sábado, 26 de outubro de 2024

Os perigos do "Shady Job".

Polícia japonesa intensifica o monitoramento de empregos duvidosos nas redes sociais.


Tóquio - Nos últimos tempos, a polícia do Japão vem intensificando seus esforços nas redes sociais contra os anúncios de empregos obscuros de meio período, conhecidos como "shady jobs". 

www.nikkeyon.blogspot.com
Polícia japonesa intensifica o monitoramento de empregos duvidosos nas redes sociais.
A polícia japonesa tem intensificado o monitoramento de empregos de meio período que ofereçam vantagens mal explicadas e obscuras. Muitas pessoas vêm sendo recrutadas dessa forma para praticar crimes no Japão. Foto: NHK News.

Esses anúncios se intensificaram nos últimos anos. Elas servem de iscas para que pessoas comuns sejam recrutadas por gangues, promovendo uma série de roubos (e até assassinato) em troca de um bom pagamento.

A Segunda Divisão de Crimes Organizados da Agência Nacional de Polícia (NPA) está de olho nessas ofertas de emprego nas redes sociais. Na sexta-feira, 25 de outubro, investigadores criminais encontraram uma série de mensagens suspeitas. Algumas dessas mensagens incluíam ofertas atrativas, como: "Emprego de meio período com pagamento no mesmo dia" ou "Simples, fácil, e com alto salário".

O NPA e outros 30 departamentos de polícia do Japão têm inserido mensagens de advertências nos tópicos dessas postagens de emprego nas redes sociais.

As advertências da polícia são as seguintes: "Esta postagem  é assumida para recrutar pessoas para se envolverem em crimes. Os envolvidos podem ser presos e enfrentar punição criminal, como prisão", ou "É improvável que você receba qualquer recompensa e será usado como um trabalhador descartável."

As mensagens da polícia são elaboradas para aconselhar as pessoas interessadas, nos anúncios obscuros, a não se envolverem nesse tipo de "trabalho". Além disso, esses aconselhamentos também servem para alertar os grupos criminosos de que a polícia está ciente de suas postagens nas redes.

Em 2023, a polícia japonesa informou que escreveu esses "aconselhamentos" para mais de 34.000 postagens suspeitas. Entretanto, os grupos criminosos mudam muitas vezes a forma de recrutar as pessoas, forçando a polícia a adaptar suas táticas de monitoramento nas redes sociais.

Tomoko Aota, uma oficial da NPA, disse que os anúncios não especificam os detalhes do trabalho. Quando os candidatos se interessam pelo anúncio de emprego de meio período, eles são levados para um aplicativo criptografado, recrutando "os futuros empregados" para serviços obscuros.

Aota alerta: "Qualquer um que aceitar esse tipo de trabalho obscuro, acabará sendo usado a praticar crimes no Japão..Isso poderá levar as pessoas a prisão, quando forem pegas pela polícia."


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.
                                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário