quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Inocente no corredor da morte.

Promotores japoneses não vão apelar na decisão do julgamento de Hakamada.


Tóquio - Nesta terça-feira, 8 de outubro, os principais promotores do Japão decidiram não apelar na decisão recente de não-culpa proferida no julgamento de Iwao Hakamada. O ex-detento havia sido condenado à morte por matar uma família em 1966.

www.nikkeyon.blogspot.com
Promotores japoneses não vão apelar na decisão do julgamento de Hakamada.
Promotoria do Japão decide não apelar na decisão do recente julgamento de Iwao Hakamada. Foto: NHK News.

A decisão de anulação da condenação veio no mês passado, no Tribunal Distrital de Shizuoka. Hakamada, atualmente com 88 anos, foi condenado pelo assassinato de 4 pessoas de uma mesma família há 58 anos.

O tribunal de justiça disse que as principais provas do crime (itens de vestuários manchados de sangue e o documento de confissão de Hakamada) foram criados pela polícia para incriminar o réu. 

Os promotores exigiam em manter a pena de morte para Hakamada em um novo julgamento. A procuradora-geral Naomi Unemoto contestou a decisão de um outro novo julgamento, dizendo que acredita que um apelo a um tribunal superior é justificado. 

No entanto, os promotores decidiram não apelar, levando em conta o fato de que o status legal de Hakamada estava no limbo há muito tempo.

Espera-se agora que Hakamada seja totalmente inocentado, quase 60 anos após o crime ter ocorrido.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário