terça-feira, 22 de outubro de 2024

Verdadeiro ou falso?

Revendedores on-line tentam combater a falsificação usando IA no Japão.


Tóquio - Produtos falsificados são uma grande preocupação para as pessoas que compram em aplicativos de revenda, especialmente o comércio de marcas de luxo semi-novos. Algumas empresas on-line estão recorrendo à inteligência artificial (IA) para ajudar a identificar mercadorias falsas.

www.nikkeyon.blogspot.com
Revendedores on-line tentam combater a falsificação usando IA no Japão.
Revendedores on-line estão utilizando a inteligência artificial para verificar a autenticidade de produtos de grifes caras, combatendo o comércio de produtos falsificados. Foto: NHK News.

O principal aplicativo de revenda do Japão, o Rakuten Rakuma, está usando IA para verificar a autenticidade de itens caros, como bolsas e relógios de grife.

O sistema analisa imagens dos produtos, checando minunciosamente os materiais usados e o acabamento. O software compara a qualidade do item que está sendo analisado com falsificações conhecidas que estão arquivadas no banco de dados. Se o sistema acusar o item como suspeito, uma equipe de profissionais irá inspecioná-lo novamente.

O serviço de IA era realizado somente mediante uma solicitação da empresa, mas agora se tornou obrigatório para produtos de mais de 400 marcas.

Em outra operadora on-line, a Mercari, o uso da inteligência artificial tem sido comum desde março deste ano, verificando produtos quando os vendedores dos produtos usados dão seu consentimento
para empresa.                                                                                                                                                      
As novas medidas ocorrem após um número crescente de produtos falsificados entrando no Japão. O Ministério das Finanças informou que houve mais de 30.000 apreensões de falsificações importadas em 2023. Esse é o segundo maior número de apreensões no país, desde que os dados começaram a ser armazenados em 1987.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário