terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Beberam alvejante por engano.

Três pessoas são levadas a um hospital, depois que elas beberam água com alvejante no restaurante do hotel.


Osaka - No domingo, 26 de fevereiro, três clientes de um restaurante de hotel foram levados ao um hospital da cidade de Izumisano, província de Osaka, depois que eles ingeriram, por engano, água com alvejante.

www.nikkeyon.blogspot.com
Três pessoas são levadas a um hospital, depois que elas beberam água com alvejante no restaurante do hotel.
Na noite do último domingo, 26 de fevereiro, três clientes de um restaurante de hotel, na cidade de Izumisano, província de Osaka, foram levados a um hospital com sintomas de intoxicação. Acidentalmente, eles beberam água com alvejante, servida na mesa do restaurante. O hotel está tentando identificar as causas do incidente. Imagem meramente ilustrativa. 

Um funcionário do restaurante telefonou para o número de emergência do Japão (#119), por volta das 19h25, relatando que alguns clientes não estavam se sentindo bem.

De acordo com o corpo de bombeiros de Senshu Minami, três pessoas (um homem de 34 anos, uma garota de 14 anos e um menino de 11 anos) reclamaram de mal-estar, sendo levadas a um hospital da região com sintomas leve de intoxicação.

Segundo testemunhas, um jantar (em estilo buffet) estava sendo realizado no Kansai Airport Washington Hotel, em Izumisano, com 87 pessoas presentes no restaurante do local. Dezesseis pessoas beberam a água contendo hipoclorito de sódio, usado como desinfetante de cozinha e para evitar a propagação do coronavírus. 

Um representante do hotel informou que não sabe como a solução de limpeza foi parar em uma jarra de água, servida para os clientes durante o jantar do restaurante. Ele também disse que o restaurante tem uma torneira especial para a água que contém o desinfetante. O produto químico é usado para desinfetar panos de limpeza e outros itens do restaurante, mas não é usado para utensílios de mesa.

O hotel está tentando identificar as causas que levaram a água com alvejante ser servida aos clientes.


Fontes: The Mainichi / NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Tradicional Festival Baikasai.

Gueixas trazem vida e cor ao festival das flores de ameixa, no santuário de Kyoto.


Kyoto - No último sábado, 25 de fevereiro, gueixas e suas aprendizes (maiko) serviram chá aos visitantes do santuário Kitano Tenmangu, na cidade de Kyoto, durante o festival das flores de ameixa "Baikasai".

www.nikkeyon.blogspot.com
Gueixas trazem vida e cor ao festival das flores de ameixa, no santuário de Kyoto.
Maiko (aprendizes de gueixas) servem chá aos visitantes durante o festival Baikasai, na cidade de Kyoto, em 25 de fevereiro de 2023. Foto: The Mainichi.

Uma cerimônia do chá, ao ar livre, foi realizada num terreno do santuário, no distrito de Kamigyo Ward (Kyoto). No local, flores de ameixa (de cores vermelhas e brancas) davam um toque especial, durante seu pico de florescência. O festival é realizado para homenagear o estudioso, poeta e político da era Heian, Sugawara no Michizane (845 d.C. - 903 d.C.). O estudioso também foi um grande amante das flores.

O festival Baikasai é realizado no aniversário de morte de Michizane. A homenagem é feita todos os anos, desde o final do período Heian (794 - 1185). Ramos de flores de ameixas e outras oferendas são adornados no local, para cultuar a alma de Michizane. Gueixas e maiko preparam e oferecem xícaras de chá para as pessoas na entrada do santuário.

Desde 1952, a cerimônia do chá ao ar livre é realizada anualmente. Essa cerimônia é em homenagem a uma grande festa do chá do século 16, promovido pelo samurai, e também senhor feudal do período Sengoku, Toyotomi Hideyoshi (1536 - 1598).

Este ano, o número de ingressos vendidos foi reduzido, para evitar uma possível propagação da COVID-19. Gueixas e maiko permaneceram, o tempo todo, com suas máscaras faciais durante a cerimônia do chá.


Fontes: The Mainichi / Wikipédia.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 26 de fevereiro de 2023

Ryokan com água contaminada.

Pousada japonesa é autuada, pelas autoridades locais, por apresentar água de banho fora dos padrões de higiene.


Fukuoka - Na sexta-feira, 24 de fevereiro, autoridades de Fukuoka informaram que uma pousada tradicional da região, um ryokan de águas termais, foi autuada pela justiça, por trocar a água de suas áreas de banho apenas duas vezes por ano.

www.nikkeyon.blogspot.com
Pousada japonesa é autuada, pelas autoridades locais, por apresentar água de banho fora dos padrões de higiene.
Pousada Daimaru Besso: autuada pela justiça local, por não trocar a água da área de banho, corretamente, conforme a lei. Foto: Kyodo News.

A pousada Daimaru Besso, na cidade de Chikushino (província de Fukuoka), é suspeita por fornecer informações falsas, sobre a frequência em que trocava a água de banho do local.

De acordo com o governo da província de Fukuoka, o caso foi trazido à tona depois que uma pessoa contraiu a bactéria Legionella, após se hospedar na pousada com a água contaminada.

De acordo com o histórico de inspeções, em agosto do ano passado, funcionários do escritório de saúde foram ao local checar a água de banho da pousada. Foi detectado na área de banho, níveis de bactéria Legionella duas vezes maiores do que o permitido pela portaria do governo da província. 

Na época, a pousada explicou que estava fazendo a reposição da água corretamente, usando o cloro para a desinfecção. Em outubro de 2022, os donos do ryokan informaram, ao governo da província, que os níveis de bactéria estavam abaixo dos padrões exigidos, com base em seu próprio teste.

Entretanto, um mês depois (em novembro de 2022), uma nova inspeção do governo da província foi feita no local, detectando níveis de bactérias até 3.700 vezes acima dos limites aceitáveis.

Em seu site na internet, a Daimaru Besso pediu desculpas pelo ocorrido. O ryokan voltou a oferecer seu serviço de banho em águas quentes no final de dezembro de 2022, após cumprir os padrões de higiene exigidos pela lei.

Só em janeiro deste ano, a pousada finalmente confessou que só trocava a água da área de banho em dois dias não úteis de cada ano. Ela também afirmou que não adicionava cloro adequadamente na água. Tais práticas incorretas começaram a ser feitas no ano de 2019.

O governo local está investigando em detalhes o caso, como uma provável violação da Lei das Casas de Banhos Públicas. Segundo uma portaria, toda a água de área de banho deve ser substituída uma vez por semana, pelo menos. Já a concentração de cloro, precisa ser de 0,4 miligramas (ou mais) por litro de água.

A pousada Daimaru Besso é conhecida por hospedar pessoas ilustres do Japão, como o ex-imperador Hirohito, também chamado de imperador Showa. 


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 25 de fevereiro de 2023

Suporte à Ucrânia.

Primeiro-ministro do Japão promete continuar apoiando à Ucrânia.


Tóquio - Nesta sexta-feira, 24 de fevereiro, está fazendo um ano que inciou a guerra na Ucrânia, com a invasão militar russa em alguns territórios ucranianos. Após todo esse tempo de combates, destruição, mortes e pessoas forçadas a se exilar em outros países, ainda não é possível saber quando essa guerra vai acabar.

www.nikkeyon.blogspot.com
Primeiro-ministro do Japão promete continuar apoiando à Ucrânia.
Nesta sexta-feira, o primeiro ministro do Japão, Fumio Kishida, disse que irá liderar os esforços internacionais para apoiar a Ucrânia. Dia 24 de fevereiro está fazendo um ano que ocorreu a invasão russa no território ucraniano. Foto: NHK News. 

No Japão, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, fez uma coletiva de imprensa nesta data. Ele falou sobre os esforços que seu país tem tomado nesse período e sobre o futuro, com relação aos fatos ocorridos (e que estão acontecendo) na guerra entre a Ucrânia e a Rússia.

De acordo com  Kishida, ele informou que planeja discutir novas sanções contra a Rússia e exigir o fim do apoio militar aos russos. Enquanto o Japão estiver atuando como país anfitrião do G7 em 2023, o líder anfitrião (Kishida) promete conduzir os esforços internacionais para ajudar a Ucrânia.

"Não devemos tolerar essa tentativa de tomar um país usando a força. Precisamos apoiar a Ucrânia e implementar firmemente sanções contra à Rússia. Dessa forma, poderemos restaurar uma ordem mundial baseada no estado de direito, enraizada na Carta das Nações Unidas e em outras leis internacionais", afirmou Kishida.

"O que está acontecendo na Ucrânia, pode acontecer no leste da Ásia também. Vou pedir aos outros países asiáticos que ajudem a manter a paz e a ordem mundial. É muito preocupante a declaração dada pelo presidente russo durante esta semana. Vladimir Putin disse que Moscou está suspendendo o tratado "New START" (Novo Tratado de Redução de Armas Estratégicas) que assinou junto com os Estados Unidos em 2010", disse o primeiro-ministro.

"Até hoje, o Japão foi o único país que sofreu um ataque nuclear durante a Segunda Guerra Mundial. Nenhuma arma nuclear foi usada nos últimos 77 anos. A ameaça da Rússia, em usar armas nucleares, não deve ser colocada como um alto risco mundial a paz", explicou Kishida.

O primeiro-ministro observou que o Japão não pode fornecer armas à Ucrânia. Segundo ele, as políticas do governo japonês restringem a transferência de equipamentos de defesa militar.

De qualquer forma, o Japão continuará a se concentrar na ajuda humanitária e na reconstrução de cidades. Além disso, o país também fornecerá equipamentos para lidar com a escassez de energia elétrica e na remoção de minas terrestres na Ucrânia, segundo as palavras de Kishida.


Fontes: NHK News / Wikipédia.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Aniversário de Naruhito.

Imperador do Japão faz a primeira saudação pública, no dia de seu aniversário.


Tóquio - O imperador do Japão, Naruhito, completou 63 anos nesta quinta-feira, 23 de fevereiro. Desde que ascendeu ao trono em 2019, esta foi a primeira vez que ele fez uma saudação pública, para celebrar seu aniversário com os súditos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Imperador do Japão faz a primeira saudação pública, no dia de seu aniversário.
Nesta quinta-feira, 23 de fevereiro, o imperador Naruhito e sua família cumprimentaram os súditos convidados no palácio imperial, durante a primeira saudação pública de seu aniversário. Foto: NHK News. 

Para evitar o contágio do coronavírus, cerca de 4.800 pessoas (escolhidas por sorteio) foram autorizadas a entrar no lado externo do palácio imperial.

Na manhã de quinta-feira, o imperador, a imperatriz Masako e a princesa Aiko apareceram três vezes na varanda do palácio, acenando para a multidão convidada. Além da família de Naruhito, o príncipe herdeiro (Akishino), sua esposa (princesa Kiko) e a filha do casal (princesa Kako) também marcaram presença na saudação pública. 

Em seu discurso, o imperador Naruhito expressou sua gratidão ao povo, por comemorar seu aniversário no primeiro evento público desde sua entronização.

Naruhito também manifestou suas sinceras condolências para as pessoas afetadas por fortes nevascas no Japão, ocorridos no início de 2023.

E finalizando o discurso, o imperador disse que sente a primavera se aproximando gradualmente. Ele espera que todas as pessoas possam desfrutar dias melhores, durante a próxima estação do ano.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Fé na melhora da economia japonesa.

Japão mantém o otimismo sobre a economia do país.


Tóquio - O governo japonês informou nesta semana que sua avaliação, sobre a economia do país, se manteve inalterada para o mês de fevereiro de 2023. Segundo a avaliação, a economia está melhorando moderadamente, apesar de algumas fraquezas.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão mantém o otimismo sobre a economia do país.
De acordo com o último relatório mensal do governo, sobre a economia do Japão, a recuperação do país tem sido contínua no consumo de bens e serviços, embora tenha-se notado algumas fraquezas no mercado consumidor. Foto: NHK News.

O relatório mensal do governo citou uma recuperação contínua no consumo relacionado a serviços. Continuam aumentando os gastos com refeições, viagens e outros serviços pela população. No caso de bens duráveis, as vendas de carros novos têm demonstrado recuperação no mercado consumidor japonês.

Foi observado que os investimentos em instalações e equipamentos, no caso de software e hardware, têm aumentado no Japão durante os últimos tempos. Embora essa recuperação seja lenta e gradual, por causa dos altos custos dos materiais, os investimentos para a digitalização das informações têm sido constante no país.

No entanto, o relatório observou que as exportações japonesas continuam fracas. Destacou-se no documento que houve um declínio no embarque de mercadorias para o resto da Ásia, devido (em parte) à disseminação do coronavírus na China.

Também foi acrescentado que os preços ao consumidor estão subindo, devido ao repasse dos maiores custos de produção. Por outro lado, os aumentos nos preços ao produtor vêm diminuindo, graças ao custo mais baixo do petróleo bruto.

Em janeiro deste ano, o governo japonês tinha rebaixado sua avaliação da economia do país, apontado pela primeira vez em 11 meses, devido à queda acentuada das exportações.


Fonte: NHK News.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Será que terá aumento salarial?

Pesquisa aponta que pequenas e médias empresas do Japão planejam dar aumentos salariais em 2023.


Tóquio - Uma empresa de pesquisa de crédito do Japão, a Tokyo Shoko Research, fez uma pesquisa na internet, perguntando se as empresas de pequeno e médio porte iriam dar aumentos salariais aos seus funcionários, a partir do novo ano fiscal japonês (em abril de 2023).

www.nikkeyon.blogspot.com
Pesquisa aponta que pequenas e médias empresas do Japão planejam dar aumentos salariais em 2023.
Segundo uma pesquisa no Japão, cerca de 80% das pequenas e médias empresas japonesas estão planejando dar aumentos salariais aos seus funcionários, a partir do novo ano fiscal que começa em abril de 2023. Foto: NHK News.

A pesquisa mostrou que 80% das pequenas e médias empresas do Japão estavam planejando aumentos salariais, para seus funcionários, em abril. A empresa de pesquisa disse que recebeu 3.653 respostas em sua pesquisa de negócios online.

Dos 80% (das empresas) que planejam dar aumentos salariais aos funcionários, cerca de 76% das companhias entrevistadas responderam que oferecerão aumentos salariais regulares, com base no tempo de serviço de cada empregado na empresa.

Outros 49% dos entrevistados, responderam que estão planejando um aumento de salário básico. Já outros 36%, disseram que aumentarão os bônus dos empregados.

Na pesquisa anterior, feita há um ano atrás, 70% das empresas disseram que estavam planejando dar aumentos salariais aos seus funcionários. Dessas empresas que planejavam aumentos de salário, 32% disseram que ofereceriam aumentos salariais básicos. Outros 36% responderam que aumentariam os bônus dos empregados.

Questionados sobre qual a porcentagem do aumento salarial em 2023, 29% das empresas disseram que estão planejando dar aumentos, de 5% ou mais, para seus empregados este ano. Na pesquisa do ano passado, apenas 8% das empresas consideravam dar aumentos de 5% aos funcionários.

Cerca de 61% das empresas responderam que darão um aumento de 2% a 5% aos empregados em 2023. Outros 9% disseram que estão planejando aumentos menores nos salários, abaixo dos 2%.

Também foi perguntado o porquê as empresas japonesas não concederão aumentos salariais aos funcionários em 2023. Muitas empresas citaram o aumento dos preços das matérias-primas, bem como o fracasso em repassar os custos crescentes para o produto final (indústrias) e na prestação de serviços. 

Nas negociações salariais deste ano, a Rengo (maior organização trabalhista do Japão) exigiu que as empresas japonesas aumentassem em 5% a remuneração dos empregados para este ano.

A partir do novo ano fiscal japonês, há uma tendência de que muitas pequenas e médias empresas japonesas concederão aumento de salários aos funcionários. No Japão, 70% da força de trabalho do país está trabalhando em empresas de pequeno e médio porte.

A Tokyo Shoko Research informou que há maiores chances das empresas aumentarem os salários em 2023, do que no ano passado. Segundo uma outra informação da pesquisa, o aumento de salários é mais uma medida dos empresários em proteger os meios de subsistências de seus funcionários, por causa da crescente inflação no Japão. 

Mesmo havendo reajuste dos salários, os negócios das pequenas e médias empresas não melhoraram durante os últimos anos. O aumento da folha de pagamento representa um fardo pesado para os negócios. Segundo a pesquisa, será necessário apoio para reduzir os custos crescentes e melhorar a produtividade dessas empresas.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Morre o mestre dos mangás de ficção.

Artista japonês Leiji Matsumoto morre aos 85 anos.


Tóquio - Foi divulgado nesta segunda-feira, 20 de fevereiro, a morte do criador de mangá, um mestre da ficção científica, Leiji Matsumoto (nome verdadeiro: Akira Matsumoto). O artista estava internado em um hospital de Tokyo e morreu de insuficiência cardíaca, no dia 13 de fevereiro. Ele estava com 85 anos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Artista japonês Leiji Matsumoto morre aos 85 anos.
No dia 13 de fevereiro, o famoso mangaká Leiji Matsumoto morreu em um hospital de Tóquio, de insuficiência cardíaca aos 85 anos. O artista ficou muito conhecido pelas suas obras de ficção científica, como "Galaxy Express 999" e Space Battleship Yamato". Seu falecimento só foi divulgado nesta segunda-feira, 20 de fevereiro. Foto: NHK News. 

Matsumoto é o criador dos épicos cósmicos mais famosos do Japão na década de 70: "Galaxy Express 999" e Space Battleship Yamato". Do mangá para o desenho animado japonês (anime), as duas obras encantaram o público em todo o mundo. 

Natural da província de Fukuoka (sudoeste do Japão), Matsumoto estreou como artista de mangá aos 15 anos de idade. Mais tarde, ele estabeleceu seu lar e seu trabalho artístico em Tóquio.

Em 1971, Matsumoto ganhou popularidade nacional, pela primeira vez, com a série de mangá "Otoko Oidon". Essa obra retrata a vida de um jovem pobre que vive em um pequeno quarto alugado. 

Alguns anos depois, o artista esteve envolvido na criação da série de anime para TV, chamada "Space Battleship Yamato". O desenho animado fez um enorme sucesso na época, transformando a obra em filme, posteriormente. No Brasil, o anime ficou conhecido como "Patrulha Estelar", sendo transmitida pela extinta Rede Manchete, entre 1974 e 1981.

Outras obras de Matsumoto, que foram transformadas em séries animadas para a televisão japonesa, são: "Galaxy Express 999" (em 1978) e "Space Pirate Captain Harlock" (também em 1978).

Em suas obras, os desenhos do artista japonês foram caracterizados por sua atenção meticulosa aos detalhes. Ele pesquisou os detalhes das naves espaciais de seus mangá extensivamente. Suas obras tiveram um grande impacto em outras obras de ficção científica.

A criatividade de Matsumoto foi baseada em pesquisas e na história de sua própria família. Muitas de suas obras foram influenciadas por histórias de vida de seu pai. No passado, o pai de Matsumoto foi piloto de avião durante a guerra, um ex-membro do extinto Exército Imperial do Japão.

"Meu pai me disse que seus olhos encontraram, face a face no ar, com os olhos de um piloto americano. Na hora, ele pensou que aquele americano poderia ter família e filhos. No entanto, ele teve que virar um demônio para derrubar aquele avião inimigo durante a guerra", disse Matsumoto.

Numa entrevista, o artista afirmou que passou meio século tentando retratar, em suas obras, as tolices da guerra e enfatizando a importância da vida. "Minha esperança é que algum dia não haja mais guerra no mundo", comentou Matsumoto.

Em 2010, o "mangaká" (escritor de mangá em japonês) foi premiado com a Ordem do Sol Nascente (classe Raios de Ouro com Roseta) pelo imperador do Japão. 

Em 2012, Matsumoto recebeu o prêmio "Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras" pelo governo da França.


Fontes: NHK News / Wikipédia.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Floração do Kawazu-zakura 2023.

As primeiras flores de cerejeira mostram sua beleza na província de Shizuoka.


Kawazu - Os fãs de flores de cerejeiras não podem perder a chance de ver a floração precoce do sakura na cidade de Kawazu, província de Shizuoka.

www.nikkeyon.blogspot.com
As primeiras flores de cerejeira mostram sua beleza na província de Shizuoka.
Margens do rio Kawazu (província de Shizuoka), repleto de pés de cerejeiras floridas de Kawazu-zakura. Esse tipo de sakura floresce mais cedo no Japão, geralmente no mês de fevereiro. Foto: Takuya Isayama.

Em pleno mês de fevereiro, os sakuras de Kawazu estão na metade da floração, dando um toque especial de beleza para a região. A variedade de flores de cerejeira Kawazu-zakura é conhecida por florescer mais cedo do que outras variedades de sakura. Geralmente, as flores de cerejeira florescem no final de março em Shizuoka. 

Há cerca de 850 árvores de Kawazu-zakura ao longo de ambas margens do rio Kawazu (ou Kawazugawa). Neste momento, as árvores desta região de Kawazu estão entre 40% e 70% floridas, ou seja, em plena floração. Se quiser, você pode conhecer a árvore original do Kawazu-zakura, que também já está começando a ficar cheia de flores cor-de-rosa. Essa árvore fica perto do prédio do governo local.

O clima ameno da região, em pleno inverno no Japão, atrai muitos turistas da região metropolitana de Tóquio, bem como pessoas de outras regiões próximas da província de Shizuoka. As margens dos rios da cidade ficam lotadas de gente nesta época do mês.

Segundo a Associação de Turismo de Kawazu, as flores de cerejeiras podem ser contempladas na região até o final de fevereiro. Até 5 de março, os Kawazu-zakuras podem ser vistos iluminados à noite, entre as 18h e as 21h.

Informações sobre o Kawazu-zakura Matsuri (em inglês): https://www.kawazu-onsen.com/kor/sp/images/sakura/Kawazu-zakuraCherryBlossomFestival.pdf  


Fonte: The Asahi Shimbun.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 19 de fevereiro de 2023

Um míssil caiu perto do Japão.

Míssil balístico norte-coreano cai no Mar do Japão, próximo de Hokkaido.


Tóquio - O Ministério de Defesa do Japão informou que a Coréia do Norte lançou um míssil balístico, no final da tarde deste sábado, 18 de fevereiro. A guarda costeira do Japão informou que o grande projétil caiu no Mar do Japão, perto de Hokkaido, dentro da Zona Econômica Exclusiva (EEZ) do país.

www.nikkeyon.blogspot.com
Míssil balístico norte-coreano cai no Mar do Japão, próximo de Hokkaido.
Neste sábado, 18 de fevereiro, imagens de uma câmera no alto do prédio da NHK, na cidade de Hakodate (Hokkaido), mostra o exato momento em que o míssil norte-coreano (círculo vermelho da foto) cai nas águas do Mar do Japão, próximo da ilha Oshima-oshima. Não houve relatos de danos em embarcações ou aeronaves na área do incidente. Foto: NHK News. 

Autoridades japonesas da defesa nacional comunicaram que a Coréia do Norte lançou um míssil balístico na direção leste, às 17h21 do sábado. De acordo com o comunicado, o míssil pode ter caído no Mar do Japão por volta das 18h27, próximo da ilha de Oshima-oshima, em Hokkaido.

O governo japonês ressaltaram que a área onde o míssil norte-coreano caiu fica dentro da EEZ do Japão. Essa é a primeira vez do ano que um projétil, vindo da Coréia do Norte, cai na EEZ, desde 18 de novembro de 2022. 

No total, esta foi a décima segunda vez que um míssil da Coréia do Norte cai no Mar do Japão.

Oficiais militares da Coréia do Sul também confirmaram o lançamento de um grande projétil norte-coreano. O Estado-Maior Conjunto de Seul estima que um míssil balístico, de longo alcance, foi disparado às 17h22 do sábado, na direção leste de Sunan, perto de Pyongyang.

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, chamou o lançamento do míssil norte-coreano de "ultrajante".

Kishida disse, aos repórteres na noite deste sábado, que a Coréia do Norte disparou um míssil da classe ICBM (Míssil Balístico Intercontinental). O primeiro-ministro informou que o Japão demonstra um forte protesto contra o governo em Pyongyang, chamando o lançamento do míssil como um ato de provocações contra a comunidade internacional.

Uma imagem de vídeo, gravada no alto do prédio da NHK de Hakodate (Hokkaido), mostra o momento em que o míssil norte-coreano cai próximo da ilha Oshima-oshima. Até o momento, não houve relatos de danos em embarcações ou aeronaves na área do incidente.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 18 de fevereiro de 2023

Doações do Japão para a Turquia.

ONGs do Japão arrecadam doações para os sobreviventes do terremoto na Turquia-Síria.


Yamanashi - Após o trágico terremoto que devastou várias regiões da Turquia e da Síria, deixando mais de 40.000 mortos (até a última contagem), organizações sem fins lucrativos do Japão têm se mobilizado para ajudar os sobreviventes turcos. 

www.nikkeyon.blogspot.com
ONGs do Japão arrecadam doações para os sobreviventes do terremoto na Turquia-Síria.
O alpinista japonês Ken Noguchi, da ONG Peak Aid, ajuda a empacotar os sacos de dormir , recebidos de doações, para serem enviados aos sobreviventes do terremoto da Turquia. A entidade recebeu cerca de 1.500 sacos de dormir, vindo de todas as partes do Japão. Foto: NHK News.

Uma das ONGs japonesas que tem se destacado é a Peak Aid, dirigida pelo famoso alpinista Ken Noguchi. A entidade do alpinista está localizada na província de Yamanashi, com o objetivo de ajudar pessoas que são afetadas por desastres naturais.

Os voluntários da Peak Aid estão preparando sacos de dormir, para serem enviados aos sobreviventes do terremoto na Turquia. Os organizadores da entidade disseram que receberam cerca de 1.500 sacos de dormir, vindos de todo o Japão através dos pedidos de doação.

Na quinta-feira, 16 de fevereiro, voluntários empacotaram os sacos de dormir em caixas de papelão, despachando o material doado através de caminhões.

A embaixada turca do Japão se ofereceu para entregar todas as doações japonesas, diretamente às vítimas da Turquia afetadas pelo terremoto. A reportagem não diz, mas provavelmente todo o material arrecadado será levado de avião para a Turquia. Os sacos de dormir ajudarão muitos turcos que estão sem moradias, vivendo em tendas e nas ruas, sofrendo com o clima frio do inverno.

"Espero que os sacos de dormir sejam entregues o mais rápido possível aos sobreviventes do terremoto, para que eles não acabem morrendo de fadiga. Passar várias noites sem conseguir dormir, por causa do frio intenso, pode ser cansativo e até fatal para o corpo", disse o alpinista Ken Noguchi.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

E a gripe do frango continua preocupando.

Surtos de gripe aviária, mais o abate de aves, atingem novos recordes no Japão.


Tóquio - Durante esta semana, o Ministério da Agricultura do Japão informou que a gripe aviária está se espalhando em um ritmo sem precedentes nesta temporada de inverno. Em todo Japão, novos recordes foram atingidos, em termos de número de surtos da gripe como em quantidade de aves abatidas.

www.nikkeyon.blogspot.com
Surtos de gripe aviária, mais o abate de aves, atingem novos recordes no Japão.
O Ministério da Agricultura do Japão informou, esta semana, que o número de casos de gripe aviária atingiu um novo recorde no país, durante esta temporada do inverno japonês. Foto: NHK News. 

O governo confirmou até agora 76 casos de surtos da gripe aviária em empresas avícolas e outros lugares. Cerca de 25 províncias japonesas relataram casos de gripe em aves, desde que as primeiras infecções apareceram no país em outubro do ano passado.

Os surtos iniciais de gripe, ocorridos na cidade de Kurashiki (província de Okayama) e na cidade de Atsuma (província de Hokkaido), foram os primeiros casos registrados e confirmados da doença, durante esta temporada de inverno no Japão.

O vírus da gripe aviária é trazida pelas aves migratórias, que emigram de suas regiões muito frias e vêm passar um inverno menos rigoroso no território japonês. Geralmente, os casos de gripe em aves eclodem entre o outono e a primavera do Japão. Desta vez, infelizmente, as aves migratórias infectadas chegaram mais cedo ao país.

Segundo o Ministério da Agricultura, os riscos de novas infecções em aves estão aumentando em todo o Japão. Desde o ano passado até este mês, a gripe aviária se espalhou em seis províncias japonesas que nunca haviam registrado surtos de infecção antes, como a província de Yamagata e Okinawa.

A quantidade de aves sacrificadas aumentou consideravelmente quando a doença atingiu grandes empresas avícolas do país. Só como exemplo, a cidade de Misawa, na província de Aomori, abateu cerca de 1,39 milhão de aves, só em dezembro do ano passado.

Dados do governo mostram que o total de aves abatidas, até agora, corresponde a 14,78 milhões. Isso é cerca de 50% a mais de casos, se comparado com os 9,87 milhões de aves sacrificadas na temporada de inverno 2020-2021.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Espionagem chinesa no Japão?

Governo japonês protesta contra a China, por supostos balões espiões.


Tóquio - O Ministério da Defesa do Japão anunciou na terça-feira, 14 de fevereiro, que objetos voadores não identificados, localizados no espaço aéreo do país, são suspeitos de serem balões espiões da China.

www.nikkeyon.blogspot.com
Governo japonês protesta contra a China, por supostos balões espiões.
O Ministério da Defesa do Japão alegou, esta semana, que objetos voadores não identificados, localizados no território japonês entre 2019 e 2021, são provenientes da China. O governo japonês pede explicações do governo chinês pelos incidentes. Foto: NHK News.

Nos últimos anos, objetos voadores (semelhantes a balões) foram vistos no território japonês pelo menos três vezes, entre 2019 e 2021.

Autoridades japonesas pediram ao governo chinês que confirme os casos dos misteriosos objetos voadores. Se realmente os balões são originários da China, os chineses devem evitar a recorrência de tais incidentes. Violação do espaço aéreo japonês, por balões espiões estrangeiros, não é permitida e não pode ser tolerada.

Fontes do Ministério de Defesa do Japão informaram que a análise dos incidentes com balões é baseada no serviço de inteligência dos Estados Unidos. No dia 4 de fevereiro, militares americanos derrubaram um balão espião chinês, sobrevoando os estados americanos da Carolina do Norte e da Carolina do Sul.

Autoridades chinesas explicaram ao governo dos EUA que, os balões que sobrevoavam o território americano, eram "dirigíveis civis", usados principalmente nas pesquisas meteorológicas da China.

Durante o mês de fevereiro, militares dos Estados Unidos já derrubaram outros três objetos voadores não identificados sobre a América do Norte.

Respondendo as acusações americanas, o governo da China também alegou a invasão de balões americanos de alta altitude em seu território. Segundo os chineses, os objetos voadores americanos entraram no espaço aéreo chinês mais de 10 vezes sem permissão, desde o início de 2022. 

De acordo com as autoridades de Washington, as acusações da China são infundadas.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Toyota está de luto.

Shoichiro Toyoda, maior líder da montadora Toyota, morre aos 97 anos.


Nagoya - Nesta terça-feira, 14 de fevereiro, faleceu Shoichiro Toyoda, considerado o maior presidente que a Toyota Motor Corp. já teve. Ele tinha 97 anos e morreu de insuficiência cardíaca.

www.nikkeyon.blogspot.com
Shoichiro Toyoda, maior líder da montadora Toyota, morre aos 97 anos.
Shoichiro Toyoda (lado direito, em uma foto de 1998), chairman da montadora Toyota, faleceu nesta terça-feira, 14 de fevereiro, aos 97 anos de idade. Ele foi o maior responsável pela internacionalização da montadora Toyota, durante os anos 80. Foto: Kyodo News.

Neto de Sakichi Toyoda, o fundador do grupo Toyota, Shoichiro Toyoda foi o grande responsável em elevar a montadora japonesa como uma das maiores empresas do mundo. Ele também foi o responsável por estabelecer a cultura de controle de qualidade na indústria japonesa.

Shoichiro Toyoda ingressou na empresa Toyota como membro do conselho administrativo, com apenas 27 anos de idade. Depois de servir como presidente da Toyota Motor Sales Company, ele se tornou o primeiro presidente do que é hoje a Toyota Motor Corporation, uma fusão das empresas de manufatura e vendas, ocorrido em 1982. Toyoda ocupou esse cargo até 1992, quando se tornou chairman da empresa.

Durante a presidência de Shoichiro Toyoda, a nova empresa impulsionou a produção de veículos no exterior, com base no crescimento econômico do Japão na década de 80. Em 1984, a Toyota estabeleceu uma joint venture com a montadora americana General Motors. Começava aí, a sua maior empreitada nos Estados Unidos.

Fábricas em Kentucky (Estados Unidos) e Canadá foram construídas em 1986, aumentando significativamente a capacidade de produção da Toyota. Foi também nos anos 80 que a montadora japonesa expandiu ativamente, indo para além do mercado norte-americano.

Atualmente, a gigante automobilística possui fábricas em todo o mundo, como na Europa, China e África.

Seguindo a tradição familiar de lançar um novo negócio a cada geração, Shoichiro concentrou seus esforços no negócio imobiliário. Seu avô, Sakichi Toyoda, iniciou a empresa com a fabricação de teares e seu pai, Kiichiro Toyoda, começou a produzir automóveis.

O negócio iniciado por Shoichiro, conhecido como Toyota Housing Corporation, é agora uma unidade chave da Prime Life Technologies Corporation (uma joint venture entre Toyota, Panasonic Holdings Corp. e Mitsui & Co.).

Shoichiro desempenhou um papel importante para que a empresa Toyota possa, no futuro, construir cidades de última geração, integrando carros eletrificados com habitações.

Além disso, o grande líder atuou como chefe da Federação Empresarial do Japão (entre 1994 e 1998), lutando para revigorar a economia japonesa, com reformas administrativas e financeiras.

Ele também atuou como chefe da Kaiyo Academy, um internato masculino estabelecido na cidade de Gamagori (província de Aichi), transformando a instituição como um modelo de escola particular britânica.

Com a morte de Shoichiro Toyoda, a empresa planeja realizar uma cerimônia de despedida do chairman, mas ainda sem detalhes sobre a data e os preparativos.

O atual presidente da Toyota, Akio Toyoda (filho de Shoichiro), anunciou, no mês passado, que seu sucessor será Koji Sato, chefe de operação da marca Lexus. Akio ocupará o cargo de seu falecido pai, como chairman da empresa, em abril deste ano. 


Fonte: The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Dinossauros na neve.

Corrida de "dinossauros" anima o inverno de Hirosaki, no norte do Japão.


Aomori - No domingo, 12 de fevereiro, uma competição inusitada foi realizada na região de Tohoku. Cerca de 100 pessoas, fantasiadas de dinossauros, participaram de uma divertida corrida em um parque local coberto de neve.

www.nikkeyon.blogspot.com
Corrida de "dinossauros" anima o inverno de Hirosaki, no norte do Japão.
No último domingo, uma corrida de dinossauros foi realizada na cidade de Hirosaki, província de Aomori. Alguns dinossauros participantes se escorregavam na neve durante a competição, animando o público que prestigiou o evento. Foto: NHK News.

O evento foi realizado na cidade de Hirosaki, na província de Aomori. O objetivo da "corrida de dinossauros" foi animar a comunidade local, durante o longo e gelado inverno da região. 

Entretanto, não foi só a população da cidade que participou da competição. Alguns participantes vieram de longe, de lugares tão distantes quanto Tóquio, só para prestigiar o evento.

As corridas foram divididas em seis categorias. Dentro das divisões, havia duas categorias interessantes: a "filhotes de dinossauros" (para crianças do ensino primário), e uma outra chamada "dinossauros jovens e feras" (para adultos na faixa dos 30 anos). 

Depois de alguns exercícios de aquecimento, os dinossauros correram em um percurso de 50 metros. Alguns dos participantes se atrapalhavam durante a corrida, por causa das enormes fantasias, levando vários tombos na neve. O público acabava se divertindo com os momentos engraçados.

Um homem, participante da competição, disse que foi muito bom ter corrido fantasiado de dinossauro. Ele se divertiu muito durante o evento.

Competindo pela primeira vez, um outro participante comentou que nunca tinha corrido vestido de dinossauro antes. Na corrida, ele acabou se escorregando na neve, infelizmente. Sem se abater com o escorregão, ele disse que quer voltar a correr como dinossauro, prometendo conseguir uma boa colocação na próxima competição.


Fonte: NHK News.


** Abaixo, veja o vídeo sobre a corrida de dinossauros em Hirosaki, província de Aomori:




*** Se o vídeo estiver com a visualização bloqueada na página do blog, o link é este abaixo:


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Medalhas da patinação para os japoneses.

Japão ganha medalhas na patinação artística nos Estados Unidos.


Colorado Springs - No sábado, 11 de fevereiro, patinadores japoneses participaram do Campeonato de Patinação Artística dos Quatro Continentes, realizado no estado do Colorado (Estados Unidos). O patinador do gelo Kao Miura, de 17 anos, tornou-se o atleta mais jovem a vencer a competição masculina, quebrando o recorde anterior, estabelecido pelo americano Nathan Chen.

Além da prova masculina, a dupla Riku Miura e Ryuichi Kihara venceram a competição de pares, aumentando as expectativas de um título mundial para o próximo mês, no Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão ganha medalhas na patinação artística nos Estados Unidos.
No sábado, 11 de fevereiro, os japoneses da patinação artística no gelo, Riku Miura e Ryuichi Kihara, venceram a competição de duplas, no Campeonato de Patinação Artística dos Quatro Continentes, realizado no Colorado, Estados Unidos. Foto: Kyodo News.

Durante a patinação livre masculina, Kao Miura marcou a melhor pontuação da competição, com 189,63 pontos, para um total de 281,53 pontos. A pontuação do jovem patinador japonês foi bom o suficiente para uma margem de 5,96 pontos de vantagem, sobre o canadense Keegan Messing. Isso garantiu a vitória de Kao Miura. Outro patinador japonês, Shun Sato, terminou em terceiro lugar, com 259,14 pontos.

"Eu poderia patinar com boas mudanças de ritmo. Fiquei melhor e mantive a liderança. Estou muito orgulhoso disso", disse Kao Miura.

A dupla japonesa, Riku Miura e Ryuichi Kihara, venceram pela primeira vez a competição de duplas desse campeonato. Eles também representaram o Japão durante as Olimpíadas de Inverno de Pequim, em 2022.

"Foi um torneio para nos desafiarmos e ver o quanto melhoramos", disse Riku Miura.

Por causa da altitude do local da competição, Ryuichi Kihara comentou que no meio da apresentação ele sussurrou uma ideia para Riku Miura. Ele disse a ela para economizar um pouco de energia. Isso contribuiu para melhorar os saltos mais tarde.

"O esforço, que estamos fazendo juntos aqui, está começando a dar frutos. O objetivo não é aqui, mas queremos continuar lutando", disse Kihara.

Nos dias 22 a 26 de março, o Japão irá sediar o campeonato mundial de patinação artística no gelo, no Saitama Super Arena. A dupla Miura e Kihara terão como objetivo melhorar suas medalhas de prata do ano passado. Este ano, eles querem se tornar os primeiros campeões mundiais de duplas, na patinação artística do Japão.


Fonte: Kyodo News.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 12 de fevereiro de 2023

Chinesa compra ilha japonesa.

A "compra" de uma ilha em Okinawa, por uma mulher chinesa, causa rebuliço nas redes sociais.


Beijing - Uma postagem recente, numa rede social chinesa, provocou um grande burburinho entre os usuários da China. De acordo com a publicação, uma mulher chinesa afirma ter comprado uma ilha desabitada na província de Okinawa, no Japão. 

www.nikkeyon.blogspot.com
A "compra" de uma ilha em Okinawa, por uma mulher chinesa, causa rebuliço nas redes sociais.
Em um vídeo postado recentemente nas redes sociais, uma mulher chinesa afirma ter comprado terras na ilha Yanaha, em Okinawa - Japão. A postagem causou um maior reboliço entre os usuários chineses, pois a população chinesa não pode possuir terras em seu próprio país. Foto: Kyodo News. 

A chinesa, de 30 anos, disse à mídia chinesa que uma empresa administrada por seu parente chinês comprou parte da ilha Yanaha, localizada ao norte da ilha principal de Okinawa.

Segundo os registros públicos no Japão, parte da ilha Yanaha pertence a uma empresa de consultoria com sede em Tóquio. Funcionando desde fevereiro de 2021, essa empresa é especializada em negócios vindos da China.

Em Okinawa, um escritório na ilha Izena, que supervisiona a ilha Yanaha, informou que a empresa chinesa de consultoria possui cerca de 50% das terras do pequeno arquipélago. 

As praias do local são mantidas, em sua maioria, pelo governo local do Japão. A ilha Yanaha é muito popular pelos turistas que praticam pesca e camping, de acordo com o escritório em Izena.

No final de janeiro deste ano, a chinesa postou um vídeo nas redes sociais, mostrando sua primeira visita "em sua propriedade". Um residente da ilha Izena levou a chinesa, e sua amiga, para uma viagem de barco (de ida e volta) à ilha Yanaha. As duas chinesas ficaram por várias horas no arquipélago, tirando fotos e filmando a paisagem local.

Para provar que a ilha pertence "aos chineses", um documento comprovatório (com o nome da empresa chinesa de consultoria) é mostrado em um vídeo postado na rede. Segundo o site da mesma empresa, afirma-se que parte da ilha foi adquirida pela consultoria chinesa.

Conforme os registros públicos e fontes familiarizada no assunto, a ilha Yanaha mudou de proprietário por várias vezes, até a entrada dos chineses.

Na China, a população chinesa não pode possuir terras. A postagem da chinesa, como a nova "proprietária da ilha Yanaha", provocou comoção e inveja entre os usuários chineses da rede social. Algumas pessoas chegaram a comentar, ironicamente, que a pequena ilha japonesa é "uma nova expansão do território chinês".

Entre outros comentários irônicos, alguns usuários, da mesma rede social, comentaram se a chinesa não poderia comprar também as ilhas Senkaku, localizadas no Mar da China Oriental e controladas pelo Japão. As ilhas Senkaku (que são chamadas de Daioyu pelos chineses) são reivindicadas pela China a anos, sempre discordando que a posse desses arquipélagos seja dos japoneses.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 11 de fevereiro de 2023

Uso de máscaras será optativo.

Governo irá aliviar as diretrizes da COVID-19, relaxando o uso de máscaras faciais no Japão.


Tóquio - Nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, o governo japonês decidiu aliviar drasticamente as diretrizes da COVID-19 para a população do país. Agora, a mudança está relacionada ao uso de máscaras faciais, que será recomendado só em alguns casos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Governo irá aliviar as diretrizes da COVID-19, relaxando o uso de máscaras faciais no Japão.
O governo japonês decidiu aliviar as diretrizes da COVID-19, relaxando o uso de máscaras faciais no país, a partir de 13 de março. Foto: NHK News.

A partir de 13 de março, as pessoas poderão fazer suas próprias escolhas sobre o uso de máscaras faciais, tanto em ambientes internos como externos. A atual diretriz japonesa, no combate ao coronavírus, recomenda apenas o uso de máscaras em ambientes fechados.

Entretanto, as autoridades japonesas planejam recomendar o uso de máscaras faciais somente em consultórios médicos e no transporte público (quando estiver lotado de pessoas).

Além disso, o governo irá enfatizar que as máscaras são eficazes na proteção de pessoas com maior risco de doenças graves. No caso de algum membro da família com COVID-19, será aconselhado que a pessoa infectada evite sair de casa. Se for necessário sair, essa pessoa deverá usar máscara facial em locais públicos. 

Quanto às escolas, o governo pretende não exigir, a partir de 1ª de abril, que os estudantes usem máscaras faciais em atividades escolares. O uso de máscaras nas escolas será optativo. 

Também foi decidido na semana anterior, através do primeiro-ministro Fumio Kishida, que os professores e os alunos formandos poderão ficar sem máscaras faciais durante as cerimônias de formatura, marcadas para o próximo mês.

Atualmente, o Ministério da Educação do Japão recomenda que os estudantes usem máscaras faciais dentro das escolas, sempre que for difícil manter o distanciamento social. Durante as atividades ao ar livre, o uso de máscaras não é considerado necessário para os estudantes.


Fontes: NHK News / The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.