Japan emite alerta de tsunami para as ilhas de Okinawa, após um terremoto atingir Taiwan.
Naha/Taipei - Um poderoso terremoto atingiu Taiwan às 8h58 da manhã (horário local), nesta quarta-feira (03/04), sacudindo toda ilha taiwanesa e danificando prédios. O Japão emitiu um alerta de tsunami para um grupo de ilhas de Okinawa, que ficam próximas de Taiwan.
www.nikkeyon.blogspot.com
A agência de monitoramento de terremotos de Taiwan informou que a magnitude do tremor foi de 7.2, enquanto o serviço geológico dos EUA estimou em 7.5. O terremoto atingiu cerca de 18 quilômetros ao sul-sudoeste de Hualien, com epicentro de 35 quilômetros de profundidade.
Uma das cidades taiwanesas mais danificada pelo terremoto foi Hualien. Alguns prédios dessa cidade ficaram parcialmente destruídos. Deslizamentos de terra nas montanhas foram registrados pelas câmeras das pessoas que estavam no condado de Hualien.
A NOAA, Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, afirmou que um tsunami de 1 metro foi observado na cidade de Hualien. Em Chenggong, o tsunami chegou a atingir 45~54 centímetros. Em Longdone, na cidade de Nova Taipei, o tsunami chegou atingir 21 centímetros de altura.
A TVBS, estação taiwanesa de televisão, afirmou que o desastre em Hualien é considerado extremamente grave, já que tremores secundários continuam a abalar a região. Equipes médicas de desastres (DMAT), foi enviada para a região. Até esse momento, 9 pessoas morreram e 800 ficaram feridas em todo país.
A Agência Meteorológica do Japão previu um tsunami de até 3 metros. Uma onda de 30 centímetros de altura foi detectada na costa da ilha de Yonaguni, cerca de 15 minutos após o terremoto. Na ilha de Miyako, o tsunami também atingiu 30 centímetros de altura. Na ilha de Ishigaki, foi observado um tsunami de 20 centímetros.
Inicialmente, a agência japonesa emitiu um alerta de tsunami para Okinawa, depois que o terremoto atingiu a costa de Taiwan, por volta das 9 horas da manhã. Mais tarde, a mesma agência rebaixou o alerta para um aviso.
O principal porta-voz do governo do Japão informou que não há relatos de danos no país até o momento. O secretário-chefe de gabinete, Yoshimasa Hayashi, disse: "Estabelecemos uma sede de emergência para crises. A vida das pessoas vem em primeiro lugar, quando se tomam as medidas necessárias. Continuaremos a coletar informações sobre a situação."
Fontes: NHK News / Japan Today.
Nenhum comentário:
Postar um comentário