quarta-feira, 31 de julho de 2024

Um sonho realizado.

Ucrânia conquista sua primeira medalha olímpica em Paris 2024.


Paris - Os ucranianos ficaram super orgulhosos depois que uma esgrimista ganhou a primeira medalha olímpica para a Ucrânia.

www.nikkeyon.blogspot.com
Ucrânia conquista sua primeira medalha olímpica em Paris 2024.
A esgrimista ucraniana Olga Kharlan derrotou a sul-coreana Choi Se-bin na disputa do terceiro lugar, levando a medalha de bronze nas Olimpíadas de Paris 2024. Foto: NHK News.

A ucraniana Olga Kharlan conquistou a medalha de bronze na esgrima individual feminina na segunda-feira, 29 de julho. Ela derrotou a sul-coreana Choi Se-bin na disputa pelo terceiro lugar.

Os cidadãos da Ucrânia expressaram sua alegria na terça-feira.

Um ex-soldado de 61 anos disse que as emoções eram avassaladoras. Ele elogiou Kharlan, dizendo que ela ganhou o bronze pelo povo da Ucrânia e suas forças armadas.

Um ucraniano de 27 anos comentou que a conquista dela é muito importante para o povo da Ucrânia, especialmente com a guerra em andamento. Ele acrescentou: "É uma grande mensagem para o mundo, mostrando que os atletas ucranianos ainda podem se apresentar com bons resultados, mesmo treinando sob os ataques e bombardeios constantes na Ucrânia."

Já uma estudante universitária de 20 anos exaltou que quando os ucranianos ganham algo de destaque, é sempre importante mostrar ao mundo inteiro que "somos pessoas incríveis e que podemos fazer coisas incríveis".

No campeonato mundial de esgrima em julho do ano passado, Kharlan foi desqualificada após se recusar a apertar a mão de sua oponente russa. Muitos ucranianos a apoiaram, dizendo que sua atitude foi corajosa.

Parabéns Olga Kharlan.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o  Mundo.

terça-feira, 30 de julho de 2024

Mais medalhas para os japoneses.

Japão ganha ouro na ginástica e no skate masculino.


Paris - A delegação olímpica do Japão continua a somar uma impressionante quantidade de medalhas nos Jogos de Paris 2024. A mais recente vitória é o ouro conquistado na ginástica masculina por equipe, feito realizado nesta segunda-feira, 29 de julho.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão ganha ouro na ginástica e no skate masculino.
A ginástica masculina por equipe do Japão conquistou a medalha de ouro nesta segunda-feira, 29 de julho, nas Olimpíadas de Paris 2024. Foto: NHK News.

Este é o primeiro ouro do Japão na ginástica desde os Jogos do Rio 2016. A China ficou com a prata e os EUA com o bronze.

No skate, o atleta Yuto Horigome defendeu seu título no skate street masculino. O jovem de 25 anos veio para arrebatar o ouro, registrando a melhor pontuação do evento (97,08 pontos) em sua corrida final. O japonês derrotou os americanos Jagger Eaton e Nyjah Huston, para ficar no topo do pódio olímpico.

No judô masculino de 73 quilos, Soichi Hashimoto levou o bronze para casa. O judoca de 32 anos é o atleta olímpico estreante mais velho na história do time do judô do Japão.

A atleta Haruka Funakubo também ganhou a medalha de bronze no judô feminino de 57 anos. Ela é conhecida por sua resistência nos tatames, conseguindo sobrepujar sua oponente na prorrogação da disputa pela medalha de bronze.

Parabéns aos atletas do Japão.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 29 de julho de 2024

Medalhas para o Japão e Brasil.

Japão leva medalha de ouro no judô, skate e esgrima. Brasil obtém prata e bronze.


Paris - Neste domingo, 29 de julho, o Japão e o Brasil teve motivos para comemorar nos Jogos Olímpicos 2024. O japonês Hifumi Abe conquistou a medalha de ouro no judô, categoria masculina de 66 kg, nas Olimpíadas de Paris. Este foi seu segundo ouro, tendo ganho sua primeira medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão leva medalha de ouro no judô, skate e esgrima. Brasil obtém prata e bronze.
Premiação das atletas do skate street feminino, ocorrido neste domingo, 29 de julho. Medalhas para os atletas do Japão e Brasil. Foto: NHK News.

O japonês Abe (sexto colocado no ranking mundial) enfrentou o brasileiro Willian Lima (número oito do ranking) na final que ocorreu na tarde de domingo em Paris.

Cerca de um minuto e meio depois do início da partida, Abe conseguiu aplicar um waza-ari sobre o brasileiro, com um arremesso sumi-otoshi. Logo em seguida, o judoca japonês marcou outro waza-ari, com um arremesso sode-tsurikomi-goshi. Assim, Abe venceu Willian com uma vitória ippon. Medalha de ouro para o Japão e medalha de prata para o Brasil.

No judô feminino de 52 kg, a atleta Larissa Pimenta ficou em terceiro lugar, garantindo a medalha de bronze para o Brasil.

Já no skate street feminino, Coco Yoshizawa (14 anos, Japão), Liz Akama (15 anos, Japão) e Rayssa Leal (16 anos, Brasil) levaram a medalha de ouro, prata e bronze (respectivamente), após a final na Place de La Concorde. 

Oito skatistas executaram diversas técnicas durante a etapa de "corrida" de 45 segundos e a etapa de "melhor manobra."

Depois de terminar bem o segmento de "corrida", Yoshizawa conseguiu uma pontuação alta na etapa de "melhor manobra", totalizando 272,75 pontos. Akama também foi bem nas duas etapas, ficando em segundo lugar com um total de 265,95 pontos. Rayssa conseguiu chegar em terceiro lugar com o suporte da torcida, com 253,37 pontos.

E o Japão encerrou o domingo de competições com mais outras duas medalhas: Koki Kano garantiu a medalha de ouro na esgrima individual masculina e Tomoyuki Matsushita ganhou a medalha de prata na natação (400 metros medley individual masculino).

Parabéns a todos medalhistas.


Fontes: NHK News / UOL.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 28 de julho de 2024

Ouro no judô.

Judoca conquista a primeira medalha de ouro do Japão na França.


Paris - Neste sábado, 27 de julho, a judoca japonesa Natsumi Tsunoda (31 anos) conquistou a medalha de ouro na categoria feminina, até 48 quilos, nas Olimpíadas de Paris. Ela é a primeira japonesa a subir no pódio dos Jogos.

www.nikkeyon.blogspot.com
A judoca Natsumi Tsunoda, 31 anos, conquistou a primeira medalha de ouro do Japão neste sábado, 27 de julho, nas Olimpíadas da França. Foto: NHK News.

Tsunoda prevaleceu a luta sobre Baasankhuu Bavuudorj da Mongólia, nas finais do sábado. A japonesa marcou um waza-ari com seu lançamento de tomoe-nage característico. A rival Bavuudorj, que se tornou campeã mundial de judô em maio, está duas posições acima de Tsunoda no ranking global.

Esta é a primeira vez que Tsunoda compete nas Olimpíadas. Ela lançou sua campanha por uma medalha nos Jogos de Paris, usando agressivamente arremessos de tomoe-nage e chaves de braço ude-hishigi-juji-gatame. A atleta venceu cada uma de suas três primeiras lutas em cerca de um minuto.

Nas semi-finais, Tsunoda venceu a sueca Tara Babulfath. Durante a prorrogação, foi determinado que a  sueca havia cometido sua terceira violação da regra shido.

Tsunoda tornou-se campeã olímpica, sem permitir que seus oponentes marcassem um ippon ou um waza-ari. A atleta é a primeira judoca japonesa a ganhar o ouro na categoria até 48 quilos, desde 2004, quando Ryoko Tani conquistou o ouro na mesma categoria nos Jogos Olímpicos de Atenas.

Já o outro judoca japonês, Ryuju Nagayama, conquistou a medalha de bronze na categoria masculina de 60 quilos nos Jogos de Paris. Esta é a primeira vez que Nagayama compete nas Olimpíadas.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Ladrão que atuava no aeroporto.

Estrangeiro é preso por roubar material esportivo no aeroporto de Haneda.


Tóquio - A polícia japonesa prendeu na segunda-feira, 22 de julho, um homem vietnamita que roubava cabeças de tacos de golfe no aeroporto de Haneda, região metropolitana de Tóquio. O acusado trabalhava como um funcionário encarregado de separar as bagagens despachadas dos voos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Estrangeiro é preso por roubar material esportivo no aeroporto de Haneda.
Funcionário vietnamita é preso pela polícia japonesa na segunda-feira, 22 de julho, acusado de roubar cabeças de tacos de golfe no aeroporto de Haneda, em Tóquio. Foto: The Mainichi.

O funcionário preso, chamado Tran Nhat Tai (33 anos), veio ao Japão sob o programa de trainee técnico do país. Ele estava trabalhando como empregado contratado de uma empresa que contrata carregadores de bagagens dos passageiros. O vietnamita admitiu a alegação, dizendo que roubou cerca de uma dúzia desses itens de golfe, disse a polícia.

A prisão do funcionário está relacionada ao roubo de duas cabeças de tacos de golfe, avaliados em cerca de 100.000 ienes. O furto aconteceu na área de triagem de bagagens do Terminal 3 do aeroporto, entre 21h e 22h30 do dia 8 de julho.

O incidente veio à tona em meados de junho, quando as companhias aéreas receberam reclamações sobre cabeças de tacos de golfe desaparecidas. A suspeita levou a empresa, para a  qual Thai trabalhava, a conduzir uma investigação, informou a polícia.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 24 de julho de 2024

Para um trânsito melhor?

Japão reduzirá o limite de velocidade de veículos que trafegam em vias residenciais.


Tóquio - O governo japonês decidiu nesta terça-feira, 23 de julho, reduzir o limite de velocidade legal em ruas/estradas estreitas de áreas residenciais. A fim de reduzir acidentes, o limite dos atuais 60 km/h passará para 30 km/h.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão reduzirá o limite de velocidade de veículos que trafegam em vias residenciais.
O governo japonês decidiu, na terça-feira, fazer a redução do limite de velocidade de veículos que circulam em áreas residenciais do país. Do limite atual, que é 60 km/h, passará a ser 30 km/h em setembro de 2026. Foto: iStock.

Ruas e estradas com menos de 5,5 metros de largura, cerca de 70% da rede total de rotas locais, deverão estar sujeitas à revisão da lei de trânsito. A mudança entrará em vigor em setembro de 2026.

Nos últimos 11 anos (até 2023), cerca de um quarto dos acidentes de trânsito ocorreram em ruas ou estradas residenciais que não possuem uma linha central. Muitos dos acidentes envolveram pedestres, embora o número de acidentes esteja em tendência decrescente como um todo.

Entretanto, após consultas públicas, a nova regra não pode ser aplicada para estradas mais largas, sem linhas centrais, em áreas rurais e montanhosas. Para esse tipo de via, a Agência Nacional de Polícia irá instalar novas placas, com limites de velocidade mais altos.

Vias que já possuem placas de velocidade ou marcações na superfície não serão afetadas, de acordo com as palavras do governo japonês.

Masahiro Tada, professor associado da Universidade Kindai, explicou que a revisão legal será eficaz na prevenção de acidentes, especialmente em cruzamentos sem semáforos.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 23 de julho de 2024

Acidente na linha Tokaido Shinkansen.

Serviços de trem-bala ficam parcialmente suspensos entre Tóquio e Osaka.


Tóquio - Os serviços de trem-bala entre Nagoya e Hamamatsu foram cancelados durante toda segunda-feira, 22 de julho, devido a uma colisão noturna de dois veículos de manutenção ferroviária. Isso causou interrupções de viagens e aglomerações nas estações de trem.

www.nikkeyon.blogspot.com
Serviços de trem-bala ficam parcialmente suspensos entre Tóquio e Osaka.
Local onde dois trens de manutenção colidiram e descarrilharam na madrugada de segunda-feira, 22 de julho, na província de Aichi. Os serviços do trem-bala entre as estações de Nagoya e Hamamatsu ficaram interrompidos durante todo o dia. Foto: Kyodo News.

Os serviços da Tokaido Shinkansen entre as duas cidades nas províncias de Aichi e Shizuoka, foram interrompidos. Mais tarde, as operações entre Tóquio e Hamamatsu, e entre Nagoya e Shin-Osaka, foram retomadas com cerca de duas composições de trem-bala por hora em cada uma das linhas.

Em resposta ao incidente, a All Nippon Airways (ANA) ofereceu um voo extra de ida e volta entre o aeroporto de Haneda (Tóquio) e o aeroporto de Itami (Osaka), para a tarde de segunda-feira. Todos os assentos dos voos extras ficaram totalmente reservados, informou a ANA.

As principais estações de trem ficaram lotadas de passageiros que tentavam trocar suas passagens do shinkansen e faziam perguntas aos funcionários da estação. Esse incidente ocorreu com o início da temporada de férias de verão no Japão.

A operadora ferroviária pediu aos viajantes que evitem as estações afetadas, até que os serviços sejam totalmente retomados. A empresa também pediu para os viajantes considerem mudar seus planos de viagem, inclusive reagendá-los para uma data posterior.

Na estação de Nagoya, a entrada nas plataformas do trem-bala foi restrita. Muitas pessoas fizeram fila para receber o reembolso dos bilhetes de passagem.

O acidente ferroviário ocorreu por volta das 3h40 da madrugada de segunda-feira, provocando o descarrilamento dos veículos de manutenção. O local do acidente foi entre as estações de Toyohashi e Mikawa-Anjo, na província de Aichi. Dois trabalhadores de manutenção ficaram feridos, mas sem gravidade.

A Linha Tokaido Shinkansen conecta as cidades de Tóquio, Yokohama, Nagoya, Kyoto e Osaka. Essas cidades correspondem as maiores áreas metropolitanas do Japão.

Os serviços da linha Sanyo Shinkansen, que conecta Shin-Osaka e Hakata (província de Fukuoka, também foram atrasados devido ao acidente em Aichi.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 22 de julho de 2024

O Japão está muito quente!

Forte onda de calor continuará em grande parte do país nesta segunda-feira.


Tóquio - A Agência Meteorológica do Japão está pedindo para que as pessoas fiquem alertas com os riscos de insolação durante o verão severo deste ano. Para o início da semana, a onda de calor deverá continuar elevada em grande parte do país.

www.nikkeyon.blogspot.com
Forte onda de calor continuará em grande parte do país nesta segunda-feira.
Onda de calor continuará castigando a população  do Japão nesta segunda-feira, 22 de julho. Foto: NHK News.

Um sistema de alta pressão cobriu uma ampla área do oeste ao leste do Japão neste domingo, 21 de julho. De acordo com as autoridades meteorológicas, a estação chuvosa parece ter terminado nas regiões de Chugoku e Kinki.

Na cidade de Hamamatsu, província de Shizuoka, a temperatura chegou a marcar 38,5 graus Celsius no domingo. Na cidade de Toyooka, província de Hyogo, a temperatura marcou a máxima de 38,2 graus Celsius.

Segundo a previsão do tempo, o calor escaldante no Japão deverá continuar incomodando muita gente nesta segunda-feira, 22 de julho. 

Para as cidades de Kumagaya e Kofu, nas províncias de Saitama e Yamanashi respectivamente, a temperatura máxima poderá chegar a 38 graus Celsius. Já nas cidades de Nagoya e Takamatsu, nas províncias de Aichi e Kagawa respectivamente, a temperatura chegará até 37 graus Celsius. Em Tóquio e Osaka, a temperatura máxima poderá atingir até 36 graus Celsius.

A umidade do ar continuará bem alta na segunda -feira. No domingo, a agência meteorológica e o Ministério do Meio Ambiente emitiram alertas de insolação para 33 províncias japonesas, principalmente entre as regiões de Kanto-Koshin e Okinawa.

A população do Japão é orientada para que evite exercícios físicos ao ar livre e que não saia de casa, quando o índice de calor da região atingir 31 ou mais (conforme o site do Ministério do Meio Ambiente).

Moradores das regiões afetadas pela onda de calor são aconselhadas a usar o ar-condicionado em ambientes fechados.  Além disso, consumir quantidades adequadas de água e sais são muito importantes para evitar a desidratação e a insolação. As pessoas devem ficar  de olho em bebês e idosos, pois eles são particularmente mais vulneráveis à insolação.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 21 de julho de 2024

Morrer ou não morrer, eis a questão.

Apartamento explode por causa de um suicida desastrado.


Tóquio - Por volta das 8:30 da noite de quinta-feira, 18 de julho, uma forte explosão fez tremer a cidade de Kawaguchi, na província de Saitama. A explosão deixou muitas pessoas assustadas, pois o incidente ocorreu dentro de um apartamento, no terceiro andar de um prédio residencial de 15 andares.

www.nikkeyon.blogspot.com
Apartamento explode por causa de um suicida desastrado.
O homem tenta suicídio provocando um vazamento de gás em seu apartamento, mas desiste. Ele quase morre, ao acender um cigarro com o ambiente saturado com gás de cozinha. Foto: TBS News.

O morador do apartamento, um homem chinês de 40 anos, havia deixado a válvula de gás da cozinha aberto deliberadamente. "Eu ia me matar, então abri a válvula de gás", disse o chinês aos investigadores.

Passado algum tempo, o homem pensou melhor e decidiu que não ia se matar mais. "Fiquei com medo, pois não queria morrer", confessou o chinês.

Quando o homem decidiu que era melhor continuar vivo, ele fechou a válvula da cozinha e abriu a janela para que o excesso gás no ambiente fosse liberado para o lado de fora do apartamento. No entanto, sem muita paciência para esperar, ele tomou a brilhante decisão de "dar umas tragadas". Assim que ele tentou acender o cigarro, uma grande explosão ocorreu devido à grande quantidade de gás que ainda permanecia dentro do apartamento.

O homem sofreu queimaduras por todo o corpo. Outros seis moradores locais sofreram ferimentos leves, sem risco de morte. Cerca de 148 moradores do prédio foram evacuados temporariamente. A explosão foi tão forte que quebrou as janelas de um prédio de escritórios, que fica a cerca de 60 metros de distância do local do incidente.

A gravidade das queimaduras do homem não foi relatada pelas autoridades. Entretanto, o homem desastrado aparentava estar em boas condições física, chegando a agredir fisicamente um policial, depois de ser levado ao hospital. Nikkey ON!: Que coisa de louco! Parece coisa de filme...


Fonte: Japan Today.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 20 de julho de 2024

Terra em transe.

Pane digital afeta aeroportos, hospitais e meios de comunicação em todo o mundo.


Tóquio - Nesta sexta-feira, 19 de julho, uma indisponibilidade no sistema de computadores está interrompendo operações em aeroportos, instalações médicas e meios de comunicação em vários países do globo.

www.nikkeyon.blogspot.com
Pane digital afeta aeroportos, hospitais e meios de comunicação em todo o mundo.
Falha no sistema de computadores afetou aeroportos, hospitais e meios de comunicação em várias partes do mundo nesta sexta-feira, 19 de julho. Foto: NHK News.

A Administração Federal de Aviação dos EUA informou que algumas companhias aéreas americanas (American Airlines, United Airlines e Delta Airlines) suspenderam todos seus voos devido a problemas de comunicação.

A agência sul-coreana de notícias Yonhap, noticiou que algumas companhias aéreas de baixo custo na Coréia do Sul estavam enfrentando problemas com reservas e emissão de passagens aéreas. Funcionários de algumas companhias aéreas estavam emitindo passagens manualmente.

A falha no sistema também estava afetando os hospitais e os serviços médicos de urgência. 

Autoridades americanas do estado do Alasca comunicaram que o serviço de chamada de emergência 911 não estava disponível, devido a uma interrupção tecnológica em toda a região. O ministério da saúde de Israel relatou que as instalações médicas do país foram afetadas. O ministério israelense culpou o mau funcionamento de software, e não um ataque cibernético, como a causa do problema.

O impacto também pôde ser visto em emissoras de TV e agências de notícias. A rede de mídia britânica SkyNews teve suas  transmissões interrompidas temporariamente pela queda de energia.

George Kurtz, presidente e CEO da empresa americana de segurança cibernética CrowdStrike, postou nas redes sociais que sua empresa estava trabalhando com os clientes afetados pelo problema do sistema. Ele disse que um defeito foi encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows. Os hosts Mac e Linux não foram afetados.

Kurtz também informou que este não era um incidente de segurança ou ataque cibernético. "O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada", afirmou Kurtz.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Jogador da seleção é preso no Japão.

Chefe da JFA lamenta a prisão de um jogador de futebol, acusado de agressão sexual.


Tóquio - O presidente da Associação Japonesa de Futebol (JFA), Tsuneyasu Miyamoto, lamentou nesta quinta-feira, 18 de julho, a prisão de Kaishu Sano. O jogador está preso por agredir sexualmente uma mulher.

www.nikkeyon.blogspot.com
Chefe da JFA lamenta a prisão de um jogador de futebol, acusado de agressão sexual.
O jogador japonês de futebol Kaishu Sano, 23 anos, foi preso pela polícia nesta última quarta-feira, 17 de julho, envolvido na agressão sexual de uma mulher, ocorrido em Tóquio. Foto: Getty Images.

Na quarta-feira, 17 de julho, Sano (23 anos) foi preso junto com outros 2 homens. Todos eles estão envolvidos num incidente ocorrido em Tóquio no último domingo.

"Não sei os detalhes, mas como alguém que trabalha no mundo do futebol, sinto que é extremamente lamentável", disse Miyamoto, durante uma reunião do conselho da JFA.

Além disso, Miyamoto teria expressado sua crença de que "a reeducação é necessária para os jogadores da seleção nacional". Esse foi um sentimento ecoado por outros presentes na reunião.

Sano fez sua estréia pelo time do Japão em novembro de 2023. Ele fez parte do time "Samurai Blue" para a Copa da Ásia, realizada no Catar entre janeiro e fevereiro deste ano, 2024.

Segundo a imprensa esportiva, Sano começaria a treinar com seu novo clube, o Mainz, no próximo domingo, 21 de julho. O jogador japonês havia assinado um contrato de quatro anos com o Mainz da Bundesliga alemã. No Japão, Sano era jogador do Kashima Antlers, clube japonês da primeira divisão da J-League.


Fonte: Kiyodo News. 


Nikkey ON!: Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 18 de julho de 2024

Raiva, loucura e fogo.

Homem ateia fogo em si mesmo após gritar com funcionários da prefeitura.


Nagoya - Um homem foi parar no hospital com queimaduras no corpo, após um ataque de raiva com funcionários da prefeitura de Takahama, província de Aichi. Ele ateou fogo em si mesmo e feriu outras 3 pessoas.

www.nikkeyon.blogspot.com
Homem ateia fogo em si mesmo após gritar com funcionários da prefeitura.
Repórteres se reúnem em frente da prefeitura de Takahama, no dia 16 de julho, logo depois que um homem furioso ateou fogo em si mesmo e dentro do estabelecimento público. Foto: Kyodo News.

O corpo de bombeiros e a polícia receberam uma chamada de emergência por volta das 15h de terça-feira, 16 de julho. Testemunhas disseram que alguém havia derramado uma substância inflamável pelo corpo e dentro da prefeitura de Takahama, ateando fogo logo depois. 

O agressor, um homem de 62 anos, estava travando uma disputa com a prefeitura local sobre pagamentos de impostos há cerca de dois anos. Ele também já foi preso por invasão de propriedade.

No momento do incidente, o homem chegou com uma faca em mãos no balcão de informações fiscais da prefeitura, exigindo furiosamente que um certo funcionário o atendesse. De repente, o homem raivoso usou a faca e fez um furo em uma garrafa de plástico que trazia com ele, cheia de líquido inflamável. Ele começou a jogar o líquido na direção dos funcionários da prefeitura e terminou derramando o produto inflamável em si mesmo. Para o desespero de quem estava lá, ele acabou ateando fogo em tudo.

Algumas testemunhas disseram que o homem pôde ter se ferido no abdômen com a faca, antes de causar o incêndio.

Os próprios funcionários da prefeitura conseguiram apagar o fogo cerca de 20 minutos depois, usando extintores de incêndio. A polícia e os bombeiros chegaram ao local logo após o incidente. A polícia apreendeu os pertences do homem e está investigando o caso.

"É assustador porque isso me lembra o incêndio criminoso da Kyoto Animation. Estou com medo de ir à prefeitura agora", disse uma mulher de 54 anos que estava próxima do local no momento do incidente. O incidente de Takahama fez a mulher lembrar de uma fatalidade ocorrido em 2019 no Japão, quando um outro homem provocou um incêndio em um estúdio de desenho animado na cidade de Kyoto, matando 36 pessoas.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 17 de julho de 2024

Sem motorista na pista do aeroporto.

ANA testa veículo autônomo de carga em Haneda.


Tóquio - Nesta terça-feira, 16 de julho, funcionários da companhia aérea All Nippon Airways (ANA) testaram um novo veículo autônomo de carga no Aeroporto de Haneda, em Tóquio.

www.nikkeyon.blogspot.com
ANA testa veículo autônomo de carga em Haneda.
A All Nippon Airways (ANA) pretende introduzir veículos autônomos no aeroporto de Haneda no próximo ano, em 2025. Fonte: NHK News.

O "mini-caminhão autônomo" deverá ser o primeiro veículo autônomo a ser usado num aeroporto japonês. 

A ANA e uma outra empresa (a reportagem não menciona o nome da outra empresa, mas talvez seja a Toyota ou uma empresa de veículos autônomos) criaram esse projeto autônomo juntas, para o transporte de contêineres de bagagem de aviões, rebocadores de aviões e outras funções.

Segundo a ANA, cada máquina autônoma poderá liberar o trabalho de dois pessoas no transporte de cargas na pista do Aeroporto de Haneda. A empresa aérea quer introduzir o novo sistema autônomo no ano que vem, em 2025.

Nikkey ON!: Com isso, menos pessoas e mais máquinas vão tomando as funções operacionais, diminuindo o quadro de funcionários. Embora o Japão tenha problema de contratar mais gente, invés de mandar embora...


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 16 de julho de 2024

Reforçar a segurança de políticos.

Agência Policial do Japão pede segurança mais rigorosa em locais públicos.


Tóquio - A Agência Nacional de Polícia do Japão instruiu as sedes policiais de todas províncias do país, no domingo, que  reforcem a segurança onde autoridades de Estado fazem aparições.

www.nikkeyon.blogspot.com
Agência Policial do Japão pede segurança mais rigorosa em locais públicos.
O ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe (foto acima), assassinado num comício em julho de 2022. A Agência Nacional de Polícia do Japão está pedindo que as polícias provinciais aumentem a segurança de autoridades de Estado, depois do incidente envolvendo Donald Trump nos EUA. Foto: NHK News. 
 
A instrução da agência veio depois que o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, foi ferido em um atentado a balas num comício de campanha eleitoral na Pensilvânia, no último sábado.

Os meios de comunicação dos EUA relataram que o atirador usou um rifle em cima do telhado de uma fábrica. O local dos tiros fica cerca de 120 a 150 metros de distância de onde Trump estava discursando.

A agência policial do Japão pediu que a polícia de cada província japonesa garanta a segurança, dentro e fora, em locais públicos. Além disso, a utilização de paredes à prova de balas e abrigos também é necessário.

A polícia japonesa reforçou as medidas de segurança para as autoridades de alto escalão depois que o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe foi assassinado, durante um discurso de campanha eleitoral em julho de 2022.

Em abril de 2023, o atual primeiro-ministro também sofreu um atentado, quando um explosivo foi atirado em direção de Fumio Kishida, durante um evento de campanha eleitoral. Kishida saiu ileso nesse incidente.

As medidas, a serem tomadas na segurança de autoridades a partir de agora, também incluem  a verificação de bagagem do público, uso de detectores de metais, e manter o político em uma distância entre as pessoas. 

A Agência Nacional de Polícia quer que a polícia das províncias implementem rigorosamente as novas medidas segurança.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 15 de julho de 2024

Atentado contra Trump.

Donald Trump é ferido em um tiroteio, durante um comício nos Estados Unidos.


Washington - Na tarde de sábado, 13 de julho, o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, foi ferido na orelha por um disparo a bala durante um comício no condado de Butler, estado da Pensilvânia. Após o ataque, o Serviço Secreto dos Estados Unidos informou que o atirador foi morto e um participante do comício morreu no tiroteio.

www.nikkeyon.blogspot.com
Donald Trump é ferido em um tiroteio, durante um comício nos Estados Unidos.
O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, foi ferido na orelha em um ataque a tiros durante o seu comício eleitoral no condado de Butler, estado da Pensilvânia. Uma pessoa morreu e o atirador foi morto durante o ataque. Foto: NHK News.

Segundo informações da mídia americana, vários tiros foram disparados intermitentemente, por 10 minutos aproximadamente, assim que Trump iniciou seu discurso. Quando percebeu que foi ferido na orelha, Trump se abaixou sob o pódio e vários agentes vieram protegê-lo. Logo em seguida, com o fim dos disparos, o ex-presidente foi retirado do local com a proteção dos agentes do Serviço Secreto.

O Serviço Secreto postou uma mensagem nas redes sociais, dizendo que o ex-presidente está seguro. A pessoa que disparou os tiros foi morta. Uma outra pessoa que estava no comício também morreu e outras duas ficaram gravemente feridas.

A ABC News informou, através de informações obtidas pelas autoridades investigativas, que o atirador efetuou 8 disparos de um rifle contra Trump, em cima do telhado de um prédio.

Após se recuperar do incidente, Trump divulgou uma declaração nas redes sociais. Ele agradeceu ao Serviço Secreto e à polícia pela resposta rápida durante o atentado. Ele também acrescentou que quer estender suas condolências à família da pessoa que foi morta no comício, bem como aos feridos.

"É incrível que tal ato possa acontecer em nosso país", comentou Trump.

O ex-presidente disse que a bala perfurou a parte superior de sua orelha direita. "Soube imediatamente que algo estava errado quando ouviu um som de zumbido e tiros", comentou Trump. Ele notou o sangramento e ficou ciente do que estava acontecendo.

O atual presidente dos EUA, Joe Biden, condenou fortemente o incidente. Ele também postou nas redes sociais e enfatizou: "Não há lugar para esse tipo de violência na América. Devemos nos unir como uma nação para condenar essa barbaridade."

A Casa Branca anunciou que Biden conversou com Trump após o tiroteio. O atual presidente mudou sua agenda do dia e retornou a Washington para receber atualizações sobre o incidente.

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, disse nas redes sociais que ele condenou a tentativa de assassinato de Donald Trump. "Devemos permanecer firmes contra qualquer forma de violência que desafie a democracia. Rezo pela rápida recuperação do ex-presidente Trump", comentou Kishida.

Na manhã de domingo, 14 de julho, os meios de comunicação dos EUA informaram que o Federal Bureau of Investigation identificou o atirador morto como Thomas Crooks. O atirador era um homem de 20 anos que morava no estado da Pensilvânia. Mais detalhes do contexto e dos motivos do ataque ainda permanecem desconhecidos.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 14 de julho de 2024

Festa japonesa no Brasil.

Começa o Festival do Japão na cidade de São Paulo.


São Paulo - Na sexta-feira, 12 de julho, a maior cidade do Brasil, São Paulo, deu início ao famoso Festival do Japão. Todos os anos, comidas da culinária tradicional do Japão, somados com um pouco da cultura japonesa, são apresentados neste evento na capital paulistana.

www.nikkeyon.blogspot.com
Começa o Festival do Japão na cidade de São Paulo.
A cidade de São Paulo deu início ao Festival do Japão na sexta-feira, 12 de julho. O festival é considerado um dos maiores do mundo do gênero. Fonte: NHK News. 

O festival conta com cerca de 300 barracas, montadas por empresas japonesas que atuam no Brasil, e também por grupos representando diferentes províncias do Japão. O evento é considerado um dos maiores do mundo do gênero.

Os pratos da culinária japonesa têm se tornado cada vez mais populares no Brasil nos últimos anos. Nas barracas do festival, é possível degustar o Bonito grelhado (peixe grelhado) do província de Kochi, oeste do Japão. Outra deliciosa opção é o "Miso-katsu", uma iguaria de carne com arroz da província de Aichi, centro do Japão. Uma tigela de Miso-katsu é composta por um filé de carne de porco empanado frito, coberto com molho de missô e uma camada de arroz japonês cozido.

Neste ano, os organizadores do evento disponibilizaram, pela primeira vez, espaços onde empresários podem expor diretamente especialidades locais do Japão. Além disso, a culinária tradicional de cada região japonesa também é mostrada para importadores e profissionais da indústria de restaurantes do Brasil.

O presidente de uma associação que promove as especialidades locais da província de Kumamoto, sudoeste do Japão, disse que espera levar coisas boas de sua província, e do Japão, para o povo de São Paulo.

O Brasil é conhecido por abrigar a maior comunidade de pessoas de ascendência japonesa fora do Japão. O Festival do Japão acontece até esse domingo, 14 de julho, e deve atrair cerca de 190.000 visitantes.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 13 de julho de 2024

Muita chuva e destruição.

Três pessoas desaparecem após um deslizamento de terra destruir uma área residencial em Ehime.


Matsuyama - Na manhã desta sexta-feira, 12 de julho, três pessoas desapareceram depois que uma residência na cidade de Matsuyama, província de Ehime, foi soterrada por um deslizamento de terra.

www.nikkeyon.blogspot.com
Três pessoas desaparecem após um deslizamento de terra destruir uma área residencial em Ehime.
Uma área residencial na cidade de Matsuyama, província de Ehime, foi atingida por um deslizamento de terra na manhã desta sexta-feira, 12 de julho. Três pessoas estão desaparecidas, segundo as informações dos bombeiros. Foto: NHK News.

Os bombeiros de Matsuyama informaram que uma encosta, no distrito de Shimizu e perto do castelo da cidade, desabou por volta das 4 horas da manhã de sexta-feira. A área da encosta que desabou tinha 50 metros de largura e 100 metros de altura. A lama do desmoronamento entrou em casas e num prédio de apartamentos. 

"Houve três deslizamentos de terra. Uma senhora idosa, que se acredita ser moradora da área destruída, saiu de casa antes do primeiro deslizamento. Não sei se ela está segura, pois houve outros dois  deslizamentos de terra e ela tinha voltado para a casa dela", disse uma pessoa que estava na área destruída pela lama.

Segundo a agência meteorológica, fortes chuvas atingiram a região oeste do Japão. Autoridades municipais de várias cidades da região alertaram a população local para ficar em alerta máximo, em caso de deslizamentos de terra e inundações.

A cidade de Matsuyama emitiu um alerta de evacuação de nível 5, o mais alto e grave da escala de medição, para os moradores de 13.226 domicílios do distrito de Shimizu. O alerta de nível 5 exige que as pessoas saiam imediatamento do local onde moram para proteger suas vidas. Os evacuados devem refugiar-se para um prédio mais resistente, ou mudar-se para o andar superior de uma casa, ou seguir para um outro local mais seguro.

De quarta-feira até as 8 horas da manhã de sexta-feira, Matsuyama registrou cerca de 213 milímetros de chuva, quantidade equivalente à média mensal de chuvas para o mês de julho.


Fontes: NHK News / Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 12 de julho de 2024

Perdida no mar.

Mulher é resgatada com vida, após ficar à deriva por mais de 36 horas em alto mar.


Shizuoka - Na quarta-feira, 10 de julho, uma mulher de uns 20 anos foi resgatada com vida no mar, próxima da costa litorânea da província de Chiba. Ela percorreu cerca de 80 km de distância boiando nas águas do Pacífico, entre a praia onde  estava até o ponto onde foi encontrada.

www.nikkeyon.blogspot.com
Mulher é resgatada com vida, após ficar à deriva por mais de 36 horas em alto mar.
Uma mulher chinesa ficou à deriva em alto mar por mais de 36 horas, percorrendo uma distância de 80 quilômetros de distância, entre a província de Shizuoka e província de Chiba. Ela foi encontrada pela tripulação de um navio na manhã de quarta-feira. Foto: NHK News.

A jovem mulher é uma chinesa que estava nadando no mar da cidade de Shimoda, província de Shizuoka. Por volta das 19h30 da noite de segunda-feira, 8 de julho, a mulher desapareceu misteriosamente no mar. A polícia, os bombeiros e a Guarda Costeira do Japão foram acionados, conduzindo as operações de busca e resgate entre segunda-feira e terça-feira.

Mas só foi na manhã de quarta-feira, por volta das 8 horas, que a chinesa foi encontrada em alto mar. Ela foi vista pela tripulação de um navio cargueiro, flutuando nas águas com uma boia de natação, perto da península de Boso, na província de Chiba. Ela ficou à deriva no mar por mais de 36 horas. A própria tripulação do navio que resgatou a mulher e comunicou as autoridades pelo rádio.

Devido ao seu estado delicado de saúde, a chinesa foi transportada por um helicóptero da Guarda Costeira, saindo do navio e seguindo para um hospital na cidade de Yokohama, província de Kanagawa. No hospital, os médicos constataram que ela estava desidratada, mas consciente, e sua condição não era de risco de vida.

A chinesa disse às autoridades da Guarda Costeira que ela percebeu que estava à deriva cerca de 30 minutos depois de começar a nadar. Ela tentou de todas as maneiras voltar à praia, mas não conseguiu.

Equipes de resgate disseram que ventos moderadamente fortes, com velocidade aproximada de 36 km/h, estava soprando naquela noite de segunda-feira, na região de Shimoda. A mulher teve muita sorte de sobreviver nesse incidente em alto mar.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 11 de julho de 2024

Muita chuva em várias partes do país.

Japão poderá registrar chuvas torrenciais até sexta-feira.


Tóquio - Autoridades meteorológicas estão alertando a população sobre chuvas torrenciais que poderão atingir a região de Tohoku, região leste e oeste do Japão entre quinta-feira, 11 de julho, e sexta-feira, 12 de julho.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão poderá registrar chuvas torrenciais até sexta-feira.
Chuvas torrenciais poderão atingir a região de Tohoku, região leste e região oeste do Japão na quinta-feira e sexta-feira. Foto: NHK News.

A previsão dos meteorologistas mostra que essas áreas, citadas acimas, poderão sofrer com chuvas torrenciais intermitentes, sendo acompanhadas por trovões.

As condições climáticas deverão ficar instáveis em grandes áreas do país, entre a região de Tohoku e a região oeste do Japão. Nuvens carregadas se estendem do Mar do Japão até o norte do país.

No período de 24 horas, que corresponde entre quarta-feira e manhã de quinta-feira, poderá ocorrer até 150 milímetros de chuva nas regiões de Tohoku, Tokai e Chugoku.

Já na região de Hokuriku, os meteorologistas estão prevendo 120 milímetros de chuva. No norte de Kyushu, alguns municípios poderão registrar até 100 milímetros de chuva em um dia.

Entre quinta-feira e a manhã de sexta-feira, poderá ocorrer 100 milímetros de chuva no norte de Kyushu, 80 milímetros de chuva nas regiões de Hokuriku e Chugoku, e 50 milímetros de chuva na região de Tohoku.

A Agência Meteorológica do Japão pede que a população tome cuidado com inundações, deslizamentos de terra, transbordamento de rios, raios, rajadas de vento, tornados e chuva de granizo. Em caso de dúvidas, checar o site da agência meteorológica do Japão sobre a previsão do tempo para sua região.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 10 de julho de 2024

Manter os empregados na empresa.

Empresas japonesas querem motivar os funcionários e reduzir a rotatividade.


Tóquio - Varejistas e restaurantes no Japão estão adotando novos métodos para motivar e reduzir a rotatividade de empregos. Atualmente, o país vem sofrendo uma grave escassez de mão de obra.

www.nikkeyon.blogspot.com
Empresas japonesas querem motivar os funcionários e reduzir a rotatividade.
Empresas japonesas vêm adotando novos métodos para motivar e reduzir a rotatividade de empregos. Na foto acima, a rede Seven-Eleven Japan iniciou uma competição entre os empregados, mostrando quais habilidades que cada competidor tinha para atender os clientes. Foto: NHK News.

A grande rede de lojas de conveniência Seven-Eleven Japan iniciou um concurso interno, sobre habilidades de atendimento ao cliente em 2023.

Este ano, trabalhadores selecionados das lojas Seven (de todo o país) competiram entre si para mostrar o quão bem eles podem improvisar para atender os clientes.

A empresa Seven-Eleven avaliou o desempenho dos funcionários e deu prêmios para eles. O objetivo do evento foi fazer que os empregados essenciais se sintam motivados no local de trabalho. Além disso, o concurso também serviu para treinar funcionários jovens, para que eles não saiam da empresa e vão trabalhar em outro lugar.

Shinichi Iguchi, representante da Seven-Eleven Japan, disse aos presentes do concurso: "Se pudermos aumentar  o número de funcionários de uma loja que esteja participando da competição, isso poderá levar mais pessoas que queiram trabalhar lá."

Já em outra empresa, a rede de macarrão Marugame Udon está oferecendo aos trabalhadores a chance de obter uma certificação .

Os candidatos fazem um exame escrito sobre o que sabem sobre fazer macarrão. Além disso, eles também são testados em 100 habilidades práticas.

Os funcionários da Marugame Udon informaram que a rotatividade de empregos entre funcionários certificados é de apenas um décimo do índice daqueles sem certificação.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.