quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Direito ao casamento.

Impedir casamentos entre pessoas do mesmo sexo é inconstitucional.


Tóquio - Nesta quarta-feira, 30 de outubro, o Tribunal Superior de Tóquio decidiu que as leis japonesas que não reconhecem casamento, entre pessoas do mesmo sexo, violam a constituição do Japão. Esta é a segunda vez que um tribunal superior do país profere tal decisão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Impedir casamentos entre pessoas do mesmo sexo é inconstitucional.
Tribunal Superior de Tóquio decidiu nesta quarta-feira, 30 de outubro, que impedir casamentos entre pessoas do mesmo sexo é inconstitucional. Foto: NHK News.

Os demandantes, incluindo casais do mesmo sexo, alegaram que as disposições do código civil do Japão, mais as leis relacionadas que não reconhecem casamento entre pessoas do mesmo sexo, são contrárias à Constituição. Eles exigem indenização do estado.

O estado argumentou que casamentos entre pessoas do mesmo sexo não estão previstos na constituição japonesa.

Em 2022, o Tribunal Distrital de Tóquio considerou as disposições faladas acima estavam em estado de inconstitucionalidade. 

Os demandantes apelaram da decisão.

Na segunda decisão, o juiz presidente do Tribunal Superior de Tóquio informou que as disposições do código civil impõem tratamento discriminatórios, e sem fundamentos racionais, deixando claro que são  inconstitucionais. E novamente, o pedido de indenização foi rejeitado.

Até agora, seis processos semelhantes, incluindo o de quarta-feira, foram movidos em todo o Japão.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o mundo.

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Dois cartões em um só.

Cartão "My Number" também servirá como carteira de motorista no próximo ano.


Tóquio - A partir de março de 2025, as pessoas no Japão poderão usar os cartões de identificação nacional "My Number" como carteira nacional de habilitação.

www.nikkeyon.blogspot.com
Cartão "My Number" também servirá como carteira de motorista no próximo ano.
O cartão My Number passará a ter função de carteira nacional de habilitação, a partir de 24 de março de 2025. Foto: NHK News.


Em uma reunião do Gabinete nesta terça-feira, 29 de outubro, o governo japonês aprovou uma portaria para integrar a carteira nacional de habilitação do país ao sistema de identificação nacional My Number, a partir de 24 de março de 2025.

O governo japonês vem promovendo a digitalização de procedimentos administrativos , usando o sistema My Number.

O Road Traffic Act revisado, promulgado em 2022, permite que a pessoa registre as informações de sua carteira de motorista com o cartão My Number.

A Agência Nacional de Polícia está examinando um novo sistema de carteira de motorista que armazena informações relevantes nos chips IC do cartão My Number. A entidade vem solicitando comentários do público desde setembro deste ano.

O cartão My Number pode funcionar como carteira de motorista se o usuário registrar informações da carteira de motorista, como: número da carteira, data de validade, tipo de carteira, se usa óculos ou lentes de contato e uma foto de rosto.

A pessoa pode escolher entre uma carteira de motorista My Number e uma convencional. Ambas podem ser usadas, já que dirigir no exterior pode exigir a carteira de habilitação.

A taxa para adquirir uma nova carteira de motorista My Number será de 1.550 ienes, ou cerca de 10 dólares. Isso é cerca de 3 dólares a menos do que a taxa de obtenção da carteira de motorista. Isso é cerca de 3 dólares a menos do que a taxa de aquisição  da licensa regular, que subirá para aproximadamente 15 dólares.



Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Mercado financeiro pós-eleições.

Moeda japonesa desvaloriza em relação ao dólar, após resultado eleitoral no Japão.


Tóquio - Depois das eleições gerais no Japão, ocorrido no domingo 27 de outubro, a coalizão governante perdeu a maioria na Câmara Baixa, deixando a oposição com ganhos significativos em número de políticos eleitos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Moeda japonesa desvaloriza em relação ao dólar, após resultado eleitoral no Japão.
Após os resultados das eleições gerais no Japão, a moeda japonesa desvalorizou frente ao dólar, chegando a valer acima de 153 ienes/dólar. Foto: NHK News.

Nesta segunda-feira, o mercado financeiro em Tóquio reagiu fortemente com os resultados das eleições japonesas. O iene acabou enfraquecendo em relação ao dólar, enquanto as ações dispararam.

Os investidores decidiram vender o que eles tinham em moeda japonesa. Acredita-se que a incerteza política poderá desacelerar os aumentos das taxas de juros no país.

O iene chegou a desvalorizar brevemente frente ao dólar, atingindo um valor superior a 153 ienes/dólar. Analistas financeiros acreditam que a perspectiva pouco clara do governo japonês pode tornar mais difícil o Banco do Japão apertar a política.

No entanto, com a desvalorização da moeda japonesa, os investidores tomaram coragem e compraram ações, especialmente de empresas relacionadas à exportação. O índice de referência (Nikkei 225 de Tóquio) fechou 1,8% mais alto nesta segunda-feira, em 38.605 pontos. O índice teve um breve ganho de 800 pontos.

Os analistas financeiros informaram que as ações também subiram, devido às crescentes expectativas de gastos do governo japonês para estimular a economia. Esse aumento de gastos é provocado pela ascensão dos partidos de oposição nas eleições gerais.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Ilegalmente Musk.

Elon Musk trabalhou ilegalmente quando começou seu negócio.


NovaYork - O jornal Washington Post publicou recentemente que o bilionário Elon Musk esteve trabalhando ilegalmente nos Estados Unidos quando iniciou sua carreira empresarial.

www.nikkeyon.blogspot.com
Elon Musk trabalhou ilegalmente quando começou seu negócio.
De acordo com o jornal The Washington Post, o empresário Elon Musk chegou a trabalhar ilegalmente quando montou seu negócio nos Estados Unidos, pois se objetivo inicial era estudar no país. Foto: NHK News.                                              

Segundo o artigo do jornal, o então estudante Elon Musk, nascido na África do Sul, chegou a Palo Alto, nos Estados Unidos, para um programa de pós-graduação na Universidade de Standford, em 1995. No entanto, ele nunca se matriculou em cursos da universidade. Em vez disso, ele procurou trabalhar no desenvolvimento de sua start-up em terras americanas. Isso está tudo provado através de artigos de associados comerciais, registros judiciais e documentos da empresa.

Especialistas jurídicos foram consultados. Eles informaram que, de acordo com as leis de imigração dos EUA daquela época, Musk não teria permissão para trabalhar em território americano, sendo obrigado a deixar o país.

Uma empresa de capital de risco acabou investindo na empresa de Musk na década de 90, mas legalizar o status legal de visto do jovem empresário foi um problema. Um dos antigos colegas de Musk disse, para a reportagem, como ele se sentiu diante dessa situação naquele tempo: "Não queremos que o nosso fundador seja deportado."

Musk não respondeu ao pedido de comentar o assunto para o The Washington Post.

O jornal americano comentou que as atuais ações de Musk estão em desacordo com seu foco recente em imigrantes ilegais e na segurança das fronteiras dos EUA. O empresário é o grande apoiador do candidato presidencial republicano Donald Trump.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 27 de outubro de 2024

Shibuya não quer Halloween.

Região de Shibuya fica em alerta por causa da temporada de Halloween.


Tóquio - Autoridades do bairro de Shibuya, centro de Tóquio, estão pedindo para que as pessoas não se aglomerem no distrito para as festividades do Halloween deste ano. As vendas de bebidas alcoólicas, e o consumo delas em locais públicos, estão proibidas para essa região.

www.nikkeyon.blogspot.com
Região de Shibuya fica em alerta por causa da temporada de Halloween.
O bairro de Shibuya, em Tóquio, está em alerta máximo por causa da temporada de Halloween deste ano. Autoridades do bairro não querem aglomerações excessivas de pessoas e nem bebedeiras em público para evitar possíveis problemas. Foto: NHK News.

A maior preocupação, para a polícia, é com possíveis problemas envolvendo aglomeração extrema e consumo de álcool ao ar livre. O local é ponto de encontro de muitos jovens e estrangeiros, que se reunem ao redor da Estação de Shibuya.

Segundo a polícia, o congestionamento de pessoas deve atingir o pico no sábado, dia 26 de outubro, último fim de semana antes do Halloween.

Na noite de sexta-feira, 25 de outubro, autoridades do bairro (mais a polícia e funcionários da prefeitura) realizaram patrulhas pelas ruas de Shibuya, em uma escala três vezes maior que o nível normal. No local, a equipe de patrulha recolheu latas vazias pelas ruas e informou às pessoas sobre as regras da região para a semana do Halloween.

O bairro de Shibuya pretende tomar a mesma precaução para o dia 31 de outubro, data que se festeja o Halloween. O bairro vizinho, Shinjuku, também proibirá bebidas alcoólicas nas ruas, principalmente ao redor do distrito de entretenimento de Kabukicho.

Takeru Teshigawara, funcionário do bairro de Shibuya, está pedindo para que as pessoas planejam bem antes de visitar Shibuya durante o período de Halloween. É preferível que os visitantes mudem de ideia e visitem outro local de Tóquio, pois a região de Shibuya poderá ficar bem lotada de gente.


Fonte: NHK News.

                                                                                                                                                                      
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.
                 

sábado, 26 de outubro de 2024

Os perigos do "Shady Job".

Polícia japonesa intensifica o monitoramento de empregos duvidosos nas redes sociais.


Tóquio - Nos últimos tempos, a polícia do Japão vem intensificando seus esforços nas redes sociais contra os anúncios de empregos obscuros de meio período, conhecidos como "shady jobs". 

www.nikkeyon.blogspot.com
Polícia japonesa intensifica o monitoramento de empregos duvidosos nas redes sociais.
A polícia japonesa tem intensificado o monitoramento de empregos de meio período que ofereçam vantagens mal explicadas e obscuras. Muitas pessoas vêm sendo recrutadas dessa forma para praticar crimes no Japão. Foto: NHK News.

Esses anúncios se intensificaram nos últimos anos. Elas servem de iscas para que pessoas comuns sejam recrutadas por gangues, promovendo uma série de roubos (e até assassinato) em troca de um bom pagamento.

A Segunda Divisão de Crimes Organizados da Agência Nacional de Polícia (NPA) está de olho nessas ofertas de emprego nas redes sociais. Na sexta-feira, 25 de outubro, investigadores criminais encontraram uma série de mensagens suspeitas. Algumas dessas mensagens incluíam ofertas atrativas, como: "Emprego de meio período com pagamento no mesmo dia" ou "Simples, fácil, e com alto salário".

O NPA e outros 30 departamentos de polícia do Japão têm inserido mensagens de advertências nos tópicos dessas postagens de emprego nas redes sociais.

As advertências da polícia são as seguintes: "Esta postagem  é assumida para recrutar pessoas para se envolverem em crimes. Os envolvidos podem ser presos e enfrentar punição criminal, como prisão", ou "É improvável que você receba qualquer recompensa e será usado como um trabalhador descartável."

As mensagens da polícia são elaboradas para aconselhar as pessoas interessadas, nos anúncios obscuros, a não se envolverem nesse tipo de "trabalho". Além disso, esses aconselhamentos também servem para alertar os grupos criminosos de que a polícia está ciente de suas postagens nas redes.

Em 2023, a polícia japonesa informou que escreveu esses "aconselhamentos" para mais de 34.000 postagens suspeitas. Entretanto, os grupos criminosos mudam muitas vezes a forma de recrutar as pessoas, forçando a polícia a adaptar suas táticas de monitoramento nas redes sociais.

Tomoko Aota, uma oficial da NPA, disse que os anúncios não especificam os detalhes do trabalho. Quando os candidatos se interessam pelo anúncio de emprego de meio período, eles são levados para um aplicativo criptografado, recrutando "os futuros empregados" para serviços obscuros.

Aota alerta: "Qualquer um que aceitar esse tipo de trabalho obscuro, acabará sendo usado a praticar crimes no Japão..Isso poderá levar as pessoas a prisão, quando forem pegas pela polícia."


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.
                                                                                         

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Com o cartão de crédito dos outros.

Dois estrangeiros são presos por fraudar passagens do trem-bala.


Tóquio - Na quarta-feira, 23 de outubro, a polícia de Tóquio prendeu dois estrangeiros por usar dados do cartão de crédito de outras pessoas para comprar passagens do trem-bala. Os criminosos chegaram a movimentar cerca de 700.000 ienes, ou cerca de 4.500 dólares.

www.nikkeyon.blogspot.com
Dois estrangeiros são presos por fraudar passagens do trem-bala.
A polícia de Tóquio prendeu dois estrangeiros, um chinês e um vietnamita, por comprar tickets do trem-bala com cartões de crédito roubados, e revendê-los em lojas de descontos de passagens. Foto: NHK News.

O chinês Liu Hu e vietnamita Vu Thi Chinh foram detidos pela polícia por roubo e outras alegações criminosas. Segundo as acusações, os dois suspeitos compravam passagens de trem no site de reservas da Central Japan Railway Company, usando dados de cartão de crédito obtidos ilegalmente.

Entre julho e agosto deste ano, Liu teria comprado passagens do trem-bala no valor total de 1.500 dólares, e Chinh teria gasto cerca de 3.000 dólares. Acredita-se que eles trocaram as passagens por dinheiro vivo em lojas de desconto de tickets. Essas lojas são bastante conhecidas em Tóquio, onde você vende qualquer ticket válido (passagens de trem, entrada de cinemas, entrada de museus, etc) por um valor mais baixo e recebe do estabelecimento dinheiro à vista.

Os acusados não admitiram para as autoridades o crime que eles estavam cometendo. Entretanto, a polícia de Tóquio acredita que as compras ilegais foram feitas usando informações roubadas de cartões de crédito, por meio de sites de reservas de passagens ilegítimos e por outros métodos fraudulentos.

A Central Japan Railway Company informou que, desde janeiro deste ano, um total de 870 milhões de ienes em passagens de trem (cerca de 5,6 milhões de dólares) foram compradas ilegalmente no site da empresa.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Gundam em Osaka.

Estátua de Gundam é concluída na área do Osaka Expo.


Osaka - Nesta quarta-feira, 23 de outubro, um réplica em tamanho real do popular robô gigante Gundam foi concluída no local da Exposição Mundial de Osaka 2025 (Expo 2025 Osaka Kansai).

www.nikkeyon.blogspot.com
Estátua de Gundam é concluída na área do Osaka Expo.
Estátua gigante do robô Gundam foi concluída nesta quarta-feira, 23 de outubro, dentro da Expo 2025 em Osaka, que será aberto ao público em abril do ano que vem. Foto: NHK News.

Após um ritual xintoísta abençoar Gundam, um guindaste colocou a cabeça de 2 metros no corpo do robô, finalizando a obra.

A estátua tem aproximadamente 17 metros de altura, quase o mesmo tamanho estipulado no desenho animado de Gundam. Na Expo 2025, a estátua do robô está ajoelhada, com o braço direito esticado para o céu.

Gundam ficará exposto durante toda Expo 2025, programada para começar em abril do ano que vem. A enorme estátua está localizada ao lado do pavilhão da Bandai Namco Holdings, que foi construída para introduzir a visão de mundo do anime Gundam.

A empresa Bandai Namco Holdings informou que esta é a primeira vez que uma estátua gigante de Gundam é instalada na região de Kansai.

O robô Gundam da Expo 2025 é feita de materiais usados em outra réplica em tamanho real, que foi exibida na cidade de Yokohama, província de Kanagawa, até o final de março deste ano.

O chefe do grupo Gundam, Hiroshi Sakakibara, disse aos repórteres que a postura da nova estátua significa que o robô está olhando para o futuro. O Gundam da Expo está pronto para trabalhar com a humanidade, abrindo um caminho para uma nova era espacial.

Sakakibara espera que a estátua de Gundam inspire as pessoas a pensar sobre o espaço e o futuro.


Fonte: NHK News.

                                                                                                                                                                      
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.
                   

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Aeon corta os preços.

Varejista japonês lança campanha de descontos em sua rede.


Tóquio - A operadora de supermercados  Aeon irá reduzir os preços, ou aumentará o tamanho, de centenas de produtos ainda este mês, outubro, na tentativa de aumentar a demanda.

www.nikkeyon.blogspot.com
Varejista japonês lança campanha de descontos em sua rede.
Até o final do mês de outubro, a varejista japonesa Aeon pretende reduzir os preços de 500 produtos da sua marca. O objetivo é aumentar as vendas. Foto: NHK News.

A empresa Aeon espera aumentar as vendas com a nova campanha. Muitos clientes andam preocupados com o orçamento apertado, desencorajados a gastar por causa da inflação persistente no Japão.

As mudanças serão aplicadas sobre 500 produtos da marca Aeon. Oléo vegetal, maionese e papel higiênico são alguns exemplos.

De acordo com a empresa, a campanha será financiada com as economias obtidas com embalagens mais simples e mudanças logísticas.

No semestre encerrado em agosto, a Aeon registrou uma grande queda no lucro líquido, após aumentar salários de funcionários e realizar rodadas anteriores de cortes de preços.

A presidente da Aeon Topvalu, Mitsuko Tsuchiya, disse aos repórteres: "Na situação atual, se focarmos somente nos lucros, os clientes irão parar de comprar. Queremos que os nossos clientes continuem retornando e voltem a gastar mais."

Outras operadoras de supermercados, como a Seiyu e a União Cooperativa de Consumidores do Japão, também realizaram campanhas de descontos nos últimos meses.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 22 de outubro de 2024

Verdadeiro ou falso?

Revendedores on-line tentam combater a falsificação usando IA no Japão.


Tóquio - Produtos falsificados são uma grande preocupação para as pessoas que compram em aplicativos de revenda, especialmente o comércio de marcas de luxo semi-novos. Algumas empresas on-line estão recorrendo à inteligência artificial (IA) para ajudar a identificar mercadorias falsas.

www.nikkeyon.blogspot.com
Revendedores on-line tentam combater a falsificação usando IA no Japão.
Revendedores on-line estão utilizando a inteligência artificial para verificar a autenticidade de produtos de grifes caras, combatendo o comércio de produtos falsificados. Foto: NHK News.

O principal aplicativo de revenda do Japão, o Rakuten Rakuma, está usando IA para verificar a autenticidade de itens caros, como bolsas e relógios de grife.

O sistema analisa imagens dos produtos, checando minunciosamente os materiais usados e o acabamento. O software compara a qualidade do item que está sendo analisado com falsificações conhecidas que estão arquivadas no banco de dados. Se o sistema acusar o item como suspeito, uma equipe de profissionais irá inspecioná-lo novamente.

O serviço de IA era realizado somente mediante uma solicitação da empresa, mas agora se tornou obrigatório para produtos de mais de 400 marcas.

Em outra operadora on-line, a Mercari, o uso da inteligência artificial tem sido comum desde março deste ano, verificando produtos quando os vendedores dos produtos usados dão seu consentimento
para empresa.                                                                                                                                                      
As novas medidas ocorrem após um número crescente de produtos falsificados entrando no Japão. O Ministério das Finanças informou que houve mais de 30.000 apreensões de falsificações importadas em 2023. Esse é o segundo maior número de apreensões no país, desde que os dados começaram a ser armazenados em 1987.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Quais motivos do incidente em Tóquio?

Polícia de Tóquio investiga os motivos do ataque na sede do LDP.


Tóquio - No sábado, 19 de outubro, um grave incidente abalou a segurança da sede Partido Liberal Democrata (LDP), localizada na região central de Tóquio. Um homem foi preso após jogar bombas incendiárias (coquetéis molotov) na frente da sede do partido que está atualmente no poder no Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Polícia de Tóquio investiga os motivos do ataque na sede do LDP.
Com a prisão do suspeito, a polícia investiga os reais motivos do ataque com bombas incendiárias na frente da sede do Partido Liberal Democrata. Foto: NHK News.

O autor do incidente que foi detido pela polícia, chamado Atsunobu Usuda (49 anos), se preparou muito bem para o ataque à bomba. No momento da invasão à sede, ele tinha galões com substâncias inflamáveis dentro de sua van.

Ao verificar detalhadamente o interior do veículo usado no ataque, os investigadores da polícia descobriram alguns coquetéis molotov prontos para serem usados, contendo misturas de gasolina, álcool e outras substâncias. Cada coquetel molotov tinha dois iniciadores de fogo fixados com fita adesiva. Até agora, Usuda não disse à polícia os motivos que o levaram a atacar a sede do LDP com bombas incendiárias. Ele se mantem em silêncio sobre as acusações.

Por volta das 6 horas da manhã do sábado, Usuda dirigiu sua van até a entrada da sede do Partido Liberal Democrata onde jogou algumas bombas incendiárias, danificando um veículo da polícia que estava estacionado no local. Em seguida, o homem tentou seguir em frente com sua van para rua de acesso à sede, mas a cerca de proteção acabou detendo o veículo intruso.

Usuda chegou a jogar uma bomba de fumaça na direção de um policial, que fazia a segurança da entrada da sede do partido político. Além disso, ele usou uma máquina de limpeza de alta pressão que borrifou um líquido não identificado na direção de outros policiais. Três policiais atingidos pelo líquido reclamaram de dores de garganta e outros sintomas.

Segundo a polícia, Usuda estava vestindo equipamentos de proteção no momento da invasão, incluindo uma máscara de gás. Agora resta saber se o homem vai dizer ou não as razões desse ataque para as autoridades.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 20 de outubro de 2024

Tentativa de atentado em Tóquio.

Homem é preso por jogar bombas incendiárias na sede do LDP.


Tóquio - Na manhã deste sábado, 19 de outubro, a polícia prendeu um homem que atirou coquetéis molotov (armas incendiárias) na frente da sede do Partido Liberal Democrata (LDP), em Tóquio. Ninguém se feriu no incidente.

www.nikkeyon.blogspot.com
Homem é preso por jogar bombas incendiárias na sede do LDP.
Homem é preso pela polícia por jogar coquetéis molotov (bombas incendiárias) na entrada da sede do Partido Liberal Democrata (LDP). O incidente ocorreu na manhã deste sábado, 19 de outubro, em Tóquio. Foto: NHK News.

De acordo com a polícia, uma pequena van branca se aproximou na frente da sede do LDP por volta das 6 horas da manhã do sábado. De repente, o homem que dirigia o veículo jogou cinco ou seis bombas incendiárias em direção da entrada da sede do partido. Um dos veículos da polícia, que fazia a segurança, foi atingido por uma das bombas, provocando um pequeno incêndio no local. Os agentes da polícia conseguiram controlar o fogo.

Após furar a segurança na entrada da sede, o homem tentou arremessar seu veículo para dentro das dependências do gabinete do atual primeiro-ministro do Japão, mas ele acabou colidindo a van em uma cerca de proteção. Impedido de continuar dirigindo, o homem então desceu da van e tentou jogar uma aparente bomba de fumaça no chão, mas a polícia conseguiu detê-lo a tempo.

Dentro da van, a polícia encontrou cerca de 10 frascos de polietileno, que aparentam ter substâncias inflamáveis capazes de provocar uma tragédia.

O homem que jogou as bombas tem 49 anos e foi preso por obstrução da ordem pública do país. Ele se recusou a falar qualquer coisa para a polícia sobre o que levou-o a fazer tamanha loucura.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 19 de outubro de 2024

Roubos na região de Tóquio.

Polícia de 4 províncias investiga uma série de crimes ocorridos em Kanto.


Tóquio - A polícia de Tóquio e outras 3 províncias lançaram uma investigação conjunta sobre uma série de roubos na região de Kanto. Acredita-se que 14 incidentes nessa região podem estar ligados entre si, sendo os crimes realizados por pessoas que foram convocadas por mídias sociais.

www.nikkeyon.blogspot.com
Polícia de 4 províncias investiga uma série de crimes ocorridos em Kanto.
Policiais de Tóquio, Kanagawa, Chiba e Saitama estão trabalhando juntas para solicionar uma série de crimes na região de Kanto que podem estar interligadas por uma mesma quadrilha de bandidos. Foto: NHK News.

Investigadores de Tóquio, Saitama, Chiba e Kanagawa participaram da primeira reunião da força-tarefa nesta sexta-feira, 18 de outubro.

Segundo a polícia, vinte e nove pessoas foram presas até agora, envolvidas em 9 crimes ocorridos em Kanto desde agosto deste ano.

Descobriu-se que em alguns casos, o mentor dos crimes usou uma conta em um aplicativo de mensagens de forma secreta.

O chefe da operação conjunta, Kazuhito Shinka (Departamento da Polícia Metropolitana), disse que os criminosos estão se tornando cada vez mais violentos em cada incidente. Os moradores dessas províncias estão com medo da situação.

Shinka também disse que a polícia japonesa está fazendo de tudo para identificar rapidamente os bandidos. Cerca de 300 policiais especializados em casos de roubos fraudes, crimes cibernéticos e crimes organizados foram mobilizados para chegar ao mentor dos bandidos.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Primeiro caso da gripe do frango.

Japão relata o primeiro surto de gripe aviária da temporada 2024-2025.


Sapporo - O governo japonês informou nesta quinta-feira, 17 de outubro, o primeiro surto de gripe aviária do período de outono-inverno no país. A doe Primeiro caso da gripe do frango. nça foi confirmada em uma granja em Hokkaido. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão relata o primeiro surto de gripe aviária da temporada 2024-2025.
O governo do Japão informou nesta quinta-feira, 17 de outubro, o primeiro caso de gripe aviária em uma granja em Hokkaido. Providências já estão sendo tomadas para controlar o surto de infecção. Foto: NHK News.

Autoridades de Hokkaido afirmaram que testes em frangos mortos identificaram a cepa H5, vírus altamente fatal, da gripe aviária na granja.

Cerca de 19.000 frangos serão sacrificados até sexta-feira, 18 de outubro, no local do foco. Depois, as instalações avícolas serão todas desinfetadas.

O Ministro da Agricultura do Japão, Yasuhiro Ozato, disse aos repórteres que esse surto do vírus é o mais precoce do país, durante a temporada de gripe aviária.

O vírus da gripe aviária normalmente começa a se espalhar com a migração de aves selvagens, que começa por volta de outubro.

Ozato acrescentou: "Já houve casos de aves selvagens infectadas com o vírus circulando em várias partes do Japão. Então, os casos de infecções em frangos podem ocorrer em qualquer lugar do país."

O governo informou que irão trabalhar o mais rápido possível para controlar a situação.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Enchente por realidade virtual.

Shopping center realiza simulação de realidade virtual contra inundações.


Tóquio - Na quarta-feira, 16 de outubro, um exercício de evacuação usando realidade virtual foi realizado na área subterrânea de um shopping center em Tóquio. O evento teve o objetivo de preparar as pessoas para uma possível inundação no local durante uma forte chuva.

www.nikkeyon.blogspot.com
Shopping center realiza simulação de realidade virtual contra inundações.
Participantes de um exercício de evacuação usaram a realidade virtual para uma possível inundação em um shopping center em Shinjuku, Tóquio. Foto: NHK News.

Cerca de 40 pessoas, incluindo funcionários das lojas, participaram do exercício no Shopping Shinjuku Subnade, centro de Tóquio. Os participantes usaram óculos de realidade virtual (VR) e calçados com sensores. Os equipamentos permitiram que as pessoas pudessem se movimentar em um espaço virtual subterrâneo, baseado em imagens reais.

A simulação incluiu cenários de inundação, onde os participantes sentiram os efeitos do aumento do nível d'água durante uma enchente. Essa situação fez com as pessoas diminuissem a velocidade de seus passos, permitindo um olhar mais cauteloso no local virtual para uma evacuação segura.

Uma mulher, funcionária de uma loja de quimonos, disse que foi útil experimentar a dificuldade de se mover na água. Ela afirmou que compartilhará o que aprendeu com os outros funcionários, já que as chuvas torrenciais estão se tornando cada vez mais frequentes.                                                                  

Em 21 de agosto deste ano, a região de Shinjuku Ward registrou 94 milímetros de chuva torrencial em apenas uma hora. Os operadores do shopping center informaram que estão considerando revisar seus planos de evacuação com base nos exercícios de realidade virtual.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Meu dinossauro favorito.

Corrida de T-Rex agita a província de Fukui.


Fukui - Se você gosta de dinossauros e é fã de exercícios físicos, este evento foi feito para você que quer diversão: corrida de T-Rex.

www.nikkeyon.blogspot.com
Corrida de T-Rex agita a província de Fukui.
Corrida de T-Rex agitou a cidade de Katsuyama, província de Fukui, no último domingo, 13 de outubro. Foto: NHK News.

No último domingo, 13 de outubro, a cidade de Katsuyama, província de Fukui, promoveu o inusitado evento onde corredores fantasiados de T-Rex corriam loucamente em uma pista de esqui com grama.

O evento tem como objetivo dar impulso turístico a essa cidade, localizada da região central do Japão. A província de Fukui é conhecida por ser um ponto crítico de fósseis pré-históricos no país.

Mais de 100 participantes, com idades entre 1 e 74 anos, vestiram seus trajes de T-Rex e fizeram exercícios de aquecimento.

As corridas foram divididas em quatro categorias, incluindo faixas etárias. Os competidores fizeram o melhor que puderam para correr morro acima. Por causa da enorme fantasia, alguns competidores corriam e caíam na grama, deixando os espectadores eufóricos. Muitas pessoas aplaudiram os desengonçados corredores.

Uma mulher que participou da corrida feminina disse que correr fantasiada de T-Rex foi difícil, mas ela se divertiu muito.

Na corrida masculina para adultos, um homem de 31 anos da cidade de Sakai (província de Fukui) foi o grande vencedor deste ano.

O vencedor disse que esta foi sua primeira vez correndo fantasiado de dinossauro. Ele afirmou que está tão feliz com a vitória que quer voltar correr, para defender seu título no ano que vem.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Ritual de agradecimento.

Festival de foguetes agradece pela colheita do ano em Saitama.


Chichibu - No domingo, 13 de outubro, moradores da cidade de Chichibu, província de Saitama, lançaram foguetes artesanais no céu para agradecer as boas colheitas num ritual tradicional da região.

www.nikkeyon.blogspot.com
Festival de foguetes agradece pela colheita do ano em Saitama.
Festival de foguetes agradece pela colheita do ano na cidade de Chichibu, província de Saitama. Foto: NHK News.

O festival "Chichibu Yoshida-no Ryusei" remonta ao Período Edo, entre os séculos XVII e XIX. A tradição é designado como um importante bem cultural popular intangível pelo governo japonês.

Vinte e três grupos lançaram seus foguetes, um após o outro, de uma plataforma elevada no sopé de uma montanha.

Os foguetes, chamados ryusei, são feitos de seções ocas de pinheiros, preenchidas com pólvora e amarradas com tiras de bambu.

Os espectadores aplaudiram e vibraram com o lançamento dos ryusei. Cada foguete subiu cerca de 300 metros no céu claro de outono, antes do paraquedas se abrir.

Um visitante ficou encantado com os foguetes. Ele disse que foi emocionante ver a fumaça subindo em forma de dragão.

Hikoji Arai, chefe de uma associação que visa preservar o ritual Yoshida Ryusei, disse que eles herdaram esse festival de gerações anteriores e esperam deixá-lo cada vez mais animado no próximo ano.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Ex-imperatriz com a perna quebrada.

Ex-Imperatriz Michiko deixa o hospital após cirurgia na perna.


Tóquio - A imperatriz emérita do Japão Michiko recebeu alta do hospital neste domingo, 13 de outubro, após uma cirurgia em sua perna quebrada.

www.nikkeyon.blogspot.com
Ex-Imperatriz Michiko deixa o hospital após cirurgia na perna.
A imperatriz emérita do Japão Michiko deixou o hospital neste domingo, 13 de outubro, após passar por uma cirurgia na perna. Foto: NHK News.

Michiko fraturou a parte superior do fêmur direito em uma queda em sua residência no Akasaka Estate, ocorrido no domingo da semana passada. Ela passou por uma cirurgia para reparar a fratura no Hospital da Universidade de Tóquio, dois dias depois do acidente doméstico.

A Agência da Casa Imperial informou que sua dor diminuiu após a cirurgia e ela começou a reabilitação no dia seguinte.

De acordo com a agência, Michiko está se recuperando bem e continuará o programa de reabilitação em sua residência.

A imperatriz emérita do Japão completará 90 anos em 20 de outubro.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 13 de outubro de 2024

A polêmica do Go-kart.

Operadora de aluguel de karts em Tóquio é investigada por violar a lei de trânsito no Japão.


Tóquio - A polícia de Tóquio informou, na semana passada, que uma empresa de aluguel de karts é suspeita de alugar seus veículos para dois turistas estrangeiros sem uma permissão válida. O caso ocorreu em abril deste ano e só agora que os promotores receberam os documentos da empresa para serem analisados no processo.

www.nikkeyon.blogspot.com
Operadora de aluguel de karts em Tóquio é investigada por violar a lei de trânsito no Japão.
Operadora de aluguel de karts em Tóquio é investigada pela polícia por violar a lei de trânsito no Japão. Foto: NHK News.

A suspeita da polícia sobre a empresa surgiu após um turista colidir um kart com um veículo estacionado, perto de um cruzamento no bairro de Minato, em Tóquio. O motorista não tinha permissão de dirigir veículos motorizados no Japão.

A empresa acusada começou o negócio de aluguel de karts para turistas por volta do outono do ano passado. A polícia desconfia que a empresa tenha alugado seus karts para cerca de 50 estrangeiros sem licenças efetivas. Para dirigir veículos no Japão, o turista estrangeiro precisa ter sua carteira de motorista emitida sob a Convenção de Genebra sobre Tráfego Rodoviário.

O gerente da empresa de karts explicou aos investigadores da polícia que sua equipe verificou se os clientes tinham carteiras internacionais de habilitação. No entanto, a equipe não confirmou se os documentos de habilitação foram emitidas por países signatários da Convenção de Genebra.

De acordo com a polícia de Tóquio, os acidentes de trânsito, envolvendo pequenos veículos de corrida, têm aumentado acentuadamente na capital. Este ano, o número de acidentes com karts chegou a 25 casos até o final de agosto. É um aumento significativo, pois no ano passado houve um total de 12 acidentes.

O kart de rua é muito popular entre os turistas estrangeiros que visitam Tóquio. A polícia metropolitana recebeu 134 chamadas de emergência sobre karts até o final de agosto deste ano. Muitas dessas ligações foram consideradas reclamações pela polícia, como piloto de kart usando smartphone enquanto dirigia e um grupo de karts estacionado indevidamente na rua.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 12 de outubro de 2024

Fim das armas nucleares.

Organização japonesa ganha o Nobel da Paz.


Oslo - Nesta sexta-feira, 11 de outubro, a organização japonesa Nihon Hidankyo, representante dos sobreviventes das bombas atômicas da Segunda Guerra Mundial, foi laureada com o Prêmio Nobel da Paz.

www.nikkeyon.blogspot.com
Organização japonesa ganha o Nobel da Paz.
Toshiyuki Mimaki, copresidente do Nihon Hidankyo, fica surpreso ao saber que sua organização foi laureada com Prêmio Nobel da Paz. Foto: NHK News.

Esta é a primeira vez que uma organização japonesa ganha o Prêmio Nobel da Paz.

O Comitê Norueguês do Nobel informou que o movimento do Nihon Hidankyo tem demonstrado empenho com suas campanhas para o fim das armas nucleares no mundo, usando os depoimentos das vítimas das bombas atômicas que ainda continuam vivas.

Um dos copresidentes da organização, Toshiyuki Mimaki, assistiu a transmissão ao vivo, em Hiroshima,  do anúncio do prêmio na televisão. O anúncio do vencedor foi feito na cidade de Oslo, Noruega.

O prêmio deixou Mimaki quase sem palavras. Ele disse: "Parece inacreditável. Isso é tão inacreditável."

Em uma entrevista, Mimaki explicou que este prêmio significa muito para todos que fazem parte do Nihon Hidankyo, incluindo aqueles que já morreram. Ele também disse que quer visitar os túmulos dos falecidos integrantes da organização, dando-lhes as boas novas.

Fundado em 1956, o Nihon Hidankyo é uma organização responsável pelo apoio às vítimas da bomba atômica em todo Japão. Além disso, ela faz campanhas por melhor assistência as vítimas.

Os membros do Nihon Hidankyo também faz campanhas pela proibição mundial de armas nucleares e visitam muitos países para falar sobre suas experiências com a explosão atômica.

"O Nihon Hidankyo continuará sua luta para pedir a abolição das armas nucleares, fazendo com que o mundo alcance uma paz duradoura", disse Mimaki.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.