Empresas japonesas querem motivar os funcionários e reduzir a rotatividade.
Tóquio - Varejistas e restaurantes no Japão estão adotando novos métodos para motivar e reduzir a rotatividade de empregos. Atualmente, o país vem sofrendo uma grave escassez de mão de obra.
www.nikkeyon.blogspot.com
A grande rede de lojas de conveniência Seven-Eleven Japan iniciou um concurso interno, sobre habilidades de atendimento ao cliente em 2023.
Este ano, trabalhadores selecionados das lojas Seven (de todo o país) competiram entre si para mostrar o quão bem eles podem improvisar para atender os clientes.
A empresa Seven-Eleven avaliou o desempenho dos funcionários e deu prêmios para eles. O objetivo do evento foi fazer que os empregados essenciais se sintam motivados no local de trabalho. Além disso, o concurso também serviu para treinar funcionários jovens, para que eles não saiam da empresa e vão trabalhar em outro lugar.
Shinichi Iguchi, representante da Seven-Eleven Japan, disse aos presentes do concurso: "Se pudermos aumentar o número de funcionários de uma loja que esteja participando da competição, isso poderá levar mais pessoas que queiram trabalhar lá."
Já em outra empresa, a rede de macarrão Marugame Udon está oferecendo aos trabalhadores a chance de obter uma certificação .
Os candidatos fazem um exame escrito sobre o que sabem sobre fazer macarrão. Além disso, eles também são testados em 100 habilidades práticas.
Os funcionários da Marugame Udon informaram que a rotatividade de empregos entre funcionários certificados é de apenas um décimo do índice daqueles sem certificação.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário