quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Nova liderança japonesa.

Shigeru Ishiba torna-se o novo primeiro-ministro do Japão.


Tóquio - Na tarde desta terça-feira, 1 de outubro, o presidente do Partido Liberal Democrata (LDP), Shigeru Ishiba, foi nomeado o 102ª primeiro-ministro do Japão, como resultado das eleições de nomeação realizada nas sessões plenárias de ambas as câmaras da Dieta.

www.nikkeyon.blogspot.com
Shigeru Ishiba torna-se o novo primeiro-ministro do Japão.
Na tarde desta terça-feira, 1 de outubro, Shigeru Ishiba foi nomeado o novo primeiro-ministro do Japão, substituindo Fumio Kishida. Foto: NHK News.

Ishiba, de 67 anos, ocupou vários cargos no gabinete durante sua longa jornada na política. Ele já foi Ministro da Defesa e serviu no executivo do LDP.

O novo primeiro-ministro está assumindo o cargo que era de Fumio Kishida. Kishida renunciou o cargo de primeiro-ministro na manhã desta terça-feira, junto com seus ministros, antes da nomeação dos sucessores do novo gabinete.

Em agosto, Kishida tinha anunciado que não concorreria novamente como líder do partido LDP, após seu nome ficar envolvido em um escândalo de arrecadação de fundos políticos.

Por volta das 16h30, Ishiba anunciou oficialmente seu novo gabinete. O Secretário-Chefe do Gabinete, Yoshimasa Hayashi anunciou a lista com os nomes de todos os ministros da nova gestão.

Ishiba iniciou sua vida na política em 1986, eleito para a Câmara Baixa. Na época, ele tinha 29 anos e se tornou o membro mais jovem da Dieta.

O pai do novo primeiro-ministro, Jiro Ishiba, foi governador da província de Tottori e Ministro do Interior.

Quando se formou na Universidade de Keio, Ishiba trabalhou primeiramente em um banco. Depois, por recomendação do ex-primeiro-ministro Kakuei Tanaka, Ishiba entrou no mundo da política.

Essa foi sua quinta tentativa, e bem-sucedida, para se tornar líder do partido LDP. Se ele não fosse eleito desta vez, ele não tentaria mais, alegou Ishiba. 


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário