeiros visitaram o lugar entre abril de 2023 à março de 2024. Foto: NHK News.

As autoridades da cidade de Matsumoto, província de Nagano, estimam que cerca de 160 mil estrangeiros visitaram o famoso castelo entre abril de 2023 à março de 2024. Isso representa um aumento de 20.000 pessoas, em relação ao recorde estabelecido no ano fiscal de 2019-2020.

Para atrair mais turistas ao castelo, a cidade de Matsumoto utilizou plataformas de redes sociais para fazer a propaganda internacional do lugar. O "Matsumoto-jo", como é conhecido entre os japoneses, é também chamado de "Castelo Corvo", devido às suas paredes pretas e a propagação de suas alas. É um exemplo de castelo de planície, não sendo construído no topo de um monte e nem entre rios. A torre do Castelo de Matsumoto está classificada como Tesouro Nacional do Japão.

Na quarta-feira, 10 de abril, muitos turistas estrangeiros vieram à cidade de Matsumoto, para apreciar a paisagem do castelo rodeado pelos pés de cerejeiras em plena floração.

Uma mulher da Alemanha disse: "O castelo é realmente lindo. Estar aqui é uma ótima viagem."

As autoridades municipais de Matsumoto informaram que agora estão estudando medidas para aliviar o congestionamento de turistas no castelo. Eles querem tornar a visita mais agradável para todos os visitantes.


Fontes: NHK News / Wikipédia.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.