Toyota irá introduzir semana de trabalho de 4 dias para alguns funcionários.
Tóquio - A Toyota Motor Corp. planeja introduzir um novo sistema de trabalho este ano, permitindo que alguns funcionários administrativos e técnicos (sem envolvimento direto na produção) tirem 3 dias de folga por semana.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
A Toyota Motor Corp. pretende introduzir em breve um novo sistema de trabalho que permite seus funcionários a tirar 3 dias de folga por semana. Foto: Yomiuri Shimbun. |
O tempo total de trabalho e os níveis salariais não serão alterados. O novo sistema pretende aumentar a motivação dos trabalhadores e manter trabalhadores qualificados no quadro de pessoal. Isso permite que os funcionários escolham seus dias de trabalho ao seu critério.
Atualmente, a Toyota usa um sistema de horário flexível no qual os horários de trabalho são escalonados, mas definidos em um mínimo de 2 horas por dia. O novo sistema eliminará esse mínimo e, em vez disso, permitirá que os funcionários trabalhem mais horas em alguns dias. Assim, os funcionários poderão ter mais dias de folga, mantendo o mesmo total de horas de trabalho.
Os principais cargos administrativos e técnicos que serão contemplados com o novo sistema são: vendas, compras, contabilidade, software, desenvolvimento de veículos e controle de qualidade. Os lados trabalhista e gerencial da empresa planejam discutir atribuições de trabalho, métodos de avaliação e outros detalhes antes do lançamento do sistema.
A Toyota pretende tornar seus sistema de trabalho mais flexível e incentivar os funcionários a trabalhar de forma autônoma, aumentando assim sua motivação.
No entanto, há uma preocupação de que os funcionários aumentem seus dias de trabalho para tirar mais dias de folga. Para evitar isso, a Toyota planeja incentivar os funcionários a tirar férias remuneradas. A empresa também tentará não impor encargos excessivos aos funcionários. Por exemplo: horas extras que excedam um certo número de horas não serão abrangidas por esse sistema.
As empresas, especialmente as grandes corporações, estão cada vez mais introduzindo sistemas que permitem aos funcionários tirar três ou mais dias de folga por semana, se assim o desejarem, e ao mesmo tempo que colocam mais ênfase no desempenho. Na indústria automobilística, a concorrência pela condução autônoma e pelos veículos elétricos está se intensificando. O plano da Toyota é utilizar o novo sistema de trabalho para garantir e reter funcionários capacitados na empresa.
Fonte: The Japan News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário