segunda-feira, 1 de abril de 2024

Tudo mais caro no novo ano fiscal.

A partir de abril, alimentos e bebidas ficarão mais caros no Japão.


Tóquio - Os alimentos e bebidas terão seus preços aumentados no Japão a partir deste próximo mês, em abril. O encarecimento desses itens reflete no aumento dos custos laborais e de transportes no país.

www.nikkeyon.blogspot.com
A partir de abril, alimentos e bebidas ficarão mais caros no Japão.
Alimentos e bebidas terão seus preços reajustados, em abril de 2024, no Japão. Os preços de 2.806 itens alimentícios estarão mais caros a partir do novo ano fiscal do país. Foto: NHK News.

Uma pesquisa realizada pelo Teikoku Databank, com 195 fabricantes de alimentos e bebidas no Japão, mostra que os preços de 2.806 itens ficarão mais caros em abril. Alguns itens continuarão com o mesmo preço, mas a quantidade nas embalagens será reduzida.

Em abril de 2023, mais 5.400 itens alimentícios tiveram seus preços elevados. Comparando abril de 2023 com abril de 2024, haverá uma queda de 48,1% em relação ao número de itens que tiveram seus preços aumentados no ano passado. Entretanto, o aumento de preços em abril é o maior já registrado desde o início do ano de 2024.

Mais de 2.000 itens com aumento correspondem a alimentos congelados e alimentos processados. Também há previsão no encarecimento de aproximadamente 370 condimentos, como caldos e ketchup. Cerca de 290 bebidas, como cervejas e outras bebidas alcoólicas, terão seus preços reajustados para cima.

Em termos de iene, o reajuste médio de preços é de cerca de 23% de aumento. A taxa mostra uma tendência ascendente moderada em relação aos aumentos de um ou dois anos atrás.

O Teikoku Databank afirma que fabricantes de alimentos e bebidas estão repassando os custos trabalhistas, à medida que os salários aumentam.

Além disso, os custos de transportes deverão aumentar no Japão. A partir de abril, será imposto um limite de horas de trabalho para os motoristas de cargas e de pessoas. Isso agravará ainda mais a escassez de motoristas, podendo também reduzir a capacidade do transporte marítimo do país.

Nos próximos meses, é esperado mais aumentos de preços no Japão, segundo o Teikoku Databank. Os custos de importação de insumos deverão ficar mais caros para os importadores neste novo ano fiscal, devido ao iene mais fraco e ao aumento dos custos de matérias-primas no mercado internacional.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário