Músico japonês ganha o prêmio Grammy de melhor álbum global.
Los Angeles - No último domingo, 5 de fevereiro, o músico e compositor japonês Masanori Takumi foi laureado com um troféu Grammy, durante o Grammy Awards 2023. A cerimônia é uma das maiores premiações da indústria fonográfica dos Estados Unidos.
www.nikkeyon.blogspot.com
Takumi (44 anos) levou o prêmio de Melhor Álbum de Música Global por "Sakura", lançado em 2022. O músico também é artista instrumental, capaz de tocar piano e shamisen (um instrumento musical japonês de três cordas). Para o álbum Sakura, ele criou faixas musicais que expressassem sua perspectiva sobre o Japão.
Eufórico, o músico japonês ficou sem palavras ao receber o prêmio no palco, após o anúncio do vencedor da categoria.
"Eu nunca imaginei que iria receber um prêmio tão prestigiado no mundo da música. Vou reservar um tempo para saborear este momento especial", disse Takumi aos repórteres.
Sobrinho do falecido cantor Hideki Saijo, Takumi trabalhou como compositor e produtor musical para populares grupos pop japoneses: como Exile, Da Pump e grupo sul-coreano Kara. Ele estreou no mundo da música como baterista de uma banda em 2000.
Natural da província de Osaka, Takumi já havia sido selecionado para um prêmio Grammy, por seu trabalho com os músicos de reggae Sly e Robbie, em 2011.
Nesta 65.ª cerimônia do Grammy Awards 2023, outros músicos japoneses também foram indicados. O grupo americano de jazz "Snarky Puppy", de Nova York, foi laureado com o Grammy de Melhor Álbum Instrumental Contemporâneo. O percussionista dessa banda é o japonês Keita Ogawa (40 anos), originário da província de Nagasaki.
A pianista clássica japonesa Mitsuko Uchida (74 anos) também foi indicada para Melhor Solo Instrumental Clássico. Infelizmente, ela acabou não levando o prêmio da noite.
Fonte: Kyodo News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário