domingo, 6 de outubro de 2024

Solidariedade em Ishikawa.

Voluntários ajudam na limpeza das casas na região de Noto, duas semanas após as enchentes.


Kanazawa - Neste sábado, 5 de outubro, moradores da província de Ishikawa continuaram trabalhando muito na limpeza de suas residências, cobertas de lama e entulho. Duas semanas atrás, as chuvas torrenciais provocaram inundações recordes nas principais cidades do interior.

www.nikkeyon.blogspot.com
Voluntários ajudam na limpeza das casas na região de Noto, duas semanas após as enchentes.
Voluntários ajudando na limpeza de casas na província de Ishikawa neste sábado, 5 de outubro. Foto: NHK News.

No dia 21 de setembro, chuvas torrenciais atingiram as cidades de Wajima, Suzu e Noto Town. Devido à enorme sujeira das enchentes dentro dessas cidades, voluntários de todo Japão estão sendo chamados para ajudar nas limpezas de bairros.

O governo da província enviou cerca de 250 voluntários para trabalharem no sábado nos três municípios atingidos pelas cheias. O grande número de voluntários para este dia ocorreu por causa da suspensão da ajuda na quinta e sexta-feira, provocada pelas fortes chuvas que voltou a cair na província.

Cerca de 10 voluntários foram vistos removendo os tatames encharcados de casas sujas pelas enchentes. Eles colocavam a lama em baldes e ajudavam a limpar os pisos.

Uma moradora de Wajima disse que se sentiu perdida quando as enchentes chegaram. Ela tinha começado a fazer progressos na limpeza dos danos causados pelo grande terremoto que atingiu a província no dia de Ano Novo. Ela também disse que os voluntários estão sendo bastante prestativos.

Um homem que se juntou às operações voluntárias, afirmou que é difícil carregar futons e móveis enlameados para fora das casas, pois eles estão muito pesados. Apesar de todo o trabalho pesado, ele afirmou que está feliz em ajudar na reconstrução das comunidades locais de Ishikawa.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário