Furacão Milton ameaça o estado da Flórida com seu alto poder de destruição.
Miami - O furacão Milton está se aproximando da Flórida (Estados Unidos) como uma tempestade de categoria 5, o nível mais alto na escala de intensidade. Os meteorologistas afirmam que "Milton" representa uma ameaça extremamente séria para a segurança da população do estado.
www.nikkeyon.blogspot.com
Pessoas protegendo casas e lojas no estado da Flórida, Estados Unidos. O poderoso furacão Milton poderá atingir o litoral oeste da Flórida na noite de quarta-feira, 9 de outubro. Foto: NHK News. |
Na segunda-feira, a tempestade havia enfraquecido, chegando à categoria 4. Mas no dia seguinte, o furacão voltou a ganhar força. A previsão da meteorologia dos Estados Unidos é que "Milton" chegue à terra na noite de quarta-feira, 9 de outubro, ou na manhã de quinta-feira, 10 de outubro.
O National Hurricane Center está alertando que o furacão possa produzir tempestades de 3 a 4,5 metros de altura. O instituto alertou aos moradores, que vivem ao longo de centenas de quilômetros do litoral, sobre o grave risco de morrer se não evacuarem suas residências.
Há menos de duas semanas, o forte furacão Helene atingiu a parte norte do estado da Flórida e alguns outros estados (como Geórgia, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Alabana e Tennessee), provocando inundações e destruições em várias cidades. De acordo com os meteorologistas, "Milton" pode levantar pedaços de destroços do chão e transformá-los em poderosos projéteis voadores.
Mais de um milhão de pessoas receberam ordens de evacuação na Flórida. Enormes congestionamentos de veículos se formaram nas principais estradas do estado.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, fez um alerta na televisão aos moradores que ainda estão nas áreas de risco: "O tempo está se esgotando. Vocês ainda têm tempo hoje. Se vocês tomarem a decisão de acatar quaisquer ordens de evacuação, façam o que for preciso para protegerem a si mesmos e suas famílias."
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, adiou uma viagem programada para a Alemanha e Angola esta semana, para supervisionar os preparativos para a tempestade.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário