Professor de escola japonesa é punido por obrigar alunos a raspar o cabelo.
Osaka - Na semana passada, um professor da província de Osaka foi suspenso, por três meses, depois que forçou os membros de um time ginasial de handebol a raspar o cabelo.
www.nikkeyon.blogspot.com
O Conselho Municipal de Educação de Toyonaka aplicou uma medida disciplinar a um professor de 48 anos no dia 4 de julho. O incidente com os estudantes havia ocorrido há três anos.
De acordo com o conselho de educação, entre janeiro e junho de 2021, o então conselheiro do clube de handebol da escola ginasial coagiu os membros do clube que atrasavam a entrega dos trabalhos escolares, obrigando-os a raspar o cabelo. O professor dizia com autoridade o seguinte: "Seus veteranos costumavam ter cortes curtos nessas situações."
Além disso, o professor autoritário estaria usando as taxas de hospedagem dos jogos, dinheiro que era vindo dos estudantes membros do time de handebol, para uso pessoal como jogatinas e outros afins.
Em sua defesa, o professor teria explicado ao conselho de educação que os estudantes teriam raspado o cabelo voluntariamente, não forçando-os a tomar essa atitude.
Além do professor, uma professora, visitante do clube de handebol, também foi punida pelo conselho de educação. A mulher de 51 anos, que leciona numa escola primária municipal de Toyonaka, teve um corte de 10% no salário por um mês. Ela foi acusada de infligir o sofrimento emocional de um ou mais alunos que pediram para deixar o clube de handebol. "Não há escolha entre desistir ou não desistir", teria dito a professora aos estudantes.
Um funcionário do conselho de educação comentou o caso: "Pedimos nossas sinceras desculpas aos alunos e seus pais por causar todo esse transtorno". Ele também disse que o conselho forneceria orientação completa a escola para evitar recorrência.
Fonte: The Mainichi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário