sábado, 27 de abril de 2024

Processo contra Meta no Japão.

Vítimas de anúncios falsos, em mídias sociais, processam a Meta por danos.


Tóquio - Quatro vítimas de golpes estão processando a unidade japonesa da Meta por danos. Elas afirmam que a operadora do Facebook e do Instagram não conseguiu verificar a autenticidade dos anúncios de suas redes sociais.

www.nikkeyon.blogspot.com
Vítimas de anúncios falsos, em mídias sociais, processam a Meta por danos.
Quatro pessoas estão processando a unidade japonesa da Meta por danos financeiros. Elas foram enganadas por anúncios falsos de investimentos postados nas redes sociais da empresa. Foto: NHK News.

As vítimas, que têm entre 40 e 60 anos, entraram com uma ação no Tribunal Distrital de Kobe na quinta-feira, 25 de abril.

De acordo com o processo, os quatro demandantes perderam dinheiro depois que foram atraídos por anúncios de investimentos falsos, postados nas redes sociais da Meta. Os anúncios fakes usavam como garoto propaganda o empresário Yusaku Maezawa  e outros investidores famosos.

"A Meta é obrigada a examinar o conteúdo de seus anúncios nas redes sociais, evitando danos inesperados aos usuários da plataforma", afirmaram as vítimas, alegando negligência da empresa.

Os advogados dos demandantes informaram que o processo é o primeiro caso no Japão, tentando responsabilizar um operador de plataforma de redes sociais por tais fraudes. As vítimas querem um total de 23 milhões de ienes, cerca de 148 mil dólares, em compensações da unidade japonesa da Meta, o Facebook Japan.

O processo surge num momento em que os casos de fraudes, onde se usa imagens não-autorizadas de celebridades, vêm aumentando em anúncios nas redes sociais.

O advogado-chefe do caso, Yasumichi Kokufu, disse aos repórteres que o grupo lesado espera deixar claro que é inadmissível permitir que tais anúncios fakes permaneçam online na internet.

Kokufu também disse que as vítimas reclamam a necessidade de regulamentações governamentais mais rígidas para prevenir a ação de estelionatários nas redes. 


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário