Evento em homenagem a Hachiko, o famoso cão leal, é realizado em Shibuya.
Tóquio - Na segunda-feira, 8 de abril, cerca de 80 pessoas participaram da 89ª edição que homenageia o famoso cão Akita "Hachiko". A cerimônia, em sua memória, foi realizado em frente de sua estátua, que fica próximo da estação de Shibuya, em Tóquio.
www.nikkeyon.blogspot.com
Segundo a história, Hachiko tinha o hábito de acompanhar seu dono, o professor Hidesaburo Ueno, até a estação de Shibuya todos os dias de manhã. Ueno tomava o trem para ir ao trabalho e, como o cão Hachiko era muito fiel e obediente, ele ficava aguardando a volta do professor em frente da estação até anoitecer. Em 21 de maio de 1925, Ueno (com 53 anos) acabou morrendo de hemorragia cerebral. Sentindo muita falta de seu dono, o fiel cão passou a ficar permanentemente em frente da estação de trem, a espera do retorno de Ueno. Hachiko morou nos arredores de Shibuya por quase 10 anos, esperando o professor voltar, até o cão morrer em 8 de março de 1935.
Por causa de sua lealdade, Hachiko ficou famoso por todo o Japão. Depois, quando lançaram livros e filmes à respeito de Hachiko, sua história ficou conhecida mundialmente.
Para homenagear o famoso cão fiel, um grupo de empresas locais e uma associação de turismo têm realizado, anualmente, um evento em memória de Hachiko. A data da homenagem, 8 de abril, é feita um mês após a morte do cão, para coincidir com a floração das cerejeiras na primavera.
Os participantes da cerimônia deste ano incluíram parentes do escultor da estátua de Hachiko, Takeshi Ando. Também participou do evento o prefeito de Shibuya, Ken Hasebe.
Um ritual xintoísta foi realizado em frente da estátua de Hachiko, atraindo a atenção de vários turistas que passavam próximos da estação de Shibuya. Os participantes do evento ofereceram ramos de uma árvore sagrada e colocaram uma coroa de flores no pescoço da estátua.
A filha do escultor, Junko Ando, disse que estava feliz pela cerimônia ter coincidido com a plena floração dos pés de cerejeira de Shibuya. "Espero que a estátua seja um símbolo de paz para todos", acrescentou ela.
Fontes: NHK News / Globo.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário