Organização japonesa ganha o Nobel da Paz.
Oslo - Nesta sexta-feira, 11 de outubro, a organização japonesa Nihon Hidankyo, representante dos sobreviventes das bombas atômicas da Segunda Guerra Mundial, foi laureada com o Prêmio Nobel da Paz.
www.nikkeyon.blogspot.com
Toshiyuki Mimaki, copresidente do Nihon Hidankyo, fica surpreso ao saber que sua organização foi laureada com Prêmio Nobel da Paz. Foto: NHK News. |
Esta é a primeira vez que uma organização japonesa ganha o Prêmio Nobel da Paz.
O Comitê Norueguês do Nobel informou que o movimento do Nihon Hidankyo tem demonstrado empenho com suas campanhas para o fim das armas nucleares no mundo, usando os depoimentos das vítimas das bombas atômicas que ainda continuam vivas.
Um dos copresidentes da organização, Toshiyuki Mimaki, assistiu a transmissão ao vivo, em Hiroshima, do anúncio do prêmio na televisão. O anúncio do vencedor foi feito na cidade de Oslo, Noruega.
O prêmio deixou Mimaki quase sem palavras. Ele disse: "Parece inacreditável. Isso é tão inacreditável."
Em uma entrevista, Mimaki explicou que este prêmio significa muito para todos que fazem parte do Nihon Hidankyo, incluindo aqueles que já morreram. Ele também disse que quer visitar os túmulos dos falecidos integrantes da organização, dando-lhes as boas novas.
Fundado em 1956, o Nihon Hidankyo é uma organização responsável pelo apoio às vítimas da bomba atômica em todo Japão. Além disso, ela faz campanhas por melhor assistência as vítimas.
Os membros do Nihon Hidankyo também faz campanhas pela proibição mundial de armas nucleares e visitam muitos países para falar sobre suas experiências com a explosão atômica.
"O Nihon Hidankyo continuará sua luta para pedir a abolição das armas nucleares, fazendo com que o mundo alcance uma paz duradoura", disse Mimaki.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário